Novo Porsche Cayenne totalmente elétrico poderá ser carregado sem fios
A Porsche revelou que o próximo Cayenne totalmente elétrico, a chegar em 2026, oferecerá carregamento sem fios. Na atribulada jornada da fabricante alemã de carros desportivos no mundo dos modelos movidos a bateria, com planos adiados e o que parecem ser incertezas sobre a estratégia a adotar, esta pode ser uma boa notícia para os fãs da marca.
Após comprar uma empresa alemã dedicada ao carregamento sem fios de carros elétricos, em agosto de 2023, informámos, em setembro do ano seguinte, que a Tesla estava a registar pedidos de patente que indicavam uma base doméstica para esse fim.
A par da Tesla, a BMW terá, também, estudado e testado a tecnologia de carregamento de carros elétricos sem fios, em 2019. Contudo, esta não terá sido colocada no mercado.
Entretanto, a Porsche está a chegar-se à frente nesta matéria, com um modelos de produção em série que pode ser carregado sem fios.
Porsche Cayenne totalmente elétrico poderá ser carregado sem fios
A fabricante alemã de carros desportivos revelou que o próximo Cayenne EV 2026 oferecerá carregamento sem fios. Desta forma, os proprietários não terão de ligar o SUV movido a bateria em casa, bastando estacioná-lo sobre a nova base de carregamento da empresa.
Segundo avançado, a Porsche irá revelar o seu sistema de carregamento indutivo, publicamente, na IAA Mobility Show, na próxima quinta-feira, em Munique.
Num comunicado de imprensa, a fabricante de automóveis partilhou que a tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o carregamento de veículos elétricos pelos condutores, destacando a facilidade de utilização do seu sistema.
A facilidade de utilização, a adequação ao uso diário e a infraestrutura de carregamento continuam a ser os fatores decisivos quando se trata da aceitação da mobilidade elétrica.
Afirmou Michael Steiner, membro do conselho executivo da Porsche.
Carregamento sem fios da Porsche chegará com o Cayenne elétrico
O sistema de carregamento sem fios da Porsche consiste em duas partes: uma base instalada no chão da garagem ou da entrada para automóveis, ligada à rede elétrica da casa do proprietário, e uma placa integrada na parte inferior do veículo.
Para iniciar o carregamento, basta estacionar sobre a placa, de modo que as duas placas fiquem alinhadas. A energia é transferida entre elas, através de um campo magnético.
A base para carregamento sem fios será disponibilizada aos clientes como opção aquando da compra do novo Cayenne totalmente elétrico. Com 50 kg, assegura uma potência máxima de carregamento de 11 kW e 90% de eficiência.
Arrefecida a ar, a base é ainda capaz de funcionar em temperaturas de -40 a 50 °C, embora não esteja claro como temperaturas extremas afetarão a sua eficiência.
























O carregamento em vez de demorar 10 segundos passa a demorar 0 segundos…
Para quando a proibicao de carros a combustao em todas as cidades da Europa?? Lisboa nao pode ter carros a combustao, é um pivete que nao se pode! Ou compram eletrico ou andam de transportes
Já basta as zonas onde os veículos mais antigos não podem entrar.
Ir viver para o campo parece melhor solução do que andar a fazer sugestões irreais.
Grande Porto e Lisboa devem proibir totalmente veículos com normas inferior a Euro 4 e controlar todos os veículos que deviam ter catalisador e não têm e todos os reprogramados (se melhor até que o standard melhor, todos os outros multas de 1000€
que lógica do catano, um antigo não pode entrar, mas um Ferrari ou Lamborghini que poluem mais ja podem…
De facto o mau cheiro em Lisboa é um problema, mas em grande parte dos sitios não será culpa dos automóveis ..
a estupidez dos fundamentalistas é lixada.
Não sou contra os elétricos, no entanto o que propõe e completamente infazível… Sim, cada vez há mais carros velhos a poluir Lisboa, com fumo preto/branco, no entanto sabe, que a maioria do português não tem condições económicas para comprar um carro elétrico… e isto já nem falando da questão, que se todas as viaturas fossem elétricas, não havia carregadores disponíveis! Já os transportes públicos, é outra utopia, já que estes andam completamente sobrelotados…
Sabes que em Lisboa já é proibido desde 2015 circularem nas zonas ER veículos de fabrico anterior à norma EURO 3 das 6h às 24horas e em 2021 atualizaram para a EURO 4…
certo?
O regulamento já tem mais de 10 anos.
mas Ferraris, Lamborghinis e afins de alta cilindrada que poluem mais ja podem, que lógica
Os Ferraris e os Lambos fazem filas e filas pelas avenidas de Lisboa. Em todo o lado é só Ferraris e Lambos…
é pré EURO 2.
Se fossem todos eléctricos já existiam muitos mais carregadores, também não concordo que se faça proibições a este nível, a coisa deve ser lenta e de acordo com a economia das pessoas, e com a opção de cada um.
Depois quando tiveres fome metes a língua na tomada elétrica. 🙂 🙂 🙂
Para quando a proibição das proibições ? A tua falta de noção é inversamente proporcional à tua sensibilidade nasal !
carvãoAcho que deveriam proibir o uso de maquinaria pesada na extração da matéria prima e os cargueiros que fazem o seu transporte para construir as belas baterias. Polui mais um eletrico desde a sua construção e vida util que um a combustão. temos que fechar entao todas as centrais a carvao e gás pois é muito poluente e os eletricos exigem muito da rede.
Errado, polui menos, muito menos.
Se fecharmos todas as centrais a carvão depois não têm combustível, já que da produção até ao abastecimento é gasta mais electricidade que um eléctrico.
https://energeiaplus.com/2025/03/31/wieviel-strom-brauchts-fuer-die-bereitstellung-von-benzin-und-diesel/?translateto=en
@Saraiva Já vi que não tens categoria para isso. O requinte do cheiro a gasolina e couro genuínos não estão ao alcance de qq um
Lorenzo Pazzaglia Gasoleather
https ://www.beautytheshop.com/pt/perfume/perfume-de-mulher/lorenzo-pazzaglia-dark-florum-extrait-de-parfum-spray-75ml-10
Conforma-te com as imitações que descascam ao fim de 3 meses.
Isso já está mais que resolvido, já agora, aproveito para informar que os carregamentos no Lidl já estão a 13 cêntimos o kWh.
É estranho como dentro de uma cidade cheia maioritariamente de carros diesel consegue distinguir cheiro a gasolina. Lol
https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/news/2021/08/19/ford-cria-perfume-com-cheiro-de-gasolina-para-o-lancamento-do-mu.html
Esses 13 cents o kWh encontrados no LIDL foi erro dos nabos da Atlante, cuja aplicação deve ter sido feita por estagiários . LOL
Já aconteceu o mesmo em bombas de combustível. Infelizmente são lapsos que duram pouco tempo.
Quando vires um estudo sobre a radiação eletromagnetica nesses carregamentos ou quando aceleras com carros elétricos é mais vai ser ,
Agora só falta escreverem sobre as verdadeiras dificuldades que a Porsche tem neste momento e aí sim também podem referir os elétricos já que gostam tanto de ir atrás da manada pseudo-ambiental.
Publiquem factos, publiquem números a sério.
A notícia nada tem a haver com as dificuldades da Porsche e com o ambiente. É com cada uma…
“nada tem a haver com”, minha nossa senhora!
É com cada um…
Mas não era você que veio dizer que estes fazia mais poluição ? Então foi atrás da manda pseudo-ambiental.
Contra factos não há argumentos
Os elétricos são e serão o presente e futuro.
– zero poluição local
– baixíssimo ruído e custos de manutenção
– produção de energia regional e independente de outros países
– sem embraiagem ou mudanças, ideal para a cidade e doutores das filas
– agora tecnologia e AI que ajuda a evitar acidentes
Portanto, só vantagens. Mas como há muitos que só querem é fuminho e ruído, ficam do contra.
Que venha lá um Tesla MY Performance dos novos, se fosse oferecido é que era
Mais um Porsche para ser vendido a pouquíssimas carteiras…
Porquê?
Se ganhas tão bem, o que andas aqui a fazer por estes fóruns ? Vai gastar o teu dinheiro e gozar a vida. Deixa-te de perguntas da treta porque se tens um minimo de inteligência, já sabes a resposta.
Porque não ganha bem não tem de trabalhar? E não pode ter momentos de lazer nestes fóruns?
Se perguntei é porque não sei a resposta, não tenho nem nunca tive nenhum Porsche, mas daquilo que sei dos pvps é tão acessível quanto um GLE (meu carro anterior) ou um XC90 (carro actual) está ao alcance da pouca classe media que sobra em Portugal
Então és mesmo pouco inteligente pois com essa ansiedade em mandar o bitaite nem leste o meu comentário original.
Li bem, só não concordo com as pouquíssimas carteiras, não estamos a falar de Bentleys nem Maseratis, é só um Porsche
O Porsche mais barato até é uma versão elétrica…
Mas quem quer reclamar arranja sempre um motivo.
Reclamar do quê ?
Quando pagas imposto em vez de carro é capaz de ser o mais barato, mas isso apenas se verifica nos países governados por alucinados.
Mas mesmo nesses países o problema para o “investidor” vem sempre depois. Enquanto um Porsche a combustão perde pouco valor e em muitos casos até valoriza ao fim de uns anos, um Porsche elektro desvaloriza uma barbaridade apenas ao fim de 3anos.
Não são todos assim ?
Porsche sempre a inovar. Continua a ser a melhor marca de carros desportivos.
Lol.. até gosto da marca mas com a vastidão de marcas que aí tens é uma afirmação no mínimo tresloucada
Mais uma invençao chinesa.
Por acaso foi inventado por Nikola Tesla.