Windows 11: Ao fim de 1 ano, apenas metade dos PCs pode correr o novo sistema da Microsoft
O dia 4 de outubro é uma data importante para a Microsoft e para o Windows 11. Em 2021 a gigante do software apresentou o seu novo sistema operativo e que mudou muito o que este oferece aos utilizadores.
Agora, 1 ano depois, houve muito que mudou, mas a verdade é que este sistema está ainda longe do que a Microsoft esperava. Uma análise recente mostrou que ainda há muitos PCs que não podem ter o Windows 11, algo que não se esperava.
Desde o primeiro momento que a Microsoft estabeleceu um conjunto de regras bem definidas para poder instalar o Windows 11. Estas impediram que muitos utilizadores abraçassem de imediato o novo sistema, mesmo com parte destes limites foram removidos, mesmo sem garantir futuras atualizações.
Agora, com 1 ano passado, a empresa Lansweeper resolveu avaliar o mercado e como este pode receber o Windows 11. Focou-se nas 3 regras que podem limitar esta atualização e avaliar se estes estão a ser cumpridos ou se é uma limitação para o sistema da Microsoft ser instalado.
Os números são claros e mostram que quase metade (57,26%) dos 30 milhões de PCs avaliados não conseguem satisfazer os requisitos a nível do CPU. Mesmo sendo pouco positivo, este número é melhor que os 44,4% do ano passado.
No que toca à RAM, o cenário é muito mais positivo e os números muito mais interessantes. Aqui a quase totalidade estava capaz de cumprir os requisitos. Por fim, e no TPM, o curioso é que este bate os números do CPU, com 14,66% a falhar. Este era um dos mais requisitos mais criticados e mais difíceis de cumprir.
Outros dados da análise da Lansweeper mostram que o Windows 11 está presente, mas com limitações serias ainda no que toca a instalações. São 2,5% de quota de mercado, algo que se esperava muito mais elevado. Também numa comparação entre o mercado empresarial e doméstico, a tendência pende claramente para a última.
A informação desta análise é interessante e mostra que a Microsoft está ainda longe de atingir os números que seria certamente esperados. Se ao fim de 1 ano ainda não cresceu com atualizações, terá de ser sustentado com máquinas novas e que já trazem o Windows 11.
Este artigo tem mais de um ano
Cá por casa o grande factor impeditivo de upg para windows11 é o TPM.
As MotherBoards não suportam e quanto a isso nada há a fazer.
Quanto ao CPU e RAM penso que a MS esta a ser picuinhas, não entendo os requisitos mínimos de CPU que o win11 pede, nos anteriore upgrades (de win Vista para 8 e do 8 para 10) esse requisito de CPU não era impeditivo de avançar. Porquê agora essa obrigatoriedade?
…basta substituir um ficheiro no installer e já não verifica nada…e instala nas calmas.
Seria bom partilhares como se faz… 🙂
Outra dica: Rufus e usar as opções disponíveis 🙂
Temos vários Dell Optiplex Core i5 650 (sim, não faltam números!) como m SSD e 16 GB de RAM a correr o 11, sem qualquer problema
Também seria bom deixares de ser preguiçoso e utilizares melhor a internet, uma pesquisa rápida e terias a resposta…mas ok, aqui vai a ajuda do público.
Saca este ficheiro appraisers.dll e substituis no installer dentro da pasta “Sources”
https://drive.google.com/file/d/150pzaNMaeCVvkp5Ya3QOP_QLufM8a7RL/view
Usa o Rufus.
Numa rapida pesquisa na NET e encontras o tutorial
Apenas há incompatibilidade com alguns GPU e placas de rede PCI
E depois tens os updates?
Rufus só versão antiga. As mais recentes já não impedem o check dos requesitos…..
+1
Ou instalar com o Rufus
O meu processador é de geração 7 e não conseguia fiz o download do ISO passei para o Rufus e sem problemas já com a última build 609
Estavam á espera de quê, o pessoal anda todo na miséria, daí que não tem tusto para comprar novo, então se a MS se acha tão intransigente em impor regras agora que arque com as consequências de perder cuota de mercado.
É muito simples, tens de ter a ISO do Windows 10 e a ISO do Windows 11, a partir daí montas a ISO do Windows 11 e dentro da pasta sources procura pelo arquivo com o nome install.win ou instalo.esd copias para a pasta sources dentro da ISO do Windows 10 e apagas a que lá está depois é só alterar essa ISO com o programa Poweriso que faz isso na versão de avaliação.
Pronto, a partir daí tens um instalador com as características do Windows 10 mas na prática ficas com o a ISO preparada para instalação do Windows 11 sem requisitos nenhuns e voila.
tenho instalado em VM é só alterar o chipset e secure boot
Vou seguir aquela máxima “se não está avariado, não consertes”.
O meu PC não suporta o Windows 11, mas como o 10 serve-me perfeitamente, não vou comprar um PC só por causa disso, e muito menos arriscar uma instalação “não autorizada” sem ter a certeza do resultado final.
É isso mesmo, até porque se hoje pode correr tudo bem, amanhã a MS pode lançar algo que deite tudo abaixo, e ninguém pode reclamar pois são configurações não suportadas. O Win10 é estável e tem atualizações até 2025, por isso não vale a pena andar a correr.
4 máquinas não compatíveis a correr o 11 sem problemas e com updates insider.
“Se ao fim de 1 ano ainda não cresceu com atualizações, terá de ser sustentado com máquinas novas e que já trazem o Windows 11.” A última frase do artigo diz tudo. 😐