Salão de Genebra: os carros elétricos mais marcantes
A emancipação dos carros elétricos proporcionou o aparecimento de várias novas fabricantes no mercado de automóveis. A Tesla é o caso mais emblemático, mas existem muitas mais fabricantes a tentar triunfar neste novo paradigma de mobilidade.
Com o Salão Automóvel de Genebra a decorrer, têm sido apresentados novos modelos elétricos de marcas que certamente não conhece! Assim sendo, venha descobrir as novas fabricantes que poderão agitar o mercado num futuro próximo.
A indústria automóvel, nas últimas décadas, esteve confinada a grandes grupos empresariais que aglomeram diversas fabricantes. Isto levou à redução de custos com R&D (pesquisa e desenvolvimento), havendo deste modo várias fabricantes a partilhar tecnologia. Para além disso, restringiu o mercado a poucos "players".
No entanto, o advento dos carros elétricos está a mudar completamente o paradigma, não só de mobilidade mas também da própria indústria automóvel. Nos últimos anos são várias as fabricantes a proliferar e, para conseguirem mostrar os seus produtos, a presença em salões de automóveis é essencial!
Carros elétricos de marcas desconhecidas no GIMS
O Geneva International Motor Show decorre até ao próximo domingo. Neste certame são desvendadas as tendências do mercado automóvel que passam, indubitavelmente, pelas alternativas aos combustíveis fósseis.
Fique a conhecer algumas marcas com conceitos interessantes que certamente irão dar que falar!
e.Go Mobile Life
O e.Go Mobile Life já foi abordado aqui no Pplware.
Este é um pequeno veículo elétrico, com três motorizações, que se destaca por ser bastante barato e minimalista. Com autonomias de 121 km até 184 km de autonomia, poderá ser bastante usado em pequenas deslocações em ambientes citadinos.
Contudo, o grande trunfo do e.Go Mobile Life é o seu preço! A motorização mais modesta terá um preço inicial de 15.900 euros na Alemanha. A versão topo de gama, o Life 60, começará em 19.900 euros, o que tornará o primeiro carro elétrico da e.Go Mobile um dos mais acessíveis no mercado europeu e global.
Piëch Mark Zero
Com um design extremamente harmonioso e esbelto, o Piëch Mark Zero assume-se como um GT luxuoso mas com desempenho bem acima da média!
Não obstante, o principal feito do Mark Zero está na sua tecnologia de carregamento! Segundo a Piëch Automotive, o seu bólide consegue carregar 80% da carga total em menos de cinco minutos! A fabricante não adiantou muitos pormenores sobre a tecnologia aplicada para alcançar este feito, apenas mencionando que contém uma nova célula de combustível.
Se o carregamento é surpreendente, a sua autonomia também não desilude! Submetidas ao ciclo WLTP, as baterias do Mark Zero conseguiram proporcionar cerca de 500 km de autonomia.
Ao nível da performance, este coupé GT luxuoso tem três motores elétricos: dois no eixo traseiros e um no eixo dianteiro. No total perfazem cerca de 400 cv (298 kW), o que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
Pininfarina Battista
A Pininfarina não é propriamente desconhecida dos entusiastas de automóveis. A mítica casa de design tornou-se uma referência no design de carroçarias. Isto tanto pela sua beleza como pela sua eficiência aerodinâmica. Contudo, a mobilidade elétrica suscitou o seu interesse e assim nasceu o Battista, um hipercarro elétrico de 1.900 cv.
O Pininfarina Battista apresenta prestações incríveis, que elevarão o patamar dos hipercarros ainda mais alto. Conta-se dos 0-100 km/h em menos de 2 segundos. Mais ainda, dos 0-300 km/h em menos de 12 segundos e mais de 350 km/h de velocidade máxima!
Com todas as suas inovações e características, o Pininfarina Battista promete ser um verdadeiro GT luxuoso italiano com desempenho de hipercarro. A Pininfarina, sob alçada do grupo indiano Mahindra, consegue colocar num carro de estrada todo o seu conhecimento adquirido na Formula E.
Rimac C_Two
A Rimac é mundialmente conhecida pelos seus carros elétricos. Não tanto por uma missão de democratização destes veículos, como faz a Tesla, mas sim pela sua performance avassaladora. O Rimac Concept One tornou-se famoso por ser extremamente rápido e estar à altura dos carros mais rápidos do mundo numa drag race.
O Rimac C_Two não é propriamente uma novidade, tendo já estado presente como protótipo na edição do ano passado do GIMS, mas este ano esteve presente com muitos pormenores da versão final de produção.
O Rimac C_Two consegue alcançar 1.914 cv de potência (1.408 kW) e uns recordistas 1,85 s dos 0 aos 100 km/h! O carro possui quatro motores elétricos – um por roda – e é assim que o C_Two consegue atingir o máximo de torque desde o início. A Rimac afirma que o sistema permite “eficiência de 97%” e “controlo dinâmico sem precedentes”.
Arcfox-GT
A Arcfox é uma sub-marca da chinesa BAIC. O grupo automóvel chinês desenvolve diversos veículos, nomeadamente pequenos utilitários. No entanto, com o Arcfox-GT apresentaram um desportivo elétrico com aptidões para ser explorado em circuito.
Arcfox is a beam of light that the BAIC Group presents to the world with its innovation and this beam of light is illuminating the way for us to move forward.
O Arcfox-GT encarna duas personalidades diferentes: Street Edition e Track Edition. A versão menos potente, Street Edition, tem 1.005 cv e uma aceleração ao nível do Bugatti Chiron, ao arrancar dos 0 aos 100 km/h em 2,59 segundos. São valores surpreendentes para um carro que se entitula como Street Edition.
A versão de circuito é ainda mais radical. Nesta motorização a Arcfox colocou à disposição toda a tecnologia que conseguiu absorver da Formula E. Como resultado, 1.632 cv (1.200 kW) e 1.320 Nm de binário. São valores bastante elevados e que certamente tornarão este veículo numa excelente máquina para explorar em circuito.
Com esta edição do GIMS foi notória a relevância dos carros elétricos na indústria automóvel. O futuro é elétrico e as fabricantes de carros de performance estão a elevar cada vez mais a fasquia.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: In Gear
Neste artigo: carros elétricos, GIMS, GIMS 2019, Salão de Genebra
Nunca ei de comprar um carro eléctrico , era o que faltava comprar um carro a pilhas .
hei-de, conforme o A.O., ou hei de, conforme o português sem A.O. .
obrigado Google .
Sempre às ordens. Manda sempre!
Um carro super modesto e depois vários super carros.
Grande escolha para o comum mortal.
Infelizmente o Peugeot e-Legend nunca há-de chegar à linha de produção.
Jesus…não estiveram lá de certeza…ok foram apresentados bem mais eléctricos e a preços normais… esqueceram-se do Peugeot Eléctrico, da KIA, da Audi, da Porsche, da VW, da Skoda e muitos mais…todos apresentaram eléctricos
Ricardo, ainda estou à espera da tua lista 😀
A SIC deu à dias uma reportagem sobre este assunto…
-> https://sicnoticias.pt/mundo/2019-03-10-As-novidades-do-Salao-Automovel-de-Genebra
O Ricardo esteve lá e vai todos os anos, seguramente tem uma opinião que me interessa mais que a da SIC 😉
Então já sabe, quando tiver o link é favor partilhar ok? Abraço…
Pininfarina Battista, que bom linda, que sonho pkp, fds.