Windows 11: Microsoft acaba com a possibilidade de usar o Menu Iniciar tradicional
Como aconteceu em versões anteriores, a Microsoft focou-se no Menu Iniciar como uma das novidades do Windows 11. Este elemento está redesenhado e foi agora colocado no centro da conhecida barra de tarefas.
Sendo uma alteração que não agradava a todos, depressa surgiram formas de a alterar e colocar na sua posição esperada. Agora, e com a primeira atualização do Windows 11, a Microsoft acabou com esta possibilidade e o Menu Iniciar volta à sua nova posição.
Por norma, as grandes discussões em torno do Windows estão focadas no Menu Iniciar. Este foi um cenário visto no Windows 8 e até mesmo no Windows 10, ainda que em grau muito menor. No caso do Windows 11 parece não ser diferente, novamente por culpa deste elemento.
A mudança que a Microsoft aplicou no Menu Iniciar na sua nova versão é o que mais é visível. Esta está no meio da barra de tarefas, com um novo layout e com uma imagem completamente diferente, concentrando também ali os últimos ficheiros abertos ou criados.
Claro que com esta versão em testes, depressa se descobriu a forma de trazer de volta o Menu Iniciar clássico, alojado do lado esquerdo da barra de tarefas. Com uma simples mudança no registo deste sistema tudo voltava à sua forma original e que muitos se habituaram a usar.
A Microsoft acabou com este cenário com a nova build Insider que lançou no final da semana passada. Esta remove de forma permanente as entradas do registo que permitiam mudar o Menu Iniciar para o seu local clássico, colocando-o no sítio original do Windows 11.
É certo que estas são builds de testes e que podem sofrer mudanças profundas ao longo do tempo, ganhando e perdendo funcionalidades. Ainda assim, esta parece ser uma mudança que a Microsoft não deverá reverter no futuro. O novo Menu Iniciar é, sem qualquer dúvida, a imagem de marca do Windows 11.
Com esta mudança a Microsoft mostra também que não quer os utilizadores a alterarem o Windows 11, em especial no registo do sistema. Este alberga componentes essenciais do sistema e que não devem ser alteradas de forma simples ou direta pelos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Outra coisa que vai acabar por ser revista
A isto eu chamo ditadura ♂️
Vai tentar mudar a posição da barra lá de baixo no mac
E não dá? A minha está longe de estar com o funcionamento ou posicionamento original 🙂
No Windows também da para mudar a posição no ecrã. Estou a falar a nível de personalização dentro da barra
a Dock não é equivalente ao Task Manager no Windows, nem sequer tem algo semelhante ao menu iniciar.
Ditadura masculina?
Foi erro do site, eu meti o emoji do facepalm mas isso nao assumiu xD
usa Mac ou Linux…
Sabes la tu o que e ditadura. Entao uma empresa ja não pode decidir sobre o seu produto? Se nao gostas nao usas toto
Acaba sempre por haver forma de o fazer. Sem ser em touchscreen ou para tratamento de vídeos, o menu estar numa ponta ajuda muito mais do que no meio.
Eu estou na última versão do windows insider (dev) e continuo a ter a opção de colocar o menu à esquerda
…então não quero o Windows 11!
E ninguém te obriga.
Eu continuo com o menu iniciar à esquerda em vez de estar ao centro, até já experimentei colocar a barra de tarefas em cima. É só fazer isto e no final reiniciar o Windows Explorer. E tenho a última windows insider prev build 22000.65
Abrir o Regedit com previlégios de administrador e ir a esta chave.
Computer\HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\StuckRects3
when you double click on settings it opens a window then go to line FE and there is 03 under it if you change 03 to 01 the task bar will be at the top of the screen after you restart explorer
01=top
02 = Left
03 =bottom
04 =right
windows 11 para todos, quero ver essa gente ajoelhar perante a microsoft. Todos falam mas todos vao ser obrigados a usar e nem um pio
É questão de costume, no primeiro dia foi bizarro ver tudo centralizado mas depois achei que ficou bem melhor pq a tela tem um “black spot” bem no canto inferior esquerdo.
Ate suporte terminar as nossas maquinas ficam com o W10 Pro.
É Windows 10 até acabar o suporte.
Engraçado, agora o Windows 10 já é a última maravilha da natureza, quando até há bem pouco tempo era “Windows 7 até morrer!” ou “XP para sempre!” xD
Basta sair uma versão nova do Windows, e a anterior passa a ser automaticamente a melhor versão do Windows de sempre xD
Do meu ponto de vista, o Windows 7 continua com o melhor layout.
Como layout e organização de, bem, tudo, sem sombra de dúvida. O menu iniciar não exigia andar a fazer scroll (que detesto), o painel de controlo tinha tudo que é preciso lá e de uma forma geral as settings não estavam espalhadas por todo o lado nem mudavam de sítio a cada update.
Foi sempre a descer desde aí até chegarmos à borrada que temos hoje onde começas num lado e acabas noutro diferente. E se quiseres opções mais avançadas ainda tens que ir ao painel de controlo antigo que é onde ainda está tudo que interessa.
+1
Concordo contigo. Lembro-me qdo saiu o XP, toda a gente dizia: XP é ruim, voltem para o 98. Qd saiu o 7 toda a gente dizia: 7 é ruim, voltem para o XP. Qdo saiu o 10 toda a gente dizia: 10 é ruim, voltem para o 7. Enfim, gosto não se discute… lamenta-se.
Mesmo com o 10 e 11 ainda acho o 7 melhor e sempre usei. Como o 11 tá mais estável com meu hardware tive que fazer essa difícil escolha. (Pelo menos pulei o 10)
Ps.: Me esqueci do 8, não usei tb
estas políticas de forçar o utilizador…. custa muito à microsoft deixar o utilizador escolher se quer o menu iniciar num canto ou no meio? Até pode fazer sentido o menu iniciar no meio da barra para o ultrawide screens. Eu pessoalmente preferia na ponta mas é o que temos
Logo logo vai ter algum software que mude essas asneiras que a Microsoft cria. O lema da Microsoft é ” Se podes estorvar, para que facilitar”. Os consumidores que se lixem.
@asdasa
so vens para aqui para ser do contra??
ainda nao vi um comentario teu a concordar com alguem!
tambem és do contra quando respiras?
beijinhos à familia
Este Post não é completamente verdade. Tenho a ultima versão do windows 11, compilação 22000.65. E não tenho qualquer problema em colocar o menu iniciar do lado esquerdo, so temos de ir as Definições/Personalização/Barra de Tarefas/Comportamento da Barra de Tarefas/Alinhamneto da Barra de Tarefas e ai selecionar a opção ‘A Esquerda’, Bastante simples de fazer!
Paulo, falamos do menu iniciar CLASSICO, o que usavas até há poucos dias no Windows 10. Esse podia ser chamado e agora desapareceu.
Ok! Agora entendo a que menu se referiam.
Como developer preferia ter o menu num canto. Porque nao da jeito ter um menu a tapar o meio do ecrã. Sempre fui apologista de interfaces minimalistas. Penso que poderiam dar hipotese de o utilizador configurar k menu como bem entender e assim agradava-se a toda a gente.
Nas definições da para pôr do lado esquerdo, não é preciso fazer nada começado, e após a atualização continua lá. Por isso estou a ver que os Pplware não gostam do novo Windows e já começaram a picar o pessoal para nem o esperimentarem e mesmo assim o criticarem porque por praxe está vai ser a versão má após a boa…. Modas
Falamos do menu iniciar CLÁSSICO que desapareceu e não do atual do lado esquerdo. A build original nem tinha a opção de ter o novo menu inicial do lado esquerdo.
Quanto ao Pplware não gostar do novo Windows 11 isso fica claro no número de artigo que já escrevemos. Como só escrevemos 2 ou 3 e sempre a criticar, tens toda a razão…
Estive a verificar e afinal não é nada disso, temos muitos artigos escritos, sempre com as novidades e com truques e dicas. Se isso é não gostar, imagino como seria se realmente tivessemos algo contra.
Open-Shell Menu pode ser uma solução para quem quer um menu mais tradicional, fica a dica.
isso não é solução é simplesmente mais uma app para desenrasque e entulhar o sistema, nada melhor que as coisas nativas.
Não procede, uso a compilação 22000.65 e está lá a opção de mudança!
A notícia está equivocada!
O que vão acabar é com a possibilidade de voltar ao menu iniciar do Windows 10.
Deixar o menu na lateral esquerda, continuará sendo permitido.
A notícia dá a entender que as duas funcionalidades serão removidas, mas não. Apenas a mudança do registro é que deixará de existir, que, na verdade, nem deveria ter existido.
Falamos desde o início do Menu Iniciar clássico, ou seja, o layout e imagem antiga. Logo não há engano nenhum e muito menos equivoco.