PplWare Mobile

Após carros, camiões e autocarros elétricos, eis a primeira frota de camiões do lixo

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Ui o pessoal anti pilha cada vez mais está a ficar sem argumentos…

  2. Gonçalo says:

    O ódio que as pessoas têm por uma coisa é realmente impressionante, vocês gastam mais tempo na vossa cabeça a construir esse ódio do que em tarefas do dia a dia.
    99% nunca conduziu nem nunca na vida vai conduzir um camião do lixo mas mesmo assim são contra só porque agora são eléctricos e eu não lhes consigo ver uma única desvantagem, geralmente trabalham à noite portanto podem estar o dia todo ao sol a carregar não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar

    • Silencioso e Mortal says:

      Há cegos dos dois lados…
      Sem duvida que a deslocação será mais silenciosa…. Mas… Não fazem barulho a carregar? Mas… mas… os pneumáticos e hidráulicos deixaram de fazer barulho? O caixotes que são abanados e batidos também não farão barulho?

      • Gonçalo says:

        É óbvio que estou do camião é claro que se o condutor começar aos berros às 3 da manha fará barulho mas isso não tem nada a ver, os hidráulicos fazem muito pouco barulho o que faz barulho é o motor a aumentar a rotação para dar força para levantar e baixar caso seja eléctrico este barulho a mais também não existe

        • Silencioso e Mortal says:

          A cegueira é tanta…
          Claro que não haverá barulho… O que se ouve é apenas o motor….
          Quando estão parados, o que se ouve a bater, caixotes a serem arrastados, encaixados em estruturas de metal, batidos no próprio camião para soltar o lixo…. tudo isso não vem deles… são relâmpagos e estática… imaginação dos gajos dos ices!
          Basta trocar o motor por um eléctrico que o resto dos ruídos desapareces…
          Tal como a poluição… não havendo fumo do escape do camião então já não há poluição…

          • JL says:

            O barulho é bem mais reduzido, além disso só o faz nessa operação.

            Segundo todas as premissas até hoje sobre os veículos a combustão onde só é considerada a poluição do escape, sim, sem escape deixa de haver poluição tal como sempre considerada.

          • Gonçalo says:

            Já percebi que não vale a pena argumentar, alguém que compara um bocado de plástico a bater no metal com um motor de um camião do lixo realmente é mesmo muito limitado portanto nem vale a pena discutir.
            E já agora ninguém disse que não poluía até pode poluir mas no futuro vai haver muitas formas de poluir cada vez menos e para já o poluir longe dos centros populacionais já é uma grande vantagem

          • Silencioso e Mortal says:

            @Gonçalo,
            Argumentar? Quando uma pessoa não sabe o que escreve, não pode pedir aos outros para o levarem a sério… Só mostra que é limitado e com problemas de escrita/memória/leitura!!
            ” não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar”.
            E… Barulho, é barulho!! Não escrevi que era mais ou menos nem comparei com nada. Quem o está a fazer para não admitir que não soube escrever ou que escreveu o que não queria… não sou eu!
            Os barulhos não desaparecem e só quem nunca viu a recolha do lixo poderá afirmar que só o motor faz barulho e o resto é desprezável!

            Devem é ser dois Gonçalo diferentes.. só pode!
            “E já agora ninguém disse que não poluía” já transcrevi em cima mas aqui vai de novo:
            “não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar” – sim, realmente não foi dito… foi escrito! Enfim…

            @JL reduzido é diferente de não fazer, como escreveu o Gonçalo.
            E quanto à poluição… Um camião do lixo não é um carro e tem muito mais fontes de poluição (nomeadamente sonora) do que um carro.

          • Gonçalo says:

            Porra realmente continua igual ora bem então vamos lá a fazer um desenho eu disse:
            “não fazem barulho nem poluição à nossa porta” O que continua certo o camião não faz barulho depois vens tu dizer que os caixote a cair fazer barulho vamos lá perceber este exemplo, é que estamos a discutir a porcaria do camião os caixotes e as pessoas aos gritos NAO tem nada a ver com o camião pode ser eletrico a gasolina ou a chocapics.
            Vê se percebes uma coisa “estamos a falar do CAMIAO” ficou esclarecido agora? Ninguém está a falar do processo da recolha do lixo estamos a falar do CAMIAO.
            Segundo “nem poluição à nossa porta” sim qual é a duvida o que tu quiseste dizer é que não poluía pelo tubo de escape mas poluía noutros sítios eu disse que não poluía A NOSSA PORTA que já é uma vantagem e sim estou a falar novamente do CAMIAO eu sei que o condutor também inspira O2 e expira CO2

          • Silencioso e Mortal says:

            “não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar”
            Está escrito e não fui eu a escrever! Se não sabes o que escreves ou não sabes escrever, a culpa não é minha. Volta para a escola primária.
            “à nossa porta quando estão a carregar” … “quando estão a carregar”

          • Gonçalo says:

            Meu deus outra vez
            ESTOU A FALAR DO CAMIAO PAHH DO CAMIAO é preciso escrever outra vez?
            Vou escrever outra vez mas para meninos especiais
            O CAMIAO não faz barulho à nossa porta quando estão a carregar.
            Caixote a baterem não são o CAMIAO vÊ se metes isso na cabeça porra parece que estou a explicar coisa a um boneco, até uma criança de 7 anos já tinha percebido isso

          • Silencioso e Mortal says:

            E tu a dar-lhe… era só reconhecer o erro mas não… Especial pareces ser tu… Deves pensar ser o reizinho lá do teu sitio que diz, desdiz e volta a dizer como quer… Sem ninguém te dizer nada!
            Aqui não! Está escrito! Não sabes escrever o que estás a pensar a culpa não é de quem lê… É apenas tua!
            Mas aqui vai como se estivesse a falar com a minha prima de 3 anos…
            “não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar” -> A carregar o que?!? AR?!? Ou a carregar o lixo?!? É que para não fazer barulho enquanto carrega terá de estar a carregar ar!
            E mesmo assim…. Faria barulho!
            Sabes quantas partes moveis tem um camião deste tipo?!? (Quer para o carregamento quer para a compressão dos resíduos?!?)
            Vais dizer que nenhuma faz barulho?!? Que só o motor faz barulho?!?

          • Gonçalo says:

            Primeiro dizes que volto a dizer o mesmo e depois já dizes que digo e desdigo tu entende-te ou eu digo sempre a mesma coisa ou digo e desdigo
            Mas já percebi que não vale a pena eu a falar do camião e tu a falar de comprimir lixo, já te disse comprimir lixo hoje em dia o que faz mais barulho é o motor a aumentar a rotação, mas se agora queres discutir pozinhos discute sozinho.
            Mas pronto se quiseres eu façote a vontade como se fosses uma criança de 3 anos que pela conversa nao estás longe.
            Camião a combustão a coletar lixo 100 db de barulho
            Camião eletrico 10db que são os caixote a bater e as pessoas a falar pronto temos 90% de redução de poluição sonora.

  3. Aves says:

    Bem, ao todo a frota de veículos elétricos são 4. Mesmo que, somando o preço de compra com a manutenção e combustível/energia elétrica, fique mais caro, não afeta grande coisa as finanças da cidade. E fica bem na fotografia.

    • rui says:

      Onde viste que fica mais caro? o custo operacional deve ser super baixo vs diesel…

      • Aves says:

        Habitualmente só se fala no preço do combustível vs. preço do kWh. Não se fala da diferença no preço de aquisição.
        Diz quem sabe:
        “Apesar dessas vantagens, os camiões elétricos são muito mais caros do que os veículos tradicionais movidos a gás ou diesel. A questão é se os custos operacionais e de manutenção mais baixos oferecidos pelos EVs poderiam compensar o preço e ajudar uma cidade a economizar dinheiro a longo prazo.
        A frota de camiões elétricos aumentará os custos para os moradores de Louisville. Kurt Kowar, diretor de obras públicas e serviços públicos da cidade, disse que os moradores irão começar a pagar cerca de US$ 20 por mês pela coleta de resíduos, um aumento de cerca de US$ 5 por mês em relação aos preços atuais.”
        https://www.cpr.org/2024/10/09/louisville-launches-the-nations-first-ev-garbage-and-recycling-fleet/

  4. JL says:

    Epá então os camiões do lixo vão fazer 1000 KMS por dia como ?

  5. Focabm says:

    Já existia camiões lixo, chamam-se Tesla Semi.

  6. Yamahia says:

    A câmara de Cascais já teve um e desistiu da ideia.
    Os hidráulicos consumiam muita energia e o serviço ficava sempre a meio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.