Carros e baterias menores: a solução para a escassez de matérias-primas
Com o advento dos carros elétricos e as exigências que se impõem, começa a notar-se uma escassez de matérias-primas essenciais. A solução poderá residir na diminuição quer do tamanho dos carros, quer das suas baterias.
Na Europa, a procura por matérias-primas para baterias aumentará exponencialmente até 2050, à medida que os países se preparam para começar a privilegiar transportes com emissões zero, essenciais para os seus objetivos climáticos.
O grupo Transport & Environment realizou um estudo, a partir do qual concluiu que a forma mais eficaz para reduzir essa procura de metais essenciais é diminuir o tamanho das baterias e dos carros. Segundo o mesmo grupo, este trabalho cabe aos governos e à União Europeia (UE).
A Europa precisa de eletrificar toda a sua frota até 2050, mas com isso vem uma procura crescente de metais para baterias. Se realmente não queremos repetir os erros da insaciável dependência do petróleo, então a eficiência dos recursos tem de desempenhar um papel importante.
Num mundo com restrições de abastecimento, os carros elétricos mais pequenos não são apenas uma necessidade ambiental, mas também uma política económica e industrial sólida.
Explicou Julia Poliscanova, diretora sénior das cadeias de fornecimento de veículos e mobilidade da Transport & Environment.
O relatório refere que as políticas de incentivo aos elétricos de entrada de gama, acessíveis, de pequena dimensão, a adoção de produtos químicos inovadores para as baterias e a redução das viagens em carros particulares poderiam reduzir a procura de metais essenciais como o lítio, o níquel, o cobalto e o manganês em 36-49%.
A redução do tamanho das baterias, através da produção de carros elétricos mais pequenos, é, por sua vez, a forma mais eficaz de reduzir a procura de metais (19-23%).
Fabricar automóveis elétricos mais pequenos é a melhor coisa que podemos fazer para reduzir o nosso consumo de matérias-primas para baterias. Uma norma de eficiência da UE poderia obrigar as fabricantes de automóveis a fornecer finalmente veículos mais leves em termos de recursos, que serão efetivamente mais acessíveis do que os modelos volumosos atuais.
Existe um mercado para milhões de pequenos elétricos na Europa, mas as pessoas não os conseguem encontrar no parque de estacionamento.
O Transport & Environment apela a uma série de medidas, incluindo a construção de menos estradas, a redução do espaço disponível para os carros particulares e a cobrança de taxas de estacionamento. Além disso, os governos devem promover os transportes públicos e partilhados.
Este artigo tem mais de um ano
Preparem-se para a desculpa das novas taxas e taxinhas para os elétricos. Consoante o tamanho da bateria mais se pagará como acontece agora com os automóveis a combustão.
Os veículos a combustão não têm nenhum imposto consoante o tamanho do carro nem do depósito.
Mas tem da cilindrada oh esperto… Quando a tendência inverter achas que o estado vai perder a mama? Quanto mais capacidade de bateria, mas impostos vais pagar
Que tem uma coisa a ver com outra ?
Então a lógica era taxas pela potência.
Qual mama ? alguém me consegue provar que os impostos dos carros dão lucro (ou seja, pagam as despesas que os mesmos dão )
`
Porque havia de pagar ? não é a potência que conta ?
Primeiro o estado não quer saber nada disso que falas, o estado que impostos e mais impostos, e quando o IUC dos carros a combustão for desaparecendo por causa da transição esse dinheiro vai ter que ser coletado de algum lado.
Mas não precisas de confiar na minha palavra, espera alguns anos e veras.
Errado, o estado cria impostos para pagar as despesas do estado, o estado não é uma empresa para dar lucro, aliás, todos os anos dá prejuízo, que tem um nome: Défice.
Vai ter depende das despesas. Há impostos que já foram retirados porque não eram necessários.
Claro que não confio, nem sequer faz sentido, devia ter estudado economia como eu, assim entendia como ela funciona.
De promessas está o inferno cheio.
Despesas essa que vêm da má gestão do estado. Andamos todos a pagar para sustentar uma gestão danosa. E não sou eu que o digo, basta ver como está o SNS e a educação.
Que o estado não da lucro todos sabemos, alias o que mais dá é prejuízo para todos, principalmente os habitantes de Portugal.
“Há impostos que já foram retirados porque não eram necessários.” ->Exatamente e vai acontecer aos carros a combustão em prol dos EV.
Digo-te já, como economista que és, te garanto que nunca iria requerer os teus serviços, quando o fanatismo é tão grande e não se percebe que obrigar toda a gente a ir para EV é suicídio económico para as famílias então está tudo falado
É isso é, vão tirar impostos aos carros que querem abater, e meter naqueles que querem que fiquem, isto realmente faz todo o sentido. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Fanatismo ? aqui fanatismo só se for o seu, até usa nomes pejorativos, portanto o fanático é você.
Obrigar onde ? em Marte ? é que não existe isso em lado nenhum, a sério que vive em Marte ?
Primeiro há que taxar os SUVs. Pelo tamanho, pela altura e pelo peso.
Bem visto!
Alerta Dor de Cotovelooooo
Se a maior parte das não compra carros eléctricos pelo preço a outra e pela autonomia, façam baterias mais pequenas que vão ver as vendas a estagnarem e falharem os objectivos da electrificação num instante.
Ou o contrário, porque quem compra carros mais baratos não é para fazer grandes viagens.
Não, é para fazer as que pode, o que é que chamas grandes viagens? 🙂
também podemos dizer o mesmo sobre os VE, quem os compra é para andar em cidade.
Se formos avaliar nas nossas AE a % de carros de baixo valor e de VE vais ver qual encontras mais.
Cruzar o pais, ou melhor, ir de férias para o algarve, já que há muitos que só compram carro se fizer isso. LOL
Ok, grandes viagens e com bastante frequência.
Eu comprei para andar fora da cidade, aliás, vivo ao redor de uma cidade e trabalho noutra a 120 kms.
Lá está fazes deslocações assim, e quantos conheces com VE não fazem?
É sempre subjetivo, eu tenho um carro comercial Dacia Dokker, mas nem sempre ando com a caixa “bagageira” cheia, mas é o carro que mais se adequa para as minhas necessidades.
Muitos fazem, vivo numa aldeia na zona oeste e existem aqui muitas pessoas a trabalhar nos grandes centros urbanos, no entanto não trocam a beleza e conforto desta terra por um grande centro urbano, preferem fazer kms.
Ou porque não tem dinheiro para comprar maior? Já pensaste nisso?
Ou porque não justifica ter um maior.
Confia, tu como és ave rara dos elétricos só te deves dar com os freaks do ambiente e dos EV. Mas experimenta falar com pessoas normais e perceber o feedback de gente real, muitos comprar carros utilitários, mesmo em segunda e terceira mão porque é o que conseguem comprar, mesmo tendo família de 4 e vão todos apertados.
Tens carro elétrico e essas fantasias todas, por isso assumo que dinheiro não te falta, mas faz assim, tenta ver noticias e forums, e vais ver que o average cidadão Português não tem dinheiro para comer ao fim do mês, achas que eles querem saber de carros elétricos? O pequeno carro que têm, foi o único que conseguiram comprar com o roçamento do agregado.
Eu freak do ambiente ? onde é que falei em ambiente ?
E você falou ? portanto é um vendedor ?
Fantasias tem você, tanto que relata algumas neste post.
Ah não tem ? então se o médio cidadão não tem dinheiro nem para comer, o que fazem os outros abaixo ? LOOOOL
Com cada disparate, que até dá dó. LOOOOOOL
É mesmo só isso “é o achas isto,”, é o “achas aquilo”, aliás toda a sua postura aqui é essa, o achismo.
Força campeão fica com a taça.. Não vale a pena falar contigo, ganhaste. Todos estamos mal e todos somos pobres porque queremos, só a elite do EV é que sabe andar nisto
Claro que não vale a pena, pensa que vou na conversa normal do rebanho que não quer ovelhinhas a saltar fora ?
Em lado nenhum disse que estava mal, nem que são pobres, todos têm os mesmos direitos, portanto se se considera abaixo dos outros, o problema está em si, e não os outros, quer uma conselho ? estude e trabalhe naquilo que gosta, os resultados virão depois.
Felizmente há petróleo suficiente para os próximos 200 anos…
Engano só temos para mais 50 a poupar…
A qualquer momento podemos acordar com o rádio a dar a notícia de que esgotou o último poço de petróleo. Como dizia o JR ao Bobby Ewing, “oil is missing since the firs well was drilled”.
Com alternativas muito mais ecológicas, o Homem Ganancioso aposta sempre naquele que pode retirar mais lucro. E ainda dizem que é poupar mais o planeta… sim sim, tal e qual! O ambiente serve para encobrir os verdadeiros interesses gananciosos-SEMPRE!!! Em tudo o que os Humanos põem as mãos, só estragam… TUDO pelo maldito dinheiro.
Por acaso esta é a mais ecológica, dito pela própria federação europeia dos transportes e ambiente.
A noticia só está a dizer que está enganado, não leu o paragrafo onde fala da dependência ?
Acha? Vc se deixa embalar (enganar) por organismos do sistema?!? Ou então não tem investigado sobre motores!?!
Eu não acho nada, não sou ambientalista, é o que todos os estudos indicam.
Motores ?
Motores ? aqueles que fazem o mesmo que os anteriores e consomem muito mais energia vinda da eletricidade ?
Se são esses, conheço muito bem, até lhe posso deixar dados do que digo.
Sabe que foi patenteado um motor movido a ar há um par de anos atrás e que depois a Renault comprou os direitos de autor?
O Hidrogénio é o futuro. As reposições de baterias, correspondem nalgumas marcar a 50% da viatura. Depois a guerra civil na República do Congo é exemplo máximo do caos social e ambiental por causa da exploração do Lítio e não só!
Então e platina que existe chega para esses ? e o cobalto ? e o litio ? Não sabe que veículos a hidrogénio também os usam, não só os veículos mas também os sistemas de produção do combustível.
Então e reposições das baterias, pilhas de combustível e tanque nos a hidrogénio, correspondem a quanto ?
Não há nenhuma marca onde a bateria custe 50% do veiculo, o valor normal anda entr 1/4 a 1/3.
Uau que bom, num carro de 50k a bateria custar entre 12k e 17k é efetivamente barata 😀 😀 😀 Tenho um “charuto” a combustão e em 15 anos se gastei com 500€ em peças foi muito. Só meter gasolina e revisões normais e esta andar.
Com o preço que paguei pelo carro a juntar com todo o combustível e consumíveis, em 15 anos não gastei nem sequer 15k. E tu vens-me com esses preços da bateria?
Com o preço dos carros elétricos, mas as baterias se precisar de substituir, ando a vida toda para amortizar esse valor
E porque precisa de a trocar ao fim de 15 anos ? já no hidrogénio tenho uma certeza, antes ou ao fim de 15 anos troca os tanques, e esses não são baratos.
Gastou muito mais, não quer é dizer.
Depende dos kms que fizer, pelo que diz não fez muitos, eu em 4 anos já fiz quase o dobro disso.
É a mesma comparação que fizer entre um a gasolina e um diesel.
Por isso mesmo querem carros mais baratos….
Quem te disse que vou trocar de carro? Enquanto rolar vai ficar comigo, se durar mais 20 anos ótimo.
“Gastou muito mais, não quer é dizer.”,
obvio, sabes tu mais do que eu é isso? Dei 1500 pelo carro, a única coisa que mudei foi uma embraiagem e o resto é o normal dos carros.
E tu vens e dizes que gastei mais e que não quero dizer?
“Depende dos kms que fizer, pelo que diz não fez muitos,” certo! Dai não querer nenhum elétrico, um carrito a combustão barato chega perfeitamente para as minhas necessidades e gasto praticamente zero dinheiro com ele. No entanto vocês freaks dos EV obrigam os outros andar de elétrico sem terem em conta a carteira das pessoas.
Se eu fosse nessas tretas dos elétricos, tinha que andar a vida toda para me compensar o elétrico. Não quero, não preciso, não me interessa é caro e nem podia carregar o carro. Mas vocês é obrigar toda a gente a ir para essa fantasia né?
Quando falei em trocar, era a bateria.
Sei, até porque já tive outros carros antes.
O normal nos carros que não custa dinheiro? boa.
Freak dos ev ? então você é um freak dos ice, prazer…
Obrigam ? quando ? eu não obriguei ninguém.
Se estão preocupados com a carteira então está na altura de começar a fazer contas.
Por esta frase diz tudo, “nessas tretas dos elétricos”
E esse compensa em relação a qual ? bicicleta ?
Quando digo normal no carros, é pastilhas pneus etc.. coisas que julgo que os VE têm? Ou estou errado? Portanto esses valores não entram na equação até porque ambos tê essas despesas.
freak dos ice?? Com muito prazer, nada dá o prazer como conduzir um carro a combustão e sentir o motor a pulsar e a roncar. (Podes defender com as tretas que quiseres, mas aqui são gostos e gostos não se discutem).
“Se estão preocupados com a carteira então está na altura de começar a fazer contas.” -> Volto a dizer, o dinheiro que gastei até agora com o carro a combustão, nem sequer chega aos calcanhares do que era comprar um carro novo elétrico. é por olhar para a carteira que sei que um EV não me compensa, teria que andar com ele pelo menos 30 anos para abater o dinheiro a mais que dei pelo carro.
Aos invés dos estados andarem a espalhar a falacia dos EV em nome do ambiente, porque não dão apoios para toda a gente sem limites de inscrições para que todos possam comprar uma bicicleta? Eu não quero saber dos benefícios fiscais de um elétrico, isso não resolve o ambiente, alias acaba por beneficiar quem já tem dinheiro, porque se tens para comprar um EV, impostos não é algo que preocupe alguém.
Já dar apoios para bicicletas para 100% do povo ajudava mais o ambiente e a saúde das pessoas. E ao invés de gastar milhões em carregadores de pilhas nas ruas, que gastem esse dinheiro em ciclovias. Mas lá esta essas coisas não têm retorno, o mercado dos EV sim.
Certo, os ve’s não tem:
-velas
-filtros apenas o do habitaculo
-óleos, apenas o do diferencial e travões que são trocados com intervalos muito maiores.
-pastilhas troquei uma vez numa carrinha velha que tenho, e porque se estavam a desfazer da idade.
-bombas de água
-correias e correntes
estes são os que me lembro agora.
Se é tão bom porque se importa com os outros ? exato gostos não discuto, está como medo de ser o ultimo do pacote ?
Então mas compara o custo de um carro velho com um carro novo ? parece-me bem, sendo assim ninguém comprava carro novo, compravam todos carros velhos, resta saber quem os teria, ahh, já sei, os stands, porque não os vendiam até ser velhos. LOLL
A espalhar a falácia ? onde viu isso ? em Marte ?
Mas eles dão incentivos para andar de bicicleta, porque então vende o carro velho e compra uma bicicleta ? Ah mandar nos outros é que é bom.
O estado não gasta milhões em carregadores de rua, isso é uma mentira sua, os 15 milhões que gastou apenas uma vez foi para lançar uma rede, todos os que vê hoje são privados.
E gastam, já viu quando do orçamento sai para ciclovias, passadiços, transportes urbanos ? são a maior fatia dos incentivos.
Como sempre, é o achismo puro.
Um kg de hidrogénio gasta 60 kwh para o produzir e não dá sequer para 100 kms. Com os mesmos 60 kwh um EV a baterias faz 300 ou 400 kms. Além disso o carro a H2 não pode sequer ser guardado em local fechado. Esqueçam o H2. Não vai acontecer.
Isto num eléctrico, tipo mirai, num a combustão como aquele que a toyota mostrou, o corolla gr h2, multiplique isso por 3.
Se houver efetivamente vontade política para a mobilidade elétrica, as soluções teriam de ser muto mais abrangentes e profundas em matéria de baterias. Á semelhança das normais “pilhas”, devia ser criado um ‘standard’ de baterias amovíveis, e ter estações de troca nos próprios postos de combustível, por ex… (nem que fossem baterias secundárias, tipo “powerbank”, era assim muito mais coerente e eficaz seja do ponto de vista político, ambiental e económico!
Se nem o terminal do cabo de carregamento ainda não é universal, quanto mais as baterias.
Na minha modesta opinião tanto os cabos/terminais e o lado do carregador devia ser sempre do mesmo lado, as fabricantes deviam arranjar um protocolo universal, como há em tanta coisa do nosso dia a dia.
Em frente ao meu local de trabalho há um posto de carregamento rápido e a rua é apenas de um sentido e há marcas que têm de entrar em sentido proibido para conseguir carregar a viatura.
Concordo.
Estamos de acordo. (Isto só revela que o empenho ‘político’ deixa muito a desejar nesta matéria… tem de ser a pressão popular a exigir essas respostas). A malta aqui, acha que isto da ‘eletrificação da mobilidade’ é tudo interesse” capitalista, não percebendo que, na verdade, havia (e ainda há), muito mais interesses ‘capitalistas’ para que isto corra mal! (As maiores empresas e lobbies do mundo são petrolíferas e fabricantes automóveis, com um poder colossal… achar que construtores de baterias e os ‘estados’ querem tomar conta disto, é de uma ingenuidade atroz… (acham que existiria algum interesse ‘económico’ dos estados em perder rios de dinheiro em impostos sobre combustíveis, por uma forma de energia em que qqr um pode produzir no seu telhado???… obviamente que a pressão para a mudança foi sempre social e ambiental, e já agora, científica!… O resto é conversa dos inevitáveis ‘conspirativistas’…
Próxima “soluçao” , andar a pé.
Com a excepção dos ricos e politicos e elites defensores do clima, esses podem ter iates e avioes privados e fazer milhares de viagens por ano pelo mundo fora.
Calma, que antes de andar a pé existe a bicicleta. Pelo menos 3X mais rápido e até mais barato: um par de sapatos faz 100 kms com muita sorte, um par de pneus faz 100X mais. E existe uma variante da bicicleta, o velomobile fechado e aerodinâmico, que com assistência eléctrica faz velocidades quase comparáveis às de um carro consumindo 50 ou 100X menos que um carro eléctrico de 2 toneladas.
Ai agora é que se preocupam com isto??? Grandes hipócritas! Andam há mais de 10 anos a impingir às pessoas SUVs e citadinos que mais parecem familiares (vejam o tamanho de um clio e de um polo actuais).
Fizerem isso até acabarem com o diesel e gasolina e agora que a montanha pariu um rato com os eléctricos é que descobriram a solução. Surpresa: reduzir o tamanho dos carros!
Digo isto com toda a certeza, até porque há exemplos disso. Em 98 tive um VW Golf IV 1.6. Fazia estrada maioritariamente, sem puxar. Consumia entre 6 e7L/100km. Um SUV actual consome mais do que isso, com motores mais pequenos e potentes, materiais mais leves e as vezes híbridos. Porquê? Porque ainda assim são mais pesados e acima de tudo são uma desgraça aerodinâmica! Em contrapartida pequenos citadinos a diesel, como smart, facilmente fazem consumos de 3/4L embora em estrada aumente bastante por falta de potência (tive um sei do que falo).
O problema meus senhores não é o tipo de combustível (porque as baterias também poluem) o problema sãos as estratégias de marketing irracionais das empresas que servem interesses lobistas.
O que se aplica aos a combustão não se aplica aos eléctricos, pelo menos de maneira direta com as existências atuais, exemplo; um zoe 40 faz consumos maiores que um tesla model 3, nas mesmas condições.
O problema é um não problema, toda a vida foi assim, os fabricantes começam pelas versões maiores e mais caras até chegarem aos mais “baratos” e menores.
Não sabes o que dizes. Aumentaram o volume dos automóveis a combustão interna drasticamente desde 1990 e agora é que se preocupam com os consumos e falta de matéria prima. Nada tem a ver com o volume dos eléctricos em específico. Mas sim com o volume de qualquer automóvel!
Quando os SUVs foram impostos pelos principais fabricantes para aumentarem as margens de lucro , com estratégias de marketing agressivas ainda os eléctricos eram uma miragem. Havia o Nissan Leaf e o Toyota Prius.
Tanto se preocuparam desde essa altura, porque foi ai que começaram as normas Euro de emissões.
Não há falta de matéria prima, leia lá outra vez, isto é apenas um recado e um conselho, entre muitos outros, que a T&E tem feito aos políticos para fazerem carros mais pequenos, nem só eléctricos, também a combustão, aqui tem um de 2021 sobre os a combustão, para que até 2050 não venha a haver escassez (que não indica falta, mas sim falta de produção):
https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2021/07/TE_201909_Mission-possible_vF.pdf
Nessa altura ainda não haviam as politicas de transição como é agora, estavam a sugerir formas de redução de emissões, como não conseguiram atingir os objetivos, partiram para outras formas.
Já agora, o toyota prius é um hibrido a combustão. Foi nessa altura que também saíram os Renauilt Zoe e os primeiros Teslas.
Há que ensinar a esses fabricantes com quantos paus se faz uma canoa. Para os carros chineses, depressa e em força.
Não, obrigado!
Acredito mais em novas tecnologias de baterias, que com maior capacidade, permitam essa redução sem significar grande impacto na autonomia dos veículos elétricos. Mas se fizerem isso com as baterias atuais, é um tiro no pé.
Será ? é que no top de vendas estão as versões das marcas com baterias mais pequenas.
Vendem porque são os mais baratos, se conseguissem comprar um Tesla ou similar acredito que nunca iam para os mais baratos, mas lá está a grande maioria é para utilizar em cidade, e quantos dias da semana tens de fazer mais de 100km?
Neste momento não todos, hoje já fiz, houve uma altura que era todos os dias até mais do dobro disso.
Eu por exemplo faço com muita regularidade, pelo menos 100Km/dia é praticamente todos os dias. Hoje foram 430. Amanhã serão sensivelmente outros tantos.
Verdade, tal como nos carros com motor a combustão em que os mais vendidos sempre foram os mais pequenos/baratos.
Contudo referia-me mesmo à logística dos carregamentos. Diria que quem compra um carro desse género não terá um carregador em casa. E se o número de carregadores na rua não acompanhar a necessidade, será um problema.
Basicamente, a Citroën está certa com o AMI e a lógica do protótipo OLI. A verdade é que os carros estão grandes e pesados. Um pequeno utilitário nos anos 70 pesava 600kg. Hoje pesa 1200kg. A título de exemplo, um VW Polo atual é maior que um Golf das primeiras gerações. Percebo que a segurança é uma das principais razões para isso, mas é ridículo. Eu tenho um Citroën C1 1.0, a gpl, que me faz atualmente 20€ para 450km. Um carro barato, económico, fácil manutenção. É pequeno? É. Mas vou ter uma carrinha para ir de férias uma vez por ano?
Por metade do preço do Ami os chineses produzem o Wuling, que chega os 90 kms/h com mais autonomia e ainda tem um banquinho atrás para levar os miúdos. E para ir de férias, o C1 1.0 serve perfeitamente com uma mala de tejadilho em cima.
Outra vez a história do Wuling. A versão desse carro para a Europa é mais cara que o AMI. É vendido pela Dartz e custa 14.000€. Por pouco mais, o Spring é muito melhor.
Todos devem ser obrigados a mudar para eletricos e quem se recusar anda a pe ou de transportes. E comecar a multar a malta que se acha esperta ou cadeia! Ninguem brinca, aqui todos os carros a combustao levam um belo risco ou pedrinha na janela
A solução ecológica que nos arranjaram, simplesmente minerar todo o planeta e o tornar como a superfície lunar. Enfim.
Não era já assim ?
Compreendo o que dizes, mas é diferente uma mina a céu aberto e um poço de petróleo, não digo qual algum deles é melhor que outro, eu à uns anos atrás numa viagem que fiz a Cuba, quando se passava perto dos poços de petróleo era um cheiro intenso que até parece que queimava a garganta.
Diferente das oil sands em que aspecto ?
Muitas famílias tem 2 carros, provavelmente um deles é quase só utilizado em pequenas deslocações, um carro pequeno com puca autonomia, mínimo 200 km satisfazia.
Se os carregamentos continuarem a ser mais rápidos, e se existirem em número suficiente, a questão da autonomia deixa de ser um problema para a maior parte das pessoas.
Nem mais, até porque quanto menor a bateria, mais rápida é a carga.
O pessoal que comprava os primeiros carros a combustão teve o mesmo problema, é uma questão de procura vs oferta, eu no inicio do ano fiz uma viajem de 2500km de mota e em Espanha tive de sair da via rápida estava a ficar sem gasolina e o GPS mandou-me para uma bomba que já estava fechada à mais de 2 anos
“A redução do tamanho das baterias, através da produção de carros elétricos mais pequenos, é, por sua vez, a forma mais eficaz de reduzir a procura de metais”
A T&E a engolir sapos…
Adoro looolooolool
Engolir um sapo ? desde sempre que a T&E defende que os carros devem ser mais pequenos, não só os electricos.
https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2021/07/TE_201909_Mission-possible_vF.pdf
Agora engula o sapo.
Nã…Nã…pqra a T&E desde que fosse elektro tava bom. Eheh
Tanto não é que não é a primeira vez que só electro não está bom.
Bem, como sempre, há sempre uma polémica para alimentar o negócio. As marcas querem vender, o estado quer impostos e depois entram os pagantes. Uns prcisam do carrinho para a sua vida e esses é que estão tramados porque os que os tem por, apenas prazer e poder de compra, estão-se “burrifando” para as diretrizes do artigo. Também quero acrescentar que se a população do planeta continuar a crescer a este ritmo não haverá recursos suficientes para todos. Tchauuuu!!!!
Calma Gente ! Não vão faltar baterias de as minas de lítio tugas estão na forja !
Sabem que foi patenteado um motor movido a ar há um par de anos atrás e que depois a Renault comprou os direitos de autor? A Renault de certeza, em conluio com os altos interesses financeiros, abafou o projeto
Foi ? então mostre lá link disso.
Do que conheço, esse motor funcionava, o custo de o manter a funcionar é que era elevado, comprimir ar é algo que é muito caro.
Compare-o com hidrogénio, funciona ? sim, mas é caríssimo porque tem uma eficiência muito baixa.
E que tal o investimento numa rede de transportes mais fortes e em ciclovias de modo a que as pessoas que vivem num centro urbano não necessitem de um carro. Por exemplo, o que se faz na Holanda, com uma rede de transportes muito forte e uma extensa rede de ciclovias protegidas, transportes também entre as cidades. Deste modo maior parte das pessoas que vivem lá nem têm necessidade de ter um carro, é apenas uma escolha de se querem ter ou não. A melhor forma de reduzir os problemas que os carros trazem é reduzir o número de carros e a dependência dos mesmos.
Não esquecer que ter um carro na Holanda é como ter cá um iate no porto do Parque das Nações. Lool
Porto não, Marina. Lool
Sim mas isso deve se mesmo ao facto de que lá não é necessário ter um carro, pode ser necessário ter um carro para trabalhar sendo que nesse caso os encargos deviam ser da empresa. Manter estradas e uma estrutura focada no carro como temos agora é muito custosa para o Estado e para o país em si, nesse caso o carro deve ser visto como um luxo e não como uma necessidade. Acho que é daqui que provem o elevado custo de ter e manter um carro na Holanda.
“Manter estradas e uma estrutura focada no carro como temos agora é muito custosa para o Estado e para o país em si, nesse caso o carro deve ser visto como um luxo e não como uma necessidade.”
Sério, @Pedro?
Então os elektros tão fdd’s, qd eles descobrirem q aqueles mamutes lixam a estrada toda, vão bani-los looolooolool
Não pode ser, os sem vergonhas do lobby automóvel ficam muito zangados por deixar de facturar, e os governos coniventes do centro e da direita idem. Para continuar a extorquir aos parolos os carros têm de continuar a entupir as cidades e a gasear as populações. E quando houver inundações ainda maiores em Lisboa, com centenas ou milhares de mortos, isso é só um pequeno preço a pagar pelo nosso intocável estilo de vida.
Solução: não comprar carros elétricos. São tão ou mais(até 150.000km) poluidores que os CI.
Ter baterias menores não significa ter menos autonomia.
Então…que milagre é esse?
Baterias menores + carros mais pequenos e sobretudo mais eficientes = mesma autonomia.
Comparação tesla model s vs tesla model 3
Como é q uma bateria maior cabe num carro mais pequeno??
Ou, neste caso, pq não há model 3 com bateriais de 100 q equipam o modelS?
Qt ao alcance, por melhor que seja a aerodinâmica, a bateria nais pequena não vai fazer milagres. As grandes tb podem ser montadas em carros eficientes.
Portanto, até hoje, o maior alcance tem sido conseguido à custa de baterias cada vez maiores e pesadas e mais castigadoras para o ambiente.
Quem é que falou em bateria maior? O model 3 tem bateria mais pequena que o model s.
Não há model 3 com bateria de 100 kmh.
Tanto que vai fazer que faz.
Errado, o carro com maior alcance nem é o que tem a bateria maior.
Castigadores do ambiente andam os a combustão, onde usam minérios raríssimos que depois pouco ou nada são usados para o propósito que foram extraídos, caso dos catalisadores e filtros de partículas, ou porque roubam ou porque os retiram, poluem ao cubo, na produção, nas emissões que deixam de capturar, e nos processos de os voltar a meter em circulação para voltar tudo ao mesmo. Loooool, isto sim é gozar com o povo.
É capaz de não ser fácil encontrar um carro que bata a autonomia do Mercedes-Benz EQS com bateria bruta de 120KWh e 107,8 kWh úteis. Não sei…digo eu!
Claro que este menino é só mais um exemplo de “ecológico só de nome”!
Por acaso é um mercedes, o Vision EQXX.
Mais ecológico que qualquer outro da sua classe.
Eis o milagre:
https://www.portal-energia.com/novas-baterias-lfp-veiculos-eletricos-baratas-800km-autonomia/
“A Svolt Energy apresentou uma nova bateria LFP que promete… ”
De promessas está mundo cheio!
Bem, ainda o numero de BEV não são mais que residual e já se equaciona a falta de matéria prima.
Para não se cometer os erros do passado, onde isso aconteceu muitas vezes:
“Se realmente não queremos repetir os erros da insaciável dependência do petróleo, então a eficiência dos recursos tem de desempenhar um papel importante.”
Grande verdade!