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4000 euros para apoio à compra de carro elétrico! Há mais novidades…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. JL says:

    Yamahia, já pode enviar o cangalho velho para a sucata e comprar algo que desdenha há muito. Loool

    • Hugo says:

      Se 4mil€ são um fator decisivo na compra de um carro de quase 40mil talvez seja hora de repensarem as vossas prioridades.

    • freakonaleash says:

      Eu não o fazia se tivesse um orçamento apertado.
      1º tens de te atravessar com o guito;
      2º Tratar da papelada toda no sucateiro do abate do carro com mais de 10anos;
      3º Submeter essa papelada ao estado
      4º Entrar para uma lista de espera onde já estão os que se candidataram aos apoios dos anos anteriores
      5º Esperar para que eventualmente o estado se digne a pagar o que pode passar mais que um ano dada a lista de espera.
      6º O apoio para viaturas tipo motociclos, quadriciclos e bicicletas é uma piada de mau gosto (até 500paus)
      Em Espanha os concessionários atravessam-se pelos clientes e refletem logo o desconto na viatura EV que adquirires. Aqui os apoios é para quem esteja remediado ou tenha quem lhe trate da papelada (empresas).

  2. Johnny says:

    38.5k? Ate um simples Tesla 3 custa 40k …portanto sera interessante ver que carros VE irao encaixar neste requisito. Só se for um Zoe ou um Leaf …

  3. Valter Silva says:

    Se obrigassem as Entidades Bancárias a taxar um máximo até 4% de juro com isenções de selo e afins no crédito automóvel exclusivamente a esses veículos elétricos o Tuga pelintra comum até sonhava conseguir comprar ou trocar o chasso.
    Automoveis elétricos que no fim de a maioria o pagar custou metade da habitação onde vivem… ou quem pode custa 1/3 da sua habitação.
    Dár cheques a quem já pode comprar…
    Palhaçada.
    Enfim….

    • Manuel da Rocha says:

      Depois obrigavam a pagar 500 euros mensais, pela manutenção da conta bancária, a todos os clientes. Era uma festa eficaz. 900000 milhões de euros, emprestados para 7 milhões de carros eléctricos de 65000 euros para cima, e o pessoal todo a pagar 500 euros mensais para ter conta bancária.

      • JL says:

        Diga-me em que planeta se paga 500 euros mensais de manutenção de uma conta ?

        Não é 900000 milhões, são 9000000000000 triliões.

        Enfim, não acerta uma.

        • B@rão Vermelho says:

          @JL, desculpa perguntar, mas ouvi um comentário de um dono de Tesla a dizer que tinha de pagar uma mensalidade de 100€ para ter o sistema sempre ativo de segurança do Tesla, penso que é as câmaras sempre a filmar, sabes se é verdade ou mais uma desinformação/ mito popular.

          PS Desculpa estar constantemente a perguntar-te coisas, mas daqui a dias vou voltar à carga por causa dos paneis solares 🙂 🙂 🙂 mas primeiro vou de ferias.

  4. Figueiredo says:

    E a Classe-Média Portuguesa no desemprego, na pobreza, e na miséria, a pagar todo este chulanço e não há ninguém que meta mão nisto.

  5. Pulito says:

    Agora não ha desculpa, quem não usa eletrico paga mais ou nem entra nos centros das cidades. Aqui na rua e logo risco duma ponta a outra

    • Sérgio says:

      Agora queres mandar no dinheiro dos outros, não???
      Quem te encomendou a autoridade??? És das forças de segurança???
      Viver na tua rua seria fixe: quando menos esperasses, tinhas um morteiro nos dentes… deves pensar que és o maior, não???
      Cresce, rapazinho… tu não mandas na propriedade dos outros, por muito que discordes delas…
      … um risco comias tu no nariz, só pela mania!!!

  6. PTO says:

    Fraquinho, muito fraquinho.

    Só abrange 1050 veículos e 216 postos de carregamento.

    A este ritmo só lá para 2050 é que teremos a maioria do parque automóvel nacional com EV’s. 🙂 🙂

    Gastaram mais em estádios de futebol, alguns deles para estarem às moscas.

    • Manuel da Rocha says:

      Na Europa as vendas de carros eléctricos novos estão a despenhar em 64%, comparadas com 2023. E as empresas dizem que as encomendas, para os próximos 36 meses, mostram que ainda vai descer mais.

      • JL says:

        Isso é mentira, caiu 43.9% em Agosto, relativo ao mesmo mês do ano passado, no entanto não foi apenas nos eléctricos, a maior queda e devia ter dito foi de 68 % na Alemanha, na maioria dos paises continua a aumentar, tal como em Portugal.

        https://observador.pt/2024/09/24/venda-de-veiculos-caiu-183-na-europa-e-os-electricos-439/

        • Yamahia says:

          Se o carro elektro se quiser impor, tem q rapidamente começar a vender mais q a soma de todas as restantes soluções… isso está longe de ser conseguido e cd vez está pior para o lado elektro.
          Com tanto subsídio e isenção já deviam lá ter chegado e se não chegaram é porque não prestam.

          • JL says:

            Já acontece noutros países.

            Tal como chegaram os a combustão?

            O problema não é a falta de subsídios , é a falta de rede de carga.

            Tantos ou tão poucos ?

            Se não prestassem você não estava preocupado.

          • Yamahia says:

            Quais países? Na NO, o condado dos excomungados da UE?

          • JL says:

            Noruega, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo,Suécia, Irlanda e China.

            Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.

            Os diesel deixaram de ter subsídios e isenções e estão pela hora da morte.

            Se não prestassem você e outros não estavam preocupados.

          • Yamahia says:

            @JL, Irlanda???!!!
            Em que mundo é que vc vive looolooolool
            Adiante
            Nenhum dos países mencionados vende mais BEV’s q combustão.
            Pior, nenhum desses países faz parte dos 4 grandes mercados da UE.
            Já que foi buscar a CN, apenas 25% dos veículos novos vendidos na China eram 100% elétricos (BEVs) de JAN a AGO de 2024.
            Não se trate que não é preciso.

          • Yamahia says:

            Qt aos Diesel, tb não sei pq os foi buscar, venderam mais de JAN a AGO de 2024 que os elektros. E não estou a contar com os PHEV’s
            Incha…

          • JL says:

            Eu disse:

            “Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.”

            4 dos mencionados vendem mais ve que a combustão, e não tem híbridos incluídos, pode ver separadamente na Acea.

            Exato, eu disse:
            “Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.”

            Vá, enfie a viola no saco.

          • JL says:

            Talvez tivessem vendido mais em alguns países, mas não no total.

          • Yamahia says:

            Não há, tenha paciência.

          • JL says:

            Há, tanto que está lá na acea, é só consultar por país.

          • Yamahia says:

            Exacto. E salvo os excomungados da UE mais nenhum atinge a cota de 50,01% de vendas elektras.
            E mais uma vez, nos 4grandes mercados da UE, os elektros vão de mal a pior.

          • JL says:

            China por exemplo, são 55%.

            Se quer falar dos piores, é ver os diesel, e também os plugin.

          • JL says:

            É isso, só os alemães é que andam de carro.

          • Yamahia says:

            CN é outro campeonato e outros interesses. De qq forma, vendas de BEV na China andam nos 25%.
            Esses 55% q vc fala incluem híbridos.

          • Yamahia says:

            Alemanha, Itália, Espanha e França são os grandes mercados da UE. Feudos como o Luxemburgo nem sequer deviam ser considerados.

          • JL says:

            Portanto não interessa os mercados que vendem muito, interessa é os que vendem pouco .

            Looooool

    • JL says:

      E é essa a ideia.

      Sim, é verdade.

  7. Mango says:

    é só apoio para carros? nao existe para motos?

    • Yamahia says:

      O icone das motos elektras acabou de fechar portas.

      • JL says:

        A UMM, a Rover, a Saab entre muitas outras também eram ícones e fecharam.

        • Yamahia says:

          Havia ícones muito maiores! A recente falência da Energica, que era o grande ícone das motas elektras, é um exemplo perfeito dos riscos de ser um early adopter. Esta marca foi uma das pioneiras no segmento de motas elétricas de alta performance, mas acabou por se lixar quando as crises no mercado elétrico e a falta de guito bateram à porta. Quem comprou uma destas máquinas está agora com as calças na mão, sem garantias de que vai ter assistência técnica. Basicamente, ser um early adopter sai caro.

          Estes problemas são facilmente correlacionáveis com o mercado de carros elektros. Tal como nas motas, quem compra um elektro corre riscos sérios e pode perder imenso dinheiro. Por exemplo, quem comprou um Taycan em 2021 ainda com subscrições válidas, agora já não consegue vendê-lo por mais de 33.000€ — e isso na melhor das hipóteses, visto que as ofertas andam pelos 30 mil ou menos. Resumindo, 90.000€ para o lixo. É isso que acontece.

          Entretanto, as pessoas começaram a perceber que a opção elektra acaba por não compensar. No fim das contas, sai muito mais caro do que um carro (ou mota) tradicional a combustão, tanto em manutenção como em desvalorização.

          • JL says:

            Não, não foi pioneira, já houve outras.

            Quem compra um carro a combustão já sabe que perde muito dinheiro

            Onde está ele a 33 mil, por esse dinheiro vendo Tesla e compro esse ? Bora, venha ele !

            Mas as pessoas perceberam é que compensa, daí venderem cada vez mais.

          • Yamahia says:

            Esse preço não é para vc. Esse preço é para o desgraçado que o quer vender às plataformas de compra de usados. Comprou o carro por 120000£ em 2021 e agora, apesar de estar actualizado, não consegue despacha-lo por mais de 33mil.
            Se quiser confirmar o facto na 1ª pessoa, gravo-lhe o testemunho.

          • JL says:

            Ah afinal não existem, bem me parecia.

            Ok, grave, mas do dono, e não do não dono.

  8. João says:

    Parecem ser adeptos do partido comunista chino! Nem que fosse o dobro queria uma torradeira com extensão elétrica

  9. JS says:

    Porque nos VE há aqui sempre um sabe tudo?
    E curioso!

  10. João Magalhães says:

    O governo devia investir o dinheiro dos contribuintes em coisas sérias e não nesta fantochada dos carros elétricos, ajuda ou “incentivo” para comprar um carro de 40 mil balas é para rir.

    • JL says:

      Fantochada ? Então quando deram para carros a gasolina e ainda dão para diesel também é fantochada ?

    • B@rão Vermelho says:

      Concordo em parte, assim como o IRS jovem pessoal com força de trabalho vão ficar isentos de pagar e depois vamos todos os outros pagar por eles, não valia mais baixarem o IVA, assim era mais justo.
      Outra das medidas é a baixa do IRC, as grandes empresas estão com lucros históricos e ainda vão baixar os impostos, mais uma vez pergunto, não era melhor baixar o IVA, ganhávamos todos empresas e contribuintes.

      • Luís Costa says:

        Para baixares o IVA tens de falar com a comissão europeia, o IRS ou IRC penso que não. Além de que qualquer medida de que falaste nunca será justa para um grupo, o IVA baixas os ricos também beneficiam, o IRC baixas já estás aí com a cantiga das grandes empresas (temos imensas não hajam dúvidas), o IRS já estás aí com balelas, os velhotes não andam a beneficiar de aumentos extraordinários nas suas reformas faz anos? E quem paga isso? Não são eles de certeza.

        • B@rão Vermelho says:

          Exato os velhotes como tu lhe chamas já não conseguem contribuir, já os jovens em plena força de trabalho são dispensados, e ao baixares o IRC quem é que vai beneficiar mais, as pequenas e médias empresas ao as grandes empresas.

          • Luís Costa says:

            Então espera, eu jovem já sou chulado a torto e a direito para garantir regalias a quem nunca se interessou a descontar (sim porque os velhos que estão na reforma maioria preferiu receber por baixo) devo descontar ainda mais porque aqueles que não o quiseram fazer nessa altura tenham ainda mais regalias é isso? Quem é que vai querer ficar neste país? Volto a dizer, o nosso país é fortemente constituído por MICRO EMPRESAS, quem vai beneficiar disso é óbvio que serão as micro, e com esse teu pensamento é que o investimento estrangeiro aqui é migalhas e estamos todos contentes porque já não vêm para cá aqueles mauzinhos capitalistas grandes empresas, pois não, vão para os países do leste que nos estão a ultrapassar

          • B@rão Vermelho says:

            Os ricos não podem pagar menos IVA e assim beneficiávamos todos . mas os acionistas da Galp e afins já podem por mais €€ ao bolço porque vão pagar menos IRC como tal vão poder distribuir mais dividendos.
            Ok estamos entendidos.

          • Luís+Costa says:

            Foste logo dar o exemplo da Galp em que o estado seria um desses que ganharia dividendos.. mas as grandes empresas já não pagam pelos lucros? E esses dividendos já não tem 28%? Quantas mais vezes queres taxar o mesmo dinheiro? Cada melro que aparece

  11. jorge santos says:

    Só andarei com “carrinhos de pilhas” quando Estado os DER GRATUITAMENTE, em boa maneira Comunista (e espero que seja NUNCA). E vou andar nele somente para o levar a um comerciante para o vender.
    Enquanto eu tiver de pagar quero um carro de combustão interna, nem que tenha de o comprar do Japão, Coreia ou EUA.

    • JL says:

      Então vai ter o carro de combustão interna, porque a “pilhas” nem sequer se vendem cá, quanto mais darem.

      No entanto nos EUA ficam quase de borla, cerca de 25 % o custo deles em novo.

  12. SergioA says:

    E que tal investir em ferrovia a serio? Tanto vicio para comprar carro… enfim.
    O que? Compraram casa na suburbia? Nao comprassem!

  13. Yamahia says:

    “será necessário que faça o abate do atual.”
    Acrescento que tem q ter mais de 10 anos.
    Nice

    “ter em posse durante um período não inferior a 24 meses”
    Nice x2

    “Fica também proibido de o exportar,”
    Nice x3

    Agora é q se vai ver a verdadeira motivação por detrás da compra de elektros em PT.
    Falta aplicar as mesmas medidas a empresas para q tenham acesso às ambicionadas deduções.

    • JL says:

      Exato, essas condições sempre existiram, e viu a motivação anterior ? Pois é, quem compra é para ficar com eles.

      • Yamahia says:

        Quem compra acaba por se arrepender. É melhor desfazer-se deles e trocar por um bom e fiel a combustão. Mesmo que seja usado, porque gastou o que tinha e o que não tinha no elétrico. É sempre preferível e faz um serviço muito melhor.
        Cada vez mais uma realidade, infelizmente para quem caiu no logro.

  14. e-Dummy says:

    Só não consigo perceber este requisito: então quem tem um carro para abate, que será à partida quem não teve oportunidade de o trocar e por isso se sujeitou a “aturá-lo” até ao fim de vida, é que vai investir num VE?… Não faz grande sentido, mesmo considerando que há algumas opções no limiar dos 38.5k…

    • JL says:

      Por acaso há opções a menos de metade desse valor.

      • e-Dummy says:

        Não são opções muito credíveis, ou pelo menos equiparáveis ao que se conseguiria comprar com o mesmo valor no mundo de combustão, diria, e não devem ser muitas.

        Mas o meu ponto principal é mesmo o da quantidade de malta que estará na disposição de se atravessar tanto por um parco benefício de 4k€. Se eu tivesse um carro em fim de vida, seria certamente por não ter possibilidades de comprar outro, por isso ou enveredaria por um crédito automóvel para chegar ao VE e assim obter o benefício, ou continuaria a comprar usado e a combustão. O crédito provavelmente custaria mais do que o benefício!

        • JL says:

          Todas são equiparadas aos a combustão na mesma gama, simplesmente paga mais para ter algo melhor e mais economicamente rentável.

          A situação é a mesma quando houve o mesmo incentivo para os a combustão, davam um valor pelo carro a abater na compra de um novo, foi tão famoso que muitos defendem que esse incentivo deva voltar.

    • rui says:

      Não obrigatoriamente, há quem tenha carros com 20 anos porque foi caro na altura e nunca deram grandes problemas ao longo da vida, mas não quer dizer que não possam comprar um carro novo.
      Especialmente a população mais velha é habitual, tinha um vizinho que trocou um ford fiesta com 35 anos por um ford ka novo em folha, tenho um conhecido que anda num mercedes de 97 e a mulher num Renault de 99 mas ofereceu a cada filho um BMW serie 3 novo como prenda de casamento, pura e simplesmente está a borrifar para o carro e o mercedes que tem satisfaz as necessidades…
      Já agora tens também malta com 2 carros em casa, trocam de carro a cada 10 anos sendo sempre o mais velho substituído e o menos velho fica para carro secundário…

  15. Carlos says:

    Falam em subsídios, os EVs que o mercado não quer, mas que a toda a força querem que comprem… O que me riu disto tudo. Vá comprem os telemóveis que usados ninguém os vai querer. Vão ficar com os monos nas vossas mãos. Força nisso.

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