Audi: Veículos vão ligar-se a semáforos e ter informação no painel
Hoje em dia é tudo "smart" (inteligente)! São relógios inteligentes, casas inteligentes, carros inteligentes, cidades inteligentes... tudo é inteligente, mas falta ainda muito trabalho na integração.
Com o objetivo de ligar os seus carros a cidades inteligentes, a Audi revelou que quer ligar os veículos a semáforos.
Já imaginou o seu carro ligar-se aos sinais de trânsito, em especial aos semáforos? Tal cenário está para breve e chegará pela mão da Audi.
Audi Connect Prime
A tecnologia Audi Connect Prime foi anunciada em 2016 e está agora presente em alguns modelos. Esta tecnologia permite aos carros ligarem-se aos semáforos e assim saber qual o sinal no momento, saber a velocidade ideal para passar "em segurança" o sinal verde, saber quanto falta para aparecer o sinal vermelho, entre outras informações.
O aviso de velocidade usa informações do sinal de trânsito e a posição do veículo para calcular uma "velocidade recomendada", permitindo que os condutores cheguem aos semáforos ainda quando estes estão verdes.
A distância de segurança para parar, o limite de velocidade e os planos de sincronização de sinal são considerados na determinação de velocidade "ótima" que será apresentada no ecrã do carro.
Para que tudo isto funcione, é usada tecnologia 4G (talvez 5G no futuro) onde se baseia toda a comunicação entre o carro e o semáforo. Por agora apenas estão disponíveis 4600 semáforo com esta tecnologia em 13 cidade dos Estados Unidos.
Para suportar a tecnologia da Audi, os semáforos têm de ter suporte para Traffic Light Information (TLI).
Este artigo tem mais de um ano
É tudo cada vez mais inteligente e as pessoas cada vez mas burras.
Mais
Sistema porreiro, assim o proprio carro pode buzinar automaticamente para o gajo da frente e nós deixamos de precisar desse reflexo. Bom para a malta de Lisboa e Porto.
Já estou a ver alguém a emitir sinal errado e causar acidentes num futuro médio prazo se isto for em frente…
Já não sabem o que devem enfiar num carro, já tem tanta porcaria que não serve para nada.
ainda neste fim de tinha aqui ao lado um Passat dos novos por causa da bateria essas das novas start /stop uma maravilha da tecnica como largar uma pipa de massa por algo que dantes qualquer gajo mudava na hora com uma qualquer bateria por meia dúzia de euros. Mas é novo para fazer o mesmo que um carro fazia a 50 anos agora usa o triplo das peças e tem 3 vezes menos fiabilidade e mais caro de manter .
fim de semana
Tudo o que é “smart”, hoje em dia, é sinónimo de “espião” (ou “spy”).
Logo a começar pelos “smartphones” – cujo principal sistema operativo (Android) foi desenvolvido por uma empresa de fachada da CIA e da NSA (i.e. Google: https://medium.com/insurge-intelligence/how-the-cia-made-google-e836451a959e).
Se prezam a vossa privacidade – e ultimamente segurança – evitem ao máximo o uso deste tipo de aparelhos (com localizadores GPS, câmaras+microfones e “portas dos fundos” incluídos: https://www.fsf.org/blogs/community/replicant-developers-find-and-close-samsung-galaxy-backdoor).
P.S. – Querem carros que reajam a sinais “sem fios” exteriores? Pensem duas vezes: https://www.youtube.com/watch?v=dUYMPZ4nEOY#t=29m