Em 2025 acaba a discriminação do ISV para carros usados importados
Nos últimos anos o tema Imposto sobre Veículos (ISV) para carros importados tem sido constante e, com tanta mudança, começa a ser confuso. No entanto, já a partir de 2025 o ISV pode acabar para carros usados importados.
O ISV – Imposto Sobre Veículos (substituiu em 2007 o antigo IA – Imposto Automóvel) – é um imposto de matriculação, ou seja, é pago uma única vez quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal, seja novo ou usado.
De acordo com a proposta do Orçamento de Estado para 2025, os veículos usados importados de países da União Europeia vão ser tributados de forma igual aos veículos novos matriculados pela primeira vez em Portugal.
De relembrar que o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) criticou a legislação portuguesa, argumentando que favorecia os veículos usados nacionais e desincentivava a importação de viaturas usadas semelhantes vindas de outros Estados-Membros.
Outra medida relevante do OE2025 diz respeito aos veículos híbridos “plug-in”. A proposta refere que os automóveis ligeiros de passageiros matriculados entre 1 de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2020, que tenham uma autonomia mínima de 25 quilómetros em modo elétrico, passem a beneficiar de uma taxa intermédia de 25%.
Esta alteração coloca estes veículos numa posição semelhante aos híbridos “plug-in” mais recentes, que têm uma autonomia elétrica de pelo menos 50 quilómetros e emissões de dióxido de carbono inferiores a 50 gramas por quilómetro.
Podem ver aqui o relatório de Orçamento de Estado.
[Artigo atualizado às 11h do dia 21 de outubro de 2024]
Não acredito que o governo deixe essa teta…
ja devia ter acabado a EU nao pode ter esta taxa!!
A anos e anos os vários governos tem ignorado a UE nesta matéria chegando mesmo ir a tribunal europeu mas Portugal sempre achou por bem ignorar, por isso não acredito que o governo vai deixar cair uma teta que dá cerca de 500 milhões de € por ano, se o fizer vai criar outra taxa para receber na mesma esse dinheiro podem apostar nisso.
E a EU nao permite certas taxas, mas as multas que Portugal paga sao mais baixas que as receitas destas taxas/impostos
o crime compensa, é a logica por de tras disto.
Depende de quem pratica o crime. Roubar 20€ é mais grave que roubar 20 Milhoes de €
Uma pergunta:
O que será que vai aumentar para compensar?
Taxa carbónica nos combustíveis?
O ISV é nos combustíveis ?
Já aumentou (descongelou a taxa de carbono no combustível)… E a seguir vem o IUC com subidas…
O ISV não vai desaparecer. O Imposto de matrícula dos carros e os impostos dos combustíveis são muito fáceis de cobrar e governo nehum vai abrir mão disso. A tal redução a 26% para híbridos plug in é para carros velhos de 2015 que praticamente já era isso que pagavam.
Enquanto o estado não reduzir a despesa, a manta ficará sempre curta. Puxamos de um lado, destapa do outro. Que é como quem diz que este imposto terá de ser compensado de alguma forma.
Enquanto o tuga continuar a preferir este estado assistencialista e despesista a um estado mínimo onde seja promovido o índividuo e o seu mérito, nunca vamos passar de um país medíocre.
Não digas isso que a malta de esquerda chama-te fascista, se não existirem os coitadinhos ou pseudo coitadinhos como é que eles vivem depois?
Qual despesa? Só se for a das ajudas de estado aos negócios dos capitalistas. Que na verdade são uma brutalidade, mas é daí que pngam as comissões para os partidos e para os politicos e lobistas angariadores, lpgp nem pensar. O resto, Seg. Social e SNS já é tão mísero, tão mísero, que não dá sequer para abater um cêntimo. Mas os gajos acham sempre possível cortar mais algum: “é preciso procurar o dinheiro onde ele está, ou seja, nos pobres. Eles não têm muito, mas em compensaçáo são muitíssimos!
RIP Imposto Automóvel – 2007
RIP Imposto Sobre Veículos – 2025
Olá novo imposto com outro nome qualquer…
Imposto Automóvel não acabou em 2007, passou para o IUC e assim fica amortizado ao longo da vida útil do carro…
ontem já era tarde
Compram um elétrico e não pagam, se quiserem poluir e dar dinheiro aos árabes tem de pagar o imposto
O eléctrico, pelo preço dele, está reservado à burguesia exploradora dos negócios e profissões liberais ligadas aos negócios. São os menos de 5% de cima que os compram. E ninguém sabe se algum dia vai chegar à classe média assalariada, a não ser usados com perto de um milhão de kms e bateria com menos de metade da autonomia homologada.
O eléctrico, pelo preço dele, está reservado à burguesia exploradora dos negócios e profissões liberais ligadas aos negócios. São os menos de 5% de cima que os compram. E ninguém sabe se algum dia vai chegar à classe média assalariada, a não ser usados com perto de um milhão de kms e bateria com menos de metade da autonomia homologada.
Sim, é um porco a gritar SOS