Carro da Tesla caiu às mãos dos hackers na Pwn2Own de 2019
Tal como alguns sistemas operativos, também os carros da Tesla são considerados dos mais seguros. Esta proteção abrange áreas que vão para além das suas estruturas.
O seu software é proprietário e está constantemente a ser atualizado. Mas toda esta proteção caiu agora, com um Tesla a ser vítima dos ataques de hackers, na Pwn2Own de 2019.
A Pwn2Own é um evento anual que se foca nas questões de segurança de diversas áreas. Depois de termos visto os principais browsers a serem atacados e a serem descobertas falhas, é agora também a vez dos carros serem alvo.
Um Tesla foi vítima dos hackers na Pwn2Own
E, por incrível que pareça, também em 2019 houve vítimas. O grupo Fluoroacetate, composto por Amat Cama e Richard Zhu focaram os seus esforços num Tesla e conseguiram cumprir os seus intentos.
O browser deste carro foi o ponto de falha
O vetor de ataque deste duo para ultrapassar as proteções da Tesla foi o seu browser. Usaram um bug JIT no processo de renderização do browser para executar código no firmware do carro. O resultado final foi a apresentação de uma mensagem no seu sistema de entretenimento.
Esta proeza acabou por render ao grupo 2 prémios de imediato. O primeiro foi a quantia de 35 mil dólares e o segundo foi o próprio carro que conseguiram atacar com sucesso. O grupo acabou por ganhar mais 375 mil dólares por conseguir quebrar o Safari, Firefox, Edge, VMware Workstation e o Windows 10.
Em breve será lançada uma atualização
Após ter sido revelada a falha nos carros da Tesla, a empresa depressa reconheceu o problema. Muito em breve vai ser lançada uma atualização para corrigir este problema. Assim será trazida de volta a segurança aos seus carros.
Depois de vários anos a focarem-se nos browsers, sistemas operativos e em software, é chegada a vez dos carros serem também atacado. Estes novos cenários são importantes pois conseguem prevenir problemas bem maiores em situações reais.
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Não há nenhum software livre dos Hackers e está muito bem pagar-lhes para fazer um serviço para a comunidade, descobrindo falhas e podendo corrigir-se.
Claro , a partir do momento que tem net, a partir do momento que tem o Bluetooth com acesso ou Wi-fi está aberto ao mundo.
E futuramente qualquer Atentado que queiram fazer vai ser fácil como já foi provado basta desactivar funções no automóvel como diz o Trump é complicar e estragar o que funciona bem.
Falando de wifi, bluetooth, internet, eu irei mais longe….
A nivel mais basico, mais simples, A partir do momento que se tem um simples telemovel, sem internet, bluetooth, wifi, ou infrared…..onde se precisa de uma antena basica para efetuar chamadas, esta passivel se ser escutado, rastreado, triangulado e seguido…nao se iluda….a forma mais segura e anonima de comunicacao sao as cartas por correio.
coisa mais feia ter um tablet em cima do tablier… isto não são carros, são brinquedos pra meninos ricos que têm preguiça de aprender a conduzir!
Disparate. Ok, tens a tua opinião, mas parece-me que diminuíste a um denominador que se destacou na tua apreciação: dinheiro.
Se fosse um carro baratinho, será que já o achavas carro da tua preferência? Ou se fossem baratos e difíceis de conduzir, melhorava a apreciação que tens deles?
São caros dada a qualidade da tecnologia. Como temos visto, à medida que é amortizado o valor da investigação, desenvolvimento, produção e distribuição (sem falar no pós-venda) os preços, como em tudo, tendem a cair. Mas, como vais ver, esta marca ficará na história como a que obrigou o mundo a mudar de combustão interna para elétricos 😉
No entanto o denominador que ele destacou é aquele que todas as pessoas destacam em primeiro lugar quando apreciam um bem material, o dinheiro.
O futuro passa por os carros eléctricos e isso é inegável,no entanto, e digam o que disserem,usem os argumentos que quiserem nada será como um carro a gasolina em prazer de condução.
Claro, não se pode é carregar negativamente só porque é caro. Claro que passa pelos carros elétricos, vamos ver é como se faz.
Não consigo concordar menos…
O futuro passa pelo hidrogénio.
Isto dos elétricos é como a porcaria do notch nos telemóveis, uma solução temporária.
Espera até o nosso estado começar com impostos asserio como fazem com a gasolina.
Além de se pagar um valor irreal por um carro que não faz Lisboa Porto com um deposito/carga as deslocações ficam ao mesmo preço que um diesel.
E o hidrogeno é mais ecológico (agora fica bonito sermos ecológicos)
Vai me desculpar mas o hidrogénio alimenta uma pilha de combustivel que faz funcionar um motor eletrico…ou seja é um carro eletrico com pilha de hidrogénio…enquanto que os atuais são carros eletricos com bateria de litio recarregável…
Isso do “prazer de condução” é aberto a muita discussão.
Pessoalmente, sou fã de desportivos com mudanças manuais, sim bastante prazer na condução.
Mas para outros são os carros automáticos que lhes dá prazer.
Para a minha mulher um eléctrico com dimensões reduzidas e que praticamente se conduza sozinho é o melhor, e por aí fora, cada pessoa tem as suas preferências e o prazer de conduzir pode não estar nos veículos a gasolina.
Ás vezes pergunto-me… porque estas grandes empresas a nível mundial… não contratam hackers para ajuda-las internamente?
“dasd” pequena correçao na segunda linha
Obrigado pelo reparo.
O futuro deveria passar por podermos escolher carros que não se ligassem a nada. Quer atualizações? Coloque uma pen. Quer informações de trânsito ou de turismo? Use o telemóvel, que já de si é o que é. Ter um carro ligado online é um perigo imenso pois quanto mais automatismos houver, menos poder vamos ter para contrariar a máquina, e essa máquina pode ser controlada remotamente por terceiros, para carjacking, rapto, ou até mesmo para atentados. Há que ter muito, muito, muito cuidado com até onde a eletrónica pode tomar conta de um carro, mas se hoje há sensores para condução autónoma, haverá sempre a tendência de haver não só recolha de dados mas haver uma automação inteligente que aprende com a informação de outros veículos também… E aí temos o grande problema de as máquinas estarem interligadas e ligadas remotamente. Daí até haver a possibilidade de controlar essas máquinas com fins maliciosos vai uma ténue distância…