ANSR: falha em radares de velocidade pode anular multas
Como temos referido, Portugal tem atualmente mais 37 radares de velocidade, sendo que 12 deles são de controlo de velocidade média. No entanto, têm vindo a ser detetados e reportados alguns problemas com os novos equipamentos. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) veio referir que as falhas em radares podem anular multas.
Radares de Velocidade: multas dos novos radares podem ser todas anuladas...
De acordo com a CNN Portugal, as multas por excesso de velocidade detetadas pelos 37 novos radares, em funcionamento desde 1 de setembro, correm o risco de serem todas anuladas, devido à falha técnica identificada num dos aparelhos que registou, 11 dias depois, um pesado de mercadorias a circular a 194 km/hora - velocidade que este veículo não atinge - na EN234, no Lugar de Valinhos, concelho de Nelas.
Vários condutores têm vindo a reportar falhas em alguns radares de velocidade, em especial na região centro do país. Num radar da Nacional 109 perto da Figueira da Foz, foram registados camiões a circular a velocidades entre os 130 e os 150 quilómetros por hora.
Em setembro, entraram em funcionamento 37 novos radares de controlo de velocidade e, até ao final do ano, o número vai aumentar. Segundo a ANSR, o número de veículos fiscalizados subiu, apesar da queda de 80% dos que circulavam em excesso de velocidade.
Em todo o sistema de radares de velocidade SINCRO (61 radares iniciais e 37 novos), durante o mês de setembro, foram fiscalizados pela ANSR quase 20 milhões de veículos, um aumento de 76%, quando comparado com igual período do ano passado. A taxa de infração aumentou de 0,29% para 0,57%, ou seja, os veículos em infração cresceram, por cada mil veículos fiscalizados, em valores aproximados, de 3 para 6 veículos - saber mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Têm de melhorar o dataset da neural network para reconhecer melhor os camiões, assim mesmo que seja um valor inflacionado, se for um automóvel e o zé da esquina não tem como impugnar. Até que chegue o dia e comecem a queimar os radares.
Exacto, se fossem so carro com o valor inflacionado… estava tudo bem.
É o vai te queixar ao tota.
E o estado tem um sistema desuasivo de impugnação de multas, se pagares sem bufar tens um desconto, se bufares pagas o valor total.
É mesmo a dizer, ou tens provas para inpugnar (que nestes casos se for um ligeiro, não ha provas fisicas), ou então paga e não bufaa.
Eu sempre impugnei todas a multas que tive, com ou sem razão, ha que aproveitar do sistema juridico, que esta de pantanas como todos os outros.
É que nem assim a obter receitas brutais consegue por o sistema juridico e de segurança a funcionar. É patetico
Não há advogado nenhum que seja sério.
Só aldrabões.
Quem ande em excesso de velocidade que se mate sozinho.
Também te vou ser sincero…
Qualquer pessoa que está aflita, quer é um advogado que o safe, se não for serio ainda melhor.
Querem é o problema resolvido.
E os processos nos tribunais aquilo é como um jogo qualquer…
Tens as regras ” leis”
E é jogar com as leis que tens.
O objetivo do advogado é ganhar o processo com a regras que tem.
Ex:
Um corrupto, achas que quer um advogado sério???
Não, quer quem o safe com as regras que tem.
O problema está no advogado?? Não
Se ele começou o jogo em desvantagem e conseguiu, ganhar a causa. É muito bom.
Aqui o problema não está nos advogados, está nas regras do jogo (leis), que permitem que um corrupto, um assassino, um violador, saia impune ou com uma pena mínima.
É nisso que as pessoas se deviam revoltar, è com quem cria a legislação.
Mas esses querem é votos e querem ter brechas nas leis para se sair impunes.
Como se a velocidade matasse…
“os veículos em infração cresceram, por cada mil veículos fiscalizados, em valores aproximados, de 3 para 6 veículos”
Pudera, multam tudo o que mexe.
É como o outro que vai aos coelhos e traz caracóis.
Reclamem, ide a tribunal. Não há como provar que não há falhas.
Calmaaa, multas de transito o enquadramento juridico não é bem assim.
Tu é que tens de pedir aferição do radar, e tu é que tens de te mexer, não são eles que tem de provar que não ha falhas.
Tu é que tens de provar que ha falhas, ou descrepancias, tu é que tens de pegar em todas as tangas possiveis e imaginarias, para te livares da multa.
Normalmente como da muito trabalho, eles metem no fundo da gaveta e prescreve.
há escritorios de advogados já com o template feito para isso tudo, nada de especial, tipicamente fica é pelo valor da multa, 500€
A desespero pela caça a multa é tanto, que trocam os pés pelas mãos. É bem provável que meteram os radares a funcionar sem os mesmos estarem bem aferidos.
Isso e para o mesmo radar haver 3 limites diferentes.
http s://tvi.iol.pt/noticias/videos/mal-chegaram-e-ja-causam-confusao-eis-os-novos-radares-nas-estradas-portuguesas/64f0e47f0cf265bc967e45fa
Se o erro foi facilmente detectado em situações absurdas como sabemos se em casos plausíveis não estará também a errar?
Potencialmente estão a errar por isso todas as multas terão q ser anuladas.
Temos q agradecer não só a esse camião como a outros apanhados n’outros locais a130, 150, etc. É um fartote.
já veio o ministro do MAI dizer que é só um radar..
tangas
Dizes bem o gajo é um grande tangas eheh
Agora já há outro caso impossível em mais um radar diferente. Um “Land Rover Freelander com 23 anos a circular a 195 km/h na Estrada Nacional 14 na Maia, numa zona de 70 km/h (e com a foto a demonstrar a existência de tráfego que impediria atingir essa velocidade improvável)”
O sistema está todo inquinado!
As multas terão que ser todas mas TODAS anuladas. Andaram aí a embandeirar em arco mas a montanha pariu um rato!
Agora pelo menos há um precedente, os radares falham, se me aparecer alguma vai para tribunal.
Como alguns já comentaram aqui , na verdade quem nos garante que estamos a ser fiscalizados corretamente ? Se eu fosse apanhado a 140 ou 150 poderia achar que me tinha distraído , até porque a multa não cai na hora … mas na verdade agora uso o Waze : não porque ande sempre a acelerar , mas porque os radares muitas vezes não estão colocados em zonas onde é fácil distrairmo-nos por serem estradas largas e com boa visibilidade (já viram o perigo !?)
Se fosse um ferrari queria ver como seria…
Isto abre um precedente enorme. Todos os radares para além de serem certificados têm de ser inspecionados e validades. Aqui claramente tudo falhou.
De futuro vai servir para levantar a dúvida de qualquer infração detetada por estes sistemas!
E isto são radares novos… algum controlo de qualidade devem ter pelo preço do equipamento…
Agora imagina aqueles que já são velhos, como é passado os certificados!!!
Parece as empresas de extintores, recolhem os velhos ( fora do prazo), alguns até se dão ao luxo de trocar as etiquetas de validade dentro da carrinha, e volta ao mesmo sítio.
E são equipados de segurança validados e certificados…
Como o outro diz, certificados há muitos, é uma questão de €€€
Format C: e fica resolvido.