PplWare Mobile

Carros elétricos já consomem mais eletricidade do que os comboios

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. palex says:

    Quando as locomotivas eram a gasóleo também 🙂

    • ramar says:

      ainda existem linhas em Portugal sem eletrificação, exemplo: Linha da Regua !!! que prometeram já estar eletrificada faz anos.
      Mas quanta gasolina e gasoleo, logo poluicção e saude, se pouparam? e quan meno petrolio se importou para consumo nacional piois muito é refinado e exportado mas tambem polui. Microparticulados bem piores que o ‘carbono’

  2. B@rão Vermelho says:

    Não quero ser alarmistas mas na última sema em Portugal em situações diferentes uma loja de trotinetes elétricas em Lisboa e uma garagem em Sintra com Tuck-tucks elétricos pegaram fogo, dá que pensar.

    • na sei quem sou says:

      Sem querer ser alarmista, da que pensar quantos carros em portugal ardem todos os dias por causa dos filtros de particulas entupidos e sem manutenção…. realmente da que pensar

    • PeterJust says:

      Mas o que é que pegou fogo? As lojas ou os veículos? É que todos os dias há incêndios em lojas, casas, garagens, etc mas só quando tem veículos elétricos lá dentro é que são noticia, se tiver um carro, uma mota ou um corta relvas, a cmtv nem a deslocação paga ao mercenário.

  3. Gonçalo says:

    O que indica que se usa pouco este tipo de transportes públicos que já são amigos do ambiente há muitos anos, mas pronto mesmo os carros as toneladas de fumarada que já poupou nas grandes cidades que é onde vive grande parte da população

  4. Realista says:

    Por sua vez, os comboios consumiam 4 mil milhões de galões de gasóleo por ano enquanto que os automóveis consumiam 4 mil milhões por mês…

    • B@rão Vermelho says:

      Gasóleo nos EUA, acho que estas a confundir.
      E ainda podemos juntar os combustíveis gastos pelos aviões, lá também se fazem milhares de viagens internas devido as dimensões do país.

      • PeterJust says:

        Não há diesel nos EUA?

        • Joao+M says:

          lá tems diesel (gasóleo) e gas (gasolina) quando se vai atestar.

          • PeterJust says:

            Pois tens, mas parece que aqui o rei da propaganda israelita acha que nos EUA não existem carros e camiões a gasóleo, disseram-lhe que lá como a gasolina é (era) barata andava tudo a gasolina. Quando assim é, é natural que seja fácil de enganar por propaganda nazi, é muito básico e com opiniões totalmente inválidas. Enfim, deram-lhe voz, se lhe dessem uma arma ia todo contente lutar pela pátria

      • JL says:

        Lá existe gasóleo sim, mais caro que a gasolina, tal como acontece na maioria dos países que não incentiva o uso de gasóleo como são muitos dos Europeus, e custa menos de 1 euro por litro.

      • Realista says:

        As locomotivas utilizam o gasóleo…

      • Toni da Adega says:

        Enquanto isso o Dieselgate teve origem nos EUA.

  5. F.D. says:

    Carros elétricos já consomem mais eletricidade do que os comboios *nos EUA*

  6. Bruno says:

    Se for os da CP bastaria 1 carro eletrico. 90% dos comboios provavelmente foram suprimidos.

    • Mr. Y says:

      Na CP, só 10% dos comboios a circular é que são eléctricos?

    • PeterJust says:

      É o típico ignorante que não sabe o que fala mas dá bitaites como os outros. Há em circulação neste momento mais de 190 automotoras elétricas e 30 a diesel, portanto agradecemos que antes de disseminar fake news ou acusações falsas, ao menos começa com: “Vou inventar um numero à sorte e dar a minha opinião baseado nesse numero”, assim não enganas ninguém com opiniões inválidas.

      • Pois, Pois says:

        Pois, não sou advogado de defesa do @BRUNO, mas alguém chamar ignorante a outro quando nem ler sabe é no mínimo muito curioso… volta lá a ler o que ele escreveu, mas devagarinho, para não te atrapalhares todo…

      • Rt says:

        @PeterJust quem passa por ignorante aqui é você por causa da sua falta de percepção do humor!

    • Bruno says:

      Acho que não perceberam a ironia. Leiam novamente

  7. Joao+M says:

    Este estudo foi feito nos EUA — é preciso ter isto em conta quando se vai comentar.
    Os EUA não são conhecidos por ser um país que aposte nos transportes publicos. Aliás, basta a malta sair dos centros como NY; LA e vai ver que se quer ir a algum lado precisa de carro . Seria de esperar que por lá os Eletricos iriam eventualmente ultrapassar o consumo de eletricidade dos transportes publicos.

    Agora gostava era de ver esse estudo feito na Europa, por exemplo – nos paises baixos, Alemanha, França, etc.. com os seus comboios, trams, metros, autocarros eletricos, etc..
    Só não digo portugal porque ainda temos muita linha que não foi eletrificada, apesar de já usarmos também autocarros eletricos e metro só Lisboa e Porto.

  8. Nuno says:

    Os carros electricos, poluem imenso, so a extracção do lition é terrivel.
    Para terem ideia a melhor tecnologia de extração que temos permite reciclar 20 ou 30%.
    Os Russos teem tecnologia que permite reciclar 95%, mas não a vendem a ninguém(Penso eu).

    Seja como for, a malta pensa que a Electricidade nasce nas arvores, que derepente os carros electricos não poluem, mas esquecem-se que os electricos precisam de electricidade e baterias , e as mesmas poluem tremendamente mais do que qualquer outra coisa que para ai anda..
    As baterias são também propensas a explosões, e como usam quimicos é muito dificil apagar esses fogos, normalmente ardem até ao fim..
    Eu vejo os carros elestricos como Kamikazes..

    • JL says:

      Se poluíssem mais não eram os preferidos dos ambientalistas.

      Vê os carros eléctricos como Kamikazes ? então porquê ? já algum se atirou para cima de si ?

      Ou é tudo “penso eu” ?

    • Hugo+Sousa says:

      O lítio é 90% obtido por evaporação… uma vez que é uma sal …(basta consultar a tabela periódica)…

      São precisos 1200 litros por 1 kg de lítio…de água que é evaporada…

      Uma T-shirt… UMA … precisa de 2700 litros de água… que é muito difícil de recuperar … todos conhecemos os ribeiros portugueses…

      Ou seja 13500 litros de água por 1kg de T-shirt são contaminados para 2700 litros de água evaporada para 1 kilo de lítio…

      As T-shirt NÃO são recicláveis… o lítio é 99% reciclável…

      Não há dúvida… ignorância é prolato do dia … é a estupidez é a sobremesa …

    • PeterJust says:

      A eletricidade não nasce nas arvores mas se tiveres um painel solar, uma eólica ou uma barragem… nasce. Por sua vez o petróleo só nasce nas arábias e ele precisam do teu dinheiro
      Dizes que as baterias são propensas a explosões porque “usam químicos”, desconfio que se um químico lesse isto se matava a rir às gargalhadas! Toda a gente sabe que “os químicos” explodem todos sem qualquer aviso! Por acaso gostava que me dissesses o que usa um carro a gasolina, será que é “um químico”?

  9. Hugo+Sousa says:

    Mais uma pérola para o arquivo …

    Vamos ignorar os 3kWh por litro de gasolina necessario para retirar o crude da terra … mais 4kWh para o refinar… Ora mais os transportes … pois ele não nasce na bomba …São mais 2kWh por litro …

    Isto é 9kwh desde a exploração à bomba de gasolina … isto apenas em energia electrica … porque são necessárias outras formas de energia principalmente térmica… mas vamos ignorar esta, pois eles queimam o próprio produto explorado…

    Ora … que eu saiba… 9kWh num carro eléctrico fazem quase 50km …

    Digam lá um carro que faça 50km por um litro …

    Depois justifiquem com os comboios….

    Já agora alguém contabilizou o preço de km de linha férrea???….

    Pois não interessa….

    Já agora um litro de óleo contamina 1.000.000 litros de água limpa …. algo que temos em abundancia… completamente injustificado… esta mania dos BEVs …

    • x3k says:

      Já há alguns estudos em que dizem que se trocássemos todos os carros térmicos por elétricos a necessidade de eletricidade subia apenas uns 20%. No entanto a necessidade de ‘energia’ no geral iria descer imenso devido à ineficiência de todo o processo de extração, refinação e utilização dos mesmos.

      Para não falar que grande parte das pessoas que têm um elétrico e moradia normalmente mete painéis fotovoltaicos logo a seguir diminuindo a pressão na rede.

      Há muitos custos energéticos ‘escondidos’ com a utilização de combustíveis de que a maior parte das pessoas nem pára para pensar.

  10. FilipeB says:

    Julgo que ninguém está a pensar nas economias de escala e nos benefícios indirectos.
    Com o aumento do consumo de electricidade devido aos VE’s, também se torna mais rentável produzir electricidade pois aumenta a procura.
    Isto leva a um maior investimento em centrais produtoras, o que no caso particular das renováveis leva a curto-médio prazo a um menor custo de produção dessas mesmas centrais, o que por sua vez leva à aceleração da transição energética de um país inteiro.
    Em teoria também levaria à redução do custo dessa mesma electricidade para TODOS OS CONSUMIDORES, mas nesta não tenho tanta esperança…

  11. ramar says:

    lembram-se do GPL??? “falam falam mas não dizem nada”

  12. Maty says:

    “Consomem demasiada energia. Se calhar deviam ser proibidos.” – colectivista médio

  13. Rt says:

    Só confirma quão merdoso o sistema de transportes públicos dos EUA consegue ser. Infelizmente.

  14. TdSR says:

    É assim que os elétricos vão dar cabo do planeta. De “verde” têm zero.

    • JL says:

      Obvio, os a combustão é que são verdes, normalmente a trupe do ambientalismo até dizem que co2 é bom, portanto quanto mais se poluir melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.