PplWare Mobile

Atenção: Radares de velocidade média já em funcionamento

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Aves says:

    O IC19 tem 16 km, vão por radar móvel em cerca de metade (8,2 km).
    Quando a velocidade for de 1 caracol por minuto oferecem algum coisa?
    O problema do IC19 é da velocidade ou do congestionamento? Quando não houver congestionamento, qual é a velocidade média? 10 caracóis por minuto?
    Já agora, o Google Maps chama A37 ao IC19, que foi uma numeração que ficou reservada caso viesse a ser autoestrada. Numa autoestrada é suposto haver uma entrada/saída a cada 15 km. O IC19 tem 17 entre o início e o fim!
    O IC19 tem três vias (a da direita em muitos troços serve só para entradas e saídas). Nas outras duas lá se vai andando a velocidades diferentes. Com isto da velocidade média fica igual nas duas vias – o que vai congestionar o trânsito às horas em que não se andava a passo de caracol.

    • ilmari says:

      Aquilo entre () são os pontos quilométricos de referência onde estão situados e não a quantidade de kms usada para a média.

      • Alves says:

        O IC19 entre o início e o fim tem 16 km e 17 entrada e saídas. Os 8,2 km há de ser entre o Algueirão e Queluz ou Amadora. O que vai dar carros a duas velocidades – os que passam nos dois pontos e vão aperreados para cumprir a velocidade média e os que só passam num (ou nenhum) e querem lá saber disso. Tem todas as condições para correr mal.

      • Aves says:

        Creio que tens razão.
        Confirmei que na A1, no sentido Norte-Sul, na Mealhada, no km 217 já há um radar de velocidade instantânea. Passaria a ser um radar de velocidade instantânea + ponto de controlo velocidade média.
        Falta(m) outro(s) ponto(s). Pela listagem do post para a A1, seria ao km 65, que de facto é em Santarém. Os dois pontos distam 152 km e há estações de serviço.
        Será assim? Em todo o caso, o que está entre parênteses não será 217,4 e 65,2 quilómetros, deveria ser km 217,4 e km 65,2.
        Sendo assim, no IC19 não sei onde começa e acaba o controlo da velocidade média. Não sei onde fica o km 8,2, mas confirmei há volta do km 8 situa-se um dos pontos negros do IC19.
        Por isso, esqueçam o que escrevi sobre o IC19.

        • Há cada gajo says:

          O sinal está lá : começa após a saída de Tercena no sentido Lisboa-Sintra e depois termina na saída seguinte, são apenas 800 metros de velocidade controlada.

    • Há cada gajo says:

      Não é verdade. O local do IC19 d com radar de velocidade média tem apenas uma extensão de 800 metros e está entre a saída de Tercena/Massamá e a reta do Cacém.

  2. Someone says:

    que adianta?
    Podes ir a 160km/h e parar numa estação de serviço por 1h….lá se vai as médias….

    • Fusion says:

      Melhor forma, é o que vou passar a fazer. Antes do último radar, paro uns minutos na bomba para esticar as pernas.

      Não é pelo tempo que ando rápido, é mais porque 120 km/h não se justifica nos dias de hoje e porque conduzir a essas velocidades dá-me ansiedade.

      E antes que venham criticar, dentro das cidades e em estradas nacionais ando sempre à velocidade legal, principalmente nas cidades. E mesmo nas nacionais é raro ultrapassar, mas confesso que nas autoestradas, onde vejo que é seguro, acabo por acelerar um pouco mais. Mas é um sítio seguro; se tiver um acidente, ao menos sou só eu e não prejudico a vida de ninguém. (Quando vou acompanhado, também não abuso da velocidade.)

      • B@rão Vermelho says:

        @Fusian, então és da queles que vão na faixa da esquerda a fazer sinais de luz para ultrapassar quem vai a respeitar os limites?

      • João Câmara says:

        O que me dá ansiedade é numa autoestrada com o movimento da A1 (entre vila franca e lisboa) ir a 120 a fazer uma ultrapassagem e estar sempre a levar com sinais de luzes, é ir a 120 e ver pessoal a velocidades absurdas com o transito intenso, é ver carros a velocidade muito acima doa 150 colados uns aos outros, etc..
        Isso é que me dá ansiedade

        • Zé Fonseca A. says:

          Pressa

        • hackerpower says:

          Quem tem medo compra um cão e quem tem ansiedade não devia sequer conduzir, cada um é livre de ir à velocidade que quer, o que você e os outros devem fazer é respeitar esses condutores se também querem ser respeitados.

          Ridículo é condutores que vão na esquerda a 120km/h ou menos e acham que são da GNR BT a bloquear o trânsito isso é que é ridículo e causa ultrapassagens desnecessárias pela direita e também manobras perigosas, por causa de “pessoas” invejosas e frustradas que se vão afirmar e realizar para a estrada, isso é que me causa ansiedade.

          Viva e deixe viver, eu ando rápido e sempre gostei de andar rápido, mesmo que vá a 180km/h ou mais sempre que há espaço livre encosto-me o mais à direita possível, pode sempre haver alguém que quer andar mais rápido e sempre a verificar os espelhos de x em x segundos.

          O que mais falta na estrada é educação e civismo, coisa que esses condutorzinhos que andam a pastelar , aos S’s nas faixas, que nunca usam piscas (ou fazem pisca já quando estão a virar) ou os espelhos e passam o dia a brincar com o telemovel não têm.
          Se não tem atenção ao que está a fazer na estrada isso significa que se está a “cagar” para os outros, não apenas para o que pode acontecer a si.

          A realidade é que a maior parte das pessoas que anda na estrada, tem carta mas não sabe conduzir, e dessa parte, a grande maioria conduz cheia de medo, sempre com medo de tudo e todos, sempre a travar desnecessariamente e sem qualquer razão, o que causa travagens desnecessárias, paragens e engarrafamentos, essa é que é a realidade.

          Já viu alguma corrida de automóveis com engarrafamentos? Eu nunca vi e andam sempre a abrir e são resmas deles.

          Depois ainda há os que nem deveriam ter carro porque não o conseguem sustentar e andam a morrer por causa do preço do combustivel e cheios de medo de bater por causa do seguro ou ausência dele.

          Enfim, o automóvel é um meio para um fim, ou seja chegar do ponto A ao ponto B, se vai para o automóvel para relaxar ou passear por favor conduza sempre o mais à direita possível e respeite quem mais anda na estrada consigo, sem julgamentos, não sabe nem conhece a realidade de quem vai nos outros veículos.

          Ou melhor estacione o carro e ande com as pernas isso sim é passear e se quer estar a brincar com o telemovel estacione o carro, o carro é um meio de transporte e não uma sala de estar onde está a ouvir musica e a brincar com o telemovel.

          Grande parte dos acidentes acontece em pequenos trajetos dentros das cidades e arredores e a velocidades baixas e não a alta velocidade em autoestradas.

          Depois existem as pessoas que jogam no totoloto, no euromilhões e na lotaria a que eu chamo estatística para burros.

          Continuem a jogar a Santa Casa agradece…

      • Grunho says:

        Acham que eles são otários ao ponto de meter um radar de section control com um ponto de paragem pelo meio?

    • ilmari says:

      Era bom…
      Os pontos de fotografia para contar a velocidade média distam apenas um par de kms na maioria dos casos onde não há zonas de descanso. Por isso essa lógica é inválida!

      • Zagalote says:

        Quem fiscaliza essas máquinas que fazem as contas…?? Estão inscritas na ordem dos contabilistas ou proteção de dados?

      • Fusion says:

        Nesse caso é cumprir as regras, mas chato na mesma…

        Mas atenção não sou contra, existe aí muito grunho na estrada, mas confia que a maior causa de acidentes nunca foi nem será a velocidade, mas sim os azeiteiros a conduzir..

    • Semogj says:

      Teorias… Os radares estão a ser colocados em locais que não tens forma de sair nem de parar.

    • Gonçalo says:

      1º Muitas das vezes não existe uma area de serviço no meio
      2º Daqui ao algarve vais parar em todas as áreas de serviço fica chato 8 horas para chegar ao algarve

    • João Câmara says:

      Se o segundo radar estiver antes da estação de serviço serve de pouco.

  3. Há cada gajo says:

    O objejtivo é só um: aumentar a receita que só no primeiro semestre de 2023 já rendeu 47 milhões de euros. A velocidade não mata, a velocidade rende. E depois acenam com a bandeira da redução da sinistralidade quando nos últimos 3 anos a mesma só aumentou, tal como disse a Secretária de Estado na TV. O problema vou a gostar de ser enganado…

    • Rui says:

      Só rende por causa dos estúpidos, vocês dizem isso como se andassem a multar toda a gente não eles só multam quem anda acima do limite e isto são radares sinalizados portanto não queira convencer do contrário só é apanhado quem é parvo. E não a sinistralidade não tem aumentado mas também não tem diminuído e o problema disso imagina só continua a ser dos estúpidos porque 90% dos acidentes mortais têm 2 razões ou álcool ou velocidade

      • João Câmara says:

        90% dos acidentes mortais têm 2 razões ou álcool ou velocidade, mas muitos deles têm as duas coisas.

      • Fusion says:

        Gostava de ver se esses dados se verificam nas autoestradas. As mortes dos outros por álcool e velocidade não me afligem, cada um tem que ser consciente do que faz.. o meu problema é os outros que não têm culpa.. mas como te digo, nas autoestradas matares outros acontece pouco

      • Há cada gajo says:

        Meu caro, se o s sucessivos governos se preocupassem mais com a educação em geral, com a educação em particular do ensino da condição e com a formação cívica do cidadão, de certeza que não terias tantas preocupações em “investir” em meios destinados única e simplesmente a sancionar e reprimir para obter receita extra e de certeza que terias dinheiro investido em coisas mais uteis para todos e não só para os que andam de pópó.

      • Pobrezinha Não bebe says:

        Metam a mer## do vinho, cerveja entre outra a 25% vão ver que acaba a sinistralidade

  4. Paulogt says:

    O Clima do MEDO… Povo com medo é manso….

    • Rui says:

      Ser manso é realmente andar dentro dos limites sem por ninguem em perigo? Parecem os putos da escola primária querem é ser rebeldes vamos andar a 200 para ter um acidente e matar uma família inteira não como esses gajos mansos que andam em segurança.
      Que mentalidade podre

      • Paulogt says:

        O manso é comer e calar… Sim… Dou o que o carro dá e não é só 200… Ainda falta a sexta velocidade… Mas quando tenho a estrada livre… Não sou burro

    • Contador says:

      Então tu estás manso, estou a ver.

      • Paulogt says:

        Digamos “Stealth” já desde 2002 que tenho sistema cobra de 6 canais proteção 360 com anti -VG2… Estamos em que ano…. Veja como anda a nanar neste planeta….

  5. B@rão Vermelho says:

    O que eu acho uma tremenda filha da puti… é na AE onde se pode circular a 120Km e de repente radar e o limite passa para os 100Km, para mim pessoalmente não me afeta a minha velocidade em AE raramente passo dos 100Km, de mota é mais complicado não é que tenha por habito circular a grandes velocidades mas é muito mais fácil ultrapassa-los de mota, e ai sim concordo com quem diz que é caça a multa nesta situação concreta, acho que 120Km é velocidade mais que suficiente para se circular nas AE

  6. Zagalote says:

    França que vive de multas… Deixou os radares de velocidade média porquê? É descobrir…

    • João Câmara says:

      “A razão oficial para a substituição destes radares de velocidade média em França é de que há necessidade de optar por aparelhos que sejam mais económicos. Para além dos custos de aquisição e instalação do sistema, é agora necessário realizar um forte investimento na manutenção dos radares e substituição das dispendiosas lentes de alta resolução das câmaras.”

    • Jorge says:

      Em França tem autoestradas com radares a cada quilómetro, se a ideia fosse realmente ganhar dinheiro, faziam o mesmo na A2, onde ninguém anda a 120. Só quem não tem ar condicionado e tem que fazer a viagem com as janelas abertas.

      • Há cada gajo says:

        Não é ganhar dinheiro ? Já leste os orçamentos do Estado e do município onde é colocado o radar ? Claro que não leste, “isso é coisa de políticos e não me interessam nada … “

  7. Dani Silva says:

    Seria interessante saber qual é a margem de tolerância destes radares…

    • João Câmara says:

      A margem de erro é praticamente nula, mas a tolerância deve 10% como os outros e isso tem como objetivo evitar recursos em tribunal.
      Por outras palavras na autoestrada, multas só a partir dos 132.

      • says:

        Não existe tolerância.
        Nos radares de velocidade instantânea existe uma margem de erro máxima de 5% com um mínimo de 5km/h. Essa margem de erro máxima é deduzida à velocidade registada. O que quer dizer, em teoria, que podes ir a 100 e o radar registar 105 (a margem de erro dos equipamentos é menor, mas a lei acautela até 5%) fazendo com que a velocidade “oficial” seja 100.
        Isso não tem nada a ver com tolerâncias. FIAT e não corras (devagar) 😀

    • Gonçalo says:

      Diria que deve ser parecido, se fores a 130 não vais ter problemas

  8. Luis santos says:

    Tudo em nome da segurança claro! Como se os radares fossem instalados para apanhar os gajos que vão a 200! Se fosse assim não valia a pena o investimento. Povo manso e burro nunca tal vi

    • Rui says:

      Então é para o que ? Para ganhar dinheiro ? Só ganham dinheiro com os burros.
      Portanto ser manso e burro é andar em segurança sem pôr os outros em perigo está certo, realmente cheio de gente burra está este pais que continua a dar dinheiro com multas.

  9. Pedro says:

    Se na França os vão retirar pela cara manutenção, imagino por cá, nem chega a 1 mês de utilização

  10. Zé Fonseca A. says:

    Já existe forma de anular as multas destes radares, e é mais simples do que nos de velocidade instantânea, o escritório de advogados de um amigo já tem o template de exposição feito, 500€ por consulta.
    Uma coisa garanto, quem souber como se faz é garantido anulação destas multas

    • Paulogt says:

      500 euros… Era para levar o estado ao tribunal europeu pelos buracos… Agora pelos radares? Certamente existe bué de falhas na coisa. . Como em tudo que se faz por aqui…

  11. Zé Povinho says:

    Isto por aqui é só cumpridores da Lei, outros que acham que os outros são todos inconscientes, porque eles não são, pois sempre conduzem como se fossem avozinhos que não passam dos limites, porque já não veem, não ouvem, nem mexem bem os braços e as pernas! São normalmente estes avozinhos que encontram na contra-mão nas auto-estradas, mas devagar claro! São os que emperram o caminho a quem trabalha, porque não têm pressa, até já são reformados!
    Depois há os defensores dos agentes da Lei, cujo sonho são aqueles filmes sado-masoquistas… e mais não digo!
    Querem resolver o problema da sinistralidade? Era fazer a malta todos os anos ter que passar umas aulas em simulador, de maneira a todos ter uma noção dos seus limites e pela experiência melhorarem como condutores.

    • Há cada gajo says:

      Dou-te um só exemplo do que bem conheço: em 25 anos de uso diário, no local no IC 19 onde agora colocaram o radar, o registo de acidentes é minimo e na curva do Palácio de Queluz, onde estão dois radares em ambos os sentidos, há acidentes quase todos os dias. Como explicas isto, se o motivo indicado para a instalação de radares é a redução da sinistralidade ?

    • Mario says:

      Empatar o caminho a quem trabalha ? Se o limite é 90 é para ir a 90, vai com pressa saia mais cedo de casa que é o que eu faço! Agora como vejo transportadoras que em local de 50 vao a 120, isso é ser seguro… sem dúvida.

  12. says:

    Eu continuo a achar bem.
    Os condutores serão multados por velocidades acima das permitidas, logo estão todos com medo do quê?

    • Paulogt says:

      Das ilegalidade dessas mesmas provas…

    • Pobrezinha Não bebe says:

      Eu tb já levei 5 multas nunca as paguei … os radares não são homologados.

      • Mario says:

        Dizes tu…
        Estão as homologações todas no site da ANSR.
        Mas como os advogados deste país são tudo menos sérios… estão em sintonia com o governo.

        • Doimasé says:

          A assembleia é formada na maioria por advogados… Todas as leis que fazem tem maneiras de serem contornadas… É o regime da lei só comércio que todos seguem no mundo inteiro… Nós somos um só número á nascença deram um número de batismo, do BI e mais tarde NIF se pegar -mos no número da cédula de nascimento e formos a uma certa entidade sabemos o nosso valor real no mercado… Somos carga e para o governo estamos mortos á nascença como seres vivos pois para ir a tribunal até precisamos de ser representados por um advogado inscrito na ordem porque não temos direito como “mortos” de falar perante as Leis marítimas…

      • Zé Fonseca A. says:

        Na rede SINCRO estão todos homologados, radares móveis é diferente.
        Mesmo assim há lacunas na lei

    • Há cada gajo says:

      Pelo principio subjacente. O principio é a receita não a prevenção do que quer que seja. E só não vê quem não quer ver.

  13. EEQTR911 says:

    Os governantes já estão a €sfr€gar as mãos.

  14. Paulo Seichinha says:

    Em nome da segurança rodoviária… uma merda. Querem acabar com os excessos de velocidade? Imponham limites nos próprios carros e assim já ninguém anda depressa demais.
    Querem combater o consumo de tabaco. Simples: proibam. Não convém não é verdade. Onde iriam buscar mais essas receitas fiscais?
    Esta nova medida dos radares, que é em prol da segurança do povinho, é na verdade mais uma receita para o estado que ainda este ano espera chegar aos 150 milhões de euros em multas, quando na última década, as multas renderam 870 milhões.
    O que o estado deveria estar a investir era na redução das esperas nas urgências nos hospitais, contratar mais pessoal médico, assegurar um médico a todas as famílias, limitar o crescimento absurdo do custos de compra ou arrendamento na habitação, criar condições para que a justiça em Portugal funcione em tempo útil. Estas são das primeiras e principais necessidades do povo português. Não são mais dezenas de radares que nada vão alternar a sinistralidade nas estradas portuguesas.

    • Alves says:

      E qual era o limite que se impunha? Por exemplo em autoestrada: 120, 128, 150, 200?
      Quando limite legal é de 120, não multam até aos 128 km/h por razões técnicas e até aos 150 km/h também não costumam multar, é uma infração leve (os que vão a 120 km/h na via do meio kms e kms com a via da direita livre é que acham que é um crime – quando o que vão a fazer é que é uma infração muito grave.
      Os carros precisam de uma margem de aceleração, para se livrar de sarilhos em caso de necessidade, atingindo uma velocidade superior à legal. Põe-se o limitador nos 150 km/h? Os “justiceiros da estrada dos 120” tinham um chilique.

  15. David R. says:

    Era interessante, em relação aos radares de velocidade média, saber as localizações dos pontos inicial e final, ou então o local de início e a extensão entre os dois radares.
    Nas notícias que vão surgindo apenas é mencionada a localização de um dos pontos (presumivelmente será o ponto inicial)…

  16. Bazinga says:

    Só digo isto:

    Lembrem-se: nenhum radar de velocidade fotografa o número do quadro do carro.

    Matrículas iguais ou falsificadas é possível .
    Ou seja só o número do quadro do veículo assegura que aquele carro pertence áquela matrícula e só devem “pagar” multas de velocidade em caso de flagrante delito

  17. Bazinga says:

    Ja agora já alguém avistou recentemente onde realmente estão concretamente os inícios e fim de zona controlada?

    E em que sentido?
    Lisboa Sintra ou
    Sintra Lisboa?

  18. SMA says:

    Passei no domingo dia 3/9 na A1, sentido norte-sul, vim sempre com atenção, por via das dúvidas, desde a serra de aires e candeeiros e não vi qualquer indicação de radar de velocidade média.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.