O Windows 10 continuar a ganhar terreno contra a concorrência
Lentamente, mas de forma decidida, o Windows 10 tem conseguido ganhar o seu espaço e impor-se àssua concorrência direta, ou seja, as restantes versões do Windows.
Depois de ter conseguido assumir o controlo do mercado, o mês passado foi de consolidação e o Windows 10 voltou a ganhar terreno.
Foi em janeiro que o Windows 10 conseguiu dar um passo que há muito era esperado, a ultrapassagem ao Windows 7 e o assumir do controlo do mercado dos sistemas operativos.
Os números do Windows 10 segundo a StatCounter
Foi nos números da StatCounter que o Windows 10 deu o seu maior passo, durante o mês de janeiro. Era por por isso esperado que esse crescimento continuasse, o que veio a acontecer.
Durante o mês de fevereiro o Windows 10 subiu dos 42,78% para os 43,53%, um aumento de 0,75 pontos percentuais. Neste mesmo mês o Windows 7 perdeu 0,27 pontos percentuais, tendo agora 41,59% de quota de mercado.
No que toca aos sistemas mais antigos, o Windows 8.1 caiu 0,21 pontos percentuais e tem agora 8,51%. A quota de mercado do XP também caiu e está agora nos 3,2%, com uma diminuição de 0,16 pontos percentuais.
Os números do Windows 10 segundo a NetMarketShare
Os números da NetMarketShare têm sido diferentes ao longo do tempo e este mês mostram uma quebra nas quotas de mercado dos principais sistemas, um comportamento contrário ao que tem sido a regra nos últimos meses.
Segundo este serviço o Windows 10 passou dos 34,29% para os 34,06%, uma queda de 0,23 pontos percentuais. No período passado tinha subido 1,36%, sendo por isso uma quebra grande.
Também aqui o Windows 7 não esteve melhor. Em fevereiro caiu 0,78 pontos percentuais, passando dos 42,39% para os 41,61%. Para a NetMarketShare, este é ainda o sistema operativo que comanda o mercado.
Por fim, o Windows 8.1 cresceu 0,1 pontos percentuais, o que lhe dá uma quota de mercado de 5,66%. O XP, de forma estranha, ganhou também mercado e cresceu 0,65 pontos percentuais, tendo agora 4,70% do mercado.
Independentemente da fonte dos dados, o Windows 10 continua a crescer e a preparar-se para dominar o mercado de forma total, atingindo os números que o Windows 7 já teve e que demorou muito tempo a perder.
Este artigo tem mais de um ano
Tecnicamente o win7 não é concorrência.
Windows não têm concorrência
+1 poder-se-ia considerar concorrência todo o sistema que não faz parte do universo Microsoft. Agora também é verdade que a própria Microsoft quer a todo o custo implementar o uso do Windows 10, daí haver este tipo de títulos. Uso o Windows 10 e está a funcionar bem. No dia em que houver suporte a ferramentas ou programas específicos em Linux migro de imediato. Mas com o monopólio da Microsoft esse dia vai demorar muito para chegar.
Levantar 150 € no multibanco com receber o código
Oh já não é mau eu pelo xp pro em loja paguei 250€
Já calculo o que vem a seguir…mas a concorrência do Win 10 não é o windows de qualquer versão anterior. O título deturpa a expectativa do leitor quanto ao conteúdo do artigo.
o titulo é um bocado enganoso, dado que não se trata realmente de concorrentes visto ser tudo o mesmo mas versões diferentes, eu compreendo que a Microsoft queira forçar a implementação do windows 10 para ficar unicamente um unico ecosistema, tal como acontece com os verdadeiros sistemas operativos comcorrentes, mas era algo que já devia ter sido pensado há muitos anos, e não agora, pois no mercado empresarial é onde continua a haver uma enorme fatia da percentagem que mantém versões do windows mais velhas, e não vão mudar tão depressa pois tem elevados custos para tal transição, no mercado pessoal ainda existe uma ínfima percentagem de teimosos que para terem a versão nova necessitam de comprar um pc novo, já que a velha e datada já não tem capacidade para tal e alem de terem a versão de experimentar algo novo, mas com a falta de suporte software e hardware acabam por se dar por vencidos e ter de evoluir…
mas vendo as coisas a Microsoft por mais que tente ainda vai levar mais uns aninhos até atingir o objectivo de ter um único SO em todas as maquinas….
eu falo por mim, fui sempre acompanhando as evoluções e em casa nos pc’s pessoais já estou a usar o windows 10 desde o inicio , tive aquele período de adaptação, mas agora tudo normalíssimo, já a nível profissional, infelizmente ainda estou a usar windows 7 pro como sistema principal e respectivos softwares da empresa e pc’s mais antigos(portáteis profissionais) com windows XP e MSDos para programar equipamentos novos em pleno 2018 e não dá para recorrer a maquinas virtuais tem de ser nativamente, e as empresas que desenvolvem os equipamentos não desenvolvem software de interface para versões mais recentes do windows pois também lhes convém que assim seja…
a Microsoft tem ainda muito a aprender, o mal foi ter-se deixando andar á sombra da bananeira pois como detêm a maior parte do que é usado por ai na sua plataforma…
BSD é superior ao Linux e Windows.
BSD é Linux!!!!
OMFG!
BSD e unix. Mas nao e um linux. Informe-se antes de afirmacoes deste tipo e para mais tao efusivas e depreciativas que so lhe ficam mal.
O BSD não é um linux é sim uma variante de UNIX, que por sua vez tem outras variantes, exemplo disso é o sistema da Apple o Darwin mas conhecido por Mac OSX.