PplWare Mobile

Windows XP, um ano depois de terminar o suporte ainda domina

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. JJ says:

    Bem… lembro-me que a Microsoft na altura do Win98 adiou por uns 2 anos o fim do suporte ao SO, porque existiam muitos utilizadores com ele.

    Nesse sentido, não será de estranhar que ainda exista uma boa quota de mercado com WinXP.

  2. Sergio J says:

    Eu lido com muitas empresas no país e tenho visto uma migração maciça para o Windows 8. Isso pode comprometer a transição depois para o 10. Nas empresas a questão de transição é muito mais operacional do que custo financeiro.

    • Quintas says:

      Exato,eu preferencialmente ja tenho o 8.1 e irei migrar para o 10. Mas para as empresas é um pouco mais complicado para nao falar de toda a burocracia que estas tem..

    • Rui says:

      Exactamente! Numa empresa não é fácil mudar para um novo SO, mesmo sendo compatível em mais de 90%. Porque há sempre programas muito específicos que foram escritos apenas para meia dúzia de equipamentos industriais que funcionam só com aquele SO! E mudar só por mudar, pode ter prejuízos significativos, para além de terem máquinas paradas se não for tudo devidamente acautelado!

      Apesar de que a mentalidade portuguesa é a seguinte: Se funciona, mesmo sendo muito velhinho, deixa-se estar….
      A mentalidade dos RH das grandes empresas internacionais é: Se o equipamento já passou a vida útil/depreciação do mesmo, há que ser substituído por um mais eficiente, para continuar a fazer depreciações em bens novos e assim evitar pagar tantos impostos 🙂

      É tudo uma questão de mentalidades 🙂

      • sdd says:

        Rui, acerca do teu ultimo parágrafo, penso que é totalmente o contrário. A maioria dos paises mais desenvolvidos que Portugal mantem algo até que este não funcione ou seja provado que a nova versão seja realmente mais eficiente. Cá em Portugal penso que a mentalidade é mais do ” epah, este funciona-me bem, mas quero a nova versão porque vou parecer mais fixe”. E este gráfico pode comprovar um pouco o meu pensamento. O gráfico é global, ou seja, envolve muito mais pcs em paises mais desenvolvidos que portugal do que pcs de Portugal, por isso o insucesso do w8/8.1 é mais afetado pelos outros paises do que nós.

        • Ismael Guimarães AJ says:

          Esse gráfico é geral logo não se pode separar a área empresarial da área pessoal. Já se sabe que o Windows 7 é o SO dominante pois foi, em muito tempo, o SO que melhor conseguiu aliar o design atraente a uma eficiência funcional.

        • Ismael Guimarães AJ says:

          Dificilmente se pode alterar entre SO pois as máquinas não costumam ter drivers desenvolvidos para os novos SO. As empresas querem vender novo e são os novos SO a única forma que faz com as pessoas/empresas sejam “obrigadas” a adquirir equipamentos novos.

          Até que ponto a nova forma – a partir do Win8 – de se exibir aplicações no Windows será algo profissionalmente atraente?

          O Win8 não surgiu como um SO profissionalmente atraente pois as empresas querem poder colocar as aplicações que mais utilizam à mão de semear e com a separação de ambiente de trabalho e ecrã inicial isso não foi conseguido pois, apesar de se poder manter os programas mais utilizados fixados na barra de tarefas, a sua utilização divida em dois tipos de área, levou à perda de eficiência. ➡ Note-se o exemplo da calculadora: se utilizar a calculadora nativa do Windows, quando estou em modo ambiente de trabalho, não tenho problema nenhum ao abri-la. Já se pretender utilizar uma das outras a instalar através da loja do Windows, acabo por ter problemas pois não é permitida a utilização através de janelas, ou seja, não é permitida a sobreposição da calculadora com qualquer outro programa já aberto. O mais parecido que se pode fazer é utilização lado a lado, o que sai fora da normal utilização do Windows, ou seja, é uma opção menos eficiente apesar de, também, eficaz.

    • Fernando Dantas says:

      Onde eu trabalho ainda há alguns PC com XP

  3. Mikes says:

    Pensei que o OSX tivesse mais quota! ~5% parece-me pouco para o número de equipamentos Apple que vejo por aí… será que a sua maioria usa Windows?

  4. GP says:

    Haja dinheiro para tudo…

  5. Luis says:

    Tenho farto tudo windows sempre problemas. vou comprar chromebook ou mac espera melhor.

  6. apokq says:

    faz lembrar o android que ainda tem como versao mais usada a 2.3 quando ja vao na 5. Prefiro Apple sempre actualizado sem fragmentacoes.

  7. Joao says:

    Prefiro linux pois está sempre actualizado é mais seguro e personalizavel!

    • Pedro says:

      Seguro o tanas. A segurança de um sistema depende do utilizador e não do sistema em si. Seguros são todos, até certo ponto. Mas também, sendo realista, com o que se faz em linux é normal que seja mais seguro.

    • Mikes says:

      Sempre actualizado?! LOL
      Lançam versões novas todos os anos e nem sempre as anteriores actualizam automaticamente, portanto… essa afirmação não faz sentido.

  8. the_pretender says:

    Boas Pedro Simões,
    Os dados apresentados não batem certo com outro post.
    https://pplware.sapo.pt/informacao/utilizacao-do-windows-8-1-passou-finalmente-o-xp/
    % de win7 e win8
    cross reference…

  9. the_pretender says:

    Boas Pedro Simões,
    Os dados apresentados não batem certo com outro post.
    https://pplware.sapo.pt/informacao/utilizacao-do-windows-8-1-passou-finalmente-o-xp/
    % de win7 e win8.1
    cross reference…

  10. the_pretender says:

    retira aí o duplicado sff:)

  11. the_pretender says:

    Sim eu compreendo, mas vocês também são uma fonte de dados.

  12. Fernando Dantas says:

    Eu aqui no portátil de onde estou a escrever este comentário ainda uso o Windows XP. Sei que não estou seguro, pois já terminou o suporte para este sistema há 2 anos. Tenho neste momento o Windows XP SP3 com o Bitdefender e o Anti-Exploit da Malwarebytes.

    Até agora não tive qualquer problema, a única coisa que faço é não ter dados sensíveis (importantes) aqui armazenados caso haja alguma tentativa de roubo de dados.

    WinXP forever!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.