“Caixa negra” nos automóveis! Já se sabe o que vai ficar registado
A tecnologia direcionada para o segmento automóvel tem evoluído bastante. A segurança dos veículos é uma prioridade e nesse sentido as marcas estão conscientes que têm de fazer alguma coisa. Desde o passado dia 6 de julho que passou a ser obrigatório os automóveis terem um sistema ISA (Intelligent Speed Assistance), ou seja, um assistente de velocidade inteligente e também um estilo de caixa negra.
Mas afinal o que vai registar essa caixa negra?
Com o intuito de reduzir o índice de sinistralidade rodoviária, a União Europeia tornou obrigatória a instalação de novos sistemas nos automóveis a partir de 2022. Além do limitador de velocidade, vai passar também a ser obrigatória uma caixa negra nos automóveis. Tal como o primeiro, também a caixa negra gerou polémica, sobretudo por causa dos dados que recolhe.
A União Europeia tem como objetivo reduzir significativamente o número de acidentes rodoviários e a aposta é na limitação da velocidade e outros sistemas - ver aqui. Segundo o que foi referido, é objetivo reduzir as colisões em cerca de 30% e as mortes por acidentes rodoviários em 20%.
Caixa negra: o que é e para que serve?
Segundo o ACP, a caixa negra que vai passar a equipar os automóveis é idêntica à que já existe nos aviões. Contudo, ao contrário destes, nos carros o sistema não tem a capacidade de gravar conversas que ocorram no habitáculo. A caixa negra dos automóveis vai ser uma espécie de tacógrafo, utilizado nos veículos pesados. O objetivo da caixa negra é permitir a reconstituição em caso de acidente rodoviário, facilitando o apuramento de responsabilidades.
Atualmente, recorre-se a serviços de peritagem para se perceber se o condutor circulava em excesso de velocidade antes do acidente. Com a caixa negra, este serviço deixa de ser necessário, uma vez que o veículo fornecerá essa informação. Além disso, é possível ficar-se a saber se os passageiros usavam todos cintos de segurança no momento do acidente — o que recorrendo ao serviço de peritagem é mais difícil de concluir. Outra vantagem da caixa negra é que pode vir a permitir aos fabricantes de automóveis uma melhoria dos sistemas de segurança.
É obrigatória em todos os automóveis?
A obrigatoriedade da caixa negra nos automóveis só é aplicável a carros lançados a partir de julho de 2022, segundo a diretiva 2019/2144.
Que dados vai recolher?
A caixa negra nos automóveis vai registar dados de telemetria, como:
- A pressão no acelerador ou as rotações do motor
- O ângulo de viragem e a velocidade angular em graus
- A velocidade nos últimos 5 segundos
- O recurso aos travões
- A direção do Delta V (aceleração positiva ou negativa)
- A ativação dos airbags e pré-tensores dos cintos
- O uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes
- A variação da velocidade à qual o veículo foi submetido após o impacto
- A aceleração longitudinal em metros por segundo ao quadrado
Contudo, de modo a proteger os dados, a UE pretende que os mesmos sejam usados apenas em caso de acidente.
Este artigo tem mais de um ano
“e as dimensões dos ocupantes” como?? lol
Provavelmente com o diâmetro do cinto. Não sei..talvez
Os carros dos últimos anos sabem se os bancos estao ocupados para dar o alerta da falta de uso do sinto. Mas sensores de peso e dimensões do ocupantes? Deve ser idea de algum maluco. Bom se o pessoal nao quer o big brother que fique pelos carros clássicos.
Eu já vi quem, para não usar o cinto, puxa o do passageiro e põe no seu “fecho”, para não apitar… Com esta tecnologia seria um caso facilmente percetível.
Também já vi “meninos” com os pés no banco e o cinto á volta das pernas (também o fiz na minha infância). Se tens um jovem de 12, 13 anos como ocupante e tens um diâmetro de cinto que dá pra sentar um adulto de 120kg, também é fácil de detetar o “mau uso” do sistema de segurança.
Até parece que molas da roupa para prenderem o cinto e elásticos a fazer peso nos sensores não existem…
O sistema dá sempre para ser enganado por quem realmente quer enganar.
Pode ter algum sensor de peso, tipo balança.
não será para tipo, adulto ou cadeira de criança (isofix) ?
balança no assento, posição do assento e tamanho do cinto de segurança usado dá para estimar o tamanho da pessoa. não com precisão mas suficiente para excluir possiblidades.
Será logo a primeira coisa que as seguradoras vão pedir para se descartar de pagamentos… Vão ver…
Foi a primeira coisa que pensei ao ler o artigo.
Seria interessante as seguradoras virem dizer que com estas medidas os seguros podem baixar de preço uma vez que os seus custos vão baixar drasticamente com pesssoal (peritos e afins ), e claro o valor despendido em sinistros.
Despesas com sinistros não baixam, se não é uma que paga é a outra.
Isso é certinho!
Agora com a velocidade automática vamos andar todos feitos robot em fila indiana.
os nossos antepassados eram seres livres e felizes, a evolução tem estes males de cada vez mais vivemos controlados por uma grande janela
É a janela que controla, ou é quem está do outro lado?
Livres e felizes a matar na estrada? Antigamente a esperança média de vida era muito menor. Isto é segurança. Se há leis para cumprir, e há incumprimentos, é importante ter como avaliar quem incumpriu com factos sólidos.
Não te esqueças de votar no Sócrates, rapaz.
Se houverem católicos por aqui, podem-te responder que não é isso que está na Bíblia… (Em relação à esperança média de vida) 😀
E nao tinham carros.
A força que têm as Seguradoras ..
Mas obviamente o que “inv€stiram” a convencer uns quantos políticos compensa “largueiro”, quando comparado com o que vão deixar pagar em “peritos” e em indemnizações.
já agora também podia registar os piscas e as luzes
E os que conduzem na faixa do meio nas AE’s!!!! 😀 😀
Podias aprender a diferença entre faixa e via…
E não entendeste o que ele disse?
Então resultou em termos de comunicação.
Para bom entendedor, meio Guedes basta
Os piscas não podem ser relevantes, uma vez que a lâmpada pode queimar a qualquer momento sem o condutor saber e com isso, embora o condutor tenha acionado o «pisca», ele não está a funcionar, o que faz prevalecer a lei, que diz que só podemos alterar a direção do veículo após verificar se esta é segura, ou seja, dar o pisca não dá prioridade.
errado, o pisca é relevante (serve para indicar aos outros o que pretendes fazer).
Se deixa de funcionar o comportamento no painel é diferente para alertar o condutor da anomalia.
Mesmo com as lampadas fundidas, normalmente a intermitencia até é maior no painel.
O que vai registar na “caixa preta” não é se as lampadas funcionaram, é se a manete foi devidamente accionada e com antecedencia
+1
Basta abrir a diretiva e está lá mencionado.
cada vez mais vivemos num “big brother” !!! vivemos em regimes ditatoriais … mas tudo sob a capa da “liberdade” …. e ainda por cima é o consumidor final que paga tais sistemas para ser controlado !!!
Não é a capa da liberdade, mas sim da segurança, porque a liberdade, essa, está a ser-nos retirada aos poucos… Dizendo que é para a nossa segurança… 🙁
a segurança cabe-nos a nós individualmente !!! e não ao Estado, este só se deveria preocupar com o terrorismo e criminalidade … mas é tudo em prol da segurança, carros que vigiam os nossos passos, camaras de video-vigilância nos locais públicos, telemóveis que guardam os nossos passos e hábitos, etc … tudo em nome da segurança !!! só não te vêm (acho eu) quando estás no teu WC em tua casa ….. já ultrapassamos tudo o que é razoável !!!
@Pedro respeito a sua opinião, mas já vimos que o livre arbítrio não funciona, vou acreditar que é uma pessoa cumpridora, mas quantas pessoas se cruza que não cumprem com nada?
Eu acho graça é o pessoal que espalha a vida toda nas redes sociais e depois quando toca a seguir “regras” é tudo uma cabala de controle, não sei se é o seu caso estamos só a conversar.
Agora imagine com tantas regras/controle é a selva que todos vimos agora imagine sem regras
Também compreendo o raciocínio mas devemos olhar para o que este bigbrother trouxe para a avião. Tem permitido que a cada acidente/incidente se entenda as falhas/erros e sejam corrigidos/melhorados.
Deveremos ser críticos sempre que toda esta informação é usada de forma errada.
“a segurança cabe-nos a nós”, então e quando outro animal vai a 200 e tu vais a 120? O outro está a pôr em causa a tua segurança o estado já deve intervir…
Agora dizes que não queres mais controle mas não dá soluções alternativas…
Educação.
as caixas negras nos aviões são bastante limitadoras das nossas liberdades individuais. Quem me dera voar eu num avião sem certificação e com pilotos sem formação!! Sentiria-me muito mais livre e vivo a cada aterragem bem sucedida. Mas as caixas negras retiraram essa adrenalina de voar….esta tecnologia ditatorial!
Ainda bem que ainda ninguém se lembrou de criar um dispositivo de controlo de personalidade que cada um de nós voluntariarmente adquire e transporta todos os dias no bolso! aí é que o big brother se revelaria..
e piscas? nada? é das coisas que a malta mais falha. Então em rotundas nem se fala.
Malta que diz ‘ah meti pisca sim!’, quando na verdade aproveitam enquanto estão a virar o volante para o ligar..
Ora, toda a gente sabe que em Portugal primeiro vira-se, depois liga-se o pisca, a seguir olha-se, e no fim é que se trava, já em cima do outro. Normalmente termina-se a excelente condução utilizando a buzina e trocando gestos.
+1
Na diretiva está, no pequeno texto do ACP é que não
Quem não estiver de acordo com as condições de utilização dos carros novos tem sempre uma opção: não os comprar.
Quem não estiver de acordo com as condições de utilização dos carros novos tem sempre uma opção: não os comprar.
Claro… faz todo o sentido!
Só que primeiro compras, depois é que aceitas os termos…
Vocês não vão ter nada (vão ser controladinhos até ao tutano) e vai ser “felizes”.
*vão
Mas a verdade é que não temos nada. Usamos durante algumas décadas bens materiais, dinheiro, conhecimentos e cultura, que quase se podem considerar emprestadas temporariamente, enquanto estamos vivos e conscientes. Passado um minuto de morrermos já perdermos isso tudo para sempre.
Também regista quando a direção bloqueia nos carros novos e depois dizem que foi álcool e excesso de velocidade?
Os camiões já tem isto há anos e a minha mota nova (z900) também já tem. Só que não cumpre o código é que tem medo desta caixa negra…
Evidentemente esqueceram-se de meter:
– o estado das luzes;
– o estado dos indicadores luminosos de mudança de direcção;
– indicações de sensores de chuva;
– vídeo com som interior e exterior dos 30 minutos antes e depois do incidente/ acidente;
– indicação dos níveis de pressão dos pneus;
– indicação de qual o nível de alcoolemia do condutor, determinado antes de ligar o veículo e começar a conduzir, filmado, e caso feito por outra pessoa que não o condutor deveria ser crime muito grave;
– indicação do nível de toxicidade no corpo da pessoa com substâncias capazes de afectar a capacidade de condução (pelo menos as que podem ser determinadas com um teste rápido automático e cujo aparelho possa ser reutilizado vezes sem conta sem qualquer problema);
– Indicação do percurso com registo de coordenadas GPS e respectivas velocidades e data & hora dos últimos 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos;
– Indicação do membro do Estado que deu a permissão à pessoa para realizar aquela viagem, e qual/ quais as razões que justificaram colocar o resto da comunidade em risco.
Aqui tambem devia haver uma caixa negra, para registar o grau de idiotice… LoL
João PTT, infelizmente isso não é feito, mas deveria, pois se esses dados fossem bem trabalhados, garantindo o anonimato das pessoas -excepto lá está, em caso de sinistro -, poderíamos ter veículos muito mais seguros, pessoas muito mais conscientes a conduzir, e sistemas inteligentes de apoio à condução que salvariam vidas. Que diria se o seu carro lhe salvasse a vida aconselhando-o a mudar de fila de trânsito para não ir atrás do condutor do veículo XX ZZZ XX que faz 90% das curvas mal? Ou atrás do veículo AA BBBB AA que normalmente não sinaliza antecipadamente as mudanças de direcção? E se todo esse sistema integrado diminuísse brutalmente a taxa de acidentes mortais e de feridos? Olha que é pena que a sua ironia não se venha a tornar já realidade.
Foi uma ironia, mas muito me vou admirar se nos próximos anos não tiver de registar essas informações e muitas mais, e enviar automaticamente e em permanência para algum centro de dados do Estado, e em caso de falsificação não só resultar na apreensão e reversão a favor do Estado, mas também prisão do proprietátio(s), e no caso das empresas dos proprietários ou pelo menos dos administradores.
E se o condutor ia com o dedo no nariz ou no volante.
Lobbying por parte das seguradoras, puro e duro. Vão poupar muito dinheiro com este sistema de controlo.
Tanta substância química que é utilizada na agricultura, processamento de comida, etc, etc e com tantos efeitos nefastos – biodiversidade, doenças, …- e a UE continua a assobiar para o lado.
É o nosso livre arbítrio que está em causa com estes sistemas de controlo
Meu amigo temos de desviar o foco dos verdadeiros problemas .
Além disso existe um enorme desejo de controlar as liberdades pessoais , por isso a grande censura que se assiste…. e não só.
A grande preocupação não é a mentira a preocupação é que a verdade não se saiba.
Já não vai ser possível dar uma facadinha no matrimónio dentro do carro? Ora bolas!
Acho tudo muito bem!
as caixas negras nos aviões são bastante limitadoras das nossas liberdades individuais. quem me dera voar eu num avião sem certificação e com pilotos maus. Sentiria-me muito mais livre e vivo a cada aterragem bem sucedida. Mas as caixas negras retiraram essa adrenalina de voar….esta tecnologia dominadora! ainda bem que ainda ninguém se lembrou de criar um dispositivo de controlo de personalidade que cada um de nós voluntariarmente adquire e transporta todos os dias no bolso!
Pois sim. Não sabes o que eu sofro todos os dias no meu carro de 2011 sem poder saber que os meus travões e acelerações são registrados e podem ser utilizados contra mim mesmo não tendo a culpa. É fatigante ter essa opção de poder fazer a reparações ao meu meio de transporte e não ter como única opção ter que entregar o carro a marca. E se a marca diz não reparamos, não sabes a felicidade que isso me ira trazer.
Que ingénuo eres…
E quando é que vão controlar as inspeções para parar os artistas que fazem falcatruas a toda a hora?
O governo gasta milhares de milhões em coisas inúteis.
Os srs do ACP compararem aquilo que escreveram ao que as “caixas negras” que são cor de laranja nos aviões registam, é porque não conhecem mesmo o que é registado nos aviões.
A UE aprovou avioes com rodas! que os compre ! não tenho tensões de comprar lixo.
Na compra de um carro novo ,terá a grande alegria de se sentir sempre acompanhado por um bufo !
Esta medida vai ser como a medida do IUC em 2007… é comprar até esta data…siga, mais uns anitos!!
Podem ficar com eles!
Já começa a ser tópico em qualquer conversa de este género. Esta polarização de opiniões e ataques. Se é o perigo do fim do mundo das mortes nas estradas, como se as seguradoras, fabricantes ou governos estão preocupados com isso. Os erros ortográficos dos outros como se isso fosse um contra argumento. Ou o mais radiculo. Não gostas não compras.
90% da população a debater contra e a favor de este tipo de medidas quando não se dão conta que elas não se irão aplicar aos restante 10% que justamente são os que a promovem e aplicam.
Terminaram os dias em que a população sera libre de poder circular ou pelo menos ter a facilidade de o fazer. Automóveis mais caros, limitados, e certamente impossíveis de poder ser reparados pelos seus donos é o que esta apara vir.
Ter um automóvel sera um luxo e poder se deslocar como foi possível nos últimos 100 anos também o sera. cada vez mais o individuo sera controlado, perseguido e submetido as regras e procedimentos de uma estrutura lentamente que se vai instalando nas vidas dos indivíduos. Viveremos numa sociedade em que a felicidade não esta na liberdade e nos perigos que dai podem vir mas sim na desnecessidade de escolher. Disfrutem estes últimos 10 a 20 anos das vossas vidas com toda a plenitude já que serão certamente os últimos da sociedade antes de se transformar numa colmeia.
A Dash Cam também dava muito jeito para perceber os acidentes.
Está tudo preocupado com controlo. Mas depois esquecem-se que quem usa cartão de débito ou crédito é mais controlado e quem usa iPhones mais é ainda.
Os defensores do cumprimento dos limites de velocidade pensam: Se vais 10 Km acima do limite de velocidade és um selvagem, és um criminoso!!
Pois são desses cumpridores que tenho medo: a grande maioria só fazem m€rd@ na estrada e ainda por cima como não têm a mínima noção que a estão a fazer, culpam os outros por ocupar a estrada que supostamente é só deles…
Os carros deviam vir equipados com um martelo e quando o condutor fizesse asneiras levava uma martelada na cabeça, para aprender… Acredito que os cumpridores nem sabiam porquê.
Marteladas seria pouco eheheh. É com cada abécula…
Só velhos do Restelo. Quando se tornou obrigatório o uso do cinto toda a gente se queixou que era um horror… Vão lá ver os números de quantos já foram salvos pelos cintos…
Eu gostaria que tivessem um sensor que medisse a qualidade dos pisos (irregularidades) que também metem em risco a segurança dos condutores, mas isso eles preferem optar pela máxima que o condutor tem que adaptar a velocidade às condições, para que o estado se livre de responsabilidades.