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Carros elétricos já são 73% mais limpos do que carros de combustão interna revela estudo

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Realista says:

    Só que se usarem os estudos que revelam o contrário e que comparam um Hummer Elétrico com um Smart For Two a gasolina vão constatar que os elétricos são mais poluentes…

  2. Yamahia says:

    “…pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT)…”
    Entre estes e a T&E, venha o diabo e escolha.

    “…carregados com base na média projetada de eletricidade da UE para 2025–2044…”
    Ahhh tá bem hoje é 2044.

    “…um novo BEV que permaneça nas estradas durante cerca de 20 anos…”
    Só por milagre.

    • JL says:

      Não, hoje é 2025.

      Tem lá o resultado para os dias de hoje, e para quando for totalmente renovável.

      Não se confunda.

    • Gonçalo says:

      O motinhas não sabe mesmo ler ahahaha mas o que é que os anos têm a ver com o assunto se tiver sempre parado até dura 100. E em termos de km já tens aí muitos eletricos com mais de 300k km que em 20 anos dá 15k por ano que é superior à media nacional do que cada pessoa anda por ano

      • Yamahia says:

        Os LEAF com 9-10 anos já estão todos no lixo.
        Vamos aguardar pela 2ª leva.
        Agora é que é 😛

        • JL says:

          Estão no lixo ? Então onde está o do ti Bastos ?

          • Yamahia says:

            É lixo

          • Yamahia says:

            Onde o quê? Um carro que há um ano, nem tinha 10anos e ainda muito longe dos 100k kms e a pisar ovos já mal chegava à Malveira à partida de Carnaxide era o q? LIXO!!! Mas há duvidas? Hoje, se o carro ainda
            existir é um lixo ainda maior pois já nem deve passar de Loures
            O TiBastos tem a mania q é esperto mas aqui foi bem embarretado. Era dos que acreditava numa das mais emblemáticos missas elektras q pregava aos sete ventos q basrava mudar umas células q se ficava logo com uma bateria nova.
            Nesse dia bateu de frente com a realidade. Ou compra nova por 15 mil, ou espera q apareça uma usada por 10mil
            Se o carro ainda existe, ainda deve estar à espera de uma usada.
            Pode esperar sentado eheh.

          • JL says:

            Vejo carros a combustão mais novos a serem piores.

            Mas o curioso é que ele continua a fazer KMS.

            Olhe os podretech que nem 60 mil fazem, fora outros como vw que matam motores também na mesma altura.

            Deixe de ser egoísta e mentiroso, a bateria não custa 15 mil euros, nem 1 terço disso custa.

            Você é que está a bater com a realidade, daí estar tão preocupado em inventar todas estas tretas.

            Mas vamos continuar a usar apenas os maus exemplos.

            É preciso ser usada ? O que não faltam são baterias after marked para esse carro. Looool

          • Yamahia says:

            Ele é que falou nos valores, não fui eu.
            ⅓ do valor era se a coisa fosse lá com umas células milagreiras e equilibradas com as restantes.

          • JL says:

            Então você mentiu, porque ele não falou nesses valores.

          • Yamahia says:

            Não falou foi nos seus valores.
            Os seus valores de 3 e 5 mil só chegavam se o trabalho consistisse em substituir alguma células, o que não é viável, embora conste da bíblia elektra.

          • Yamahia says:

            Bíblia elektra, sempre a enganar o próximo.

          • JL says:

            Falou pois, ouça bem:

            https://youtu.be/mrSVF-MTru4?t=218

            7 a 10 mil para uma bateria 3x maior.

            E usadas a partir de 88% SOH a partir de 3500 euros,

            https://evshop.eu/en/batteries/217-nissan-leaf-gen-2-battery-pack-24kwh.html

    • JL says:

      Eu tenho um com 27, e olhe, agora já lhe posso enviar videos do que quiser, agora está comigo, antes estava com um familiar noutra localidade.

      Que quer ?

    • JL says:

      Uma foto para se sentir melhor:

      https://ibb.co/vvzw57yy

    • Realista says:

      Tenho aqui na porta uma Kangoo ZE de um vizinho… é de 2013.

  3. ºOº says:

    Por acaso o meu focus do ano 2000 a gasóleo precisa ser limpo.

  4. B@rão Vermelho says:

    Acho que há poucas duvidas em relação a poluição dos VE mais que não seja no dia a dia

    • Yamahia says:

      Desgastam mais pneu a comparar com o seu semelhante a combustão devido ao peso excessivo e excesso de torque no arranque.
      Isso implica maiores emissões para o ar e águas. Partículas pequenas que infiltrar em tudo o que é lado incluindo sangue e pulmões.
      Muitas mortes a caminho por causa dos insanos da UE.
      Cada vez se nota maior concentração de Partículas preto depositado nas varandas. Coincidência ou não isso aumentou com a chegada dos elektros mastodontes.

        • Yamahia says:

          Está-se a rir? Isto não é nenhuma brincadeira.
          Já estava mais que provado que os elektros globalmente são piores para o meio-ambiente, mas caso não baste, temos a questão do desgaste dos pneus 30% superiores num elektro a comparar com um semelhante a combustão.
          Gráfico:
          Emissions Analytics:
          https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraJchkTFPfOYKEChsQ?e=5RdiGm
          Este assunto veio novamente à baila em intensos debates e fez Biden baixar as orelhas:
          https://www.breitbart.com/tech/2024/03/05/study-evs-are-worse-for-the-environment-than-gas-powered-cars/

          • JL says:

            Vindo de si, e de maneira como expôs a situação, é brincadeira.

            Até guardou uma imagem que nada tem a ver com evs, e veio com um estudo de 2022, enfim, é o lobby climático.. loooolll

          • Mr. Y says:

            Mas tu leste o artigo?
            É feita uma comparação das particulas dos pneus vs particulas no tubo de escape. Aí conclui que os pneus prejudicam mais o ambiente do que o tubo de escape.
            Acho que ignoraste um pequeno pormenor, para não variar. Os carros a combustão também usam… os mesmos pneus.
            Os VE gastam mais pneu por causa do peso? Sim, mas acabam por compensar isso por causa da travagem generativa (isso é mencionado no estudo da EA).
            O teu viés está tão inclinado que ignoras completamente que TODOS os veículos usam pneus!

          • Yamahia says:

            Não ignorei nada. Está lá bem escarrapachado que os ICE tb gastam pneu mas gastam 30% menos a comparar com um elektro semelhante.
            O que acontece é que as partículas dos pneus poluem 1850 vezes mais que os tubos de escape. Isso significa que a poluição dos pneus domina totalmente a poluição em circulação, tornando o tubo de escape quase irrelevante. Só por aqui, isto significa que, a comparar com um semelhante a combustão, um elektro polui mais ~42 % qd em circulação mesmo que ande 100% com electricidade renovável. (o que nunca acontece nem virá a acontecer).

          • Mr. Y says:

            Não sei onde foste buscar esses 42% mas no estudo da Emission Analytics tens:

            «Nevertheless, it is important to say that a gentle BEV driver, with the benefit of regenerative braking, can more than cancel out the tire wear emissions from the additional weight of their vehicle, to achieve lower tire wear than an internal combustion engine vehicle driven badly.»

            Ou seja, o tal gap de 30% é um valor que pode descer e não o contrário.
            Além disso, o foco do estudo é para se procurar soluções para novos materiais para os pneus e aí todos os veículos sairão beneficiados.

          • Yamahia says:

            De onde vem vem os 42%?!
            Então repara lá:
            “Um ICE gasta 30% menos pneu que um EV.” Correcto?
            Então se o EV gasta X, então o ICE gasta 0,7 × X.
            Logo EV=ICE:0,7~1,4286
            Ou seja, o EV gasta 42,86% mais pneu que o ICE.
            Isto é matemática pura, se alguém diz 30% menos, tem de aceitar que o inverso é 42,86% mais e não 30% mais.

            Mas seja como for prefiro em bom português e repito “…a poluição dos pneus domina totalmente a poluição em circulação, tornando o tubo de escape quase irrelevante…” para vincar a carga de hipocrisia que grassa em torno do terrível lobby climático!
            Coincidência ou não, Oslo e Bergen, bastiões da ME, estão a eliminar em surdina a possibilidade de circulação dos carros elektros nos seus centros e a tendência é alargar a malha que impede acesso a carros em prol de transportes públicos e mobilidade leve.

          • JL says:

            Isso é a sua birra contra os eléctricos, até num post sobre camaras veio dizer que os eléctricos isto e aquilo, quando todos os carros as têm.

            Seja homem, diga uma vez por todas quais são os seus complexos ?

          • Yamahia says:

            Os elektros é que têm essa mania de andar a filmar e a enviar dados para as origens chinas (e a Tesla não foge à regra mas acrescenta não só para a China mas tb para os EUA, tal é a salada russa ali presente)
            Ou já se esqueceu como os britânicos acordaram para a vida e já os proibiram de se aproximarem num raio de 3 kms de instalações sensíveis militares e governamentais?

          • JL says:

            São como os outros:

            https://edition.cnn.com/2021/06/11/cars/vw-audi-hack-customer-information

            Eu sei que não foi dos carros, mas isto é mais grave….

          • JL says:

            E não tem nada a ver com eléctricos, em qualquer carro pode acontecer isso.

          • Yamahia says:

            Isso é Roubo de dados, o pão nosso de cada dia. Não tem nada a ver com o que está aqui a ser falado.

          • JL says:

            Que é pior, afinal permitiram o roubo do dados, ainda por cima dados confidenciais.

            Mas agora a sério, acredita mesmo que está lá um chinês preocupado com o que você faz no dia a dia ? LOOOOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            O roubo de dados, como disse, é o pão nosso de cada dia. Infelizmente.

      • Alberto says:

        Engraçado que os eletricos já começama chegar ao peso dos restantes a combustão mas deste modo o carro menos poluente é um renault clio de 900 kg era é melhor era fechar se numa sala com ele a trabalhar a noite toda ia ver que ficava como novo.

        E já agora vá estudar um bocadinho que pelos visto nem percebe de degaste de pneus o que larga mais partículas são as pastilhas dos travões.

        Por essa ordem de ideias depois de uma corrida de f1 era uma nuvem preta no ar aqueles gajos gastam 160 pneus em 2 horas

        • há cada gajo says:

          Os elétricos a chegar ao peso dos a combustão ?? Em que realidade alternativa?

          • Realista says:

            É literalmente uma questão de tempo porque ainda não constataste que as densidades energética das baterias estão a duplicar a cada 10 anos que passam.

            Uma bateria de 1990 de chumbo pesava muito mais para a mesma capacidade de energia do que uma bateria de lítio de 2020 e esta será muito mais pesada do que uma bateria em estado sólido de 2030.

            É literalmente uma questão de tempo para que os carros elétricos sejam mais leves que os carros a combustão…

          • JL says:

            Até já com menos peso.

          • Yamahia says:

            “…as densidades energética das baterias estão a duplicar a cada 10 anos que passam…”
            @Realista, o que está a duplicar é o peso das baterias. Não a sua densidade.
            Em 16 anos não evoluíram nada. É só “cumbersa”

          • JL says:

            Errado e mentira, o que está a duplicar é a densidade, que é mais energia para o mesmo peso, tanto que o peso deles tem vindo a baixar.

          • Yamahia says:

            Não diga disparates. Vc e o @Realista são 2 alucinados que teimam em enganar os restantes colegas de painel.
            Eu daqui a pouco já lhe faço uma tabela para vos abrir os olhos.
            Lembrar apenas que em 2009, portanto há 16 anos.
            já havia carros a bateria de litrio (DEZASSEIS ANOS)

          • Yamahia says:

            Por ordem de Modelo-»Ano-»Bateria (kWh)-»Autonomia (km)-» Peso do carro (kg)
            Até 2015
            Mitsubishi i‑MiEV 2009 16 ~100 ~1 110
            Citroën C-Zero / Peugeot iOn 2010 16 ~100 ~1 120
            Nissan Leaf (24 kWh) 2010 24 160 ~1 520
            Renault Fluence ZE 2011 22 ~160 ~1 540
            Renault Kangoo ZE 2011 22 ~120 ~1 580
            Smart Fortwo ED (3ª gen) 2012 17.6 ~109 ~900
            Tesla Model S 85 2012 85 434 ~2 100
            Renault Zoe Q210 2013 22 ~120 ~1 470
            VW e-Up! 2013 18.7 ~120 ~1 185
            VW e-Golf 2014 24.2 133 ~1 510
            Mercedes B-Class ED 2014 28 140 ~1 750
            Kia Soul EV (1ª gen) 2014 27 150 ~1 570
            Tesla Model S 60 2014 60 335 ~2 025
            Tesla Model S P90D 2015 90 434 ~2 240
            Nissan Leaf (30 kWh) 2015 30 172 ~1 540
            Polestar 3 Long Range AWD 2024 111 449 ~2 670
            Polestar 4 Long Range AWD 2024 100 435 ~2 355

            2024
            Volvo EX90 Twin 2024 111 480 ~2 811
            Audi Q8 e‑tron Sportback Ultra 2024 114 483 ~2 705
            BMW i4 eDrive40 2024 83.9 484 ~2 125
            BMW i5 eDrive40 2024 84.3 475 ~2 255
            Xpeng G9 AWD Performance 2024 98 465 ~2 415
            BYD Tang Flagship 2024 114 ~451 (GCC) ~2 630
            BYD Seal AWD 2024 84 ~520 ~2 180

            Confira as diferenças!!!!!!!

          • JL says:

            Claro que existem diferenças, os carros que mostrou são maiores.

          • Yamahia says:

            Para levarem baterias maiores têm que aumentar de tamanho, obviavente.
            Se a densidade energética das baterias tivesse crescido o dobro a cada 10 anos como VCS querem fazer crer, hoje em dia, passados 16 anos, não seria preciso aumentar o tamanho dos carros.

          • JL says:

            Para quê ? eles não têm falta de espaço para baterias, basta ver carros como eqs, lucid, teslas, com baterias maiories que muitos dai bem maiores.

            Fazem carros grandes porque são suvs, e há mercado para eles.

            E não é preciso, tanto que continua a haver carros pequenos com 3x mais capacidade que aqueles de há 10 anos, exemplo byd dolphin surf.

          • Yamahia says:

            Esses modelos mais baixos EQS e Lucid’s Tem que aumentar em largura e comprimento pq se as baterias aumentassem em espessura os ocupantes iriam bater com a cabeça no tejadilho ou viajar agachados.
            A “moda” SUV permite baterias mais altas ( espessura) que viabiliza nesses modelos medidas mais compactas no comprimento e largura.

          • JL says:

            Têm de aumentar para quê ? os carros até são os que têm mais espaço util.

            Mas os suv já existiam antes dos eléctricos, e aliás, existem bem mais opções a combustão em suv do que eléctricos.

            Será que foram os motores CI que cresceram ?

          • Yamahia says:

            Têm mais espaço onde?
            Vá lá ver o r5 e depois diga qq coisa.
            O tamanho dos elektros crescem à medida do tamanho/capacidade das suas baterias.

        • Yamahia says:

          Muitos a constatarem á custa do saber de experiência feito o que a EmissionsAnalitycs já tinha concluído há 4 anos:
          https://www.smh.com.au/national/the-growing-problem-electric-vehicles-are-fuelling-20250702-p5mbx6.html

      • B@rão Vermelho says:

        @Yamahia, É a tua opinião e eu respeito mas descordo, quando andas em Lisboa e olhas para as varanda e estores vês como estão todos pretos e escorridos achas que é das partículas dos pneos dos VE ou dos fumos dos térmicos?
        Achas mesmo que em cidade o VE é pior que o térmico?

  5. KingSOL says:

    Mais um estudo milagroso. Só acredita quem tiver palas.

    • JL says:

      Quem tem palas nem o lê, tal como fez.

    • Pedro says:

      Acreditam os ótários,
      Porque os estudos estão feitos e diz que só é mais verda um electrico depois dos 200000km feitos.

      E depois tens montes de problemas, quanto tempo dura a bateria?
      E quando se estragar, quem recicla?
      E se aquela porra, saltas a explodir?Vocês já viram os incêndios delas?
      Desde emissões toxicas, a fogo, quimicos,etc.

      Já ha governos regionais aqui ao lado em Espanha que estão a se ver livres deles..
      OsChineses tiveram uma brilhante ideia.

      Empurraram os Electricos, e apenas 1 em um Parque de estacionamento, limpa o Parque inteiro dos outros.
      Grande arma, e uma jogada de mestre!!

  6. AL says:

    Mas, na pratica, os PHEV não são mais poluentes que os HEV? Muitos não se dão ao trabalho de carregar as baterias.

  7. Joõa says:

    Falam dos carros a baterias como se fossem carros elétricos…
    https://www.museudocarroelectrico.pt/default.aspx

    Sim, é verdade que os carros a bateria estão a evoluir, contudo também os a combustão e compressão.
    Foi através dessa base… dos ditos ICE, que se tornaram nos carros a bateria.

    Já toda a gente sabe que as ditas regras EU das emissões, baixaram os gases, contudo as ditas “alterações climáticas” continuaram a “subir”. Pois os políticos ainda estão por se contentarem… querem que as pessoas andem de transportes públicos, afinal é mais barato que os carros a bateria e os a combustão.

    A verdadeira poluição, vêm de quem quer limitar a escolha de como uma pessoa se pode mover.
    Como tal decisão fosse DemoCrática.

    Não me digam que já não se pode andar de jato privado e que polui muito. 😛

    • JL says:

      Então primeiro não apareceram os eléctricos ?

      Não só as regras da UE, é um pouco por todo o globo.

      A verdadeira poluição vem de todos, não há nada criado pelo ser humano que não crie poluição.

  8. 9WaInJo11 says:

    Mais um estudo daqueles verdadeiros. SóQueNão!

  9. jbarros says:

    Quando as doenças produzidas pelo carros electrico começarem a aparecer podem-se alegrar porque são ecololicas.

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