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“Caça à multa”: Radares de velocidade móveis têm de estar sinalizados?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Gomes says:

    Sim.
    Como já disse o nosso “Pedro Gomes” em assuntos similares… Teem de…
    “Em portugal só os seguintes modelos estão ou estiveram homologados, sendo que muitos deles estão ao dia de hoje estão com certificação caducada :

    MARCA Jenoptik MODELO MultaRadar C-SD580
    MARCA Jenoptik MODELO MultaRadar C D/20
    MARCA Multanova MODELO MUVR-6FD
    MARCA Jenoptik MODELO MultaRadar C
    MARCA Polcam MODELO SmartEye ST-1
    MARCA Jenoptik MODELO TraffiStar SR390
    MARCA Vitronic MODELO Poliscan Speed M1 HP2

    caso de duvida estes dados são de consulta publica, e a primeira coisa que devem fazer se forem controlados em excesso de velocidade e se for presencialmente pedir ao agente autuante para verificar fisicamente o equipamento autuante e se o mesmo tem o CERTIFICADO
    DE VERIFICAÇÃO válido, caso seja notificado por CTT consultar o numero do equipamento e consultar o seu certificado online.
    olhando para a lista verificamos radares em funcionamento com CERTIFICADO
    DE VERIFICAÇÃO caducado a mais de 2 anos.

    Os radares assim como alcoômetros, etc primeiro tem de ser publicado o decreto lei onde consta o marca modelo numero de serie dos mesmos, além disso tem de estar publicado no site da ANSR para consulta publica os dados dos mesmos, inclusive no caso dos actualmente radares instalados nas viaturas da PSP os famosos PETARDS PROVIDA 2000 DVR tem de constar no certificado a marca da viatura assim como modelo numero do chassis e pneumáticos.
    sobre proteção de dados e entender a diferença entre o que é um lugar público e um lugar de acesso ao público. faz toda a diferença.

    e não um radar montado seguindo as regras europeias não detta os carros que circula no sentido oposto, ele tem de ser regulado para a largura da via onde onde vai ser colocado.

    Por fim o direito a imagem só por si garante que se não existir permissão a captura de imagem é uma violação a constituição.
    Pela sua ordem de ideias qualquer um pode usar a sua propriedade pois a constituição defende o direito a propriedade e não ao uso exclusivo da sua propriedade por si.”

    • batraquio says:

      Boas não pensem Vossas Ex.cas da desinformação que nenhum GNR ou PSP multa com radares sem estarem devidamente homologados, isso é a maior treta que este fórum pode permitir. e eu sei daquilo que falo. Pois nenhum GNR ou PSP faz multas para depois ter um processo disciplinar por esse motivo. Os Radares SINCRO fazem até 20 faixas de rodagem e transito em sentido oposto. por aproximação ou afastamento. Fiquem V/ Ex.cas das desinformação que em frança até os sinais com SINCRO efetuam multas.

  2. Xico says:

    Tudo em nome da segurança claro. ..
    Bandidos!

    • AB says:

      Que cumpre os limite não tem nada com que se preocupar, os idiotas que andam a 200 a fazer manobra perigosas esses deviam todos ficar sem carta.
      Não sei qual dele és, mas ou não te preocupes, ou destroi a carta e para de comduzir e colocar os outros em perigo.

      • Yamahia says:

        E um radar escondido vai solucionar o problema. Yá fixe.
        Por estas e por outras é que vamos continuar com os mais altos índices de sinistralidade da UE.

        • Grunho says:

          Se o radar escondido não solucionar o problema, caçando à má fila o javardo e deixando de atalaia o resto do pelotão, então não sei o que o vai solucionar.

          • Yamahia says:

            Os nrs estão aí para quem quiser analisar. Mais radares=a mais acidentes, mais mortes, mais feridos graves.
            O foco está todo na velocidade apesar das próprias autoridades não conseguirem justificar mais do q 4,8% como causa de acidentes.

            A esperteza saloia das autoridades é meter um radar fixo e baixar os limites a que todos já se habituaram naquele troço. Quem não cair com este método, vai cair com os radares móveis invariavelmente instalados em cascata.
            O último exemplo do que me apercebi recentemente, de rir; Marateca-Grândola, numa extensão de 50kms no melhor e mais seguro troço da EN para o Algarve, sem cruzamentos, sem localidades, sem pessoas, sem animais(tudo vedado), a vel. max. é 70.
            Aquilo é de tal forma ridículo que nas várias faixas de aceleração/ultrapassagem a velocidade mínima é 70 mas se fores a 71 potencialmente já comes, mas se fores a 69, comes na mesma. Em resumo, és preso por ter cão e preso por não ter .
            Que palhaços pá,
            looolooolool

          • rjSampaio says:

            “Os nrs estão aí para quem quiser analisar. Mais radares=a mais acidentes, mais mortes, mais feridos graves.”

            Comparativamente com o resto da europa Portugal têm:
            Menos multas
            Menos radares
            Mais fatalidades

            ps.: Ajustado ao numero de condutores/km, e quando digo mais/menos estou a falar estar perto do topo ou fundo da lista.
            Portanto nao podias estar mais errado

          • Toni says:

            O pessoal dos carros que só arranca quando se ligam á NET um dia vão saber… 🙂 Não vão poder dar um peido

          • Yamahia says:

            Tem. Por km percorrido? de certeza?
            De qq forma qo mesmo tempo que meteram mais radares em PT, aumentaram o nr de “multas e fatalidades” Repito, os nrs estão ai para se verem e analisarem.

      • Xico says:

        O problema é que o objectivo dos radares nao é caçar idiotas que andam a 200. É facturar o mais possível! Abre os olhos mula! Deves ser daqueles que tb dizem todes

      • Gaia says:

        O verdadeiro problemas não é ir a 200… É a qualidade das estradas que temos que nem na Romênia vi disto…. Quem não acreditar faça Gaia-Aveiro pela Nacional 1… Mas façam de TT para não saltar nenhuma jante ou cair lá dentro de moto…

        • Yamahia says:

          Lool. Prái nunca fui que já é muito pára arranca.
          Normalmente não passo da Mealhada em nacional.
          Mas acredito. Comparar qq EN portuguesa com por
          a exemplo a estrada do mediterrâneo no sul de Espanha é o mesmo que comparar cocó com pasteis de nata. Eheh

      • Lulu says:

        Claro filho…porque quem anda a 40/50 (limites de alguumas Nacionais) é em nome da segurança

      • WhiskasSaquetas says:

        90% dos casos são as manobras perigosas as causadoras de acidentes….
        Não me acredito que ande a 50km/h dentro de um vila com boa estrada. Impossível, a não ser que tenha uns 60 …70 anos, esteja reformado ou dado à idade os reflexos não serem os mesmos.
        O meu pai é desses que tem esse paleio de que tem de se cumprir os limites de velocidade, e não é que ele já tem mais de 7 multas de excesso de velocidade e eu não (tenho 25 anos de carta).
        Conclusão, os que tem o seu paleio são os piores 😉

      • Juanita says:

        Espero qye quando te acontecer a ti tenhas a hombridade e honestidade de te incluires na classe dos idiotas

  3. Yamahia says:

    Os radares fixos são o isco. Qd o condutor pensa que já se safou, zucas estão logo dois ou três à frente a facturar eheh

  4. AB says:

    Seria de melhor gosto o titulo da noticia ser “Caça aos Infratores”, se os agentes da autoridade andassem a fazer caça a multa seria mais facil mandar parar todos os veiculos e inspecionar os condutores e os veículos.

  5. LA says:

    É pena é só se colocarem radares de velocidade. Deveriam era colocar radares para controlar a velocidade, a utilização do telemóvel, as manobras perigosas e a utilização, sem justificação das faixas mais à esquerda.

  6. Márcio says:

    Só não concordo com a questão da prevenção.. se um radar está escondido e não sinalizado, a parte preventiva fica onde?

    • rjSampaio says:

      Aparentemente o tuga só cumpre as leis quando tem medo que lhe vão ao bolso, dai que só reclama dos “escondidos” porque os outros é so abrandar 100m e depois cagam nos limites novamente.

  7. Fernando says:

    Claro que é a caça à multa, para alimentar a classe dos incompetentes que gravitam na classe politica.

  8. Paulo says:

    Enfim se o problema é os acidentes o melhor era tirar a carta a quem têm muitos acidentes , pois infelizmente existem muito mau condutor por aí que mesmo a 60km por hora conseguem ter acidentes . Um bom condutor atento e que tenha noção do que é conduzir em altas velocidades numca vai ter nenhum acidente so se for um maçarico e burro que exagere na velocidade quando à muitos carros na estrada . Agora com um carro bom e tantas estradas boas e varias vias livres .é quaze impossível haver acidentes. Esses limites de estrada são da altura dos carros antigos sem abs e etc… se os carros evoluiram os limites de velocidade deviam também de evoluir . Mas como isto assim da dinheiro ao estado assim vai continuar

    • PoisPois says:

      “…pois infelizmente existem muito mau condutor por aí que mesmo a 60km por hora conseguem ter acidentes…”

      Correto @Paulo, escreveste uma grande verdade e são estes azeiteiros que mais gostam dos radares, tipo “Se eu não consigo, também não te vou deixar fazer”.

      Vão a Tenerife e aprendam o que é radares de prevenção em zonas de provável acidente, todos assinalados. Cá os radares estão instalados onde dá mais guito, prevenção é para tapar olhos aos azeiteiros.

    • Juanita says:

      Tanta assunção ingenia…

  9. Juanita says:

    Pedro Pinto

    Nao é correto a sua interpretação pois o nº2 do artº16 é bastante claro:
    2 – As forças de segurança prestam, através da COMUNICAÇAO SOCIAL(JORNAIS) e por outros MEIOS(SITES), informação regular sobre a utilização de MEIOS DE VIGILÂNCIA ELECTRÓNICA em operações de controlo de tráfego.

    Assim, apenas os radares fixos são obrigados a estar sinalizados no local (sinal no local).

    Todos os outros deverão ser anunciados por via da Comunicação Social ou site – o que o amigo costuma publicar por aqui…

    Questao: faria sentido anunciar na Comunicacao Social ou no site o que JÁ ESTÁ FIXO E PERMANENTE?

    É anunciado o controlo móvel pq n é permanente…

    Right?

    • Toni says:

      As redes sociais para já não são nenhum órgão oficial de comunicação, já que não respeita a lei da privacidade pelos “termos e condições” e estão sediados em servidores fora de Portugal… O povinho tem que deixar é de ser burro

    • Yamahia says:

      @Juanita, acreditas mesmo no q acabaste de dizer? Se acreditas és um ganda naif.

  10. pretoland says:

    Há uma coisa que sempre me deixou com uma duvida, no caso de uma foto do radar, como se identifica se um veiculo é cinza escuro, claro, azul bebe, creme, rosa, etc. As fotos são sempre a preto e branco, há pela matricula? e se a matricula for falsa?

    • Toni says:

      Basta na reclamação dizer que não eras tu, pois as matrículas podem ser feitas em qualquer loja que tenha como comércio veículos automóveis ou peças automóveis… Quando fizerem como os suíços aí sim podem provar que a matrícula é nossa… E muitas vezes esquecem se por a cor e o sentido da marcha

  11. Fábio says:

    Caça a multa?!
    Ahhh, deixem de más línguas, as autoridades só estão preocupadas com a nossa segurança!
    Nunca passou pela cabeça delas que isso dos radares seria uma mina de ouro para o nosso tão competente estado.

  12. Pedro Ferreira says:

    Caça á multa!!!
    Há que aumentar os valores cobrados aos condutores, apesar de tudo, esta é uma forma de obter receitas para o estado.
    A diminuição de acidentes é um efeito secundário e pouco importante para o caso…

  13. Anibal Batista says:

    Então, a partir do momento em que o estado entra com 400 milhões de euros em multas, no orçamento de estado, claro que estes xulos já aqui começam com a CAÇA À MULTA, e, naturalmente os agentes cumprem ordens…

  14. PoPeY says:

    Bem sobre a caça ao infrator/multa. A questão sobre os radares estarem sinalizados ou não é a seguinte.

    O problema está principipalmente no multanova. Esse radar é na sua maioria utilizado como estático/fixo. Porem, na homologação está como movel/portatil, Pelo que não necessita de estar identificado. 🙁

    Sobre aqueles que defendem que quem cumpre os limites de velocidade nao tem que se preocupar. É preciso fazer atenção a isso. Isto porque tenho notado que muito radares estão localizados e locais onde o limite de velocidade é duvidoso ou sem sentido.
    Exemplos:

    Limites de 50kmh dentro da localidade, já na saída onde não existem casas nem passeios, porem ainda não passamos o sinal de fim de localidade. (N125 na Guia)

    Limites de 30kmh, alguns com má visibilidade e também por poucos metros, (exemplo, traseiras na universidade de Beja)

    Faixas duplas onde a maioria aproveita para ultrapassar.

    Muito raramente vejo um radar num local onde concorde, por exemplo, perto de jardins, parques infantis, escolas, hospitais etc…

    • Lulu says:

      Muito verdade! Há imensos locais! Conheço um local que o limite (fora de localidade) era ridículo (70 km/h) e por incrível que pareça, ele passaram para 50 km/h…Como é possível? Eu já passava tranquilamente a cerca de 90 km/h ou talvez mais, agora a 50, mais vale ir de bicicleta ou trotineta, porque até me sinto em perigo de tão devagar que é.

  15. Nelson Rocha says:

    A verdadeira vergonha é chamarem prevenção rodoviária quando na realidade não é. Embora “alguns” radares sejam identificados nos jornais e redes sociais, é só mesmo isso, “alguns”, porque existem depois, muitos outros que não são identificados e sao montados para a caça à multa. A título de prevenção, bastava a ideia de presença de agentes de autoridade, ou poderiam por um sinal com existência de radar naquela via e assim sim, os condutores teriam mais cuidado. Os radares geralmente são postos onde as velocidades limites não fazem qualquer sentido, por exemplo,como aqui já foi referido a nacional para o Algarve, que antigamente era a 90 kms/H e agora é a 70 kms/H,para mim isto não faz qualquer sentido, sendo que temos cada vez mais, um melhor parque automovel.
    Na minha ideia, prevenção quer dizer, evitar acidentes e não é com radares escondidos, que lá chegamos. É verdade também que o português em geral tem muita falta de civismo, mas isso é tbm exemplo de cima. As forças de segurança, que antigamente nós pagavamos para nos protegerem, hoje pagamos para nos lixarem, há muitas manobras perigosas e modos de condução bem mais graves que os excessos de velocidade, e para prevenção era por aí que deveríamos começar, por exemplo conduzir na faixa do meio numa autoestrada só porque sim,(está medida iria encher os cofres bem mais depressa que alguns radares e serviria para como lição de civismo), ir a falar ao telemóvel, quando hoje há tantos equipamentos úteis, para que não o façamos, e pior que isso é enviar e receber mensagens enquanto se conduz, enfim acho que se deveria ter mão mais pesada em certos erros e começares a fazer prevenção rodoviária e não esta forma de ganhar dinheiro, em que o único que ganha é o estado. É hilariante quando há poucos acidentes e mortes dizerem que os agentes da autoridade fizeram um excelente trabalho, e quando os números são mais elevados, ninguém é culpado por isso….

  16. Juanita says:

    PEDRO PINTO – Já tinha referido que o seu ARTIGO ESTÁ INCORRETO

    e está a divulgar uma INFORMAÇAO ERRADA – pelo que lhe dava 8 dias para o retirar ou terei que apresentar QUEIXA NA ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAÇAO SOCIAL

    É que acredite isto forma a mentalidade das pessoas e pior dos próprios polícias que leem semelhante informaçao.

    Deixo aqui um outro artigo que vai ao encontro do que já tinha escrito acima:

    https://www.arac.pt/noticias/detalhes.php?id=7554

    A ARAC publicou o seguinte:

    NOTÍCIAS

    Radares fixo e móveis: O que precisa saber
    automonitor.sapo

    Tanto os radares fixos como os móveis têm um objetivo: captar a velocidade instantânea dos condutores em determinado troço rodoviária, por forma a verificar se o limite de velocidade é respeitado.

    Os radares fixos estão montados em pórticos ou estruturas próprias, como é o caso dos radares do SINCRO. A cidade do Porto, na VCI, a cidade de Lisboa e a autoestrada A25, na zona de Viseu, também têm radares fixos, todos estes previamente sinalizados, o que permite ao condutor saber onde se encontra e adaptar a velocidade a que circula.

    Estes radares fixos funcionam por intermédio da emissão de ondas eletromagnéticas que permitem calcular a velocidade dos carros que rolam. Quando um automóvel circula em excesso em relação ao que está programado, é disparada uma fotografia que faz prova, desde que a matrícula do carro esteja visível e não suscite dúvidas de que aquele era o veículo infrator e não outro.

    Já os radares móveis funcionam através da emissão de micro-ondas – quando um veículo passa pela área que está a ser varrida pelo feixe, o sinal é interrompido. Esse tempo de interrupção é usado pelo aparelho para calcular a velocidade a que o automóvel está a rolar. Por sua vez, os LiDAR usam ondas laser – o agente policial dispara o laser e quando o sinal é refletido pelo carro e capturado pela pistola, ele desativa a contagem de tempo, calculando a variação de distância naquele intervalo de tempo, determinando-se, assim, a velocidade em km/h.

    Regras diferentes

    Os radares fixos e móveis, embora visem o mesmo objetivo que é controlar a velocidade dos veículos – têm regras diferentes. Regras essas estipuladas noDecreto – Lei n.º 207/2005, de 29 de novembro (intitulado“Sistemas de Vigilância Rodoviária e Tratamento de Informação”) e naPortaria n.º 1542/2007, de 06 de dezembro (regulamento para o controlo metrológico dos cinemómetros [radares em linguagem comum]).

    Aviso prévio: obrigatório ou não?

    No caso dosradares fixo, a resposta é um categórico sim: todos os radares fixos têm de estar identificados na via de circulação onde estão colocados.

    Já para osradares móveisnão existe a obrigatoriedade de estarem identificados na via onde se encontram – estando mesmo muitas das vezes camuflados. Logo, as queixas fundamentadas em excesso de velocidade captada por radar móvel não são ilegais por falta de aviso prévio no local.

    No entanto, as autoridades de trânsito têm a obrigação de divulgarnos media ou nas redes sociais a localização de todos os radares móveis, em cada mês. Isto é, se as autoridades referirem, por exemplo, na sua página do Facebook, no início do mês, que irão proceder a controlos de velocidade no dia X, na via Y, os condutores apanhados em excesso de velocidade serão multados.

    O que pode o condutor fazer?

    A forma que o condutor terá para se defender – tanto dos radares fixos como móveis – será o de verificar se os mesmos não estarão “caducados”. Isto porque a lei exige que os radares sejam anualmente “alvo” de aferição pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ).

    A não aferição dos radares, nos prazos legais, implica a sua não utilização pela autoridade rodoviária ou, em alternativa, a nulidade da prova recolhida (isto é, a multa não será válida).

    O condutor deverá, por isso, verificar sempre o modelo do radar, a data da sua homologação e a data da aferição que constam na contra ordenação – caso a data de aferição do radar seja superior a um ano, poderá sempre contestar a multa por invalidade na recolha da prova.

    • Pedro Pinto says:

      Caro Juanita, agradecia que se explicasse para perceber qual o problema que diz ter identificado.

      A lei diz o seguinte:

      1 – Para efeitos da aplicação do presente decreto-lei, as estradas e outros locais onde estejam ou venham a ser instalados meios de vigilância electrónica fixos por parte de forças de segurança são assinalados com a informação, apenas, da sua existência.

      2 – As forças de segurança prestam, através da comunicação social e por outros meios, informação regular sobre a utilização de meios de vigilância electrónica em operações de controlo de tráfego.

      • Rbananas says:

        As forças de segurança ao emitir pelas redes sociais não estão a respeitar a lei na proteção de dados , visto os servidores estarem todos fora do território Nacional… como é o caso da “Cloudflare” E não é nenhum órgão para publicar coisa nenhuma e tão pouco oficial

      • Juanita says:

        Continua sem perceber e a teimar…

        Ora leia bem o que vem ANTES do artigo 16 “CAPÍTULO III
        Transparência e segurança”

        “Transparência” daí o comando imperativo “PRESTAM”

        e o amigo relativiza e diz “PODEM prestar”

        O que não vem na lei…

        E tem que ser assim por IMPERATIVO CONSTITUCIONAL: o princípio do contraditório das PROVAS

        Entao o Estado (GNR)faz a prova da forma que quer e lhe apetece?

        N me parece que seja essa a atitude de um Estado de Direito mas… de um Estado Feudal ou…

        … o tal ESTADO DE POLÍCIA certo?

        No crime é o Estado que tem a incumbência de produzir prova do que Acusa mas n é qualquer prova – aí entra o juiz de instruçao criminal a controlar a produçao de prova…

        Aqui no âmbito das Contraordenaçoes é relativizado pq estamos na área das Bagatelas Penais nem o JIC vai controlar a produçao de prova MAS N SE VAI PRODUZIR PROVA SEM HAVER NO MINIMO O CONTRADITÓRIO E DEFESA DO ALEGADO INFRATOR.

        Imagine-se haver cidadãos que engoliram a treta da GNR (que deixa a PSP desacompanhada na prática) que pode fazer PROVA SEM QUALQUER CONTROLO e o mais anedótico é defender a ATITUDE ABUSIVA DA GNR…

        É o mesmo que acontecia durante o covid que meia duzia de palermas do governo que exigiam a fatura da EDP e afins para poder circular ao pé do bairro salvo se andasse com o saco de supermercado – só dá para rir!

        E outros chico espertos autarcas que proibiam inclusive a frequência da praia

        E mais outras práticas que mais tardes vieram ser decretadas como inconstitucionais…

        Acredito que tenha feito a entrevista à GNR e lhe tenham dito o que eles JÁ praticam há anos: NAO DAREM CAVACO A NINGUÉM

        Mas isso n torna a prática legal… nem o abuso se convalida em legalidade assente nem o que a GNR diz é FONTE DE DIREITO…

        ASSIM EM CONCLUSAO: onde a lei diz TRANSPARÊNCIA a GNR lê OPACIDADE….

        Os moveis não têm que ser assinalados mas as autoridades (leia-se a GNR) tem que PRESTAR informação pública ao abrigo da referida TRANSPARÊNCIA.

        • Pedro Pinto says:

          Não teimo com o que está plasmado na lei.
          O resto parecem-me “interpretações da Lei”.

        • Marisa Pinto says:

          Desculpe Juanita mas acho que está a misturar assuntos, estamos a falar apenas da sinalização de radares. Neste comentário está a focar-se noutras coisas como a interpretação. Não digo que não tenha, parcialmente ou não, razão. É apenas uma questão de hermenêutica do que consta na lei o que certamente me parece também impulsionado pelas experiências melhores ou piores que cada um de nós teve com agentes da autoridade.

          Boa semana 🙂

    • Pedro Pinto says:

      Cara Juanita, a lei é clara…

      1 – Para efeitos da aplicação do presente decreto-lei, as estradas e outros locais onde estejam ou venham a ser instalados meios de vigilância electrónica fixos por parte de forças de segurança são assinalados com a informação, apenas, da sua existência.

      2 – As forças de segurança prestam, através da comunicação social e por outros meios, informação regular sobre a utilização de meios de vigilância electrónica em operações de controlo de tráfego.

      Radares fixos é obrigatório. Radares móveis não são, mas podem ser anunciados, claro (como faz e bem a PSP).

      Quanto à ERC, somos um canal responsável, com informação precisa e até questionamos as autoridades sobre o assunto. Se procurar pelo assunto em outros canais (ex. ACP – https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/atualidade/detalhe/radares-moveis-legalidade-ou-deslealdade) a lei é clara.
      Não podemos é inventar e cedermos a ameaças, ainda mais com uma distorção da lei.

      • Yamahia says:

        ” o que poderá instigá-los ou pressioná-los a aumentar a velocidade, incorrendo na conduta infratora – condução em violação dos limites de velocidade impostos por lei.”

        Por acaso esta prática já aconteceu 2x comigo.
        1-no eixo N/S um IBIZA com dois manfios do boné com pala para trás,num Ibiza, do nada colam-se-me ao pára choques traseiro logo no fim do acesso de quem sai do tunel do Grilo. Com a calma possível procurei uma faixa mais à direita, manobra sp perigosa e desnecessária porque conflui com o outro acesso para os que vêm de sul e eles sp a pressionar…
        Assim que passam verifico que são da BT. Furioso fui atrás deles e ali em Telheiras entra um Peugeot do grito e o rapaz que até seguia nas calmas, assim o que sente o Ibiza a cheirar-lhe o escape começa a abrir e imediatamente ligam as luzes e sirenes o rapaz é mandado parar.
        Atitude vergonhosa!

        2-Quem sai da 25 de Abril em a sul logo depois da subida e entra na AE propriamente dita, começo eu na minha velocidade de cruzeiro 150 cadência que foi possível manter com facilidade pois não havia ng na faixa mais à esquerda. Estranhamente as faixas mais à direita estavam super congestionadas o que não é nada normal com a esquerda livre a perder de vista. Bom, lá sigo mas sp com atenção ao retrovisor e à faixa do meio caso fosse preciso dar passagem a alguém. Finalmente surge um ponto branco lá longe a desfazer a curva. Passado pouco tempo olho novamente e já me tinha ganho “meia pista”. Fogo deve ser uma ganda máquina, pensei eheh
        Não estava fácil sair dali pelo que me deixei ir, olho novamente e já me estava a cheirar o escape. Uma farronca de um Toyota branco. Mas como é q’esta tanga anda tanto? Deve estar chipado, pensei lool
        Bom na verdade não estava para me chatear, o dia estava lindo e não queria desperdiçar as boas sensações que transmitia. Ainda foram uns bons 100 ou 200 m até encontrar um buraco para me desviar enquanto os do Toyota pressionavam como arruaceiros da Musgueira.
        Qd passam verifico que são da BT e dei graças por ter opção tomada.
        Em condições normais teria disparado nem que fosse para encontrar um buraco mais à frente.
        Voltei para a faixa da esquerda , agora era a minha vez dos marcar. Mais à frente, em plena AE (segurança acima de tudo lool) lá estava a bancada com dezenas de clientes. Finalmente percebi pq seguia tudo bem comportadinho nas faixas mais à direita lool
        O carro da BT saiu para na
        Saída 4, para Fernão Ferro. para voltar à A2 e repetir procedimentos.

        Felizmente não cai nas esparrelas l

    • Rbananas says:

      Exatamente… e não só… Os sinais verticais que legalizam esses mesmos radares teem que estar também legais.( registados, homologados, cumprir parâmetros europeus e acima de tudo visíveis sem publicidade a “x”metros ou barreiras naturais…
      Exemplo falacioso é o Radar Sincro aqui em Gaia quem entra na A29 e sai da A44 sentido Norte sul e quem desce pela A29 do lado do Hospital… o Sinal é 120 e esse radar está a faturar 80…. Não abram os olhos…. quem tiver dúvidas até dá para ver no Google Maps o sinal de 120 que legisla o radar e só lá na frente depois do radar o sinal de 80…. A cultura dos portugueses é que é pouca…. Andam na estrada teem que estar preparados para a selva

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