Windows 11 está prestes a receber o melhor da segurança do Linux e macOS
A Microsoft persegue o melhor da segurança e por vezes inspira-se na concorrência, em especial no Linux e no macOS. Assim, e segundo o que foi revelado de forma não oficial, o Windows 11 estará prestes a receber o melhor da segurança do Linux e macOS. Falamos do conhecido sudo, que dá acesso às permissões de root.
O trabalho de renovação e melhoria do sistema da Microsoft está a ser feito gradualmente, mas de forma ativa. O Windows 11 é atualmente a montra das melhores funcionalidades da gigante do software, com novidades constantes e melhorias sempre visíveis.
A mais recente surgiu fruto de uma publicação antecipada do próximo Windows Server. Esta versão apareceu na Internet durante o fim de semana, tendo sido removida pouco tempo depois pela Microsoft. Ainda assim, houve quem conseguisse descarregar essa versão e instalar. Foi então aqui que surgiu uma novidade importante associada à segurança.
O conhecido sudo, que permite a qualquer utilizador correr comando com permissões de root, surgiu agora no Windows 11. Ainda só é visível nas definições do sistema, mas permite já ativá-lo e até decidir de que forma será executado, para assim dar ao utilizador todo o controlo de que precisa.
Este comando poderá ser usado numa nova janela e ter ainda acesso ou não à escrita através do teclado e do rato. Há ainda a possibilidade de ser usado inline, ou seja, usado na mesma janela onde o comando é executado, permitindo assim a utilização em tarefas rápidas ou trabalhar num ambiente de desenvolvimento integrado.
As configurações do sudo também alertaram que a execução do comando pode expor o dispositivo e os dados pessoais a riscos de segurança. Isso pode levar a que possa potencialmente danificar o dispositivo, ainda que não tenham sido revelados detalhes mais específicos.
O sudo poderá ser usado no DOS, PowerShell ou qualquer outra interface de terminal no Windows. Obriga ainda a que esteja ativado e o modo de programador esteja ativado. É curioso ver como a Microsoft aplicou no Windows 11 o que de melhor tem o Linux e o macOS em termos de segurança, facilitando a vida aos utilizadores. Está ainda por perceber quando esta novidade será uma realidade.
Imagem: Windows Latest
Neste artigo: Linux, MacOs, Segurança, sudo, Windows 11
“É curioso ver como a Microsoft aplicou no Windows 11 o que de melhor tem o Linux e o macOS em termos de segurança, facilitando a vida aos utilizadores”
Desde quando é que o SUDO é o melhor em termos de Segurança?
É igualmente seguro ao “Executar como Administrador”
Executar como administrador está longe de ser uma coisa para a segurança dum sistema. Quanto menos privilégios for possível dar ao utilizador sem perturbar a usabilidade melhor. O sudo vai no sentido contrário. E com isto não estou a querer dizer que não faz falta, o que estou a querer dizer é que ele não existe para melhorar a segurança.
Tu sabes para que serve o sudo?
Mal feito se não soubesse… E tu, sabes?
lol.. tu sabes?
O SUDO em termos de segurança é muito melhor pois tem vária opções uma delas permite escrever um comando sem que apareça uma janela, permite remover o selo temporal (timestamp) de um ficheiro.
Não aplicou o melhor em segurança, copiou, mais uma vez, dos outros. Pergunto-me se a Microsoft tem ainda algum poder de inovação. O sudo permite maior acesso ao computador e à rede por um usuário, e permite atribuir privilégios a outros usuários, definindo o quê e quem pode fazer o quê no computador. Mesmo com o sudo há procedimentos que o usuário não pode fazer se puser em causa o sistema. E isto significa segurança!
Copiar é o que que fazem todos. Que atire a primeira pedra…
Microsoft, Apple, etc. são já velhos conhecidos dos tribunais.
“oh, vamos por o sudo no windows que assim subitamente todos os nossos problemas de segurança ficam, magicamente, resolvidos. Txã-nãm!!!”
Desde quando é que o Linux é seguro por causa do Sudo?
(não digo que não seja algo que ajude, mas nem de perto nem de longe é a derradeira ferramenta de segurança!!! mas devo ser eu…)
É tão seguro que tem que se inserir a password, ao passo que no Windows se faz executar como administrador e clica sim e está feito, spyware and backdoor instaled sucessfuly on tour system.
É seguro porque além de obrigar a usar password, só o usuário prédefinido pode fazer qualquer alteração no sistema, mas se for algo que ponha em risco sistema, nem com o sudo é permitido (ao contrário do Windows, que permite apagar ficheiros essenciais ao siatema e depois aparece a tele azul….). O sudo também é sinónimo de segutrança pois permiti-me definir quais os outros ultilizadores do computador que podem fazer alterações no sistema. Não pode comparar o Linux com o W11 em termos de segurança e establidade!
Nenhum sistema é seguro a 100%, isso não existe. A melhor segurança que pode existir é o cuidado que o próprio utilizador deve ter e sempre desconfiar de tudo o que se instalar de fontes não seguras e desconhecidas por exemplo. Eu uso Linux mas não estou imune a ataques, se me puser a instalar coisas de repositórios duvidosos de certeza que mais dia menos dia o risco de me lixar é maior:)
Cada um utiliza o perfil que pretende. Era só o que me faltava os outros decidirem o que devo instalar nos meus dispositivos ou a forma como faço a gestão dos mesmos. A opção é minha mas a responsabilidade também. Isto faz-me lembrar a Google relativo ao ‘integrity api’ em android. Não adianta…a comunidade vais sempre dar a volta e a malta vai ter sempre os dispositivos certificados. Agora…a responsabilidade é de cada um. Utilizem o que quiserem e sejam felizes.
Com se o sudo fosse algo criado pela Apple… Anedotas a esta hora
E quem disse que criou?