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“Caixa negra” nos automóveis! Já se sabe o que vai ficar registado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. iDespairing says:

    “e as dimensões dos ocupantes” como?? lol

    • Pedro Pinto says:

      Provavelmente com o diâmetro do cinto. Não sei..talvez

      • iDespairing says:

        Os carros dos últimos anos sabem se os bancos estao ocupados para dar o alerta da falta de uso do sinto. Mas sensores de peso e dimensões do ocupantes? Deve ser idea de algum maluco. Bom se o pessoal nao quer o big brother que fique pelos carros clássicos.

        • Sabe-se lá says:

          Eu já vi quem, para não usar o cinto, puxa o do passageiro e põe no seu “fecho”, para não apitar… Com esta tecnologia seria um caso facilmente percetível.
          Também já vi “meninos” com os pés no banco e o cinto á volta das pernas (também o fiz na minha infância). Se tens um jovem de 12, 13 anos como ocupante e tens um diâmetro de cinto que dá pra sentar um adulto de 120kg, também é fácil de detetar o “mau uso” do sistema de segurança.

          • Realista says:

            Até parece que molas da roupa para prenderem o cinto e elásticos a fazer peso nos sensores não existem…

            O sistema dá sempre para ser enganado por quem realmente quer enganar.

    • Amilcar Alho says:

      Pode ter algum sensor de peso, tipo balança.

    • someone says:

      balança no assento, posição do assento e tamanho do cinto de segurança usado dá para estimar o tamanho da pessoa. não com precisão mas suficiente para excluir possiblidades.

  2. TugAzeiteiro says:

    Será logo a primeira coisa que as seguradoras vão pedir para se descartar de pagamentos… Vão ver…

  3. joao says:

    os nossos antepassados eram seres livres e felizes, a evolução tem estes males de cada vez mais vivemos controlados por uma grande janela

  4. Jorge says:

    A força que têm as Seguradoras ..
    Mas obviamente o que “inv€stiram” a convencer uns quantos políticos compensa “largueiro”, quando comparado com o que vão deixar pagar em “peritos” e em indemnizações.

  5. não te interessa says:

    já agora também podia registar os piscas e as luzes

  6. pedro says:

    cada vez mais vivemos num “big brother” !!! vivemos em regimes ditatoriais … mas tudo sob a capa da “liberdade” …. e ainda por cima é o consumidor final que paga tais sistemas para ser controlado !!!

    • Amilcar Alho says:

      Não é a capa da liberdade, mas sim da segurança, porque a liberdade, essa, está a ser-nos retirada aos poucos… Dizendo que é para a nossa segurança… 🙁

      • pedro says:

        a segurança cabe-nos a nós individualmente !!! e não ao Estado, este só se deveria preocupar com o terrorismo e criminalidade … mas é tudo em prol da segurança, carros que vigiam os nossos passos, camaras de video-vigilância nos locais públicos, telemóveis que guardam os nossos passos e hábitos, etc … tudo em nome da segurança !!! só não te vêm (acho eu) quando estás no teu WC em tua casa ….. já ultrapassamos tudo o que é razoável !!!

        • B@rão Vermelho says:

          @Pedro respeito a sua opinião, mas já vimos que o livre arbítrio não funciona, vou acreditar que é uma pessoa cumpridora, mas quantas pessoas se cruza que não cumprem com nada?
          Eu acho graça é o pessoal que espalha a vida toda nas redes sociais e depois quando toca a seguir “regras” é tudo uma cabala de controle, não sei se é o seu caso estamos só a conversar.
          Agora imagine com tantas regras/controle é a selva que todos vimos agora imagine sem regras

        • Ogoid says:

          Também compreendo o raciocínio mas devemos olhar para o que este bigbrother trouxe para a avião. Tem permitido que a cada acidente/incidente se entenda as falhas/erros e sejam corrigidos/melhorados.
          Deveremos ser críticos sempre que toda esta informação é usada de forma errada.

        • Dinis says:

          “a segurança cabe-nos a nós”, então e quando outro animal vai a 200 e tu vais a 120? O outro está a pôr em causa a tua segurança o estado já deve intervir…
          Agora dizes que não queres mais controle mas não dá soluções alternativas…

    • Ze das caldas says:

      as caixas negras nos aviões são bastante limitadoras das nossas liberdades individuais. Quem me dera voar eu num avião sem certificação e com pilotos sem formação!! Sentiria-me muito mais livre e vivo a cada aterragem bem sucedida. Mas as caixas negras retiraram essa adrenalina de voar….esta tecnologia ditatorial!
      Ainda bem que ainda ninguém se lembrou de criar um dispositivo de controlo de personalidade que cada um de nós voluntariarmente adquire e transporta todos os dias no bolso! aí é que o big brother se revelaria..

  7. mamba says:

    e piscas? nada? é das coisas que a malta mais falha. Então em rotundas nem se fala.
    Malta que diz ‘ah meti pisca sim!’, quando na verdade aproveitam enquanto estão a virar o volante para o ligar..

  8. Grunho says:

    Quem não estiver de acordo com as condições de utilização dos carros novos tem sempre uma opção: não os comprar.

  9. Grunho says:

    Quem não estiver de acordo com as condições de utilização dos carros novos tem sempre uma opção: não os comprar.

  10. deeppurple says:

    Vocês não vão ter nada (vão ser controladinhos até ao tutano) e vai ser “felizes”.

    • Vasco says:

      Mas a verdade é que não temos nada. Usamos durante algumas décadas bens materiais, dinheiro, conhecimentos e cultura, que quase se podem considerar emprestadas temporariamente, enquanto estamos vivos e conscientes. Passado um minuto de morrermos já perdermos isso tudo para sempre.

  11. JR says:

    Também regista quando a direção bloqueia nos carros novos e depois dizem que foi álcool e excesso de velocidade?

  12. Dinis says:

    Os camiões já tem isto há anos e a minha mota nova (z900) também já tem. Só que não cumpre o código é que tem medo desta caixa negra…

  13. Joao Ptt says:

    Evidentemente esqueceram-se de meter:
    – o estado das luzes;
    – o estado dos indicadores luminosos de mudança de direcção;
    – indicações de sensores de chuva;
    – vídeo com som interior e exterior dos 30 minutos antes e depois do incidente/ acidente;
    – indicação dos níveis de pressão dos pneus;
    – indicação de qual o nível de alcoolemia do condutor, determinado antes de ligar o veículo e começar a conduzir, filmado, e caso feito por outra pessoa que não o condutor deveria ser crime muito grave;
    – indicação do nível de toxicidade no corpo da pessoa com substâncias capazes de afectar a capacidade de condução (pelo menos as que podem ser determinadas com um teste rápido automático e cujo aparelho possa ser reutilizado vezes sem conta sem qualquer problema);
    – Indicação do percurso com registo de coordenadas GPS e respectivas velocidades e data & hora dos últimos 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos;
    – Indicação do membro do Estado que deu a permissão à pessoa para realizar aquela viagem, e qual/ quais as razões que justificaram colocar o resto da comunidade em risco.

    • Mf3rRo says:

      Aqui tambem devia haver uma caixa negra, para registar o grau de idiotice… LoL

    • Vasco says:

      João PTT, infelizmente isso não é feito, mas deveria, pois se esses dados fossem bem trabalhados, garantindo o anonimato das pessoas -excepto lá está, em caso de sinistro -, poderíamos ter veículos muito mais seguros, pessoas muito mais conscientes a conduzir, e sistemas inteligentes de apoio à condução que salvariam vidas. Que diria se o seu carro lhe salvasse a vida aconselhando-o a mudar de fila de trânsito para não ir atrás do condutor do veículo XX ZZZ XX que faz 90% das curvas mal? Ou atrás do veículo AA BBBB AA que normalmente não sinaliza antecipadamente as mudanças de direcção? E se todo esse sistema integrado diminuísse brutalmente a taxa de acidentes mortais e de feridos? Olha que é pena que a sua ironia não se venha a tornar já realidade.

      • Joao Ptt says:

        Foi uma ironia, mas muito me vou admirar se nos próximos anos não tiver de registar essas informações e muitas mais, e enviar automaticamente e em permanência para algum centro de dados do Estado, e em caso de falsificação não só resultar na apreensão e reversão a favor do Estado, mas também prisão do proprietátio(s), e no caso das empresas dos proprietários ou pelo menos dos administradores.

    • Olaf says:

      E se o condutor ia com o dedo no nariz ou no volante.

  14. Joaquim says:

    Lobbying por parte das seguradoras, puro e duro. Vão poupar muito dinheiro com este sistema de controlo.
    Tanta substância química que é utilizada na agricultura, processamento de comida, etc, etc e com tantos efeitos nefastos – biodiversidade, doenças, …- e a UE continua a assobiar para o lado.
    É o nosso livre arbítrio que está em causa com estes sistemas de controlo

    • 1984 says:

      Meu amigo temos de desviar o foco dos verdadeiros problemas .
      Além disso existe um enorme desejo de controlar as liberdades pessoais , por isso a grande censura que se assiste…. e não só.
      A grande preocupação não é a mentira a preocupação é que a verdade não se saiba.

  15. Luís Silva says:

    Acho tudo muito bem!

  16. Ze das caldas says:

    as caixas negras nos aviões são bastante limitadoras das nossas liberdades individuais. quem me dera voar eu num avião sem certificação e com pilotos maus. Sentiria-me muito mais livre e vivo a cada aterragem bem sucedida. Mas as caixas negras retiraram essa adrenalina de voar….esta tecnologia dominadora! ainda bem que ainda ninguém se lembrou de criar um dispositivo de controlo de personalidade que cada um de nós voluntariarmente adquire e transporta todos os dias no bolso!

    • Paulo says:

      Pois sim. Não sabes o que eu sofro todos os dias no meu carro de 2011 sem poder saber que os meus travões e acelerações são registrados e podem ser utilizados contra mim mesmo não tendo a culpa. É fatigante ter essa opção de poder fazer a reparações ao meu meio de transporte e não ter como única opção ter que entregar o carro a marca. E se a marca diz não reparamos, não sabes a felicidade que isso me ira trazer.
      Que ingénuo eres…

  17. secalharya says:

    E quando é que vão controlar as inspeções para parar os artistas que fazem falcatruas a toda a hora?

    O governo gasta milhares de milhões em coisas inúteis.

  18. Helio says:

    Os srs do ACP compararem aquilo que escreveram ao que as “caixas negras” que são cor de laranja nos aviões registam, é porque não conhecem mesmo o que é registado nos aviões.

  19. robin says:

    A UE aprovou avioes com rodas! que os compre ! não tenho tensões de comprar lixo.

  20. 1984 says:

    Na compra de um carro novo ,terá a grande alegria de se sentir sempre acompanhado por um bufo !

  21. falcaobranco says:

    Esta medida vai ser como a medida do IUC em 2007… é comprar até esta data…siga, mais uns anitos!!

  22. Yamahia says:

    Podem ficar com eles!

  23. Paulo says:

    Já começa a ser tópico em qualquer conversa de este género. Esta polarização de opiniões e ataques. Se é o perigo do fim do mundo das mortes nas estradas, como se as seguradoras, fabricantes ou governos estão preocupados com isso. Os erros ortográficos dos outros como se isso fosse um contra argumento. Ou o mais radiculo. Não gostas não compras.
    90% da população a debater contra e a favor de este tipo de medidas quando não se dão conta que elas não se irão aplicar aos restante 10% que justamente são os que a promovem e aplicam.
    Terminaram os dias em que a população sera libre de poder circular ou pelo menos ter a facilidade de o fazer. Automóveis mais caros, limitados, e certamente impossíveis de poder ser reparados pelos seus donos é o que esta apara vir.
    Ter um automóvel sera um luxo e poder se deslocar como foi possível nos últimos 100 anos também o sera. cada vez mais o individuo sera controlado, perseguido e submetido as regras e procedimentos de uma estrutura lentamente que se vai instalando nas vidas dos indivíduos. Viveremos numa sociedade em que a felicidade não esta na liberdade e nos perigos que dai podem vir mas sim na desnecessidade de escolher. Disfrutem estes últimos 10 a 20 anos das vossas vidas com toda a plenitude já que serão certamente os últimos da sociedade antes de se transformar numa colmeia.

  24. Bruno says:

    A Dash Cam também dava muito jeito para perceber os acidentes.

  25. Coutrim says:

    Está tudo preocupado com controlo. Mas depois esquecem-se que quem usa cartão de débito ou crédito é mais controlado e quem usa iPhones mais é ainda.

  26. Alex says:

    Os defensores do cumprimento dos limites de velocidade pensam: Se vais 10 Km acima do limite de velocidade és um selvagem, és um criminoso!!
    Pois são desses cumpridores que tenho medo: a grande maioria só fazem m€rd@ na estrada e ainda por cima como não têm a mínima noção que a estão a fazer, culpam os outros por ocupar a estrada que supostamente é só deles…
    Os carros deviam vir equipados com um martelo e quando o condutor fizesse asneiras levava uma martelada na cabeça, para aprender… Acredito que os cumpridores nem sabiam porquê.

  27. Dinis says:

    Só velhos do Restelo. Quando se tornou obrigatório o uso do cinto toda a gente se queixou que era um horror… Vão lá ver os números de quantos já foram salvos pelos cintos…

  28. Tezouro says:

    Eu gostaria que tivessem um sensor que medisse a qualidade dos pisos (irregularidades) que também metem em risco a segurança dos condutores, mas isso eles preferem optar pela máxima que o condutor tem que adaptar a velocidade às condições, para que o estado se livre de responsabilidades.

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