Atenção: Mudanças na sua carta de condução! Saiba quais…
A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública. Mas sabia que as cartas de condução passarão a ser reconhecidas em toda a UE? Saiba o que implica tal mudança.
Será também criada uma carta de condução digital...
A Comissão Europeia prepara-se para apresentar uma diretiva que prevê que a apreensão de carta por consumo de álcool ou drogas num país seja válida nos restantes Estados-membros da União Europeia, segundo revela o Expresso. Tal significa que a legislação de cada país ainda terá de ser alterada.
Segundo a Comissão Europeia, a iniciativa tem como objetivo que a UE consiga atingir zero mortes na estrada em 2050. Será ainda estipulado um limite único para a quantidade de álcool e substâncias no sangue, o que significa que o teto português sofrerá um decréscimo: de 0,5 grama/litro para 0,2 grama/litro.
De acordo com as novas regras, os jovens condutores poderão, a partir dos 17 anos, “adquirir experiência graças a um sistema de condução acompanhada”, obtendo uma carta de condução que lhes permitirá conduzir acompanhados. Será também criada uma carta de condução digital e de um QR code, para diminuir a dependência da impressão de cartões de plástico e utilização de chips, que escasseiam.
Quem tiver cartas de condução com categoria B poderá conduzir um carro elétrico ou uma autocaravana com mais de 3500 kg de peso bruto, de forma a dar resposta ao caso das baterias mais pesadas que aumentaram a tara nos veículos, após as mudanças de legislação. Os candidatos a condutores poderão responder aos testes teóricos e práticos em qualquer Estado-membro.
Em resumo, a apreensão de carta, poderá acontecer em qualquer país da UE e os limites de álcool e drogas serão iguais em todos os estados-membros.
Este artigo tem mais de um ano
WOW a Europa a concordar e a ter algo igual em toda a sua comunidade de países? Agora só falta podermos comprar/vender os veículos motorizados no pais que bem quisermos e não pagar novamente impostos e mais impostos…
Sabe que ao comprar uma viatura nova num pais da comunidade europeia no final das contas só paga o valor do imposto do pais final. No entanto terá de pagar a legalização antes do transporte e depois pedir o reembolso.
Assim como acontece com outros bens, pode comprar num pais estrangeiro um telefone por exemplo e depois taxar em Portugal (tax free), nao sei é se compensa ao tuga com iva a 23.
Penso que ele estava a falar de carros em segunda mão, onde foi pago no país de origem e pagas cá também.
Pegando no teu exemplo eu se comprar um telemóvel num país da UE, pago o imposto lá e posso trazer para Portugal sem ter de pagar mais nada.
O exemplo que estás a dar é de uma importação de um país fora UE.
Onde inclusive és obrigado a declarar a importação e pagar a taxa em Portugal, aí sim compras taxa free, e depois pagas cá.
Caros o Tax free é somente para países extracomunitários. Se fores a Alemanha e compares um telefone lá não podes pedir Tax Free para portugal porque a Alemanha faz parte dos Países comunitários.
Mais info aqui: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/docs/Conteudos_1pagina/E_Taxfree_Portugal_Information/Documents/e_Taxfree_Portugues.pdf
Resumindo, só podes pedir Tax Free se morares ou viajares para países fora da União Europeia e o valor das do artigo taxado for superior a 50€ – o IVA (líquidos do Imposto). Exp: Países: Angola, Brasil, Argentina, EUA, ETC.
+1
APOIADO!!!
Mas isso… será no dia de São Nunca!
Mas então se a carta está apreendida, como é que o condutor pode conduzir noutro país? Não tem o documento para apresentar às autoridades, visto que está apreendido… está aqui qualquer coisa que me escapa.
Em relação ao álcool, há muito pessoal que vai “chorar” por isso, pois gosta de se enfrascar ao almoço e depois andar por aí a conduzir. De qualquer forma não são os com 0.5g/l que andam a causar acidentes por norma, mas sim aqueles carregados de álcool, e esses vão continuar a suceder, porque embora seja crime (acima de 1.2g/l) as consequência são poucas: apreensão de carta durante uns meses (alguns continuam a conduzir na mesma nesse período, arriscam), e uma coima que pode ser revertida em trabalho comunitário.
Muita gente vai presa por conduzir alcoolizado(a), mas como não fazem publicidade nem nos jornais nem na televisão então parece que não acontece nada.
Será que vai? Tanto quanto sei, o comum é carta apreendida por x meses e coima.
A verdade é outra, muitas vezes é menor o problema se fores apanhado a 1,2g do que qualquer coisa acima de 0,5g, isso porque tipicamente vais a tribunal e como é a primeira vez és sempre desculpado, então maioria das vezes nem sequer ficas inibido de conduzir.
preso nunca ninguém vai, só se fores repetente nessas andanças.
Pelo que li no álcool vai ser ainda mais restritivo , possivelmente 0,0 , para novos encartados nos primeiros anos…..
Desde que seja só durante os primeiros 100 anos, está tudo bem.
Nem nos Estados Unidos da América.
Podiam era fazer o mesmo com o ordenado mínimo, meterem todos os países como na Alemanha por ex.
Quando tiveres a produtividade da Alemanha, e a fiscalidade da Alemanha, aí tens razão para pedir o salário líquido comparável, até lá…
És “pobre” até a pedir/sugerir…eu preferia o ordenado mínimo do Luxemburgo! São €400/mês a mais…
vai aprender economia primeiro pode ser que te ajude a fazer menos figuras de urso….
Porque não acompanhamos os preços dos carros da Europa?
As cartas de condução não são já reconhecidas na UE? Andei eu a conduzir, “ ilegal “, um carro alugado num outro país, utilizando a minha carta nacional…
Eu sempre conduzi em França com a minha carta portuguesa enquanto morei lá (por 10 anos) e ninguém piou por isso.
Pena os ditos entendidos não se lembrarem dos milhares de milhões que a U.E. enviou para o território Português para abaterem a produção em toda a linha, desde a indústria, agropecuária, etc, etc … talvez por isso não seja de todo descabido que o povo Português reclame com todos os responsáveis e assim se lhes reconheça esse direito, o de ter melhores condições de vida, seja quando no activo como quando reformados … afinal de contas foram e são os entendidos ( tanto Europeus como Portugueses que ) utilizam o sistema de ” drenagem de fundos ” ficando o Estado / povo, com o ônus e isso cada vez mais se revela uma realidade e é o que se pode muito facilmente constatar na história e nos casos que têm feito correr muita tinta …
Portanto, qualquer frango no espeto já foi vazado há muito e mesmo que o preparem com o limão no S acabará sempre por ser comido e da sua cabeça nada se faz …
Já os ditos entendidos foram e são pagos e bem mas para fazerem aos outros aquilo que mais dia menos dia lhes vão fazer aos deles como a eles próprios ( não deram conta ?! …) … e são eles entendidos $$$$$$$$$$$ no, quem vier atrás que feche a porta … para variar… qualquer um tem mesmo que reclamar seja com o Parlamento Português como com o Europeu … bons alunos que levam o tal prémio, o da divida e extinção … que rica Europa, que ricos entendidos …
Então será que as cartas que noutros países têm o equivalente A e B só numa categoria tb vão passar a ser assim em PT?
Do género, se fez B agora também tem A??
Estou para ver!
Citação: “Segundo a Comissão Europeia, a iniciativa tem como objetivo que a UE consiga atingir zero mortes na estrada em 2050”
Simplesmente impossível, a não ser que em 2050 exista um tipo de condução robotizada ou algo do género que evite a existência de acidentes.
Cá temos os ladrões europeus a impor condições
Essa citação não bate com a realidade o que também não é novo …
Por que não ser os ordenados para todos também iguais? e carta de condução válida para todos igual ?como por exemplo na França .
Porque e que nao passa a ser igual na europa o ordenado mínimo, isso sim e que tambem deviam fazer
Quero tirar a carta
Quero tirar a carta (/%/&%
E os ordenados também vão ser iguais? Porque ja à muitos anos que deviam ser iguais em todos os estados membros da CEE .