BMW X5 movido a células de combustível de hidrogénio inicia testes
A BMW não está a negar a evolução da mobilidade e já se adaptou à nova realidade. Assim sendo, os testes do BMW i Hydrogen NEXT, um X5 movido a células de combustível de hidrogénio, já começaram e os resultados são promissores.
Este será um modelo que servirá de laboratório para testes de desenvolvimento de futuros modelos de hidrogénio.
X5 movido a hidrogénio
A BMW começou a testar, em condições reais, os primeiros protótipos do i Hydrogen NEXT. Este que nada mais é do que um X5 com célula de combustível de hidrogénio, que servirá de laboratório de testes para o desenvolvimento dos futuros modelos de hidrogénio da marca. Os resultados dos testes permitirão avaliar o desempenho da propulsão, do chassis e dos sistemas eletrónicos do carro.
[…] os testes rodoviários de veículos com um sistema de transmissão de células de combustível de hidrogénio são um marco importante nos nossos esforços de investigação e desenvolvimento.
Disse Frank Weber, membro do Concelho de Administração responsável pelo desenvolvimento.
De acordo com os planos da BMW, o X5 com células de combustível de hidrogénio chegará ao mercado em 2022, embora vá ser um carro de produção muito limitada. Afinal, a promessa da BMW tem como horizonte, para a produção deste tipo de carro em grande escala, meados da década. Este objetivo será cumprido com a ajuda da parceira Toyota.
Indo ao encontro de uma das questões polémicas em torno da mobilidade mais verde, os funcionários da BMW alegam que a célula de combustível de hidrogénio poderia tornar-se uma alternativa aos carros elétricos. Isto, porque existem muitos clientes que não possuem a infraestrutura necessária para carregar os carros em casa, ou porque existem interessados na mobilidade consciente que executam viagens de longa distância frequentemente.
Toyota e BMW casam componentes
O BMW i Hydrogen NEXT está equipado com células individuais da Toyota, ao passo que a bateria de células de combustível e o conjunto de propulsão pertencem à própria BMW. Desde 2013 que as duas empresas colaboram no desenvolvimento deste tipo de sistema, apesar de a Toyota já ter o seu modelo disponível, o Mirai, e a BMW ainda não.
Assim como os carros 100% elétricos lançados pela BMW (iX3, X4, iX, entre outros), o i Hydrogen NEXT utiliza a tecnologia eDrive powetrain de quinta geração. Por sua vez, o conjunto de propulsão garante uma potência máxima de 275 kW.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Foro Coches Eléctricos
Neste artigo: BMW, BMW X5, carro, células de combustível microbianas, hidrogénio
Para mim esta é a alternativa mais coerente e que irá vingar.
Mas continuas preso às petrolíferas ou fornecedores do hidrogénio. Se for a baterias, podes ter a possibilidade de seres tu mesmo a produzir a energia com recurso a painéis solares, etc.
Acho que as 2 tecnologias se complementam uma a outra, mas para mim faz mais sentido usar as células de combustíveis para camiões de carga, autocarros, por exemplo.
Se o hidrogenio chegar a valores equiparados aos da energia como se prevê, para que queres isso? Para poluires mais com baterias e ainda por cima teres de as trocar passados 8 anos?
Carros a hidrogénio também usam baterias, além disso usam celulas de combustivel que usam minerais caros como platina, ainda a piorar, essas mesmas células duram muito menos que as baterias, e custam muito mais.
Quantos painéis FV necessitas para carregar as baterias de um EV? E, no período diurno (que por acaso coincide com a disponibilidade de sol) tens a viatura em casa? E quem reside em apartamento, onde é que coloca os painéis FV?
Então e quantos mais precisa para produzir hidrogénio para fazer os mesmos kms? eu dou-lhe uma dica, cerca de 5x mais.
Duvido que esteja interessado em gastar 20 a 30 euros para fazer 100 kms a hidrogénio.
Estou com um GPL e sinto-me confortável em saber que tem uma redução de CO2 a volta de 80%.
Até começar a aparecer viaturas a Hidrogénio, não vou comprar carro novo nem sequer elétrico.
Considero este estado uma transição e vou aguardar.
Para quem não sabe, já existem empresas (não em Portugal, é obvio) que vendem equipamentos que vão permitir a qualquer interessado em transformar agua em contentores de hidrogénio para criar reservas de energia elétrica, que pelos métodos atuais, o recurso a baterias é extremamente caro, volumoso, materiais raros ao longo do tempo e com necessidade de reciclagem especifica.
A evolução da tecnologia ao longo dos próximos tempos, vai poder permitir tornar o uso em viaturas particulares e com segurança.
Quando dermos por ela, nem iremos acreditar, tais já estão a ser criados avanços nesta industria.
Mas viatura a hidrogénio é electrica.
Existe, e sabe o custo disso e de quanta energia gasta ? quando souber acaba-se logo esse interesse. lol
Deve ser por estas e por outras que existem prototipos com 60 anos e continuam assim, e quando os lançam, ninguem os quer.
Concordo inteiramente! Penso que é o caminho certo.
de acordo
Aos poucos está a avançar…
A BMW já têm inumeros veiculos (3GT) de teste a circular em Munique… Estão em testes para este combustivel pelo menos desde 2018.
Finalmente. Uma luz verde ao fundo do tunel. Baterias não é um futuro sustentável
lol
Mas usar minerias que simplesmente desaparecem já é ?
Deixe lá, que os veiculos a hidrogénio também usam baterias.
Normal… A Alemanha está a apostar em grande no hidrogénio porque é impossível em termos logísticos todos terem VE. Para além de os carros a H2 fazerem muitos mais quilómetros e não haver a necessidade de substituir a bateria passados 8 a 10 anos.
Menos faKebook fazia-te bem
E a si também…
lol
Menos YT e informares-te das coisas também te faziam bem
o faKebook NÃO É informação
Vocé é que tem de ser informar, ou não sabe que veiculos a hidrogénio também têm bateria, além disso têm também as fuel, que não duram para sempre, e até duram menos que as baterias.
Good news!!!
Excelente notícias que hajam mais marcas a apostar nesta tecnologia.
Eu sou contra os carros a hidrogénio. A célula do carro junta os átomos de hidrogénio que estão nos reservatórios aos átomos de oxigénio do ar . Formando a molécula H2O, agua destilada. Vocês não estão a imaginar toneladas de oxigénio roubado á nossa atmosfera que não pode ser reposto a não ser pela hidrólise. Mas para isso é preciso que o homem gaste energia para repor o oxigénio roubado. É muito mais grave esta “poluição” que a libertação de gases, acreditem! O dióxido de carbono as plantas pela fotossíntese pode repor o oxigénio, agora “partir” a agua já nao conseguem. Até admira nenhum físico ter contestado este roubo em massa. Daqui a algum tempo quando falta oxigénio nas cidades e os pássaros começaram a cair do céu algum “Albert Einstein” virá com esta tese.
Uns a dizer disparates para um lado
Tu a dizer para o outro.
A *única* forma de obter H2 é ‘partir’ moléculas em que esteja ligado a O.
(acertaste na parte de “com muita energia”)
Essa é a parte que pouco vêm, pensam que o hidrogénio cai do céu já feito.
As vezes que me obrigaste a respirar fundo de oxigénio até poder assimilar a burrice e estupidez dos teus pensamentos. Deves ser carente de atenção.
Tinha pensado que já tinha lido o suficiente da estupidez humana, mas atingiste o recorde.