A23 vai ter um novo ponto de carregamento elétrico. Saiba onde!
A A 23 - Autoestrada da Beira Interior, atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, ligando Torres Novas à Guarda. Com o "ecossistema" de carregados elétricos a crescer em Portugal, há um novo ponto de carregamento de veículos elétricos no interior.
Saiba onde fica localizado o novo ponto de carregamento elétrico que servirá a A23.
Novo ponto de carregamento elétrico em Vila Velha de Rodão
Há um novo ponto de carregamento para veículos elétricos na Autoestrada da Beira Interior (A23). O equipamento está já instalado na área de serviço de Vila Velha de Rodão e deverá entrar em funcionamento em, breve. De acordo com os dados obtidos pelos Pplware, o ponto de carregamento elétrico pertence à rede Galp Electric.
Desde sempre, a Galp assumiu um papel de referência na mobilidade elétrica em Portugal e atualmente dispõe da maior rede de pontos de carregamento rápido, segundo é revelado pela empresa.
A Rede de Mobilidade Elétrica é o conjunto integrado de pontos de carregamento para veículos movidos a energia em espaços de acesso público e privado que conta atualmente com mais 1.250 pontos de carregamento (tomadas).
Ainda segundo informações da empresa, os pontos de carregamento normais são ideais para períodos de permanência de média e longa duração. Para carregar 100km de autonomia no seu veículo elétrico, o tempo de carga poderá variar entre 1 – 4horas (respetivamente 22 kW e 3.7 kW).
Os pontos de carregamento rápido, 50 kW, permitem-lhe carregar 100km de autonomia no seu carro num período compreendido entre 15 e 20 minutos.
Os pontos de carregamento ultra rápido permitem-lhe carregar 100km de autonomia no seu carro num período compreendido entre 6 e 8 minutos (160kW e 120kW, respetivamente). Pode encontrar aqui todos pontos de carregamentos.
Este artigo tem mais de um ano
A questão que se põe é : E Vai funcionar? é que a quantidade de carregadores eléctricos fora de serviço ou que pura e simplesmente não funcionam é absurda.
É verdade. O que me tenho me apercebido é que os da Galp, Prio, EDP e Ionity, normalmente, funcionam. Os da mobi.e são mais os dias que estão off do que os dias em que funcionam, efetivamente.
O problema são os preços nas auto-estradas. É ofensivo. E a miio é ainda pior.
mobi.e já não tem carregadores, foram concessionados às que mencionaste anteriormente.
Ah, ok. Os que tento, então, da antiga mobi.e em Lisboa não têm estado a funcionar. Se calhar é azar.
Obrigado! Sou novo nisto!
Alguns já estão a ser substituidos por postos de carregamento mais potentes, mas ainda encontras muitos em lisboa activos (talvez 50%), no posto tem um autocolante com o OPC e o preço que cobram por minuto. Tb podes usar(para consulta) uma app tipo “miio” que te dá a informação de preço e qual o OPC, e se o posto está activo/ocupado.
Uma dúvida: os postos de carregamento indicam na hora qual o valor a pagar? Tal como acontece com as bombas de combustivel.
E porque é necessário aderir a uma entidade para podermos usar os carregadores?
Poderia haver adesão para descontos, pontos fidelidade, etc.
Mas deveria ser possivel carregar e pagar na hora.
Como farão os estrangeiros que nos visitam com carros electricos e quando formos ao estrangeiro?
Não vou falar das taxas aqui.
A electricidade pagas ao CEME, e tens de ter um contrato com esse CEME que te vai dar um cartão ou na app (Miio ou Evio). Cobra ao kWh.
A utilização do posto pagas ao OPC é o seu tarifário é fixo, conhecido e está afixado no próprio posto. Podes pagar por tempo, kWh, ambos, tarifa fixa, variável etc. Aqui é que as contas se tornam complicadas e muita gente faz asneiras ficando extremamente caro.
Sim, todas essas variaveis estão afixadas no posto, para calculo mais simplificado basta ter a aplicação miio ou outra, onde se mete o modelo do carro, os cartões que temos dos CEME, e aquilo que pretendemos carregar no carro em termos de %, e a aplicação faz uma simulação de acordo com todos os parâmetros.
Deve-se ter MUITO em conta a selecção de postos de acordo com o carro, exemplo: tem um carro que em carga rápida DC só carrega a 50 KW de potência, não o meter num carregador de 150 KW, porque este ultimo é mais caro.
Só pagas ao CEME, este cobra todas as taxas e taxinhas e depois distribui por quem de direito.
Exacto, é o CEME que cobra e distribui por si, OPC e Estado.
Os estrangeiros que nos visitam, podem instalar uma app tipo “evio” ou “miio”, que tem opções de pagamento visa e mbway.
Entretanto o forum de Castelo Branco tem uma duzia de supercharger da tesla prontos a usar à anos que estao fechados
Burocracia à Portuguesa, nos outros países a tesla abre os postos assim que os acaba de montar, aqui é a desgraça.
Que se lixe, depois levamos um raspanete da UE.
Não é burocracias à portuguesa. A Tesla só tem de se registar na Mobi-e e cumprir com tudo o que os outros cumprem. Somo o único país do mundo que um só cartão funciona em toda a rede. Eu nem gosto do sistema, preferia poder haver carregamento had-oc com o CEME no próprio OPC mas Portugal decidiu seguir à risca a legislação da venda de electricidade. Só operadores de rede eléctrica o podem fazer.
Pois, mas a tesla não tem como cumprir, os postos deles não foram desenvolvidos para esse efeito. A tesla existe antes da mobie.
O que vai acontecer é empacotarem os postos e levar para outro pais.
Não tenho a certeza do que vou dizer mas os do continentes estão registados? Porque os do continente não usam nenhum cartao ceme simplesmente usam a app plus and charge
@Nuno,
Nao nao sao.
A Tesla desde o inicio que sempre teve carregadores proprietários e nao faz muito tempo que os disponibiliza para outras marcas, mesmo nao sendo obrigada a isso.
1º – Em espaço público é obrigatório pertencer à Mobi.E. Em espaço privado, não.
2º A a Tesla já aceitou e segunda a Mobi.E está muito perto de abrir em Portugal. Os seus espaços estão em espaço público.
3º – A questão do continente, infelizmente não foi abordada numa conferência que assisti faz dois meses porque para mim também me levanta dúvidas.
Como assim é o único pais? Isso acontece praticamente em todos os países europeus. Tens varias empresas que oferecem cartões e muitos deles são validos em vários países.
Os cartões que conheço são validos em todos os carregadores nos Países Baixos. E estamos a falar num pais com mais de 81 000 carregadores, comparado com os 4 000 em Portugal (sendo Portugal um pais maior). Por isso não venhas dizer que a mobi-e tem um serviço único e fantástico, porque ainda existe muito que fazer no que toca á mobilidade elétrica em Portugal.
Felizmente continua a frente de muitos outros países europeus, que andaram a brincar nos últimos anos. A comparação com os Países Baixos é um extremo, porque o pais esta muito a frente do que todos numa larga escala.
[Exemplo de um cartão valido em vários paises] https://incharge.vattenfall.nl/en/charge-on-the-go
[Exemplo de uma rede de carregamento decente numa única cidade] https://www.amsterdam.nl/parkeren-verkeer/amsterdam-elektrisch/kaart-oplaadpunten/
É o único país com um sistema único e obrigatório. Nos outros países, até existem sistema internacionais mas não são únicos. Nos países baixos 99% funciona nesse sistema mas não é único.
Eu não disse que era fantástico em lado nenhum nem sei porque dizes isso. Até digo que nem gosto do sistema. Ai esse poder de compreensão….
Pplware, a A23 passa por uma estreita faixa de terreno de cerca de 7 km do distrito de Portalegre não servindo diretamente ninguém desta localidade alentejana…dizer que atravessa o distrito com o mesmo nome só pode ser um eufemismo.