Windows 10: Já reparou que tem o sistema de restauro desligado?
Com o Windows 10, a Microsoft curiosamente desactivou o sistema de restauro (System Restore)… pelo menos nalguns sistemas. O restauro do sistema é uma funcionalidade quem já vem desde o Windows ME e que na prática permite aos utilizadores criarem snapshots/pontos de restauro do sistema.
Mas como activar o restauro do sistema no Windows 10?
O Windows 10 passou a disponibilizar aos utilizadores várias funcionalidades novas. No entanto, a Microsoft resolveu também desactivar algumas deixando a que seja o utilizador a escolher/activar. Uma das funcionalidades que a Microsoft desactivou no Windows 10 foi o popular restauro do sistema.
Mas porque desactivou a Microsoft o restauro do sistema?
A Microsoft nunca explicou muito bem porque deixou de vir activo, por omissão, o restauro do sistema. No entanto há algumas informações que indicam que foi tudo por uma questão de espaço de armazenamento em disco (a Microsoft sempre quis que o Windows 10 tivesse capacidade de poder ser instalado/correr em dispositivos com menos de 16 GB de memória em disco).
Desta forma fica do lado do utilizador a decisão de activar o restauro do sistema.
Mas como activar o restauro do sistema?
A activação do restauro do sistema é feita através do painel do controlo ou procurando por Criar Ponto de Restauro.
Depois basta seleccionar o disco/partição e carregar em Configurar
Em seguida devem seleccionar a opção “Ativar a protecção do sistema” e depois indicar a quantidade de GB em disco a usar por esta funcionalidade.
Esta é sem dúvida uma das mais interessantes e úteis funcionalidades do Windows. Se tiverem bastante espaço em disco deixem-na activa pois poderá ser fundamental no caso de terem algum problema com o sistema.
Este artigo tem mais de um ano
A minha teoria é porque o Windows desde o 8 permite repor o sistema sem perder as aplicações instaladas.
Não é bem assim. E o sistema de recuperação ajuda a recuperar para alturas mais recentes ao contrário do repor.
O meu está ativado. Nem tinha alterado isto.
O meu também estava ativado, ao que lamento não terem desativado por padrão em minhas máquinas. Pois tive de desativar manualmente como sempre o faço.
Esse método de gravação de cópias de sombra de alturas do sistema aloca ‘blocos maciços’ de espaço em disco e os torna inacessíveis por serem utilizados como ‘proteção do sistema’. Com o passar do tempo de utilização e a criação de mais e mais ‘pontos de restauro’, criasse mais e mais blocos inacessíveis devido a proteção do sistema para estes pontos. O resultado de tantos pontos inacessíveis no disco é só um: lentidão do sistema.
Quando e se precisar restaurar de verdade o sistema, tenho a opção ‘mais moderna’ que vem sendo aprimorada.
Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Restaurar o PC
+1
+1
O meu já está activado de “origem” 🙂
O meu já estava ativado.
Reparei tarde demais, no meu caso um dos updates deu cabo da instalação quando fui tentar recuperar o sistema de um ponto anterior reparei que não tinha pois a opção estava desabilitada, resultado nova instalação de raiz do win10
Já me safei algumas vezes com o ponto de restauro no w10. Com o novo SO somos levados a explorar e por vezes a inventar. Sempre que instalo um programa, crio um ponto de restauro e se alguma coisa corre mal retorno à posiçao anterior. Para não sobrecarregar o disco com vários pontos criados, o CCLEANER permite anular todos, excepto o ultimo criado. Já está na versão 5.13.
A propósito do CCLEANER alguém me pode informar se é seguro utilizar este programa para limpeza de ficheiros desnecessários bem como o registro do win 10 ?
Sim, é seguro fazer limpeza do registro por ele. Apenas tome cuidado com outras opções de limpeza que ele oferece, não habilite funções que não sejam de seu conhecimento a ação desempenhada.
O meu Windows 10, desde que migrei do 8.1 esta na mesma com o sistema de restauro activo, hoje actualizei, dizendo o Windows que tem umas funcionalidades novas, e agora que vi a noticia, fui confirmado, e continua activo. Fui ver um outro portátil que o formatei de raiz e instalei limpinho o Windows 10 e também está com o restauro activo.
Não será por causa com ssd que ele vem desligado?
Eu tenho ssd e estava desligado
o meu está desactivado e tenho um ssd… Será melhor deixar assim, ou aconselham a ligar? Haverá algum problema por se tratar de um ssd?
No meu vinha activado e já usei sem problemas.
Qual é a diferença entre o sistema de restauro e um backup do sistema?
Um ponto de restauro permite ir para um “dia” anterior… Antes de ter havido um problema, normalmente relacionado com problemas na instalação de programas, atualizações ou controladores. Esses pontos de restauro são criados automaticamente antes daquelas instalações – logo temos vários “dias”/pontos de restauro disponíveis. Cada um deles apenas tem guardadas as alterações face ao momento anterior.
Um cópia do sistema (backup) inclui todo o disco (normalmente: sistema, programas e todas as pastas e ficheiros do utilizador). Por ser substancialmente maior não é automática e reflecte apenas o momento em que for criada.
Já aqui foi dito: o sistema de restauro permite-te restaurar para um momento anterior. Por exemplo, se instalas um programa e te arrependes, mas o programa é daqueles que “não querem sair”, que também os há, nada como restaurar a máquina para o momento ANTES da instalação do programa.
O meu não só veio ativo como cria ponto de restauro automaticamente e já me salvou há alguns dias.
Eu prefiro fazer instalação limpa, é mais seguro e demora menos
+1
É preferivel… e limpa-se os restos de aplicações mal desinstaladas…
No meu está ligado, mas eu utilizo esta ferramenta que já me salvou algumas vezes http://1drv.ms/1YMEoYM
O meu está desativado e não consigo ativar. Naquela janela onde diz para clicar em configurar o botão está “apagado” e não dá
Restauração sempre desativada, Já me cansei de procurar uma solução para este problema e não acho na internet, será que é só o meu note que dá isso ?
Meu note asus com windows 10 está sempre com a restauração do sistema desativada, eu ativo e quando começa a dar problema e vou na restauração do sistema procurar um ponto, além de não ter pontos de restauração ( nem mesmo os criados por mim manualmente ), ainda está desativada a restauração. Isso é muito chato, já ativei várias vezes, e quando começam os problemas, que preciso restaurar, ela está desligada.
Tenho o restauro do sistema activado no W10, no entanto já várias vezes tentei restaurar o sitema sem sucesso. Dá erro e diz que falta um ficheiro.