Atenção, fãs da Jaguar! Marca está a poucos meses de eliminar toda a sua gama
À semelhança de outras marcas, a Jaguar quer reinventar-se, numa altura em que a mobilidade elétrica vai, paulatinamente, ocupando um lugar de destaque. A empresa britânica mantém o objetivo de se tornar totalmente elétrica e está a poucos meses de eliminar toda a sua gama.
Apesar da procura instável pelos seus veículos elétricos, a Jaguar mantém-se fiel ao seu plano de se tornar totalmente elétrica a partir do próximo ano. Além disso, está a poucos meses de eliminar toda a sua gama atual e de revelar um concept car que dará o mote para a sua nova era.
A nova geração a ser apresentada não terá qualquer relação com os veículos anteriores, em termos visuais, técnicos, e de posicionamento. São uma "cópia de nada", segundo a marca.
Jaguar reinventa-se e aposta tudo nos carros elétricos
Apesar do secretismo em torno das novidades que a Jaguar está a preparar para o mercado, será revelado, em dezembro, um novo conceito que anteverá o seu primeiro veículo elétrico da nova era: um GT de quatro portas no valor de 100 mil libras (cerca de 116.600 euros), com uma autonomia superior a 700 km, carregamento ultrarrápido e um grupo motopropulsor de dois motores com mais de 575 cv.
Conforme noticiado pela Autocar no ano passado, o novo concept dará o mote não só para a estreia do GT, mas também para a linguagem de design da nova era, que definirá igualmente o SUV Bentley Bentayga e a limusina Flying Spur, que o seguirão nos concessionários até 2028.
Ao mesmo órgão de comunicação social, Rawdon Glover, diretor-geral da Jaguar, disse que uma das prioridades ao conceber os novos veículos era repensar os princípios básicos do design dos veículos elétricos, uma vez que estes "são [atualmente] todos muito semelhantes, porque passaram demasiado tempo num túnel de vento, para fins de autonomia".
Se olharmos para ele, trata-se de um setor bastante homogéneo e suspeito que essa possa ser uma parte da razão pela qual o setor dos veículos elétricos a bateria estagnou um pouco.
Na verdade, o que se pretende fazer é criar um automóvel que desafie algumas dessas convenções.
Sobre o potencial desaparecimento do icónico felino que adorna o logótipo da Jaguar, Rawdon Glover esclareceu que "para as marcas que querem operar no espaço do luxo, a sua proveniência, história e iconografia são realmente importantes".
Por isso, reimaginámos o salto para a nova marca e para o veículo, para continuar vivo, mas num formato ligeiramente melhorado.
No sentido de não apagar o passado, mas usá-lo na construção do futuro, "quando virem a estratégia de nomes, verão referências ao nosso passado, mas também aspetos que são muito mais inovadores".
A mudança da Jaguar para a propulsão exclusivamente elétrica surge numa altura em que as suas rivais diretas ajustaram as suas estratégias de eletrificação em resposta à diminuição da procura de veículos elétricos de topo.
Apesar disso, o diretor-geral da empresa está confiante de que a próxima geração de produtos da Jaguar "fará uma grande diferença na forma como todo o setor é visto".
As barreiras racionais à aquisição de veículos elétricos continuam a existir neste momento: a ansiedade em relação à autonomia e às infraestruturas e a necessidade de carregar publicamente. Se resolvermos cada uma destas questões, todos os nossos veículos terão uma vantagem significativa.
Explicou Rawdon Glover, mencionando as longas distâncias e os carregamentos rápidos que estarão à mão dos condutores dos próximos veículos elétricos da Jaguar.
Até a próxima geração de carros da Jaguar chegar, os retalhistas intensificarão o seu foco nos veículos usados e nos serviços pós-venda, "e haverá um período em que não será possível comprar um Jaguar", segundo o diretor-geral da empresa.
Então as marcas não estavam acabar com os elétricos? e os elétricos não iam ter futuro?
Um ano sem vender elektros (I-PACE) é bom?
Um ano só a vender combustão (F-PACE) é bom?
E sai um protótipo elektro para a montra a ver se pega é bom?
Claro que não é bom!
Mas repara!
Tens um tesla Model Y a 50mil e pedes pelo i-Pace 70? Sem nada que se justifique?
A Polestar pede 70mil por um veículo que é todo ele bom excepto o info-entertainment! Mas ainda longe das potências e eficiência da Tesla!
Veremos o Grupo VW para 2025/2026 o que irá apresentar a nível de baterias, eficiência e alcance/kw
Os VW estão super eficientea.
Não sei onde viste isso!
Do grupo VW o mais eficiente está em 25 – o Audi A6 Sportback e-tron performance…
Está aqui um exemplo:
https://youtu.be/hM6EZMSt6g4?si=ICt8WcyFEbcWkcKJ
O vw id7 está muito bom em termos de eficiência, precisam de continuar.
@Yamahia
https://ev-database.org/car/1839/Volkswagen-ID7-Pro
Em comparação com o Model 3 DualMotor que tem 498cv uma bateria inferior… Consegue ter uma eficiência de 150Wh/km
Esse VW ID7 com 286cv e uma bateria de 77kWh está com uma eficiência de 162Wh/km
Mas podem vasculhar o site e tirar as vossas conclusões…
2025 a VW anunciou que teria baterias para 1000km ou perto! Veremos a que preços e em que modelos!
Para já o Model 3 independentemente de todos os holofotes e Bla Bla contra o Musk e a marca PQ sim… É o modelo mais eficiente… E na minha opinião o que melhor cuida das baterias!
Isso é verdade, comparado com um model 3, esse ainda é uma criança, mas atenção ao tamanho do id 7, também é um pouco maior.
Quanto a baterias nada bate ainda os tesla.
Comparar o ID7 com a pandeireta de um model 3? No mínimo compara com o Y que mesmo assim fica a perder.
O Y conduzido pelo mesmo gajo no mesmo percurso gastou 24,6 kWh aos100 a uma média de velocidade inferior de 121,5 k.s/h. Contra os 17,4 kwh gastos pelo ID7 a uma média de velocidade superior de 125,4.
Só apelida os teslas de eficientes quem anda de olhos vendados.
What ?
Tesla Model Y – 18.2 kwh, média do percurso 120.7 kmh.
Compare o model y com o ID4 e não com o ID7, ou compara alhos com alhos ou bugalhos com bugalhos.
https://www.youtube.com/watch?v=zpPbs9Bls6U
@Yamahia
Eu não ando de olhos vendados!
Eu já testei vários, tesla, VW, Polestar, Renault e continuo a achar que preço qualidade, cv e o sistema de info entertainment… continuo a achar que a Tesla esta muito à frente… criticam a Tesla mas se não fosse a tesla queria ver que VE tinham no mercado e como continuávamos a andar enganados pelo mercado automóvel!
Mas isto só é bom para quem gosta de passar uma manhã a comprar um carro e ver o valor do carro aumentar 50% em acessórios…
Mas pronto… tesla não presta…
E eu é que tive um VW Golf GTI Mk7 que bebia óleo, água e com um problema de motor que a marca sabia desses defeitos nos motores tsfi e só substituiu alguns carros… os restantes azar os deles…
“cv”
Pilecas!!!
“qualidade”
Qualidade e tesla na mesma frase não combina.
“sistema de info entertainment”
LOL nem Apple car play nem Android auto, manda os users para lado nenhum em vez de os orientar para onde eles precisavam, os carregadores looolooolool É bom? Se isto é bom, vou ali e já venho.
“defeitos nos motores tsfi ”
Acusar de defeituoso o motor campeão do DTM e do DAKAR, parece-me no mínimo despropositado.
@Yamahia
“Acusar de defeituoso o motor campeão do DTM e do DAKAR, parece-me no mínimo despropositado.”
Cada um reclama pelo que se passou… eu tive esse caso… e foi conhecido que os MK7 primeira série teve problemas nos motores. é conhecido o problema nos 1.4 tsfi que as correntes de distribuição partiam, é conhecido os enormes problemas nos 1.6 TDi da VW tb que os injectores se vão com frequência… e falo disto porque é que aconteceu comigo e os TDi com um elemento da familia e posteriormente foi descoberto que afinal acontece com mais frequência do que pensávamos…
Mas como te disse, não defendo marcas, nem clubismo, nem partidos… defendo o que melhor serve num dado momento a minha familia.
Mas tb é conhecido os 2.0 D da BMW que devido a um problema nos FAP que acabam por se incendiar… no ano passado vi 3 BMW diesel na estrada a queimar…. Inclusive devo ter fotos guardadas algures…
Eu não falei do CarPlay ou do AndroidAuto… Eu falei do sistema que vem com o equipamento de base… CarPlay e Android auto é igual independentemente dos carros se não me engano… sempre que os usei em outros carros que tive, e de amigos era tudo igual.
Contudo o sistema da Tesla é sim, muito mais prático, mais fácil de utilizar e intuitivo no que se procura e de fácil acesso e manuseamento.
Testei o Polestar 2, brevemente vou testar o Polestar 4, BMW serie 2 active tourer hibrido, Renault Megane eléctrico, e francamente o sistema da Tesla é o mais intuitivo e pratico de usar!
Mas atenção cada um escolhe o que lhe apetece, tal como Windows e MacOS, cada um escolhe o que lhe apetece…
Sistema de GPS? Não tenho razão de queixa… mas tive um familiar que usou o GPS da BMW num BMW de 2015 … e acabou num caminho no meio de nenhures…. não falei do sistema de GPS embora para mim nunca me deixou mal! sempre que o usei, levou-me certinho ao local e sem nenhum stress! Contudo deve haver problemas… tesla não está livre de problemas nos seu sistema… Mas encontra-me tudo tudo e de forma fácil e intuitiva e de fácil escrita e introdução!
Tanto batem na tesla pela qualidade quando é uma marca que está no mercado à relativamente poucos anos, comparado com mercedes, Renault, Volvo, BMW, Citroen, Peugeot, etc etc etc…. Mas mesmo assim abalou o mercado, tanto que continua a ser uma das marcas que tem vendido mais…
A toyota que tanto apregoam tb tem os seus defeitos e feitios… e uma divida colossal…. e dai? a Marca premium deles é uma das marcas com menos problemas no mercado… a Lexus… mas e dai? vende que nem pãezinhos quentes? nada…
A Tesla tem problemas de qualidade? claro que sim…
Recentemente há um video de um Mercedes GLC que tem problemas de qualidade graves para a marca… pesquisem para verificar… e é uma viatura de 100mil eur… a tesla é uma de 50mil! é só metade…
Eu falo @Yamahia apenas de o que a tesla oferece entre potencia, bateria, alcance de bateria, gestão de bateria e 4 rodas que te levam de A a B continua a ser um equipamento com um preço qualidade superior à concorrência… gostem ou não.
As marcas Europeias enquanto não se adaptarem vão sofrer…
Marcas que não se adaptaram com o tempo…
A Recaro está na falencia, a BBS tb está na falência… e as marcas Europeias se não se adaptarem algumas correm risco de desaparecer…
A Tesla não sei qual será o seu futuro mas abalou imenso a industria…
Um amigo meu quis trocar o seu carro, então foi a certas marcas pedir propostas… e ver o mercado… queria com as mesmas características e opções que o seu Tiguan tem… Na Audi andava nos 90 mil, na BMW 80mil, Volvo entrou e saiu não gostou do carro por dentro… e ainda não se decidiu… perdeu sempre uma manha para tratar dsso com cada marca… entretanto passou pela tesla e lá ficou… em 15 min escolheu o carro, em 1h de um test drive e passado uma semana tinha o carro na mão… zero km!
Continuamos a adorar carros, como um Deus… E status…
Mas excelente é ir à Toyota comprar um Yaris acima de 30mil e se for muito bem equipado até nos assustamos com o preço…
Recentemente passei por um stand que tinha um Fiat 500 eléctrico todo pipi… 47mil euros… livra… mas pronto são gostos… e ainda bem que há quem goste de coisas diferentes que eu….
Contudo não tenho palas nos olhos… apenas analiso friamente as coisas…
Um Tesla é caro? imenso…
Mas tudo o que está a baixo de 40mil até assusta….
Um peugeot 3008 eléctrico custa 60 e tal mil
Um Skoda electric custa na ordem dos 70 ou a volta disso…
Está bom para comprar carros de 2mil euros e deixar andar até parar de vez… porque tudo o resto… já começam a ser utopias para a maioria das pessoas…
Mas pronto… cada um com a sua!
Falei de uma opinião pessoal!
E falaste muito bem @David.
“Recentemente passei por um stand que tinha um Fiat 500 eléctrico todo pipi… 47mil euros… livra…”
Esta teve piada, looolooolool
Nop. Não serve. Esse ainda foi mais devagar que no teste abaixo:
Model Y
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbd5_bEd9smTXZ65ZQ
ID7
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbwa3wOLKDOZZzT9lw
O ID7 é muito mais carro que o Model Y e ainda mais que o Model 3 que é segmento C-(menos).
Se quiser uma comparação justa de tamanhos e pesos vá buscar o Model S e depois compare os consumos.
Primeira diferença é logo a temperatura, um a 8ºC e outro a 20ºC.
Comparação justa é comprar o model y com o ID4.
Quanto ao model s, tem aqui a diferença entre ambos, pela mesma pessoa que testou um e outro nas mesmas condições, e de facto, o VW ID 7 é mais eficiente, mas tem outras coisas a menos, como por exemplo, é só tração traseira.
https://www.youtube.com/watch?v=JyZ-8yM4swc
Temos pena. Perde sempre.
Vá buscar o model S. Os outros model Y e 3 aldrabam no material para ficarem mais leves.
Até na tinta aldrabam. Portanto Vá buscar um S que é para levar uma tareia ainda maior.
Nem ninguém disse que ganhava, a diferença entre os carros também é enorme, não só em espaço como outras coisas simples, como maior autonomia.
Não aldrabam nada, em muitos casos até usam materiais melhores, sabem é fazer carros leves, que outras marcas não sabem.
Aquele é um MODEL S.
Qual aquele?
Cubicagem dos carros:
Tesla Model S: 14.1 m³
Volkswagen ID.7: 14.2 m³
Portanto o ID7 é maior que o model S. Percebeu agora ou quer com mais molho?
Sim a Tesla aldraba é de que maneira. Vai desde a espessura da tinta aos bracos e triangulos de suspensão demasiado finos e frágeis, passando pela falta de um quadrante e agora até sacaram as manetes dos piscas LOL.
É maior mas com espaço mal aproveitado, só tem 200 litros a menos de mala, e já nem vou para a da frente.
Espaço Interno = carros alemães, grandes por fora, pequenos por dentro.
Se está a falar do modelo s, tem ecrã sim, e tem manetes com tudo o que tem direito, então mas não faz comparações com um modelo e vai buscar outro ?
Espessura de tinta ? Loool, deve ser mais uma onda do mecânico cego.
Não existe qualquer problema com os braços do model s atualmente.
“Se está a falar do modelo s, tem ecrã sim, e tem manetes com tudo o que tem direito, ”
Claro que o model S tem isso tudo.
“comparações com um modelo e vai buscar outro ?”
Vc é que foi buscar o model 3 para comparar com o ID7. Tadinho do model 3.
Não, não fui buscar model 3 em lado nenhum, só lhe disse que para comparar com o modelo y tem de usar o ID4, e quando você disser que comparação justa era o model s, dei lhe um video com os 2, e você veio logo falar da falta de ecrãs.
Ou seja, tá mesmo difícil de você admitir que a Tesla faz melhor que os legacy makers.
Já se parece com o secalharya e o trauma dele pelos teslas e o Musk.
Tanto não faz q a prova está aí. O ID7 consome ainda menos q a caranguejola do model3, mesmo sem manetes.
Só para lembrar:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcra51r5fSQIlyhv8nsg
Só sabemos se consome menos quando esse rapaz fizer o mesmo percurso nas mesmas condições com o ID7, foi isso que lhe mostrei ali em cima.
Não é preciso, temos aqui um model 3 que a 110 e a 115 kms/h consumiu sempre mais que o ID7 a 125,4 kms/h.
Mas aguardemos.
Mas esse rapaz andou com o id7 onde?
@Yamahia
https://ev-database.org
aqui consegues comparar modelos, baterias, alcance…. verão, inverno, potencias, etc….
Eu não posso comparar um BMW M2 com um BMW 220D de igual forma comparar um Tesla Dual Motor (500CV) que com uma condução moderada faz x KM com um ID qualquer que com motores de cv inferior ao da tesla e que na maior parte das vezes nem com uma bateria de capacidade igual consegue fazer o mesmo…
Mas verifiquem!
Um Peugeot E-3008 tem uma bateria de 98KW e faz 510 km / 213CV
Um Tesla model 3 tem uma bateria de 75KW e faz 630km / 498CV
Um Tesla Model Y tem uma bateria de 75KW e faz 530KM / 514CV
Um Tesla Model S tem uma bateria de 95KW e faz 570KM / 685cv
Um Tesla Model S Plaid tem uma bateria de 95KW e faz 560km / 1033CV
Como um M2 faz menos de 500KM por tanque e um 220D faz talvez perto de 900Km por tanque…
Para não falar no valor das oções nos carros alemães… o preço assusta… Mas adiante….
Uma vez mais não defendo nada… apenas o que me serve melhor….
e apenas uma opinião pessoal…
A jaguar não sabe o que faz. LOOOOL
Saber até pode saber, não me parece é q seja razão para festejar.
E quem está a festejar ?
O @jfcastro
Não o vi festejar, apenas com uma questão pertinente e incomodativa para muitos.
Sim, imagino que a si deva incomodar ver mais uma marca a vender apenas a combustão.
Ou o contrário, não leu o artigo ? Trocou tudo.
Não incomoda a ninguém!
Todas as plataformas vão coexistir durante muito tempo!
Só alguns grupos de iluminados andam a vandalizar marcas e etc por serem a combustão mas esquecem-se que o que vestem e comem e as suas viagens mais os seus gadgets nos chegam por meio do petróleo!
Eu tenho um EV porque para mim compensa! Senão teria um diesel!
E é para quem quiser!
Não vou atrás de nada cego! Tenho uma família para sustentar, uma vida para gerir e o que nos compensa hoje mais é ter um eléctrico!
Se me compensaria ter um carro de 1000eur? Claro que sim!
Mas habituamo-nos a luxos que não encontramos em qualquer carro!
Logo parem de criticar EV, PEHV e de justificar o injustificável!
Compensa para uns e não compensa para outros ponto final!
O resto são histórias!
Todos tentam defender uma coisa que não tem justificação possível!
Vocês pagam e ainda defendem marcas como clubismos!
Vão para a praia mas é! Já nos encontraremos por lá!
Se virem um VE a fumegar pode ser o meu ou ser outra merda qualquer!
Eu li muito bem, vc é q não percebeu o q está em causa.
O I-pace elektro deixa de ser vendido de imediato, o F-pace combustão continua e daqui a um ano pensam lançar um protótipo elektro a ver se pega.
Conclusão a Jag é mais uma q abandona a ME e tenta uma saída airosa com uma promessa de tentar voltar um dia.
De palpável é o que há a retirar do exposto.
Então leu mal, ou então como o que leu não lhe convém, tratou logo de inventar, como aliás, é aquilo que faz mais.
Não é invenção. A Jag. Mais mater o F-Pace em comercialização durante este período. Informe-se antes de dizer baboseiras.
Um jaguar não é bom. É duas vezes bom. No dia em que se compra e no dia em que se vende.
Tipo Alfa Romeu!
Contudo hoje pertença da Tata Group não sei se não terá melhorado imenso!
Basta ver os novos Land Rover, a preços proibitivos mas notou-se uma muito maior qualidade em todos os aspectos! Agora motorizações nunca ouvi dizer nada…
A Jaguar quando usava material Ford… era um desastre… hoje não sei que motores estão lá dentro… mas espero que tenha uma reviravolta, tinham alguns modelos lindíssimos!
Veremos!
A volvo já não tem um diesel, acho que só híbridos e eléctricos…
È mais um prego para o caixao da Jaguar
RIP F-Type V8 🙁
Esta foi a machadada final da Jaguar. Vai mais uma vez à falência.
+1
Que versão do F-Type V8 é que tem ?