Agência da Energia alerta para a perigosa dependência da Europa em relação ao petróleo
Apesar dos avanços realmente notórios, o petróleo continua a fazer parte da nossa vida, ainda que indiretamente. Um novo relatório da International Energy Agency (IEA) deixa o alerta de que a Europa está perigosamente dependente do petróleo.
Temos acompanhado a evolução positiva da eletrificação, com o surgimento de cada vez mais propostas e a posterior compra por cada vez mais consumidores. No entanto, apesar dos incentivos e da retórica que se criou em torno dos carros elétricos, há uma série de outras necessidades diárias respondidas pelo petróleo.
Setores como a agricultura e o transporte são ainda largamente dependentes do combustível fóssil, pelo que muito do que comemos e quase tudo aquilo que compramos depende, de alguma forma e em algum momento da cadeia de valor, da utilização de petróleo.
Europa pode sofrer as consequências da dependência do petróleo
O último relatório publicado pela IEA centra-se na tensão que já se faz sentir no mercado europeu do petróleo, com inventários abaixo da média em vésperas do inverno.
O relatório menciona problemas como os constrangimentos de capacidade nas refinarias de todo o mundo e o risco de uma quebra na disponibilidade de combustível proveniente de instalações no Médio Oriente.
Mais do que isso, existem outros fatores a intensificar o problema, como a redução da produção petrolífera da Arábia Saudita, que passou de 11 para menos de 9 milhões de barris de crude por dia, e o embargo à Rússia. Segundo a AIE, estes irão restringir ainda mais a oferta no último trimestre de 2023 e no início de 2024.
Conforme explorado pelo The New York Times, o mercado do petróleo está a enfrentar um grave problema que, embora pudessem ter um impacto limitado no mercado, coincidiram no tempo, e criaram uma situação que pode tornar-se limitativa, especialmente para mercados tão dependentes da energia, como a Europa.
Este artigo tem mais de um ano
Boa altura para eles avançarem com um embargo ao petróleo igual ao da guerra de yom kippur em 73. Foi isso que teve o papel principal na queda do estado novo.
A malta nem embargo à Russia consegue fazer devido ao tema da Ucrania..
A Europa precisa é aprender que desligar o nuclear por populismo foi uma asneira. Não realizar prospeção de petróleo (Portugal por exemplo) foi uma asneira porque poderiamos estar melhor posicionados. Mas vá, temos de cumprir metas ambientais a todo custo mesmo que sejam puro populismo. Provavelmente Portugal ter exploração de petroleo poluiria muito menos do que não o fazer mas importar tudo via barco. Enfim. Cenas populismas.
Agora estamos presos a estados tiranos e autocraticos e não lhes podemos sequer fazer mossa porque basta eles fecharem a torneira que nós ficamos Às escuras e não podemos reclamar mais no TwitterX
Os políticos desde a altura dos romanos que arrasam tudo… Eles provocam a instabilidade toda e não saiem da cadeira…. Nós os que os Patrocinadores é que vamos para a tropa, guerras etc e pagamos os impostos para eles estarem em casa com ordenados milionários com a família…
Fazer prospecção aqui significa ficar sem as praias (dá cabo delas), sem o guito que aquilo custa, e no fim de tudo, sem petróleo.
isso é mentira, tudo depende da forma como fazes o transporte pós extracção, com oleoduto nem sabias que existia uma plataforma
Agora é que estão a abrir os olhos? Será…?!
há países a fechar as centrais atómicas quando devia ser obrigatório abrir mais. vide o caso dos alemães, e nos portugueses que há mais de 20 anos ja devíamos ter uma e dependemos do gás e carvão.
e uma vergonha!
Uma nuclear nas mãos de portugueses era acidente certo ao fim de meses. Depois, era só ter de evacuar o país inteiro e a culpa a morrer solteira.
Temos muitos defeitos mas quando queremos fazemos as coisas como deve ser, e num pais tao pequeno como o nosso uma nuclear era um must have
deixa estar que quando as espanholas rebentarem também foges.
. . . e alem disso já estao a trabalhar para alem do recomendado pela segurança, pelo que pode acontecer a qualquer momento . ..
Puro desconhecimento das capacidades técnicas dos nossos…
Tem de pesquisar mais sobre o nosso país…
Eu como emigrante, só passo vergonhas… Desde mafioso a subsidiado já me chamaram de tudo e eu nunca falhei no meu trabalho… é o espelho da corja política…
Então pronto. No dia em que tivéssemos uma nuclear quem ia mexer naquilo eram boys nomeados pela corja política. Até parece que eles não conhecem em que país vivem.
Então o governo fechou uma termoelétrica que tratava de fazer energia com a limpeza das florestas…. Nunca na vida meter nas mãos de políticos coisa semelhante… Eles conseguem transformar um oásis num poço de lama…
sim mas as termoelétricas de resíduos florestais também nao sao nada boas para o ambiente, pelo contrario. . . .
So serviram para lavar milhões no tempo do engenheiro que foi estudar para frança.
Estão a anunciar novos aumentos ?
Os EUA para evitar a escalada da subida do petróleo, levantou o embargo à Venezuela durante 6 meses e com quantidades ilimitadas…
Se não fosse isso o preço estava lá em cima!
Outros manipuladores de mercado… Provocam a instabilidade em todo o lado para depois lucrar… Tipo mercenários…
É o mercado a funcionar, quem pode pode
Tanta coisa com as renováveis, solar, eólica, hidrica, marés, Hidrogénio Verde… Querem ver que no final tudo se resume a repor a opção nuclear em cima da mesa?
Claro!!!
e a única que funciona sem interrupções e garante a produção sem ser necessário recorrer as energias fosseis, para alem de ser limpa em emissões de co2.
-qual e a duvida?
Nenhuma, o anti-nuclear é puro populismo
“Temos acompanhado a evolução positiva da eletrificação”
Tb precisa de petróleo.
Tal como o petróleo precisa de electricidade….
O petróleo gera a electricidade que precisa e quando precisa.
Por acaso é o contrário, energia eléctrica é que faz “nascer” o petróleo.
LOL