Windows 10 chegou ao fim! Microsoft confirma que build 22H2 foi última a ser lançada
O Windows 10 era, supostamente, a última versão deste sistema a ser lançada para os utilizadores. Isso já foi diversas vezes provado como um erro e agora tem mais uma confirmação. A Microsoft confirmou que a build 22H2 é a última e que o Windows 10 não vai receber mais novidades.
O processo de migração para o Windows 11 já foi iniciado, levando a que os utilizadores mudem do Windows 10 para esta nova versão. Este é uma tarefa que ainda via demorar alguns anos, mas que tem já uma data bem definida para terminar, o dia 14 de outubro de 2025.
Agora, e para colocar mais um peso formal nesta decisão e nesse momento, a Microsoft revelou mais sobre o fim programado para o Windows 10. Anunciou que a build 22H2, a última a ser lançada, foi a última para este sistema e que não vão existir mais atualizações no futuro.
Conforme documentado nas páginas do ciclo de vida do Windows 10 Enterprise e Education e do Windows 10 Home e Pro, o Windows 10 chegará ao fim do suporte em 14 de outubro de 2025.
A versão atual, 22H2, será a versão final do Windows 10 e todas as edições vão permanecer com suporte com lançamentos mensais de atualização de segurança até essa data.
As versões LTSC existentes continuarão a receber atualizações além dessa data com base nos seus ciclos de vida específicos.
De forma clara, e ao revelar que não vão existir mais atualizações para este sistema, a Microsoft mostra também o que será o futuro. Não vão chegar mais novidades a este sistema e todo os esforços da empresa vão estar focados no Windows 11 e nos seus desenvolvimentos futuros.
Ainda assim, e como esperado, a Microsoft não vai abandonar este sistema de forma imediata. Vão continuar a ser garantidas todas as atualizações mensais de segurança, bem como as necessárias correções que venham a surgir ao longo do tempo, até ao dia 14 de outubro de 2025.
O esforço dos utilizadores e das organizações deve agora ser focado na migração do Windows 10 para a versão seguinte. Ainda existe muito tempo até ao final de 2025, o que permite preparar uma transição suave e livre de problemas.
Este artigo tem mais de um ano
E eu vejo máquinas novas em empresas a ser instalado o Windows 10. 😐
Perfeitamente normal. As empresas levam o seu tempo a mudar as aplicações para ficarem compatíveis com as novas versões de S. O.
Nas empresas não é preciso ter a versão mais recente. precisa apenas de cumprir a função.
Mas claro, há postos de trabalho que as atualizações do software implica uma atualização do S.O. também.
Ainda bem. Quem quer estabilidade não anda na vanguarda das novidades.
Provavelmente com as LTSC que “As versões LTSC existentes continuarão a receber atualizações além dessa data com base nos seus ciclos de vida específicos.”.
Não fazer confusão que o sector empresarial, não tem nada haver com o domestico…
O setor empresarial demora muito mais tempo a fazer atualizações tanto em pc’s como em softwares e estes pagam licenças e afins, e não necessitam de andar a fazer upgrades como pensas…
na minha maquina é super fluido e sem crashes. enquanto que o windows 11 no meu portatil ja deu problemas de desempenho.
Gosto do Win10. Sempre foi muito estável mesmo após anos de actualizações. O meu PC também ajuda. Pergunto: e agora MS, vão obrigar toda a gente a comprar uma máquina nova só porque “aquela” especificação não é cumprida? Para muitos é mesmo a única. É um tiro no pé!
Se assim for, perco amor ao dinheiro e compro um MacBook… ao menos sei o compro e muito do software que uso já está disponível para macOS. Comprar um PC é por vezes uma questão de sorte, pode nunca funcionar bem.
Compras nada.
Daqui a 5 anos, deixas de receber atualizações e depois ficas com a versão que ele estiver.
Conheço muitos alunos e profs (trabalho numa universidade), que andam com máquinas com 6 e mais anos (porque custaram bom dinheiro, claro está), mas com versões já sem atualizações
Há alguns que nem o Office365 podem instalar porque aquela versão do SO já não é aceite pelo instalador do Office (quem diz office diz outras aplicações)
e com o advento dos processadores Apple (ARM), muitas aplicações começarão a existir somente para os M1/M2 e seguintes, deixando as máquinas antigas com os processadores Intel de fora.
Já lhe ocorreu, que grande parte dessas pessoas anda com isso assim, por total desconhecimento e dependerem de alguém para resolver problemas caso ocorram, portanto, funciona não mexe e deixa andar, até berrar, não é por causa dos custos.
Amigo nada dura para sempre, um pc com determinadas características afim de 10 anos está mais que obsoleto no mundo da informática, pode funcionar muito bem, mas não acompanha as novas tendências, logo , acaba por ter de ser substituído por algo mais recente, se pensa que o mundo da apple é diferente desengane-se que não é…
Estas a falar no mundo do windows mas garanto-te que o meu pc de 2005 sim 2005 esta aqui a funcionar bem, apenas mudei uma vez a placa grafica, e noutra ocasiao a motherboard mas consegui aproveitar as memorias e o disco la por 2012 creio. Tudo isto so e possivel obviamente no linux. Por isso o pessoal que esta a pensar em comprar uma maquina nova bem podiam dar uma oportunidade ao linux e faze-lo rescuscitar em maquinas supostamente obsoletas que estavam a usar windows. Fica a dica.
Já mudavam o CEO, este nota-se que e para além de incompetente é buma pessoa sem escrúpulos.
Acho curto as atualizações até 2025. Concordava se os requisitos do windows 11 fossem menos rigorosos, nomeadamente quanto ao processador. Tenho por aqui um pc com i7-7700h, tem condições para durar muitos anos mais, mas a microsoft não o deixa atualizar para o windows 11 apenas por causa do processador, que é bem mais potente do que outros processadores mais recentes de gamas mais baixas e que tem suporte para o windows 11.
Rufus, tem a solução.
Se quiseres atualização sem instalar de novo existem “n” tutoriais na net como fazer isso.
Quando não der o W10 tenta instalar uma distribuição de linux, para a maioria do utilizadores serve perfeitamente.
Não é o processador em si mas sim o facto de não suportar TPM 2.0
A nível de recursos o W11 é basicamente igual ao W10
É o processador em si. O meu laptop com um i7-7700hq tem TPM2.0. Eles insistem que o cpu não é suportado.
Não é suportada é esta mania de que para teres versão nova (“oficialmente”) de sistema operativo novo tens de comprar máquina também nova.
Curto, em 2025 o windows 10 faz 10 anos que foi lançado, já está mais que hora de deixar de ser suportado pois, já tem sucessor há quase 3 anos o win 11, e pelo andar quando estiver a chegar a finais de 2024 deverá surgir o windows 12.
Tudo tem o seu tempo, agora as maquinas o hardware não dura para sempre, e os programas com a evolução são cada vez mais exigentes, obrigando a mudar de máquina.
ridículo
Na realidade, alegadamente, a Microsoft poderá estar próxima de lançar o Windows 12 talvez ainda este ano ou no próximo, por isso o foco até já poderá estar no Windows 12 e não no Windows 11.
Vão de versão em versão sem nunca lançar um sistema operativo que não pareça uma manta de retalhos que precisa de receber actualizações mensais caso contrário tenderá ao colapso, seja por vulnerabilidades de segurança sem fim, seja por outros problemas que vão sendo descobertos ou adicionados. Seria de esperar que ao final de décadas pelo menos as vulnerabilidades de segurança fossem escassas e apenas relacionadas com padrões de funcionamento de determinadas funcionalidades que foram mal concebidos no padrão definido.
Windows 10 é bem melhor que esse Windows 11 escroto e ironicamente o Windows 11 funciona bem em PC que não cumprem requisitos do que os que tem requisitos. Microsoft esta sendo uma piada mesmo.
Boa!
Olha que chato…
Então quer dizer que depois de 14 de outubro de 2025 vou iniciar a minha migração para openSUSE ou Fedora… (no único PC em que ainda tenho Windows)…
Talvez ainda antes…
Já poderias estar a usar, assim ganhas experiência com o sistema até lá.
Eu recomendo o Fedora, que acabou de lançar no dia 18 de abril a versão 38 com várias melhorias. Eu mesmo tinha saído dele devido às direções que ele ia, como o ativar os repositórios de terceiros que não ativava o flathub.org completamente (era filtrado), o que levava a falta de aplicativos diretamente na loja, e se quisesses os restantes tinhas que ativá-lo por conta própria.
Agora com a versão 38 as coisas ficam muito mais fáceis mesmo para novos utilizadores no sistema, que agora podem ter um sistema completo, e fácil de utilizar sem fazer ter que fazer configurações extras.
Ao instalares ele ir-te-á perguntar se queres ativar os repositórios de terceiros, e deves ativar para ter +2mil aplicativos diretamente na loja de aplicativos (via flathub.org), ou se quiseres drivers proprietários (Nvidia), ou até transferir a Steam em formato nativo.
Só não entendo como ainda estão a vender o windows-10 !!!
porque ainda há quem compre 🙂
dinheiro é dinheiro…
E como e que ainda sao vendidos fisicamente ? Em cds ?
o meu portátil ao que parece não suporta win11
mas se eles querem acabar com o win10 vou ficar prejudicado pois não irei receber mais atualizações
não existe uma maneira de instalar o win11 na mesma mesmo sendo incompativel?
Rufus, tem a solução.
Se quiseres atualização sem instalar de novo existem “n” tutoriais na net como fazer isso.
Normal. Está a seguir um ciclo de vida normal num software.
Só acho que deviam de apresentar uma alternativa oficial para os casos em que não existe TPM2.0
A alternativa para quem não tem TPM2.0 é comprar maquina nova, pois quando chegar o fim do suporte do Windows 10 as mesmas também já são maquinas muito desatualizadas…
So o windows e que exige maquinas novas ao pessoal. Os ricacos nao tem esse problema, agora pessoas a ganhar o ordenado minimo duvido muito que consigam comprar uma maquina nova so porque a Microsoft decide lixar meio mundo e forcar migracoes para o SO mais recente que de novidade nao tras nada.
Isso é ilógico e a seguir a tendência de consumismo.
Toda a gente sabe que o software cada vez é mais otimizado. O problema é que com a otimização anexam features que poucos precisam e fazem bloat.
Com a medida do Windows Core OS, fazer um W11 Starter/Core/lite para a MS é fácil. TPM2.0 não é requerimento base e tutoriais na internet provam isso.
Podem apresentar o OS e dizer que têm suporte limitado a uma simples FAQ e public forum *cough* meta *cough*.
No entanto duvido que a Dell e etc. gostem da ideia da MS dar mais tempo de vida util a maquinas antigas e ir contra o consumismo e egoismo empresarial.
Desde que esteja seguro tass bem.
“Vão continuar a ser garantidas todas as atualizações mensais de segurança, bem como as necessárias correções que venham a surgir ao longo do tempo, até ao dia 14 de outubro de 2025.” Basta-me isso.Mas claro que antes de chegar o mês de Outubro de 2025 terei que comprar um novo PC Desktop.Mas até lá ainda me restam 2 anos.Vá lá…
Sandokan e que vais fazer com esse pc antigo ? Fica encostado na prateleira ?
Ainda há quem use XP e não tenha sido atacado!