Windows 11: se bloquear no arranque será capaz de se recuperar sozinho
O Windows 11 está agora no centro do universo da Microsoft. Este é o sistema que todos devem usar, abandonando assim a versão anterior. Para o melhorar ainda mais, há uma novidade com a atualização 25H2. O Windows 11 vai conseguir corrigir problemas quando não arrancar e assim resolver a situação.
A Microsoft quer convencer os utilizadores do Windows 10 a atualizarem para o Windows 11 antes de outubro. Por isso, adiou o lançamento do Windows 12 e, em troca, vai lançar uma grande atualização no final do ano, chamada Windows 11 25H2.
Uma das suas novas funcionalidades mais interessantes é uma ferramenta chamada " Quick Machine Recovery ", que irá corrigir automaticamente o Windows 11 quando o seu computador bloquear. Isto junta-se a outros lançamentos muito solicitados, como a remoção de bloatware : os utilizadores poderão desinstalar aplicações do sistema que não utilizam.
O Windows 11 irá reparar-se sozinho quando bloquear Um dos maiores pesadelos que um utilizador do Windows pode enfrentar é ter o seu computador a recusar-se a arrancar. Porque o sistema operativo deixa-nos completamente no escuro. Não oferece qualquer explicação sobre o motivo da falha. No máximo, é um código obscuro e difícil de decifrar.
Isso vai mudar no Windows 11 com a nova ferramenta de recuperação automática , que a própria Microsoft explica em detalhe no seu blogue. Quando o sistema operativo deteta uma falha que impede o arranque do Windows, a nova funcionalidade iniciará automaticamente o Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE).
Em seguida, estabelecerá uma ligação à internet e comunicará com os servidores da Microsoft através do Windows Update. Se a Microsoft identificar um problema generalizado que afete vários utilizadores, pode enviar uma correção específica diretamente para o computador afetado no ambiente de recuperação.
Este não é o único novo recurso do Windows 11 25H2 anunciado no blog da Microsoft. Também oferecerá a opção de alterar o tamanho dos ícones na barra de tarefas, adicionar as suas próprias palavras ao dicionário de voz e ocultar o ecrã no modo Narrador. A Microsoft parece estar a acertar em cheio com o Windows 11 25H2 , embora possa ser tarde demais para convencer muitos utilizadores do Windows 10. Veremos o que acontece a partir de Outubro.





















E sabe comportar-se quando existem outros sistemas operativos instalados ou também vai “arranjar” esse “problema”.
Penso que não quererá saber de outros sistemas operativos. O que interessa aqui é o Windows e não outras coisas que só interessam a alguns.
Ao fim de quatro anos do 11 lá fiz um pequeno upgrade á máquina e lá mudei do 10 para o 11 24H2. Não estou a desgostar mas tenho saudades do 10 e da forma como era arrumado. Mas a malta hebitua-se.
Quem fala de “outras coisas que só interessam a alguns” deveria saber que a maioria das pessoas utilizam o Windows porque só conhecem esse sistema operativo. Foi o que lhes apresentaram nas escolas e mais não foi dito. Só vejo que haja conluio entre as pessoas que trabalham para o estado e a Microsoft, por pertencer aos EUA. Ficam bem na fotografia. Não consigo compreender como temos de depender de sistemas operativos fechados, ter de trocar tudo porque sim.
O Windows a reparar-se sozinho deve ser tão verdade quanto as actualizações que não necessitam de reiniciar o PC… até pode ser verdade, mas só acredito quando vir a funcionar.