Carros elétricos já consomem mais eletricidade do que os comboios
A mobilidade elétrica é um objetivo traçado por muitos governos, pelo que os incentivos e a própria narrativa orientam-se nesse sentido. Agora, nos Estados Unidos da América (EUA), os carros elétricos já consomem mais eletricidade do que os comboios.
A informação foi avançada pela Energy Information Administration (EIA), no relatório mensal de abril deste ano, explorado pelo Electrek, sobre a utilização de eletricidade nos EUA: os veículos elétricos consomem, agora, mais energia do que os comboios.
De acordo com estimativa da entidade americana, os veículos híbridos plug-in e os veículos totalmente elétricos consumiram juntos 7596 GWh no ano passado, quase cinco vezes o consumo em 2018.
As percentagens de eletricidade consumida pelos veículos elétricos a bateria e pelos veículos híbridos plug-in eram aproximadamente as mesmas em 2018. Contudo, o número de opções de modelos elétricos a bateria aumentou, recentemente, à medida que os seus preços diminuíram. Em 2023, estes representaram 72% do consumo total de eletricidade dos eletrificados.
A EIA estima sobre o consumo de eletricidade de carros elétricos, utilizando um modelo, em vez de utilizar os seus inquéritos tradicionais (e observa que os modelos estão "sujeitos a erros de modelo, que estamos a tentar compreender melhor"). Depois, comparou as estimativas com os dados de consumo das empresas de eletricidade que comunicam a utilização final do setor dos transportes, que é quase apenas sistemas ferroviários municipais e regionais.
O modelo estima o consumo mensal de eletricidade de veículos elétricos leves (EV) para cada estado com base no número de VE, número médio de milhas percorridas com eletricidade e economia de combustível de VE.
Escreveu a EIA na secção de metodologia do seu último relatório mensal de energia elétrica, onde explica que "os ajustes são feitos com base na disponibilidade de dados de várias fontes [...] ajustando os dados nacionais e regionais às estimativas ao nível estadual".
Por sua vez, o relatório indica que a eletricidade consumida pelo setor dos "transportes", que é quase inteiramente utilizada em comboios, atingiu 6804 GWh, num aumento de 3,1%.
De ressalvar que o consumo anual de eletricidade pelos caminhos de ferro tem sido a maior categoria de utilização final de eletricidade no setor dos transportes publicada no relatório Electric Power Monthly da EIA desde 2003.
A utilização de eletricidade pelos caminhos de ferro manteve-se estável nas últimas duas décadas, com uma média de cerca de 7000 GWh. Durante esse período, os EUA conduziram apenas uma expansão limitada dos sistemas ferroviários municipais ou dos caminhos de ferro de passageiros eletrificados.
Quando as locomotivas eram a gasóleo também 🙂
ainda existem linhas em Portugal sem eletrificação, exemplo: Linha da Regua !!! que prometeram já estar eletrificada faz anos.
Mas quanta gasolina e gasoleo, logo poluicção e saude, se pouparam? e quan meno petrolio se importou para consumo nacional piois muito é refinado e exportado mas tambem polui. Microparticulados bem piores que o ‘carbono’
Não quero ser alarmistas mas na última sema em Portugal em situações diferentes uma loja de trotinetes elétricas em Lisboa e uma garagem em Sintra com Tuck-tucks elétricos pegaram fogo, dá que pensar.
Sem querer ser alarmista, da que pensar quantos carros em portugal ardem todos os dias por causa dos filtros de particulas entupidos e sem manutenção…. realmente da que pensar
Mas o que é que pegou fogo? As lojas ou os veículos? É que todos os dias há incêndios em lojas, casas, garagens, etc mas só quando tem veículos elétricos lá dentro é que são noticia, se tiver um carro, uma mota ou um corta relvas, a cmtv nem a deslocação paga ao mercenário.
Vista a quantidade de VE VS térmicos, se achas normal ok, parabéns par ti a mim deixa-me preocupado, agora que vou ter condições de poder carregar o VE em casa e estou a pensar comprar um deixa-me a pensar.
Não penses muito, um a gasolina e que é!
Não compres carro elétrico, são autenticas fogueiras com rodas. Ainda um dia destes um gajo ia fumar dentro de um desses carros e mal acendeu o isqueiro aquilo explodiu com toda a gente lá dentro. MORRERAM TODOS!
https://youtu.be/92FOyRWcHwo
O Festival Andanças certamente foi uma concentraçao de veiculos electricos
O que indica que se usa pouco este tipo de transportes públicos que já são amigos do ambiente há muitos anos, mas pronto mesmo os carros as toneladas de fumarada que já poupou nas grandes cidades que é onde vive grande parte da população
Por sua vez, os comboios consumiam 4 mil milhões de galões de gasóleo por ano enquanto que os automóveis consumiam 4 mil milhões por mês…
Gasóleo nos EUA, acho que estas a confundir.
E ainda podemos juntar os combustíveis gastos pelos aviões, lá também se fazem milhares de viagens internas devido as dimensões do país.
Não há diesel nos EUA?
lá tems diesel (gasóleo) e gas (gasolina) quando se vai atestar.
Pois tens, mas parece que aqui o rei da propaganda israelita acha que nos EUA não existem carros e camiões a gasóleo, disseram-lhe que lá como a gasolina é (era) barata andava tudo a gasolina. Quando assim é, é natural que seja fácil de enganar por propaganda nazi, é muito básico e com opiniões totalmente inválidas. Enfim, deram-lhe voz, se lhe dessem uma arma ia todo contente lutar pela pátria
Lá existe gasóleo sim, mais caro que a gasolina, tal como acontece na maioria dos países que não incentiva o uso de gasóleo como são muitos dos Europeus, e custa menos de 1 euro por litro.
As locomotivas utilizam o gasóleo…
Enquanto isso o Dieselgate teve origem nos EUA.
Carros elétricos já consomem mais eletricidade do que os comboios *nos EUA*
Se for os da CP bastaria 1 carro eletrico. 90% dos comboios provavelmente foram suprimidos.
Na CP, só 10% dos comboios a circular é que são eléctricos?
É o típico ignorante que não sabe o que fala mas dá bitaites como os outros. Há em circulação neste momento mais de 190 automotoras elétricas e 30 a diesel, portanto agradecemos que antes de disseminar fake news ou acusações falsas, ao menos começa com: “Vou inventar um numero à sorte e dar a minha opinião baseado nesse numero”, assim não enganas ninguém com opiniões inválidas.
Pois, não sou advogado de defesa do @BRUNO, mas alguém chamar ignorante a outro quando nem ler sabe é no mínimo muito curioso… volta lá a ler o que ele escreveu, mas devagarinho, para não te atrapalhares todo…
@PeterJust quem passa por ignorante aqui é você por causa da sua falta de percepção do humor!
Acho que não perceberam a ironia. Leiam novamente
Este estudo foi feito nos EUA — é preciso ter isto em conta quando se vai comentar.
Os EUA não são conhecidos por ser um país que aposte nos transportes publicos. Aliás, basta a malta sair dos centros como NY; LA e vai ver que se quer ir a algum lado precisa de carro . Seria de esperar que por lá os Eletricos iriam eventualmente ultrapassar o consumo de eletricidade dos transportes publicos.
Agora gostava era de ver esse estudo feito na Europa, por exemplo – nos paises baixos, Alemanha, França, etc.. com os seus comboios, trams, metros, autocarros eletricos, etc..
Só não digo portugal porque ainda temos muita linha que não foi eletrificada, apesar de já usarmos também autocarros eletricos e metro só Lisboa e Porto.
Os carros electricos, poluem imenso, so a extracção do lition é terrivel.
Para terem ideia a melhor tecnologia de extração que temos permite reciclar 20 ou 30%.
Os Russos teem tecnologia que permite reciclar 95%, mas não a vendem a ninguém(Penso eu).
Seja como for, a malta pensa que a Electricidade nasce nas arvores, que derepente os carros electricos não poluem, mas esquecem-se que os electricos precisam de electricidade e baterias , e as mesmas poluem tremendamente mais do que qualquer outra coisa que para ai anda..
As baterias são também propensas a explosões, e como usam quimicos é muito dificil apagar esses fogos, normalmente ardem até ao fim..
Eu vejo os carros elestricos como Kamikazes..
Se poluíssem mais não eram os preferidos dos ambientalistas.
Vê os carros eléctricos como Kamikazes ? então porquê ? já algum se atirou para cima de si ?
Ou é tudo “penso eu” ?
O lítio é 90% obtido por evaporação… uma vez que é uma sal …(basta consultar a tabela periódica)…
São precisos 1200 litros por 1 kg de lítio…de água que é evaporada…
Uma T-shirt… UMA … precisa de 2700 litros de água… que é muito difícil de recuperar … todos conhecemos os ribeiros portugueses…
Ou seja 13500 litros de água por 1kg de T-shirt são contaminados para 2700 litros de água evaporada para 1 kilo de lítio…
As T-shirt NÃO são recicláveis… o lítio é 99% reciclável…
Não há dúvida… ignorância é prolato do dia … é a estupidez é a sobremesa …
A eletricidade não nasce nas arvores mas se tiveres um painel solar, uma eólica ou uma barragem… nasce. Por sua vez o petróleo só nasce nas arábias e ele precisam do teu dinheiro
Dizes que as baterias são propensas a explosões porque “usam químicos”, desconfio que se um químico lesse isto se matava a rir às gargalhadas! Toda a gente sabe que “os químicos” explodem todos sem qualquer aviso! Por acaso gostava que me dissesses o que usa um carro a gasolina, será que é “um químico”?
Mais uma pérola para o arquivo …
Vamos ignorar os 3kWh por litro de gasolina necessario para retirar o crude da terra … mais 4kWh para o refinar… Ora mais os transportes … pois ele não nasce na bomba …São mais 2kWh por litro …
Isto é 9kwh desde a exploração à bomba de gasolina … isto apenas em energia electrica … porque são necessárias outras formas de energia principalmente térmica… mas vamos ignorar esta, pois eles queimam o próprio produto explorado…
Ora … que eu saiba… 9kWh num carro eléctrico fazem quase 50km …
Digam lá um carro que faça 50km por um litro …
Depois justifiquem com os comboios….
Já agora alguém contabilizou o preço de km de linha férrea???….
Pois não interessa….
Já agora um litro de óleo contamina 1.000.000 litros de água limpa …. algo que temos em abundancia… completamente injustificado… esta mania dos BEVs …
Já há alguns estudos em que dizem que se trocássemos todos os carros térmicos por elétricos a necessidade de eletricidade subia apenas uns 20%. No entanto a necessidade de ‘energia’ no geral iria descer imenso devido à ineficiência de todo o processo de extração, refinação e utilização dos mesmos.
Para não falar que grande parte das pessoas que têm um elétrico e moradia normalmente mete painéis fotovoltaicos logo a seguir diminuindo a pressão na rede.
Há muitos custos energéticos ‘escondidos’ com a utilização de combustíveis de que a maior parte das pessoas nem pára para pensar.
Julgo que ninguém está a pensar nas economias de escala e nos benefícios indirectos.
Com o aumento do consumo de electricidade devido aos VE’s, também se torna mais rentável produzir electricidade pois aumenta a procura.
Isto leva a um maior investimento em centrais produtoras, o que no caso particular das renováveis leva a curto-médio prazo a um menor custo de produção dessas mesmas centrais, o que por sua vez leva à aceleração da transição energética de um país inteiro.
Em teoria também levaria à redução do custo dessa mesma electricidade para TODOS OS CONSUMIDORES, mas nesta não tenho tanta esperança…
Que curiosamente é o que está a acontecer por lá.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://zap.aeiou.pt/paineis-solares-california-problema-598333&ved=2ahUKEwjBhMKMyqKGAxW__rsIHUVgBZMQFnoECB0QAQ&usg=AOvVaw1eGA01ct6m42oFFuUwVNP7
lembram-se do GPL??? “falam falam mas não dizem nada”
“Consomem demasiada energia. Se calhar deviam ser proibidos.” – colectivista médio
Pois deviam. Lol
https://www.google.com/amp/s/insideevs.uol.com.br/news/620220/carros-gasolina-consumo-energia-eletrica/amp/
Só confirma quão merdoso o sistema de transportes públicos dos EUA consegue ser. Infelizmente.
É assim que os elétricos vão dar cabo do planeta. De “verde” têm zero.
Obvio, os a combustão é que são verdes, normalmente a trupe do ambientalismo até dizem que co2 é bom, portanto quanto mais se poluir melhor.