Ambulâncias com painéis solares para diminuir poluição e não só…
Estamos numa era de mudança do segmento automóvel. A aposta em veículos a gasolina e em especial a gasóleo, pode vir a perder força nos próximos tempos, sendo a opção dos elétricos a mais natural.
O que acham da ideia de ter ambulâncias com painéis solares para diminuir poluição e carregar equipamentos médicos?
O governo federal de Toronto anunciou que vai instalar painéis solares em ambulâncias para diminuir poluição. De acordo com as informações, os painéis solares vão ser instalados na parte superior de 215 ambulâncias e em mais de 30 unidades de emergência. Tal alteração irá permitir carregar a energia de equipamentos médicos transportados a bordo.
Painéis solares vão permitir carregar equipamentos médicos...
O governo federal, que estabeleceu uma meta nacional de reduzir as emissões de carbono em 30% abaixo dos níveis de 2005 até 2030 sob o Acordo de Paris, investiu 1,1 milhão de dólares.
O investimento irá também ajudar a pagar os motores elétricos híbridos em mais de 100 ambulâncias para poupar em combustível e reduzir as emissões. Contas feitas, tal investimento significa, em termos de poluição, remover cerca de 2900 carros das estradas por um ano.
Este artigo tem mais de um ano
Bela ideia para carregar uma lanterna de bolso, agora para diminuir a poluição? Só se for enganando tolinhos…
Faz-me lembrar o projeto Solar Roadways que foi um fiasco completo.
Vão construir painéis solares que sabe-se lá quanto tempo vão realmente durar (uns 3 a 5 anos?), com uma capacidade de fornecimento de energia duvidosa, porque depende de onde a viatura estiver, lembrando que se não houver Sol não há produção de energia significativa (se houver alguma), e que em latitudes superiores o Sol não é tão intenso logo não gera tanta energia… e ainda é preciso onde vai armazenar a energia, qual o impacto nas baterias.. vai ter mais baterias? As baterias vão ser alteradas para ter mais capacidade? Se as baterias forem trocadas ou se desgastarem mais depressa isso vai provocar mais poluição?
Se a conversa não fosse o meio ambiente mas sim a redundância de fontes de energia para meios de emergência como ambulâncias acho que seria mais consensual a sua utilização.
Nada que já não se faça nas Auto Caravanas, alias…
As auto caravanas carregam a sua bateria da “casa” quer atraves do alternador do próprio carro, que após carregar a bateria de arranque “canaliza” a energia para a bateria(s) da “casa”, ou através de painéis solares.
Parece me obvio que se os equipamentos a bordo forem carregados durante os trajectos, e não é dificil que isso aconteça, não necessitem de ser carregados depois em 220v aquando parados.
Os paineis solares tem uma vida util bem superir a 5 anos, e mesmo com sol nublado carrega, basta haver claridade, alias, pode carregar com uma luz de candeeiro da rua. As bateria melhores para usar neste caso não são as de chumbo mas sim as de gel, mais capacitadas para maiores ciclos de carga/descarga e de descarga lenta.
Espero ter trazido um pouco mais conhecimento ao debate.
Saudações,
Outro exemplo… Na minha AC tenho o painel solar a carregar também a bateria de arranque, assim reduzo o risco de no inverno ficar sem carga para arranque e prolongo a vida da bateria.