Adeus carta verde do seguro automóvel! Agora é branca…
O Certificado Internacional de Seguro Automóvel mais conhecido como "carta verde", mudou! Desde o passado dia 1 de julho que este documento passou a ser impresso em folha branca.
Mantém-se, no entanto, o dístico destacável.
Numa era ainda mais digital, é comum as seguradoras enviarem o Certificado Internacional de Seguro Automóvel através de e-mail. No entanto, a questão que se coloca é se é válido proceder à impressão do documento numa folha branca.
Carta Verde pode ser impresso em folha branca
Segundo a Deco, "as seguradoras enviaram uma SMS a informar os clientes de que, a partir de 1 de julho, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por carta verde, deixaria de ser impresso em folha verde para passar a sê-lo em folha branca, mantendo a verde apenas o dístico destacável".
As cartas verdes podem ser enviadas por meio eletrónico e a preto e branco, para imprimir, o que permite contornar eventuais atrasos dos correios.
O sistema de carta verde é uma convenção internacional, denominada Convenção multilateral de garantias, que tem por objetivo facilitar o transporte rodoviário. Nos países aderentes a este sistema, a carta verde comprova que o veículo tem seguro obrigatório.
Relativamente aos documentos emitidos anteriormente, estes continuam a ser válidos. Como refere a DECO, "caso a apólice tenha o prémio fracionado, as cartas verdes emitidas após 1 de julho, sê-lo-ão já no novo modelo. Esta alteração visa simplificar e flexibilizar alguns procedimentos, em prol dos clientes e beneficiários dos seguros. Agora, as cartas verdes podem ser enviadas por meio eletrónico e a preto e branco, para imprimir, o que permite contornar eventuais atrasos dos correios"
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
As companhias de seguros, lutam para reduzir os seus custos, com o envio de documentos por via electrónica, e nós, os segurados, arcamos com as despesas, ao ter que ir imprimir a carta verde.
errado, continuam a enviar o documento.
Seja a seguradora que imprime e envia pelo correio, ou seja o segurado que imprime em casa, no final do dia é sempre o mesmo que paga a despesa. Só que não sabe o que é um negócio com fins lucrativos terá ilusões do contrário.
Tudo se resume a conveniência. Para alguns, será mais conveniente que seja a seguradora e enviar a carta (como continua a fazer), para outros a ideia de receber um PDF e imprimir é mais atrativo do que esperar por uma carta via correios.
O ideal mesmo era não se usar papel de todo. Todas as apólices de veículos automóveis já estão registadas eletronicamente em sistema centralizado da ASF, e podem ser (em alguns casos até já são) fiscalizadas a partir da informação desse sistema. A única coisa triste em Portugal é que só se usa essa informação para passar uma multa, nunca para ilibar cumpridores que tenham ficado sem a carta verde (seja porque os correios estão atrasados, porque alguém assaltou o carro e levou esse documento, ou por qualquer outro motivo).
Não tens nada que imprimir. O documento é enviado obrigatoriamente por correio.
Não tem que ser imprimida. A carta em formato digital atualmente tem o mesmo valor legal. Não se justifica usar o papel. Estamos em 2020.
Depois ainda há as questões ambientais
Falso! O Código da Estrada obriga ao selo VERDE no pára-brisas.
Adoro a chave do AUDI a tapar a carta verde do Peugeot….
Concordo com o Cavlis…
Tambem podem mandar o pdf do acordo amigavel para imprimirmos…
O que vocês reparam…
Não deixa de ter piada eheh
Já existe.
Há semanas tive um acidente, e não gastei um milímetro de papel para preencher o seguo amigável. Aliás, nem, sequer estive na presença do outro interveniente.
https://www.e-segurnet.pt/
A minha carta verde, do ano passado já é branca. Enviaram apenas PDF e eu imprimi, nunca cheguei a receber a carta verde, ou porque os CTT extraviaram (o que não me admiro nada), ou porque nem sequer enviaram o papel. Não estou a ver nenhum agente da autoridade multar por isso, o condutor tem o documento, podem verificar que o seguro está válido. A verdade é que o serviço dos CTT está pela hora da morte, e muita coisa desaparece ou chega muito tarde. Exemplo: ainda no mês passado demoraram 15 dias a entregar algo em correio azul no território de Portugal continental.
Já eu tenho 2 livretes iguais nem sei bem porquê mas chegaram-me dois a casa.
Não dá para vender um?
Dois DUA iguais ? Pode salgar Um . e come-lo como petisco . SERVE NADA .
Tens mesmo a certeza do que dizes ?
Isto basicamente é mais um abuso das seguradoras para sermos nós a imprimir. Aqui em casa não há impressora e não vamos arcar com este custo.
As seguradoras e as autoridades deveriam era preocupar-se em arranjar uma forma de isto nem ter de ser impresso. Podermos apresentar digitalmente caso seja necessário.
E é verdade que o serviço dos CTT está pela hora da morte: aqui na minha zona que é uma zona urbana, só entregam uma vez por semana, porque a carteira tem que cobrir o concelho todo. Mas recebo cartas de seguros de outros serviços postais, por isso, a questão dos CTT é ridícula porque o serviço de entrega postal está liberalizado.
Para isso tem de contactar o Gabinete Internacional da Carta Verde e manifestar a sua opinião . A carta verde é um Documento Internacional e que obedece á Regulamentação Europeia . logo as Seguradoras que operam em Portugal . Todas .Têm de se submeter ás regras impostas pelo Citado
GABINETE INTERNACIONAL DA CARTA VERDE No entanto todas as Seguradoras enviam a Carta Verde em Papel . É só esperar que a mesma chegue ao correio do cliente . Agora dou um conselho . Se quer receber a sua Carta Verde atempadamente pague com 8 dias de antecedência As Seguradoras não controlam o mau serviço prestado pelos CTT .
Ainda em Junho recebi sem problema nenhum e bem a tempo. Felizmente ainda não fui apanhada neste processo da impressão em casa que por aqui nunca vai acontecer.
Nem o dístico devia ser necessário… hoje em dia é fácil saber se uma viatura tem seguro pela matricula, seja pelo site da asf ou pelas apps (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobishout.asf e https://apps.apple.com/app/asf/id1151813798?ls=1)
Concordo. Imprime aqui e ali e afinal isto podia ser bem mais fácil.
“Não vamos arcar com esse custo?” Achas que já não pagas a impressão da carta verde? Looool há gente muito inocente que não percebe nada de negócio.
Não vamos arcar com esse custo extra. para bom entendedor! 🙂
Claro que está incluído, daí eu achar um abuso ainda ter que ser a pessoa em casa a imprimir.
e porque razao existe a carta verde dentro do territorio nacional quando esta so serve para provar no estrangeiro que o carro esta segurado. facam como na Suica, sem seguro o carro nao tem matriculas. as matriculas sao do proprietario e nao do carro.
Então imagina que tens um carro numa propriedade privada, e não sai de lá. Tens que pagar seguro para nada. O seguro só serve para quando a viatura está na via pública.
O Icecube tem uma razão, na Suiça são outros trezentos.
Na Suiça sem seguro não há matricula e sem matricula não paga seguro nem imposto automovel, por isso pode deixar o carro à vontade numa propriedade privada o tempo que achar necessário, até o querer matricular novamente e para isso tem a obrigação de fazer um seguro previamente .
Se o carro chegar à garagem do condominio, e tiver um problema e incendiar os que estão ao lado, quem é que paga?
Cada veiculo tem de ter o seu proprio seguro Logo Os veiculos atingidos só são reembolsados se tiverem seguro de Incêndio .A menos que façam prova de que o outro veiculo se incendiou por culpa expressa do seu proprietario . È dificil fazer essa prova .
Pois! a minha pergunta era precisamente para mostrar que não é por o veiculo estar em propriedade privada, que está livre de causar problemas.
O seguro de danos contra terceiros não cobre isso, garantidamente. A seguradora até para se safar ia dizer que alguém ateou fogo e pronto.
Não é correcto Nem legal Enquanto a matricula estiver activa O veiculo tem de ter seguro activo . Imagine que tem o veiculo fechado em garagem não circula há anos . Mas hoje a garagem foi assaltada , e levaram o veiculo Atropelaram uma pessoa Ou provocaram outros danos em alguem face á Lei o Proprietário do veiculo é o responsavel . Portanto tem de ter seguro válido . Se a Lei está mal Peçam á Assembleia da Republica para alterar .Por enquanto é assim A Lei dita . O seguro só não é obrigatorio se o proprietário apresentar ficha de Abate emitido por Centro autorizado
Falso. Possuo um automóvel que, desde 2018, não circula na via pública e encontra-se “parqueado” num espaço fechado. Igualmente não possui a inspeção automóvel válida; só pago o IUC. Desde que não se encontre estacionado na via pública, não há problema
> a questão dos CTT é ridícula porque o serviço de entrega postal está liberalizado.
Os serviços de entrega postal não são correio. Os CTT podem ter sido privatizados, e sem dúvida que há muitos serviços de entrega postal, mas no que toca ao *correio universal* (por onde vão todas as cartas e meio previsto para efeitos legais) essa é uma concessão exclusiva dada aos CTT.
Chame-lhe “as alegrias” dos monopólios do estado, que quando deixam de ser do estado já ninguém se lembra de todas as benesses que lá estavam.
Enfim…
Numa era que se quer cada vez mais digital, nem deveria existir papel para enviar/imprimir. BD’s com cruzamento de dados é o que é necessário para se saber se o seguro está em dia ou não.
O problema é que no código da estrada ainda está previsto que para seguros, tem que existir justaposição no vidro do distíco (ou destacável) da folha verde/branca. Talvez venha a suceder como as inspeções…
Temos de concordar com esta “medida”. Num mundo de “#blackLivesMatter” / “allLivesMatter”, nao era possível aguentar muito mais uma carta 100% verde. A pressão era grande.
Quadrado verde, folha branca, letras pretas.
#AllColorsMatter
Ou seja, teremos de adquirir uma impressora a cores por causa daquele quadradinho verde! Esta escumalha tem o lucro, dificultam ao máximo quando temos um acidente do qual não tivemos culpa e ainda temos o ónus da impressão da documentação deles. É de facto uma escumalha!
Não podia ter dito melhor. Eu tenho uma impressora laser a preto e branco, com mais de 10 anos, que comprei na altura da faculdade.
Hoje em dia, imprime no máximo 10 folhas/ano.
Vou comprar uma impressora a cores para imprimir um quadradinho verde?
Epá poupem-me e deixem-se de mariquices sem qualquer sentido! Mudem a convenção internacional que o facto de se imprimir isso a verde não tem qualquer benefício…
Grande Mer .a Na Alemanha não a papel, tudo esta interligado só recebes a placas de matricula do caro se tiveres seguro e como a policia tem acesso a partir dos caros de patrulha ao dados, se nao tiveres seguro ficas sem placas pagas a multa e vais a tribunal, tudo isso em menos de uma semana kkkk
Aí está a diferença para um país inteligente…
por isso ke vou mudar meus votos nas próximas eleições kero algo de novo !!! a 40 anos a ver palhaços a desfilarem com meu dinheiro mas nada muda realmente, tudo fantochada para retardados ……
vais muda-lus para a alamanha?
la por saber como se passa na Alemanha nao ker dizer que la vivo certo …..
Qualquer partido que seja designado par formar Governo Da Esquerda á Direita Nesta matéria não tem nada a decidir . Compete ao Gabinete Internacional da Carta Verde Emitir directrizes aos Governos aderentes á Convenção da Carta verde . E proceder ás alterações . Nenhum Governo pode alterar unilateralmente estas normas .
Já devia era tê-lo feito antes, para não ter estado 40 anos a ver palhaços a desfilar…
Só para relembrar que este é o único selo obrigatório ter colocado no vidro.
pois é verdade…. mas na era digital, selos de papeis kkk só em país do terceiro mundo
Então toda a Europa e arredores é Terceiro Mundo . Só que lá não existem Cartas Verdes
90% dos comentários são reclamações, reclamam do governo, reclamam das seguradoras, reclamam dos CTT, reclamam das autoridades, reclamam porque lá em cima não é assim, até das imagens usadas no artigo reclamam… Não sei onde iriam descarregar a fúria se a internet não existisse. Tenho pena das famílias destas pessoas.
pois é meu amigo, tu nao reclamas … só estas aqui para comentar do ke os outros reclamam….. ou seja não fazes melhor teu comentário é irrelevante…..
Porque continua a ser em papel?
Porque o sistema de informação digital online dos seguros aparentemente ainda não é fiável o suficiente para as polícias confiarem nele, é por isso que continua a ser em papel.
As seguradoras terão de arranjar forma de tornar o sistema online realmente fiável, até lá, o legislador não vai mudar porque tem as polícias a informá-lo de que aquilo funciona mal e só vai causar transtorno tanto ao fiscalizador como ao fiscalizado.
há 2 anos que a carta já tem sido branca com o dístico verde, depende da seguradora
Só a Seguradora Allianz o fazia . Mas era Irregular em termos Europeus . Agora a coisa recompos-Se .
O problema está á medida da Ignorancia de cada um Quem tem o minimo de conhecimentos e Cidadania sabe os seus direitos e obrigaçõess. Os restantes andam á deriva . È assim o Portugal actual
Toda agente sabe tudo Benfica , JJ Telenovelas , Big Brother E por aí fora Mas DIreitos e Obrigaçôes . Vou ali Já venho . ( Exercer a Cidadania de pleno direito com conhecimento legal da causa . Isso para a maioria é chinês )
Deitam-se uns bitaites e já está . Eu é que tenho razão
Acho uma certa piada ao pessoal que anda aqui a discutir por causa de imprimir um papel em casa.
Ao invés de estarem indigandos porque tem de andar a imprirmir (seja a seguradora, seja o cliente) um documento para depois ter de circular com ele constamentemente e ainda por cima terem de colar coisas no vidro do carro, andam com isto.
Pois bem meus amigos, sabe tao bem nao ter de imprimir documentos do carro, tais como seguro ou inspecao, adoro olhar par ao parabrisas dos meus carros e os ter completamente limpos, nao há selos de inspecao ou mesmo de seguros.
Pegar no carro e nao ter de pensar se tenho comigo os documentos do mesmo é sem duvida fantástico e dá uma liberdade brutal, esqueci da carteira em casa o maior problema é se precisar de dinheiro, mas hoje em dia, GooglePay ou ApplePay funciona em qualquer lado.
Se os dados dos carros, que circulam estao indexados a matricula dos mesmos e se a policia tem acesso aos mesmos, nao vejo qual é a razao para ter de andar com documentos atrás.
Sim realmente é mais importante andar com o télélé no bolso do que andar com a carteira com os documentos e os €€€…
não havia necessidade de colocar o dito selo no vidro, tal como outros docs…. uma estupidez absoluta tanto mais que o parabrisas nao deve ter obstaculos a ver a via
Ao Sr Louro e Sr Lourenç9o Mota
Não emitam opiniões sem conhecerem a Lei . A Lei 130/94 Nº 3 Artº 3 Determina que o Distico da Existencia de seguro Tem de ser obrigatóriamente colocado no canto inferior direito do Para – Brisas Caso não esteja afixado a multa vai de € 125 a 250 € . Caso não comprove nos 8 dias seguintes que á data tem seguro Válido a multa passa a € 500.00 . Ora se temos seguro pago e válido Qual é a questão de afixar o selo ? Valha-nos a lei do menor esforço . A isso eu chamo PREGUICITE AGUDA
um cara crack ke so responde aos comentarios todos e ate sabe das leis ou nao tem nada para fazer ou nao tem mulher ….. pode sempre comprar um cachorrinho
A estupidez e a Ignorancia não se misturam .São perfis muito distintos
Nota 10 😀
O AGS responde a tudo e a todos, mas sempre a tirar duvidas a quem as tem. Já tu, a unica coisa que fazes é falar mal, e não acrescentas nada util ao assunto.
Se és assim com tudo, tu sim, ou não fazes nada, ou a tua mulher tem muito que se queixar.
Obrigado .A minha intenção é contribuir para esclarecer , e não dizer mal por dizer . Quando sei .Gosto de partilhar o pouco que sei . Enquadro-me naquela máxima . Eu não sei lêr . Mas gosto de ensinar .
Só agora e por pura coincidencia é que vi este comentário, pelo que nao posso ficar indiferente e tenho de responder.
A lei dizer nao quer dizer que seja correcto ou que tenha de ser necessário, se os dados dos carros incluindo seguros e afins já estao informatizados e indexados a matricula do carro, é desperdicio de tempo e recursos andar a colar coisas no parabrisas, para além de que colar autocolantes no parabrisas reduz a visibilidade logo, aumenta a provabilidade de acidentes.
CARO lOURO A Lei é Lei . E é Genérica para todos Não pode haver uma Lei pelo entendimento de cada CIdadão . Assim : Se a Lei internacional determina que o Selo do Seguro é obrigatório estar afixado no Para-Brisas . Só temos que cumprir . Se Verificar os Veiculos de matricula Estrangeira ( Europa aderente à Convenção da Carta Verde ) Todos têm o sêlo afixado . Falta de Selo no Para-Brisas São 125 € de multa Apartir de hoje 12/10 Já melhorou alguma coisa . O Sêlo já pode ser BRANCO Até aqui tinha de ser Verde Melhor Desde Julho que a Carta Verde deixou de ser Verde com excepção do Selo .Agora já é legal A Carta verde Deixou de ser Verde passou a branca e o sêlo tambem já pode ser branco . Aproveito para dar mais uma info . Desde há algum tempo Havia quem afirmasse que o Distico da Inspecçaõ já não tinha de ser fixado ERA FALSO E Lei só alterou para Quando o veiculo estivesse Estacionado Não era exigivel ter o Selo da Inspecção afixado . Bastava ter a ficha . Desde HOJE efectivamente essa obrigação foi alterada Não é necessário ter o selo da Inspecção afixado Basta fazer-se acompanhar da Ficha de Inspecção . Meu conselho gratuito .Continue a afixar os Selos no Para-Brisas . Porquê ? Com o Numero de Op Stop diarias Se os Selos estiverem afixados Em 90 % das situações o Agente da Autoridade já viu o que pretendia e manda-o seguir Sem pedir mais nada . Se tem de fiscalizar uma coisa Fiscaliza tudo Tambem como Cidadãos temos o dever de facilitar o trabalho ao Agente da Autoridade Lembre-se que é uma Profissão Super Stressada , Arriscada e mal paga Eu circulo todos os dias de manhã á noite Sou fiscalizado com frequência Nunca fui Multado E os Srs Agentes chegam a agradecer a colaboração Já aconteceu o mesmo Agente mandar-me parar noutra Op Stop e ao reconhecer-me manda seguir Vantagem para mim que não perco tempo o Agente continua o seu trabalho Quiçá um carro roubado ou outro tipo de fora da Lei . Se todos cumprissemos Nem era necessário haver tanta Policia .
E agora lembrei de outra coisa…
Com a via verde, entao nada é confirmado é só olhar para o selo e segue, que impede o condutor de imprimir um selo verde, azul, ou seja lá o que for e nao ter seguro?
Realmente fiscalizacao ao mais alto nivel.
@AGS
Meu caro, antes de falar sobre as coisas tem de claro pesquisar ou entao verificar se as coisas que diz sao uma realidade.
A carta verde é um documento que permite uma uniformizacao para melhor reconhecimento do documento de forma internacional, o mesmo se aplica a outros documentos sendo o mais prevalente claro, o passaporte.
Os carros de matricula estrangeira, nem em todos os países se usa selo colado no parabrisas, temos o exemplo dos nossos amigos Espanhois que nao usam e eu vivendo no UK, também nao uso, tenho o parabrisas dos meus carros limpo, sem nada, vou várias vezes por ano a Portugal com eles, e há de haver o primeiro policia portugues que me vá dizer que tenho de colar um selo no vidro lol
Por ser a lei nao quer dizer que nao esteja mal, nao faz qualquer tipo de sentido que em 2020 ainda exitam paises onde se tem de andar a colar coisas nos vidros, está tudo informatizado e em segundos as autoridades através da matricula podem confirmar se o carro tem seguro ou nao.
Relativamente ao ultimo paragrafo, se a policia usasse os meios que tem ao seu dispor, nao era necessário haver operacoes stop, reduzindo assim drásticamente o stress para os policias e para os condutores.
Bastava andar com o carro patrulha, com reconhecimento automático de matriculas, vai lendo as matriculas e quando detecta alguma coisa, alerta os policias que por sua vez mandam parar.
Simples, fácil e barato, vivo há mais de 15 anos no UK, só fui mandado parar duas vezes.
Uma delas, tinha acabado de fazer seguro no carro e ainda nao devia de aparecer no sistema, mandaram encostar, confirmaram tudo (nao apresentei documentos, eles falaram com a central que confirmou que eu tinha feito seguro na seguradora X naquele dia), a segunda foi porque tinha uma lampada atrás fundida e o sr agente achou por bem me mandar parar para me avisar (nao multar).
Se o dístico continua a ter que ser Verde, pouco serve esta medida.
A grande maioria das pessoas não conseguirá imprimir o dístico.
Porque motivo o dístico também não pode ser imprimido em papel branco ?
Apartir de HOje 12/10 Já pode imprimir a Carta Verde em papel Branco . O Sêlo do seguro tambem já pode ser Branco .
Até aqui A Carta Verde podia ser Branca . Mas mantinha-se a obrigação do Selo ser Verde Já foi alterada a Lei Entrou hoje em vigôr .
A minha é branca desde Dezembro…
Tranquilidade já usa esse sistema pelo menos desde o ano passado nos clientes verdes.
E depois há outra questão que é a qualidade da impressão de acordo com as nossas impressoras. Será que a dita impressão do selo vai garantir que durante 6 meses no mínimo o selo imprimido vai ser legível durante esse tempo sendo que leva com o sol durante grande parte do dia? Que acham vocês? É que no meu caso eu uso tinteiros compatíveis até porque não tenho possibilidades de comprar tinteiros originais sendo que são caros para o numero de impressões que faço durante o ano…
Eu até nem me importo de imprimir, mas não me cobrem a p__a da taxa de emissão da carta verde.
Agora ainda é mais fácil falsificar a carta verde. Se até aqui o era agora ainda é mais fácil. Agora já não é proibido imprimir algo que dever ser só dado após o pagamento e pessoalmente. Todavia, é o que acontece agora basta imprimir e até falsificar o documento.
O Senhor Guilherme Duarte . Nem ninguem Nunca terá acesso á Carta Verde sem o recibo estar pago.
Logo não pode falsificar nada . Alem disso As Cartas Verdes Digitais ( Agora Brancas ) Só estão disponibilizadas para os clientes que têm o seu mail como meio preferêncial de contacto com a Seguradora Fora desses Continua a seguir por correio .
Extremamente complicado de modificiar as datas imprimir o respectivo selo e meter lá colado no parabrisas lololol