Windows 11 está prestes a ganhar uma nova forma única de partilhar ficheiros
O ritmo a que a Microsoft traz novidades para o Windows 11 é muito grande. A gigante do software tem trabalho neste seu sistema para o tornar melhor e mais adaptado aos utilizadores. A mais recente novidade traz para o Windows 11 uma nova forma única de partilhar ficheiros. Esta promete mudar muito no sistema da Microsoft.
Uma nova forma única de partilhar ficheiros
O recém-lançado Windows 11 build 22635.4805do Canal Beta tem algumas coisas interessantes disponíveis. Além das características anunciadas oficialmente, como melhorias no Snap e no teclado do gamepad, quem explora este sistema a fundo descobriu que a Microsoft trabalha num novo método pouco convencional para partilhar ficheiros.
Foi o utilizador do X @phantomofearth que partilhou a descoberta nesta rede social. Mostrou que o Windows 11 build 22635.4805 tem já presente esta nova forma de partilhar ficheiros. Esta está já funcional e permite que esta partilha de ficheiros seja feita com várias aplicações.
Microsoft is experimenting with a new file sharing UI in Windows 11: the "Drag Tray". When dragging a file, the tray shows up at the top of the screen with a drag here to share hint and lists a few apps. Has a more options button to open the share sheet. (hidden, Beta 22635.4805) pic.twitter.com/LXpkTwKZu2
— phantomofearth 🎂 (@phantomofearth) January 24, 2025
Para o conseguir basta simplesmente arrastar os ficheiros para a margem superior do ecrã. De seguida, o Windows irá mostrar uma bandeja com aplicações como o Outlook, Phone Link e muito mais, permitindo largar o ficheiro para uma partilha rápida.
Microsoft já testa a novidade no Windows 11
Importa notar que esta alteração não entra em conflito com os Snap Layots, que só funcionam quando arrasta uma janela, e não ficheiros. A Microsoft não anunciou a nova experiência de partilha, mas ainda assim, pode experimentá-la quem estiver na versão 22635.4805.
Para isso basta ter a app ViveTool, que pode ser obtida diretamente no GitHub. Basta abrir uma linha de comandos como administrador e navegar até à pasta que contém os ficheiros do ViveTool. Aí dentro, basta escrever vivetool /enable /id:45624564,53397005,48433719 e carregar no Enter. Após isso, deve ser reiniciado o PC.
Espera-se que a Microsoft desenvolva e teste mais esta funcionalidade única de partilhar ficheiros. Mais tarde, numa das muitas atualizações que irá lançar, deverá ser finalmente tornada pública e acessível a todos os que têm o Windows 11 instalado.
O Windows é realmente um OS anos luz à frente dos restantes!
+1 (tem vindo não só a melhorar, mas a estar à frente dos outros, é um facto!….)
Pelo menos no requisito de actualizações: 10 anos de actualizações, e por vezes mais alguns anos extra mediante pagamento.
Definitivamente vives na caverna e aprendes apenas com as sombras que vês. O ecossistema Macos tem isto à décadas mas para melhor e mais simples.
Exatamente
E não tem um corretor ou IA integrada? É que precisavas mesmo de um…., mas eu ajudo-te há décadas e não à décadas (correção: copilot)
O quê? anos luz? Ainda bem que a terra é redonda… Pesadíssimo, super lento, super atacado, má gestão de recursos, instável… uma bela treta. Uso mac e linux e já nem me lembro da ultima vez que reiniciei o sistema, esses sim a uns bons anos luz do sistema operativo dos analfabetos.
Também temos esse recurso à anos em alguns gerenciadores de arquivo do linux, como o Dolphin do KDE plasma que permite o compartilhamento com apps, serviços em núvem, bluetooth e com o smartphone via KDEConnect.
O mac e muito superior ao windows, o windows apenas serve para gaming e mesmo nisso so com hardware desktop de topo pois e mal optimizado que doi
Parabéns pela tribo!
+1
Pois é Sr. Jackson L, diga-me la se consegue por o sistema de um Mac.OS a trabalhar num PC?
Pois, não consegue. é porque o sistema de um MacOS é melhor que o Windows. Olhe, eu conheço muita gente que tem um Mac com o sistema Windows a trabalhar, nele.
O Windows é o sistema mais democrático, universal e único que existe é mesmo para todos. Presto serviços em muitos escritórios de Portugal norte e norte de Espanha e o que vejo é tudo Windows.