Bateria de alumínio é capaz de conservar mais de 99% da sua capacidade após 10.000 ciclos
No reino das baterias, ainda não está tudo inventado. Investigadores chineses desenvolvem inovadora bateria de alumínio capaz de conservar mais de 99% da sua capacidade após 10.000 ciclos de carga
Novo design melhora a durabilidade das baterias de alumínio
Com um eletrólito sólido e uma camada protetora nos elétrodos, esta bateria melhora a resistência à humidade, a estabilidade térmica e possui uma vida útil superior a 10.000 ciclos com perda mínima de capacidade.
O armazenamento em larga escala de energia solar e eólica é crucial para integrar fontes de energia renováveis nas redes elétricas de qualquer país. Contudo, a ausência de tecnologias de baterias seguras, fiáveis e sustentáveis representa um grande desafio na transição para uma energia limpa.
Agora, investigadores desenvolveram uma bateria de iões de alumínio (Al-ion) económica e amiga do ambiente, que pode ser decisiva neste processo, segundo um artigo publicado na ACS Central Science.
Limitações das baterias atuais
As baterias de iões de lítio (Li-ion) são amplamente utilizadas em dispositivos eletrónicos, ferramentas elétricas e veículos elétricos devido à sua elevada densidade energética. No entanto, o lítio apresenta desvantagens significativas para aplicações em larga escala. Em primeiro lugar, o seu elevado custo dificulta a implementação em sistemas de armazenamento para redes elétricas. Além disso, as baterias de Li-ion apresentam riscos de inflamabilidade, levantando preocupações de segurança importantes.
Como alternativa, surgem as baterias recarregáveis de Al-ion, que têm demonstrado ser uma solução promissora para armazenamento energético a longo prazo. No entanto, os eletrólitos líquidos mais comuns nestas baterias, como o cloreto de alumínio, apresentam limitações sérias: corroem o ânodo de alumínio e são extremamente sensíveis à humidade, agravando os problemas de corrosão.
Estas limitações reduzem a estabilidade e o desempenho elétrico ao longo do tempo. Por isso, a equipa liderada por Wei Wang e Shuqiang Jiao desenvolveu uma bateria de Al-ion melhorada, capaz de superar esses desafios.
A equipa de investigação conseguiu transformar o eletrólito tradicional num eletrólito sólido, adicionando sal de fluoreto de alumínio inerte. Este material possui uma estrutura porosa tridimensional que facilita o movimento dos iões de alumínio através do eletrólito, aumentando a condutividade. Além disso, os investigadores incorporaram um aditivo de fluoreto de etileno carbonato, que cria uma fina camada sólida protetora nos elétrodos, evitando a formação de cristais de alumínio que poderiam degradar a bateria.
Resultados notáveis
Os testes realizados nesta bateria demonstraram melhorias significativas na sua resistência à humidade, bem como na sua estabilidade física e térmica. A bateria mostrou-se capaz de resistir a impactos repetidos com objetos afiados e temperaturas até 200°C sem comprometer o funcionamento.
Além disso, esta bateria de estado sólido revelou uma vida útil excecional, suportando mais de 10.000 ciclos de carga e descarga com uma perda de capacidade inferior a 1%.
Outra grande vantagem do design é o seu enfoque na sustentabilidade. A maior parte do fluoreto de alumínio utilizado pode ser recuperada através de uma simples lavagem, permitindo o seu reaproveitamento para fabricar novas baterias com ligeira redução no desempenho. Este aspeto não só reduz os custos de produção, como também melhora a sustentabilidade do sistema.
Rumo a um armazenamento energético mais eficiente e sustentável
Este novo design de bateria de Al-ion representa um avanço significativo na criação de sistemas de armazenamento de energia duradouros, económicos e seguros. A possibilidade de recuperar e reutilizar materiais-chave reforça o enfoque sustentável desta tecnologia. No entanto, os investigadores reconhecem que é necessário continuar a melhorar a densidade energética e a vida útil antes que a tecnologia esteja pronta para comercialização.
O desenvolvimento de baterias avançadas, como a de Al-ion, é essencial para apoiar o crescimento das energias renováveis e construir uma infraestrutura energética sustentável que minimize os impactos ambientais. Este tipo de inovação marca um passo importante em direção a um futuro energético mais limpo e resiliente.
Até parece bom demais. Cada dia surgem mais boas noticias do melhoramento da conservação da energia. Algo que vai ser muito necessário na robótica de uso doméstico.
Teremos os primeiros androides totalmente funcionais e uteis em menos de 15 anos para ajudar as pessoas em casa e não só?
baterias poluem mais que gasolina e petroleo…o futuro é energia nuclear de fusao e precisamos disso nos telemoveis
E ainda digo mais o sol anda á volta da terra não o contrário
Então mostre lá o seu estudo sobre essa poluição ?
Onde leste isso de as baterias poluírem mais que o pitrólio?
A energia nuclear de fusão ainda está muito longe de ser uma realidade “prática”, ainda mais à escala de um carro.
Mais uma bateria mitológica xD
Mais vaporware. É como as baterias de estado sólido que iam sair já amanhã…
Diziam o mesmo em 1985, quando a foi apresentada a investigação sobre as baterias (Li-Ion) e, mais tarde, voltaram a fazer ruído em 1991, aquando da sua comercialização por parte da Sony. Hoje é o que sabemos e dos que falaram na altura… nem sinal 😉
É verdade que hoje em dia aparecem muitas ideias que não se materializam, mas por um lado ainda bem que assim é. Temos mais escolha para uma boa solução.
Não saem amanhã, já saíram.
Pois o alumínio é um material de fácil degradação.
Se em vez do alumínio usassem inox já não tinham esse problema porque o inox é super resistente a todos os tipos de materiais.
Quando exposto à atmosfera….