A bateria do seu carro está a “pifar”? Conheça alguns sintomas
Um carro tem vários componentes, sendo que a bateria é um dos principais. A bateria tem um papel crucial, sendo responsável por fornecer energia elétrica para várias funções essenciais, funcionando também com estabilizador de energia. E quando está fraca? Conheça alguns sintomas.
A bateria do carro é um componente importante para o bom funcionamento do sistema elétrico do mesmo, permitindo que o veículo arranque e que diversos acessórios elétricos funcionem corretamente.
Bateria fraca: sintomas
Os sintomas de uma bateria fraca podem ser vários, mas os seguintes são os mais comuns:
- Dificuldade em colocar o carro "a trabalhar"
- Um dos sinais mais evidentes é a dificuldade em colocar o motor a trabalhar. O motor pode demorar mais tempo a arrancar ou o som pode ser mais fraco do que o habitual.
- Faróis e luzes fracas
- Os faróis, luzes interiores e do painel de instrumentos podem parecer mais fracos ou até piscar, especialmente ao tentar ligar o carro.
- Som estranho ao tentar ligar o carro
- Quando rodamos a chave, pode-se ouvir um som de "clique" repetido ou não se ouvir nada, o que indica que a bateria não tem carga suficiente para fazer o motor de arranque funcionar.
- Bateria a descarregar frequentemente
- Se a bateria perde carga rapidamente, mesmo depois de ser carregada ou após conduzir o carro, isso pode ser um sinal de que está a ficar fraca ou há algo a consumir energia em excesso.
- Funcionamento anormal dos acessórios elétricos
- equipamentos como o rádio, os vidros elétricos, o ar condicionado podem não funcionar bem se a bateria não estiver nas melhores condições
- Luz de aviso no painel
- Alguns carros têm uma luz de aviso específica para problemas com a bateria, que se pode acender se a bateria estiver fraca ou se houver problemas com o alternador.
- Corrosão nos terminais
- Se notar uma substância esbranquiçada ou esverdeada nos terminais da bateria, isso pode indicar corrosão.
Se for carro elétrico, custa 50% do valor do carro. Ouch!
Isso é um erro muito comum. Um carro elétrico usa duas baterias
– a bateria de 12 V (bateria auxiliar), que é comum aos automóveis de combustão interna, que é aquela de que fala o post. É a que se usa para o arranque. E se ficar sem carga pode-se usar um arrancador de bateria, que refiro no comentário a seguir, desde que se saiba onde fazer as ligações.
– e a bateria de alta tensão (bateria principal), que é a que dizes que custa os olhos da cara.
O que poupas durante a vida dela podes bem comprar outra.
Tem por aí muito Tesla com 300k a 500k com originais ainda, já não podemos dizer o mesmo de carros modernos a combustão com 500k muitos deles estão na sucata com os motores gasolina nos 150k gasóleo alguns nem chegam aos 200k.
Para poupar é comprar um carro antigo a diesel. FIM
Para poupar e andar pouco como alguns por aqui é simplesmente não comprar.
E se cometer suicidio aí então é que é poupar.
Tens cada tirada que até dói. Fica-se mesmo a pensar se não será caso onde a intervenção médica seria necessária.
Para quem anda, não há maneira de poupar mais do que comprar um diesel antigo. FIM.
Para quem anda comprar um diesel antigo é suicídio sim.
LOL
“muitos Teslas com 500k”. lol!
Há meia dúzia se tanto…
Os outros caem aos bocados antes do 30k.
Ah sim ? onde estão eles ? com 30 k ?
Errado.
A bateria para o meu custa 90 euros.
A outra custa 15.000euros.
Nem isso, menos…
Foi isso que custou a sua ?
15.000euros é dada. Usadas com capacidade reduzida a 70%+1% é 16500€
Errado, 9400, se quiser deixo aqui orçamento.
E com 95% SOH.
Eu tb tenho um orçamento.
Pior, um facto consumado!
Não, não tem, o seu está em dólares, não refere KMS, nem a causa.
Pois está e com VAT a ser executado a 8% como máximo. Com o “VAT” de PT ainda mais caro ficaria!
O artigo que carregou a factura indica que desde que esteja a mais de 70% está bom para ser vendida/aplicada como RMN-recondicionada.
Por acaso ficava mais barato, e bem mais, as recondicionadas para model 3 começam em 7 mil.
O artigo está errado, já que a tesla tem de dar garantia a essa mesma bateria, até ao fim da garantia que o cliente contratou, portanto acima de 90%.
E o que deve fazer, mesmo que não haja sinal e porque se pode sempre ficar sem bateria? Comprar, para ter em casa, um arrancador de bateria, pouco maior do que um maço de tabaco e mais barato. Chinês, pois claro.
“Ah, e se comprar os cabos para ligar a bateria de dois carros?” É preciso arranjar um segundo carro. E às vezes, o carro fica estacionado de tal maneira que os cabos não têm comprimento suficiente.
“E pegar de “empurrão””? Primeiro é preciso saber – engatar uma mudança longa (3ª ou 4ª), pisar a embraiagem e levantar o pé quando ganhar embalagem. Tem dois problemas – em reta, é preciso arranjar alguém que empurre (pelo menos dois); numa descida inclinada é preciso ter em atenção que, se não der logo, para travar só funciona o travão de mão.
Acho piada a maneira como mencionas coisas banais que qualquer mentecapto sabe como se fossem para ti muito complexas e fora do conhecimento da maioria 🙂
Ai Aves…senão fosses tu….
Comprar um arrancador de bateria para ter em casa? Então e se eu estiver a 500km de casa e ficar sem bateria?!?!?
Em viagem, levo um compressor que é também arrancador de bateria. Eu tenho sempre muito receio – posso exagerar, mas prefiro exagerar por cautela – relativamente a produtos que tenha no carro. A temperatura dentro de um carro ao sol ultrapassa rapidamente os 80º. Só se me esquecer é que deixo no carro produtos com bateria. Quando chego ao fim da viagem tiro do carro o compressor/arrancador.
… A temperatura recomendada para baterias, designadamente de smartphones e tablets, é não ultrapassar os 45ºC. E a dos carros também.
Basta abrir a porta do carro e sentir um barulho e delay.,, uns dias depois lá se foi a bateria,
É pegar num multímetro e medir a tensão nos bornes com o carro desligado. Uma bateria em boas condições deve medir mais de 12V. Se medir abaixo de 12V e não estiver descarregada acidentalmente está na hora de trocar.
Tb pode ser o alternador pifado.
O problema é o que vem depois da bateria pifar 🙁 O imobilizador pode deixar de reconhecer as chaves codificadas como me aconteceu 🙁
O meu S-max abria a mala quando se dava ao arranque!
Também há um outro sintoma: caso o carro tenha um sistema start-stop, o mesmo não funciona apesar de tudo o resto aparentar estar bem. Normalmente é o sintoma de uma bateria com algum desgaste ou dum carro que teve demasiado tempo parado.
E por a bateria a carregar com um carregador que tenha função de repair. Agora até os da China que são pouco maiores que um maço de tabaco fazem isso.
Mas antes tem de se desconectar pelo menos um Borno da bateria do carro
No meu, depois de o Start-Stop deixar de funcionar (que eu até agradeço), tenho bateria para mais uns anos!