Carros Elétricos vão custar o mesmo que os a combustão a partir de 2025
O (presente) futuro do segmento automóvel parece ser inevitavelmente elétrico. As marcas têm seguido essa tendência e as ofertas são cada vez mais.
A ZERO divulgou recentemente um estudo europeu que coloca os automóveis 100% elétricos ao mesmo preço que os convencionais a partir de 2025 e 18% mais baratos em 2030.
Preço das baterias e plataforma de montagem baixará valor dos carros elétricos
A queda no preço das baterias e a mudança para plataformas de fabrico dedicadas a veículos elétricos por parte das construtoras permitirão grandes reduções nos custos de produção.
Para a Europa cumprir os seus compromissos climáticos e ambientais de redução das emissões e de zero poluição, a eletrificação total dos automóveis, através de automóveis 100% elétricos a bateria ou a pilha de combustível de hidrogénio, terá de ocorrer rapidamente.
Do ponto de vista climático, industrial e do comprador, os automóveis ligeiros elétricos puros, de passageiros e de mercadorias, são a tecnologia do futuro.
O estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente publicado recentemente revela que entre 2025 e 2027 os automóveis elétricos a bateria atingirão o mesmo preço que os modelos equivalentes a combustível fóssil, e não dependerão de incentivos para isso. Em 2030, os carros eléctricos serão mesmo no preço base 18% mais baratos que os com motor de combustão.
A descida de preço acontecerá por dois motivos:
- a queda no preço das baterias, que se espera ser de 60% ao longo da década – de 120 €/kWh em 2020 para cerca de 50 €/kWh em 2030. O valor de 100 dólares por kWh de capacidade de armazenamento, o equivalente a cerca de 80 €/kWh, considerado um ponto chave para a acessibilidade dos eléctricos em termos de preço, será atingido em 2024
- a mudança para plataformas de fabrico dedicadas a elétricos por parte das construtoras, permitindo produzir modelos eléctricos com outras arquitecturas, o que proporcionará reduzir custos em 10-30% graças a factores de escala, a processos de montagem mais simples, a packs de baterias e outros componentes padronizados, e à partilha do mesmo chassis entre modelos
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso também era o ano-(como meta),que eu penso que isto poderá acontecer,2025,ou seja,daqui a 4 anos.Era bom,vamos a ver se se concretiza.
Sem pressa, vou aguardar que fiquem mais baratos que os a combustão
vao vao, vai haver a hidrogenio e é se quiserem
hidrogenio? quando as pessoas percberam que o hidrogenio fica ao mesmo preço que a gasolina é que vao perceber a banhada ahah eu fico cá com o meu eletrico que carrego em casa e não dependo de ninguem quando a EDP se lembrar de subir os preços meto mais dois paineis solares e está o problema resolvido
entao fica com os teus carritos de brincar sem alma e autonomia nenhuma que eu fico com os meus a gasolina e a hidrogenio, estas pessoas vao nas modas e depois é o que dá
Ainda à gente que pensa que carros a hidrogénio são a combustão. LOOOOOL
Modas ? então andam à 33 anos com normas para quê ? Tem andado a dormir ?
Metê-lo ao bolso
Ainda HÁ gente**************
então andam HÁ 33 anos…******************************
Sim andam, ou nunca ouviu falar das normas euro ?
+1
Tu tens um carro a hidrogénio?
Mmmm… sim senhor.
Se fosse assim tão simples como tentas fazer passar…
Para se fornecer energia para o consumo médio de uma casa e carregar um carro elétrico são precisos de cerca de 18 painéis fotovoltaicos que consigam gerar pelo menos 4kW/hora.
Também é necessária uma bateria estacionária de pelo menos 20kWh para carregar o carro e para lidar com os picos de necessidade de energia.
Além disso ainda se tem de juntar um inversor de corrente, o contador inteligente, o carregador e a instalação.
Tudo isto fica por cerca de 14 a 16 mil euros.
Ah, e precisas de ter um telhado bem grande para meter os 18 painéis.
Se quiser posso mostra-lhe a minha instalação com apenas 8 paineis de 395 wp cada, com um inversor hibrido e um mppt e com uma bateria com 22 anos.
Tenho cerca de 10 kwh uteis na bateria e chega para pagar apenas 20 euros mês.
Se quiser comprar por 10 mil euros eu vendo, para ser sincero nem metade custou.
Já agora, eu não costumo carregar o carro de noite, com os kms que faço basta-me carregar durante o dia de sabado e domingo, o resto tá assegurado.
Não precisa de contador inteligente, basta que o sistema seja de injecção zero.
E sim, telhado é que não falta.
Hidrogénio?! LOL… já se abandonou isso em Sines…. só servia para ir buscar mais uns apoios Europeus, mas como esses apoios já não chegam, porque afinal de contas a produção, armazenamento e transporte não é ecológica, já foi tudo pelo cano a baixo!
Tal como já existe à 50 anos e nunca ninguém quis.
Já agora, veiculos a hidrogénio são electricos e também dependem de baterias.
Têm que ser mais baratos e ter maior autonomia
Isso também é verdade.
Quando chegar a hora do 2 dono, é que vai doer.
ninguem está disposto a comprar um carro olhando para o preço das baterias.
eu tenho um que é de 4 dono ? Então que vai acontecer ?
Então qual é o preço das baterias ? é que normalmente quem fala assim não sabe.
Ainda são uns milhares de euros, atualmente.
Em 2025 não faço ideia qual será o preço.
Depende do carro, atualmente variam entre 7 a 17 mil + iva, desde o nissan leaf até a um tesla.
Mas podem ser reparadas, isso de trocar bateria não é em todos os casos.
Até 2025 não me doa a cabeça. Assim é fácil mandar umas coisas para o ar. Depois vem o afinal…..
LOL
Claro que vão… Basta aumentarem os preços dos de combustão o suficiente!
Paga Zé!
Sabe que existe sempre a opção de ir buscar carros em exelente estado em 2 mão?
Sempre a comprar o que os outros não querem… somos pobres na europa, alguns, mas há que mudar a mentalidade do carro alemão… Aahhahahha
Ora aí está..acredito numa maior subida nos a combustão do que numa maior descida nos electricos. É só ver a escalada de preços nos últimos anos. Comprei um kia ceed diesel versão mais equipada em 2012 por 24k€ ..o ano passado pediram-me quase 30k€ pela versão mais recente.. São 6000€ a mais pelo “mesmo” carro em pouco mais de 8 anos.
Sim sem duvida que os carros têm subido muito o preço
Nem é preciso fazer isso… já viram os preços a que estão os combustíveis?! Qualquer dia a gasolina está a 2€ !!
Para os próximos 10 anos, visto que as infra-estruturas ainda estão aquém do esperado para ter carro eléctrico, o que ainda vale muito a pena é mesmo o GPL. 0,70€/litro?
https://www.komparing.com/pt/preco-gas-de-petroleo-liquefeito/porto
É o que eu guio e não fosse uma junta da colaça queimada aos 7 anos só tinha maravilhas a dizer do carro…embora não saiba se está ou não relacionado com ser alimentado a GPL ou não…também meti-me com um mecânico ladrão pelo caminho!
Sim vale muito a pena, meto atualmente GPL a 0.63€, faco medias de 10 litros em circuito urbano o que curiosamente é o valor que a Citroen diz que a carrinha faz a gasolina lol mas, em auto estrada já consegui fazer medias de 7/7.5.
Desde que usei o primeiro carro a GPL já não quis mais nada
Eu comprei um Clio a GPL no inicio do ano. Estou muito satisfeito. A média do consumo é 10L /100km, pago menos de 65 cêntimos ao litro. Eu gosto dos elétricos, mas são muito caros para o meu bolso e não vejo que sejam práticos para quem mora em prédios sem garagem.
E quanto em gasolina ?
Gasolina não sei, porque praticamente só ponho gpl, mas acredito que seja igual ao consumo de um clio normal a gasolina, deve andar pelos 7 ou 8 litros/100km não sei.
Não entendeu a pergunta, os clio bifuel consomem também gasolina quando andam a gpl, já vi relatos de que gasta um deposito a cada 2400 kms.
Ok, não tinha percebido. O que me disseram quando comprei o carro é que os bifuel gastam gasolina no arranque, mas isso será só durante alguns segundos inciais após o arranque. O carro tem um botão com um mostrador para alternar manualmente entre o gpl e a gasolina. Eu tenho no gpl, mas durante alguns segundos após o arranque o mostrador pisca no lado da gasolina, até voltar ao gpl. Se gasta gasolina durante o andamento normal, não faço ideia, mas praticamente não noto o deposito da gasolina a baixar no dia a dia. Mas sim, gastando gasolina no arranque é inevitável que tenha que por gasolina, mas até agora pela minha experiencia, o gasto de gasolina é residual.
Não é só no arranque, é também na lubrificação das valvulas, alguns gpl usam lubrificante proprio, mas no caso da renaul e dacia usam a propria gasolina.
Mas se não nota baixar é porque não é muito relevante, eu já tinha visto no fórum autogas que gastava um depósito a cada 2400 – 2500 kms.
Vai ser engraçado ver a malta toda a querer carregar a m€RDA das torradeiras no inverno com trevoadas como ontem houve… Aí ai mt malta vai ficar no prejuízo…. Eu e que não me meto nisso
é seguro e carrega de igual forma (seja chuva forte ou trovoada) e não carrego o carro em casa.
Basta ir a luz a baixo e voltar pra estourar uma bateria num instante
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
No máximo pode estoirar com o EVSE. claro que você nem sabe o que é isso.
Obviamente que não sabe, deve andar agora no Google a ver se descobre.
É só chicos-espertos por aqui.
Eu até posso lhe dar o exemplo do meu patrão que até calha bem pra abrir os olhos e pra não comprar m€rda e compre coisas em condições…
Ele estava com a torradeira dele a carga de repente falhou a luz é voltou axo que deu um estouro bem feio o certo é que ele já o despachou….
As pessoas até inventam histórias para arranjar desculpas. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Até parece verdade…
Um estouro bem feio?
Excelente definição técnica do que aconteceu.
Tens a certeza de que não foi o teu patrão que se peidou sem querer?
Se calhar estás confundido, vê lá.
Mas afinal qual é a sua experiência com eles ?
E já agora, porquê esse ódio todo ? Só devia agradecer a quem os tem, para si é só vantagens, menos procura dos carros que gosta, logo mais oferta, no combustivel o mesmo.
Enfim…
Eu só lhe estou a dar o exemplo que aconteceu com o meu patrão mas enfim não é ódio nenhum
Não, não aconteceu, disparou o quadro e no máximo queimou aquela peça que fica entre a tomada e o carro, no carro não acontece nada, não me venha com histórias porque além de ter veiculos electricos à mais de 15 anos, também trabalho com eles.
O que está a dizer é o mesmo que dizer a um mecânico de veiculos a combustão que um piston gripou porque o tubo do combustivel se rompeu.
”…HÁ mais de 15 anos,…”
Trabalha com eles? Ó homem tenho interesse, conte lá…o bicho do elétrico tenho-o, o guito é que ainda não!
Eu tenho 2 e custaram menos de 10 mil euros.
É tão engraçado que os meus veiculos ficaram durante a noite ligados nessa trovoada e nada aconteceu.
Queima televisões fará as torradeiras
Não diga disparates.
Não me diga que em dias de trevoadas se tiver tvs ou o que seja ligado não queima?
É isso, queima tudo lá em casa. LOOOOL
Fica a dia, se tiver uma instalação com terra, as probabilidades de algo queimar são muito remotas, a mim nunca queimou nada.
E já agora, veiculos eléctricos não carregam em instalações sem terra.
As torradeiras também queimam?
Até ao dia que acontecer
Porque será que o ênfase é mudar obrigatoriamente para eléctricos e não mudar para uma mobilidade sustentável? A diversidade sempre foi a solução da natureza. Todos EV será aumentar a poluição.
Pois porque o que interesa é o bolso das marcas mais nada o resto é pra inglês ver
Aumentar porque? todos dizem o contrário, qual é o nome da sua organização e que artigos publicou sobre esse assunto ?
Bom senso. Tão salutar.
Resposta à sua pergunta? Novo lobbie emergente.
Todos a hidrogénio já não é lobbie ? LOL
Seria, não fosse não ter alguma vez referido que o hidrogênio seria a única solução para os problemas do mundo.
Ler o que as pessoas ercrevem ajuda a entender os processos mentais aqui explanados.
Sim mas também tem haver com inflação…
Em Portugal…..e tudo a subir….
E eu ganho o euromilhões amanhã sem jogar 🙂
Bla bla veículo eléctrico a bateria, bla bla veículo eléctrico a hidrogénio… e o veículo elétrico a Bi-Ion!? Aposto que este irá ser o padrão da mobilidade num futuro próximo… bla bla terminado!
Acho que é melhor investir num triciclo cabinado… 😀
Va la assim não gasta dinheiro em luz ou combustível
Mas gastaria em alimentação… 😀
Não será o contrario? Com as normas de anti poluição e descida acentuada do CO2 nos veículos a combustão, os fabricante são obrigados a investir em materiais mais nobres e tecnologias, se queres continuar a vender sem terem que pagar multas, aumentando obrigatoriamente o valor dos carros.
Ou seja o titulo devia ser, mesmo os mais básicos, os carros a combustão a partir de 2025 vão custar o mesmo que os elétricos.
O valor das baterias têm vindo a descer e bem, uma bateria para um nissan leaf e um renault zoe custava em 2014, 7000 e 8200 euros para as capacidades de 24 e 22 kwh, hoje os preços mantêm-se para capacidades muito superiores, ou seja, houve de facto uma redução muito significativa de preço.
Incrível…’a queda no preço das baterias, que se espera ser de 60% ao longo da década’…com base em que variáveis se basearam para fazer este tipo de extrapolação? Gostava de saber. Nem a ‘malta’ sabe fazer previsões a um ano nesta altura do campeonato, quanto mais a 10 anos. Exemplos? Por exemplo o covid-19 ‘lixou’ as previsões a muitos ‘entendidos’ em vários segmentos de actividade, já para não falar dos ‘iluminados’ da Economia.
Deve ter sido mais, um carro como o leaf em 2010 custava 37 mil euros com uma bateria de 24 kwh, hoje compra por 33 mil compra um leaf com 62 kwh de bateria, quase 3 x mais.
A bateria está de facto melhor mas o preço não desceu na mesma proporção.
Penso que existe uma tríade que precisa de se equilibrar para tornar os carros elétricos a escolha natural dos consumidores.
1 – preços cerca de 40 a 60% mais baixos do que atualmente;
2 – Muito melhor autonomia e vida útil das baterias;
3 – Massificação geográfica e evolução técnica dos carregadores;
Acho que enquanto isto não convergir nesse sentido, a maioria das pessoas mesmo que queira mudar para um elétrico não o fará.
Eu sou um deles.
3 ponto – “Massificação geográfica e evolução técnica dos carregadores”
Este ponto será um dos mais complicados de gerir socialmente em PT – na vertente full EV, e tendo em conta as actuais características técnicas de alimentação destes carros a pilhas.
Da forma como o manto social é educado neste país à beira mar plantado as pessoas vão andar literalmente à pancada na procura de conseguir um lugar de vantagem no que concerne o carregamento público do seu carro a pilhas.
Já para não falar (e mais uma vez
ponto também agregado à educação na Tugaland) no aumento exponencial de atropelamentos, por exemplo, que irá naturalmemte ocorrer.
LOOOOOOL
Atropelamentos, essa é boa.
A começar pela sua, enfim, velhos dos restelo, nem entendo como conseguem vir aqui escrever com as novas tecnologias.
O que chamam massificação geográfica e evolução técnica dos carregadores ?
Por acaso já alguma vez saíram do que chamam retângulo à beira mar plantado e o viram o que têm outros países em termos desta mobilidade ?
Daqui a 500 anos ainda teremos os “velhos do restelo”, no inicio do século passado passou-se o mesmo com os eléctricos de Lisboa, onde a imprensa dizia :
“A imprensa acusava a Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa de criar um transporte que constituiria um perigo para a população de Lisboa.
Chamadas de atenção para a perda de vidas relacionadas com electrocussão de transeuntes, acidentes por atropelamentos ou provocados por trovoadas e mesmo razões estéticas, foram evocadas numa acesa resistência à mudança.
Porém, após a sua inauguração todos os receios foram afastados. A população, muito rapidamente se rendeu a este eficaz transporte que em tudo a surpreendia.”
https://getlisbon.com/memorias/historia/electricos-lisboa/
Tretas…..campanha do lobby elétrico ….
E os milhares de milhões de euros que o ESTADO/governo cobra/rouba em SUPER IMPOSTOS sobre os carros a combustão???
E outros milhares de milhões de euros nos combustíveis atuais?
E ainda por cima dá subsídios aos elétricos…
Onde vai bbuscar essa fortuna, acabando os de combustão e combustíveis,????
E energia elétrica para os carros elétricos, se for verdade essa treta??? Onde se arranja..?
Já estão a aumentar o preço da eletricidade com a desculpa do das licencas do co2
E a aumentar os combustiveis com a mesma desculpa
Se aumentar para quem tem eléctricos, também aumenta para os outros.
Caso não saibas, já está em desenvolvimento o “IUC” para os carros elétricos precisamente para cobrir essa receita que irá desaparecer.
Não está em desenvolvimento, ele já existe, vá lá ver a tabela de IUC, eu tenho pago, só no ano passado isentaram, mas não desapareceu.
OffTopic, relativamente a hibridos, neste caso na toyota, é necessario proceder a substituicao de baterias? É algo a ter em conta na compra de um carro usado.
Se estiver em fim de vida sim, pode até ser reparada, como os motores, têm de ser reparados quando dão problemas.
Muita gente aqui nestes comentários comprovam o efeito de Dunning–Kruger…
Pplware, para quando sistema de comentários federado, para que não haja anónimos a conspurcar de lixo os comentários e tirar todo o gosto de ler a notícia e depois ir procurar na caixa de comentários alguns comentários informados mas só se encontrar patetas alegres anónimos a falarem do que não sabem? Já cansa…
Nem mais…
Realmente o sistema de comentários neste site deveria mudar.
Eu já me divirto com alguns comentários iluminados que, sempre que há notícias desta temática, resolvem despejar porcaria.
É deveras interessante observar as emoções/reações de algumas pessoas perante um salto qualitativo na tecnologia prática, que já se observou no passado.
No passado também houve certamente reações idênticas, como quando se mudou dos transportes individuais com recurso a animais para os de combustão interna, na altura.
De certeza, certezinha houve “bocas” do tipo destas que por aqui se observa.
Hum
https://www.tempo.pt/noticias/actualidade/a-mineralizacao-destrutiva-de-litio-o-custo-oculto-da-eletricidade-energia-transportes.html
Sem lítio como fazem carros a gasolina e gasóleo ? Já para não falar das restantes aplicações do litio.
De facto é comparável a quantidade da matéria prima necessária para a aplicação num e nos outros exemplos que subentende.
Valha-me santa Engrácia…
Mas sabe qual é a quantidade ?
Então o problema é a quantidade ??? afinal não são as minas.
Então e os 1400 milhões de veículos existentes não estão a usar mais litio que os atuais elétricos ?
Então e o cobalto não é problema ??? só é quando usado em baterias, quando usado na refinação já não é mal nenhum para as crianças africanas, depois ainda vêm falar em lobbies.
Isto é melhor, que apenas serve para queimar, dura apenas uma vez, já o litio dura milhares.
https://www.nrdc.org/resources/stop-tar-sands-oil-expansion-and-infrastructure
Ponham la todos a andar com essas porcarias