Dica: Não deixe que o Windows Defender consuma demasiado CPU no Windows 10
Os antivírus são uma parte essencial dos sistemas operativos. Garantem a segurança e a proteção dos utilizadores e dos seus dados. O Windows Defender tem conseguido manter uma boa reputação, sendo agora a proteção mais usada no Windows 10.
Mas, como qualquer outro software deste tipo, consome muitos recursos para se manter ativo. A Microsoft dá aos utilizadores a possibilidade de controlar para que não consuma demasiado CPU. Não é uma opção acessível, mas qualquer um pode alterar.
Se durante muitos anos as soluções de segurança da Microsoft não eram completas e confiáveis, isto mudou com o Windows 10. O Windows Defender é hoje uma referência e garante a segurança dos utilizadores.
Impedir que o Windows Defender consuma demasiado CPU
Está agora integrado com o Windows 10 e permite que este interaja de forma muito mais eficiente com todos os elementos. Da mesma forma, garante proteção em tempo real, tanto no acesso à Internet como nos ficheiros locais.
É também sabido que o Windows Defender e outros antivírus consumem recursos de forma permanente. Procuram adaptar-se, mas ainda assim existem momentos em que é fácil de detetar a sua presença.
Trazer recursos de volta ao Windows 10
A Microsoft tem, no entanto, uma opção pouco conhecida e que permite limitar os consumos de CPU. Com um simples comando na PowerShell alteram completamente este comportamento. Comecem então por abrir uma janela da PoweShell com permissões de administrador.
Aí dento só precisam de executar o seguinte comando: Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 50. O valor numérico representa a percentagem de CPU máximo a ser usado. Pode ir desde 1 até 100. Caso coloquem o valor zero, este assume os 100%.
Uma opção a ter em conta na gestão do seu PC
É desta forma simples que podem controlar os consumos de CPU do Windows Defender no Windows 10. Se precisam de mais recursos disponíveis, então esta é uma forma simples de o conseguirem. Basta um comando e impedem que o Windows Defender consuma demasiado CPU no Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
Ótima dica!
Boa dica, mas a tentação de se atribuir recursos mínimos ao programa pode ser grande por parte de alguns utilizadores. Entre 1% e 100% está “um mundo” e o que acontecerá ao comportamento do programa dentro desse vasto leque de recursos??
Eu não sei o que acontecerá mas será certamente melhor do que estar a consumir 50% do CPU a seguir ao almoço o que impedia muitas vezes o meu trabalho. Desde que alterei para 10 há uns tempos não tenho tido problemas.
50? Mas esse não é o valor por defeito?
Yep. Da documentação podes verificar:
-ScanAvgCPULoadFactor
Specifies the maximum percentage CPU usage for a scan. The acceptable values for this parameter are: integers from 5 through 100, and the value 0, which disables CPU throttling. Windows Defender does not exceed the percentage of CPU usage that you specify. The default value is 50.
Ou seja, ao definir ScanAvgCPULoadFactor como 50, não alteras nada.
“Não é possível localizar um parâmetro que coincida com o nome de parâmetro ‘ScamAVGLoadFactor'”
Se tiver escrito dessa maneira, então o erro foi seu de ter escrito scaM, o final é a letra N.
Eu percebi o que fizeste aí 🙂
não é ScamAVGLoadFactor… é ScanAVGLoadFactor….
Pooo galera verdade, que gafe…. Executei aqui e deu certo agora!!!
Tenho um netbook, com processador Atom N270 e 2GB de RAM, o máximo que suporta, que uso para acessar o Desktop remotamente.
Com as versões do Windows 10 até 2017 rodava suave, até navegava na web por ele.
A partir de 2017 o Windows Defender passou a ocupar 100% do CPU o tempo todo, tornando o uso impraticável, por isso deixo o Windows Defender desativado, ou coloco o Avira no lugar quando necessário.
tinha que ter alguma coisa em referencia ao uso excessivo do HD que cola no 100%
Troca por um SSD 😛
Deve ser por isso que meu SSD foi pro espaço no Windows.
Desativa o windows search
Detesto esse app, ô desgraça de minha vida. Sempre atrapalha até em meus códigos de conexão com banco de dados. AFF, eu queria um meio atear fogo nesse trambolho. Meu Av sempre fica brigando por causa do defender.
vai pro LInuXO kkk
Deu esse erro aqui: Set-MpPreference : Falha na operação com o seguinte erro: 0x800106ba. Operação: Set-MpPreference. Destino:
Scan_AvgCPULoadFactor.
No linha:1 caractere:1
+ Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 50
+ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
+ CategoryInfo : NotSpecified: (MSFT_MpPreference:root\Microsoft\…FT_MpPreference) [Set-MpPreference],
CimException
+ FullyQualifiedErrorId : HRESULT 0x800106ba,Set-MpPreference
Botao direito – executa o Powershell como administrador.
Fiz isso. Quando tento executar sem ser como administrador, diz que não tenho autorização.
mesmo problema, powershell como admin
Agora só falta encontrar uma solução para tudo o resto que consome imensos recursos neste fantástico Windows 10, o herdeiro directo do Windows Vista em termos de rapidez e leveza…
+1!!
Mas pelo que me apercebo, o Windows defender bloqueia o acesso a determinados ficheiros até serem analisados. Estando com 50% ou menos de CPU ainda tem que se esperar mais tempo até a nossa aplicação conseguir acesso ao ficheiro.
Pra quem joga por exemplo, o modo jogo não deveria fazer isso sem intervenção do usuário?
para quem quiser desactivar o windows defender permamente no windows 10 pro , basta usar esta regfile , que uso ha anos !
https://www.tenforums.com/tutorials/5918-turn-off-windows-defender-antivirus-windows-10-a.html#option2
Hein? Rapidez e leveza? Sabe tudo!
https://www.sordum.org/9480/defender-control-v1-5/
Tenho um portatil core2duo 94000 ja com alguns anos, e para trabalho continua a ser um excelente portatil
Cotumo ter o antivirus desligado .
Ha 3 dias fiz manualmente o update do win10 para o 1903 , o qual reactivou o antivirus … incrivel o quanto ficou “pesado” e “lento” , e a bufar que nem um doido das ventoinhas
E o arranque passou a ser uma arrastadeiras, mesmo tendo um bom disco SSD
Voltei a desactivar o windows defender, e voltou a ser um portatil rapido !
Prefiro fazer scans manuais de tempos a tempos, normalmente uso o malwarebytes (o qual tambem esta sempre desligado, só consome recursos quando o chamo)
Faco isto ha bastantes anos , e tenho.me dado bem.
É dificil apanhar virus se houver o minimo de cuidado ao navegar na internet
É esta a minha historia