Adblue: Para que serve afinal este líquido para os carros?
Se tem um carro recente a diesel certamente que já ouviu falar no líquido Adblue. Na prática, os novos motores Diesel Euro 6 possuem um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.
Fique a saber um pouco mais sobre este líquido "milagroso".
O que é e como funciona o Adblue?
De acordo com a GALP, o AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.
Este líquido surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes. As normas Euro 6 servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis.
Estas normas exigem aos fabricantes dos automóveis que desenvolvam e implementam tecnologias que promovam a redução dos gases poluentes e contaminantes.
O Adblue resulta da dissolução de ureia com água desmineralizada, é injetado diretamente no sistema de escape do veículo.
O consumo deste líquido depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel e as suas características. A estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 km.
Fácil e rápido de aplicar
O Adblue é fácil de ser aplicado e, normalmente, o bocal de enchimento está localizado junto à entrada do combustível, de lado, ou no lugar do pneu sobressalente.
Se tem planos para fazer uma viagem mais longa, é necessário que encha o depósito, pois, caso fique vazio, o carro não irá arrancar. No entanto, os carros têm também um sistema de aviso no painel de instrumentos, de forma a notificar o condutor quando é necessário recarregar o depósito com este líquido.
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O VW Touran por exemplo so tem 7 litros de adblue quando outras marcas colocam depositos de 20 e muitos litros para fazer pelo menos 15 mil kms/ano. Pois, se user o adblue so em baixa velocidade ou quando esta a ser testado, parece um carro bom e legal.
Mais uma treta para gastos, que saudades que tenho da minha saxo 1.5d com gastos de 3.5l aos 100, pouca electrónica nada de faps e afins, já estou arrependido de ter despachado a uns anos com 420K.
O meu AX 1.5D fazia mais de 1100km com um depósito. Conforto e segurança eram zero, mas em consumo era 10 estrelas
Treta? Santa ignorância…
Treta é 3,5 a olho a meter 20€
Se fosse possível os primeiros 5 minutos de escape de cada início de dia irem directamente para dentro da casa do dono, haveria novas formas de entender o automóvel. Como vai um bocadinho para casa de cada um, que se lixe.
Boa resposta
Ureia? Sendo assim é mijo
Não é mijo, a urina tem muita coisa dissolvida para além de ureia e às vezes também sólidos em suspensão. No entanto, numa emergência, quem sabe uma mijadela ajuda.
Estava mesmo a pensar nisso 🙂
So compra este lixo moderno quem quer.
E que é que tu compras afinal?
De tesla S para cima, ou o Taycan!!!!
Ou então depende se é o pai ou a mãe que dá a boleia para a Escola 🙂
Por exemplo um mercedes w123 300td um carro para guerra aquilo que eu pretendo de um carro e não um cheio de luzes e plastico que se vai desmanchando no caminho.
É de guerra mas depois tens um acidente contra um carro recente e sais de lá numa cadeira de rodas, vegetal ou dentro de um saco e o outro sai a sacudir o pó da roupa.
vê-se logo que nunca andaste nem tiveste um W123… Se não tiver sido restaurado, só tens muito podre a retirar, mas certamente que sais mais depressa de cadeira de rodas num acidente em cerca de 95% dos carros modernos que neste. Se me dissesses que num acidente ias ter um problema para não te mandarem o carro para a sucata por não valer a reparação, ainda te dava razão, mas é só ter o carro inscrito num clube automóvel que, como já é clássico, a seguradora é obrigada a reparar se tu quiseres.
Adn, não é bem assim.
http://www.peachparts.com/shopforum/diesel-discussion/356584-just-how-safe-w123.html
@Paulo Santos, o único vídeo disponível nesse link que partilhou mostra o crash test com os dummies a ficarem de novo na posição em que estavam antes do impacto, e quando abrem as portas todas(!) os bonecos estão com os joelhos colados ao tablier. Nem foi feito por americanos, que nem adoram enterrar os modelos europeus, e por isso esse teste não é nada tendencioso, contudo, desafio-o a ir ver crash tests contra bloco de betão de qualquer outro carro dos que acha melhor e veja a diferença. A partilha que fez só prova que estou certo!
Falas em 95% como se tivesses dados concretos, qualquer carro projetado antes de 1995 tem zero estrelas no Euroncap e era proibido ser vendido na Europa atualmente, inclusive o w123. Quando apresentares números apresenta ao menos alguns factos que sustentem o que dizes, falas de cor e do que não sabes, nem sequer investigaste, achas que o w123 por ter uma chapa grossa protege os ocupantes mas é uma afirmação pouco séria e perigosa, podes apostar a tua vida com a tua arrogância ignorante, mas ao menos não tentes convencer os outros a apostar a sua
https://www.youtube.com/watch?v=emtLLvXrrFs
As regras da minha boa educação não me permitem aceitar lições de pessoas mal educadas. Quando fores homem para falar direito é como deve ser, podes voltar a falar para mim, entretanto entretém-te a falar para os teus pais dessa forma.
Podes não aceitar a lição mas ela foi dada, vale para quem quiser saber.
Compras um carro a gasolina de 2018 e convertes ele pra gpl…resolvido
Tenho um carro com ad blue e no início não achava nada prático o sistema. Felizmente é ao lado do bocal do combustível! Já presenciei donos de carros quase a desmontar a mala e retirar um banco extra (carro de 7 lugares), para chegar ao bocal do ad blue!!!!
São poucas as bombas com ad blue sem ser em vasilha e o melhor preço que consigo é a rondar os 0,50€ o litro! Confirmo os consumos. Normalmente basta encher o reservatório que leva uns 7 litros + 1 jerrican de 10 litros e já tenho ad blue para mais de 10 000km!
Grande avaria, o meu 208 só leva adblue de 25 000 em 25 000, ou seja quando vai á revisão,
Daqui a poucos anos não haverá mais carros a diesel.
Nem a gasolina
1.5 a 2.5 Litros? Que carro consome tanto desse líquido?
Em autoestrada o que tenho consome 0.6 por cada 1000KM. Em urbano e dependendo da condução claro, chega apenas aos 0.9 e o depósito é de 7litros.
Estas porcarias de adblue e fap só servem para avariar e a reparação custa um rio de dinheiro.
O meu pai teve problemas com o Peugeot 308 Bluemotion…sabes quanto era a reparação? 1200€ na Peugeot…porque era filtro de partículas novo e mao de obra…claro…ele foi até ao mecânico da esquina e pagou 350€ para lhe tirarem o f a p e pronto…está a bombar
Até ao dia em que na inspeção fizerem finca-pé e chumbam tudo o que não tiver fap… ou vá… que tenha o lugar dela.
Sim, há chico-espertisse.
O teu pai vai pagar Muito Caro por essa modificação
Sim, sim…quando começarem a inspeccionar essa parte do carro, já o meu pai o vendeu concerteza…já não terá idade pra conduzir…já está quase com 80…
É bom que percebas que essas inspecções ja começaram em Novembro último
Está a bombar poluição para tidos nós respiramos.