Atenção, fãs da Jaguar! Marca está a poucos meses de eliminar toda a sua gama
À semelhança de outras marcas, a Jaguar quer reinventar-se, numa altura em que a mobilidade elétrica vai, paulatinamente, ocupando um lugar de destaque. A empresa britânica mantém o objetivo de se tornar totalmente elétrica e está a poucos meses de eliminar toda a sua gama.
Apesar da procura instável pelos seus veículos elétricos, a Jaguar mantém-se fiel ao seu plano de se tornar totalmente elétrica a partir do próximo ano. Além disso, está a poucos meses de eliminar toda a sua gama atual e de revelar um concept car que dará o mote para a sua nova era.
A nova geração a ser apresentada não terá qualquer relação com os veículos anteriores, em termos visuais, técnicos, e de posicionamento. São uma "cópia de nada", segundo a marca.
Jaguar reinventa-se e aposta tudo nos carros elétricos
Apesar do secretismo em torno das novidades que a Jaguar está a preparar para o mercado, será revelado, em dezembro, um novo conceito que anteverá o seu primeiro veículo elétrico da nova era: um GT de quatro portas no valor de 100 mil libras (cerca de 116.600 euros), com uma autonomia superior a 700 km, carregamento ultrarrápido e um grupo motopropulsor de dois motores com mais de 575 cv.
Conforme noticiado pela Autocar no ano passado, o novo concept dará o mote não só para a estreia do GT, mas também para a linguagem de design da nova era, que definirá igualmente o SUV Bentley Bentayga e a limusina Flying Spur, que o seguirão nos concessionários até 2028.
Ao mesmo órgão de comunicação social, Rawdon Glover, diretor-geral da Jaguar, disse que uma das prioridades ao conceber os novos veículos era repensar os princípios básicos do design dos veículos elétricos, uma vez que estes "são [atualmente] todos muito semelhantes, porque passaram demasiado tempo num túnel de vento, para fins de autonomia".
Se olharmos para ele, trata-se de um setor bastante homogéneo e suspeito que essa possa ser uma parte da razão pela qual o setor dos veículos elétricos a bateria estagnou um pouco.
Na verdade, o que se pretende fazer é criar um automóvel que desafie algumas dessas convenções.
Sobre o potencial desaparecimento do icónico felino que adorna o logótipo da Jaguar, Rawdon Glover esclareceu que "para as marcas que querem operar no espaço do luxo, a sua proveniência, história e iconografia são realmente importantes".
Por isso, reimaginámos o salto para a nova marca e para o veículo, para continuar vivo, mas num formato ligeiramente melhorado.
No sentido de não apagar o passado, mas usá-lo na construção do futuro, "quando virem a estratégia de nomes, verão referências ao nosso passado, mas também aspetos que são muito mais inovadores".
A mudança da Jaguar para a propulsão exclusivamente elétrica surge numa altura em que as suas rivais diretas ajustaram as suas estratégias de eletrificação em resposta à diminuição da procura de veículos elétricos de topo.
Apesar disso, o diretor-geral da empresa está confiante de que a próxima geração de produtos da Jaguar "fará uma grande diferença na forma como todo o setor é visto".
As barreiras racionais à aquisição de veículos elétricos continuam a existir neste momento: a ansiedade em relação à autonomia e às infraestruturas e a necessidade de carregar publicamente. Se resolvermos cada uma destas questões, todos os nossos veículos terão uma vantagem significativa.
Explicou Rawdon Glover, mencionando as longas distâncias e os carregamentos rápidos que estarão à mão dos condutores dos próximos veículos elétricos da Jaguar.
Até a próxima geração de carros da Jaguar chegar, os retalhistas intensificarão o seu foco nos veículos usados e nos serviços pós-venda, "e haverá um período em que não será possível comprar um Jaguar", segundo o diretor-geral da empresa.
Então as marcas não estavam acabar com os elétricos? e os elétricos não iam ter futuro?
Um ano sem vender elektros (I-PACE) é bom?
Um ano só a vender combustão (F-PACE) é bom?
E sai um protótipo elektro para a montra a ver se pega é bom?
Claro que não é bom!
Mas repara!
Tens um tesla Model Y a 50mil e pedes pelo i-Pace 70? Sem nada que se justifique?
A Polestar pede 70mil por um veículo que é todo ele bom excepto o info-entertainment! Mas ainda longe das potências e eficiência da Tesla!
Veremos o Grupo VW para 2025/2026 o que irá apresentar a nível de baterias, eficiência e alcance/kw
Os VW estão super eficientea.
Não sei onde viste isso!
Do grupo VW o mais eficiente está em 25 – o Audi A6 Sportback e-tron performance…
Está aqui um exemplo:
https://youtu.be/hM6EZMSt6g4?si=ICt8WcyFEbcWkcKJ
O vw id7 está muito bom em termos de eficiência, precisam de continuar.
@Yamahia
https://ev-database.org/car/1839/Volkswagen-ID7-Pro
Em comparação com o Model 3 DualMotor que tem 498cv uma bateria inferior… Consegue ter uma eficiência de 150Wh/km
Esse VW ID7 com 286cv e uma bateria de 77kWh está com uma eficiência de 162Wh/km
Mas podem vasculhar o site e tirar as vossas conclusões…
2025 a VW anunciou que teria baterias para 1000km ou perto! Veremos a que preços e em que modelos!
Para já o Model 3 independentemente de todos os holofotes e Bla Bla contra o Musk e a marca PQ sim… É o modelo mais eficiente… E na minha opinião o que melhor cuida das baterias!
Isso é verdade, comparado com um model 3, esse ainda é uma criança, mas atenção ao tamanho do id 7, também é um pouco maior.
Quanto a baterias nada bate ainda os tesla.
Comparar o ID7 com a pandeireta de um model 3? No mínimo compara com o Y que mesmo assim fica a perder.
O Y conduzido pelo mesmo gajo no mesmo percurso gastou 24,6 kWh aos100 a uma média de velocidade inferior de 121,5 k.s/h. Contra os 17,4 kwh gastos pelo ID7 a uma média de velocidade superior de 125,4.
Só apelida os teslas de eficientes quem anda de olhos vendados.
What ?
Tesla Model Y – 18.2 kwh, média do percurso 120.7 kmh.
Compare o model y com o ID4 e não com o ID7, ou compara alhos com alhos ou bugalhos com bugalhos.
https://www.youtube.com/watch?v=zpPbs9Bls6U
@Yamahia
Eu não ando de olhos vendados!
Eu já testei vários, tesla, VW, Polestar, Renault e continuo a achar que preço qualidade, cv e o sistema de info entertainment… continuo a achar que a Tesla esta muito à frente… criticam a Tesla mas se não fosse a tesla queria ver que VE tinham no mercado e como continuávamos a andar enganados pelo mercado automóvel!
Mas isto só é bom para quem gosta de passar uma manhã a comprar um carro e ver o valor do carro aumentar 50% em acessórios…
Mas pronto… tesla não presta…
E eu é que tive um VW Golf GTI Mk7 que bebia óleo, água e com um problema de motor que a marca sabia desses defeitos nos motores tsfi e só substituiu alguns carros… os restantes azar os deles…
“cv”
Pilecas!!!
“qualidade”
Qualidade e tesla na mesma frase não combina.
“sistema de info entertainment”
LOL nem Apple car play nem Android auto, manda os users para lado nenhum em vez de os orientar para onde eles precisavam, os carregadores looolooolool É bom? Se isto é bom, vou ali e já venho.
“defeitos nos motores tsfi ”
Acusar de defeituoso o motor campeão do DTM e do DAKAR, parece-me no mínimo despropositado.
Nop. Não serve. Esse ainda foi mais devagar que no teste abaixo:
Model Y
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbd5_bEd9smTXZ65ZQ
ID7
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbwa3wOLKDOZZzT9lw
O ID7 é muito mais carro que o Model Y e ainda mais que o Model 3 que é segmento C-(menos).
Se quiser uma comparação justa de tamanhos e pesos vá buscar o Model S e depois compare os consumos.
Primeira diferença é logo a temperatura, um a 8ºC e outro a 20ºC.
Comparação justa é comprar o model y com o ID4.
Quanto ao model s, tem aqui a diferença entre ambos, pela mesma pessoa que testou um e outro nas mesmas condições, e de facto, o VW ID 7 é mais eficiente, mas tem outras coisas a menos, como por exemplo, é só tração traseira.
https://www.youtube.com/watch?v=JyZ-8yM4swc
Temos pena. Perde sempre.
Vá buscar o model S. Os outros model Y e 3 aldrabam no material para ficarem mais leves.
Até na tinta aldrabam. Portanto Vá buscar um S que é para levar uma tareia ainda maior.
A jaguar não sabe o que faz. LOOOOL
Saber até pode saber, não me parece é q seja razão para festejar.
E quem está a festejar ?
O @jfcastro
Não o vi festejar, apenas com uma questão pertinente e incomodativa para muitos.
Sim, imagino que a si deva incomodar ver mais uma marca a vender apenas a combustão.
Ou o contrário, não leu o artigo ? Trocou tudo.
Não incomoda a ninguém!
Todas as plataformas vão coexistir durante muito tempo!
Só alguns grupos de iluminados andam a vandalizar marcas e etc por serem a combustão mas esquecem-se que o que vestem e comem e as suas viagens mais os seus gadgets nos chegam por meio do petróleo!
Eu tenho um EV porque para mim compensa! Senão teria um diesel!
E é para quem quiser!
Não vou atrás de nada cego! Tenho uma família para sustentar, uma vida para gerir e o que nos compensa hoje mais é ter um eléctrico!
Se me compensaria ter um carro de 1000eur? Claro que sim!
Mas habituamo-nos a luxos que não encontramos em qualquer carro!
Logo parem de criticar EV, PEHV e de justificar o injustificável!
Compensa para uns e não compensa para outros ponto final!
O resto são histórias!
Todos tentam defender uma coisa que não tem justificação possível!
Vocês pagam e ainda defendem marcas como clubismos!
Vão para a praia mas é! Já nos encontraremos por lá!
Se virem um VE a fumegar pode ser o meu ou ser outra merda qualquer!
Eu li muito bem, vc é q não percebeu o q está em causa.
O I-pace elektro deixa de ser vendido de imediato, o F-pace combustão continua e daqui a um ano pensam lançar um protótipo elektro a ver se pega.
Conclusão a Jag é mais uma q abandona a ME e tenta uma saída airosa com uma promessa de tentar voltar um dia.
De palpável é o que há a retirar do exposto.
Então leu mal, ou então como o que leu não lhe convém, tratou logo de inventar, como aliás, é aquilo que faz mais.
Não é invenção. A Jag. Mais mater o F-Pace em comercialização durante este período. Informe-se antes de dizer baboseiras.
Um jaguar não é bom. É duas vezes bom. No dia em que se compra e no dia em que se vende.
Tipo Alfa Romeu!
Contudo hoje pertença da Tata Group não sei se não terá melhorado imenso!
Basta ver os novos Land Rover, a preços proibitivos mas notou-se uma muito maior qualidade em todos os aspectos! Agora motorizações nunca ouvi dizer nada…
A Jaguar quando usava material Ford… era um desastre… hoje não sei que motores estão lá dentro… mas espero que tenha uma reviravolta, tinham alguns modelos lindíssimos!
Veremos!
A volvo já não tem um diesel, acho que só híbridos e eléctricos…
È mais um prego para o caixao da Jaguar
RIP F-Type V8 🙁
Esta foi a machadada final da Jaguar. Vai mais uma vez à falência.
+1
Que versão do F-Type V8 é que tem ?