PplWare Mobile

Microsoft conseguiu! O Windows 11 já deixa instalar atualizações sem reiniciar o PC

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Nuno V says:

    Mais de uma década atrasado, mas mais vale tarde que nunca.

  2. Rui Pedro says:

    Gostava era que a Microsoft “conseguisse” tirar as restrições do Windows 11, que não deixam instalar o Windows 11 em PCs que ainda são capazes de o executar.

    • Zé Fonseca A. says:

      esses pcs nunca deviam ter sido vendidos, não está relacionado com a capacidade técnica de execução, mas sim em features de segurança inexistentes, os fabricantes vendiam os pcs sem essas componentes para ficar mais barato o valor de produção

      • Rui Pedro says:

        São tão seguros como os outros.
        Quem quiser atacar, certamente saberá como o fazer e não será um PC recente que o impedirá. O próprio Windows não é conhecido pela segurança.

        • Zé Fonseca A. says:

          DYOR

        • Oraxulo says:

          Como sempre o factor segurança não depende do SO utilizado, mas inteiramente do utilizador.

          Qualquer SO é perfeitamente seguro desde que user não ande a fazer coisas improprias como todos sabemos que muitos recorrem para evitar gastar dinheiro, mas no reverso o barato acaba por sair caro.

    • Fusion says:

      Uma simples pesquisa e verás que é possível fazer o que pedes.

      Tenho o Win11 num portátil de 2012/2013.

      Fiz-lhe upgrade de ram e coloque um ssd, mas fora isso é mesmo pc dessa altura e guess what? Funciona perfeitamente e continua a ter updates.

      • Blackbit says:

        Até ao dia em que a MS se lembrar de desactivar o win11 nesses PC’s…

        • Fusion says:

          E está tudo bem, o portátil é de 2012, diria que já teve uma boa vida. Se formos por aí então também quero poder instalar o Win11 numa máquina da altura do Win95.

        • Ricardo says:

          O pessoal que quer o Windows 11 numa máquina do tempo do 98 chora baba e ranho por não conseguir fazer updates.

          Enfim… Quando os updates termirarem terminaram. Nessa altura a máquina mais do que deu o que tinha que dar neste mundo .

          Tenho um portátil de 2012 a rodar o 11 faz mais de um ano e até agora todos os updates rodam direitinho. Quando não rodarem não rodam. Ja ela fez muito por essa altura.

      • Rui Pedro says:

        Fusion, não disse que era impossível.
        Mas não é feita a instalação por vias normais nem oficiais.
        Também já coloquei o w11 num PC de 2009, dual Core com 3Gb de RAM e também funciona perfeitamente

      • Oraxulo says:

        Sim verdade, mas vamos ser realistas a experiência de uso num modelo com essa idade não de todo a melhor com o ultimo grito, mesmo com um SSD, não há milagres pois o restante hardware não acompanha, desenrrasca mas em comparação com o win10 esse mesmo hardware já é penalizado com o win11…

  3. f says:

    Aqui vem o pessoal dizer que vai mudar para linux por causa disto.

    • Manuel da Rocha says:

      Se formos acreditar em todos, 60 milhões, só de portugueses, só usam Linux e compram telemóveis a cada 23 meses. Se for, pelas redes sociais, são 800000 milhões, de portugueses que usam linux e pagam 2000 euros, a cada 24 meses, por telemóvel novo.

      • Oraxulo says:

        Linux desktop não tem comparação possivel com Android, sao dois ecossistemas totalmente diferentes…

        Mais rápido mudam de windows para um so desktop baseado em android do que uma distro linux, e percebes bem porquê, dai a constante aquisição de equipamentos com android…

  4. Pedro António says:

    Uma boa melhoria!

  5. Leonardo Linux says:

    Estarei a mudar para o Linux por causa disto.

  6. Aquele Dali says:

    Não percebo qual o “excitement” à volta de tal situação. Todos, mas mesmo todos os S.Os., em particulares casos de updates ou requerem um reinicio para que os mesmos sejam totalmente aplicados e postos em uso, ou simplesmente fazem um “hot-update” e tudo fica imediatamente disponível. Tudo depende do tipo de update!
    Este tipo de notícia para mim é simplesmente atirar pó para o ar. Apple, Microsoft, comunidade Linux, todos eles, cada um à sua maneira, forçam o reinicio para o término dos updates.
    Mas pronto… vivemos num mundo de sensacionalismo onde muitos se querem aproveitar de uma certa “ignorância”… Infelizmente o PPLware tornou-se “mais um” neste mundo..

  7. john says:

    Se o sistema ficar tão lento como atualmente fica quando esta a realizar atualizações (antes de pedir o reboot) acho que mais vale reiniciar mesmo…

  8. Sail says:

    No Linux tens duas opções que são:
    Reiniciar Agora
    Reiniciar Mais Tarde

    • Luís says:

      No Windows também tem

    • Manuel da Rocha says:

      No Windows também.
      Nisso são iguais. Se é preciso aplicar alguma coisa, que exija mexer, nos ficheiros de sistema, obriga a reiniciar. No caso de Linux, se souber compilar sistema, pode remover o bloqueio de acesso aos ficheiros de sistema. Aplica o update, com o nível máximo de autorização, fica feito, volta ao serviço e está actualizado. É a única diferença. Se não souber fazer aquilo, linux também obriga a reiniciar.

    • Pedro António says:

      Boa!

  9. john says:

    vale também dizer que, aparentemente, segundo mais investigações… isto não ocorre para todas as atualizações… funciona apenas com algumas, sendo que outras de componentes mais importantes continuam a requerer reboots…

  10. Manuel da Rocha says:

    Isso só vai ser usado pelas patch gerais e programas, que não necessitem de ficheiros de sistema. Tudo o que precise de actualizar ficheiros de sistema, obriga a reiniciar, para alterar esses ficheiros, durante o arranque.
    A Microsoft é que misturava 500 updates, num só. Como 1 deles, precisa do reboot, é como se fossem todos.

  11. Cláudio says:

    No Linux isto geralmente baseia-se no ksplice e permite aplicar atualizações ao nível da kernel sem reiniciar o sistema operativo. Para sistemas mais monolíticos dá bastante jeito, porque é uma técnica que permite manter SLA elevados e a engenharia associada ao processo de live patching é muito interessante. No entanto em ambientes com cargas mais distribuídas, muitas vezes é mais simples o reboot parcial dos nós com redundância na infraestrutura.

  12. KingSOL says:

    Uau! Uma das maravilhas do Universo!

    lol.

  13. Jose says:

    Quando é o fim do Windows 11 ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.