Dica: Como ativar e usar a nova Sandbox do Windows 10 e ter mais segurança
Ao longo dos últimos meses a Microsoft esteve a desenvolver a mais recente atualização do Windows 10. São muitas as novas opções e as novidades que temos para usar.
Uma delas vem trazer uma nova camada de segurança ao Windows 10, através de uma simples Sandbox, que isola os potenciais problemas. Agora vamos aprender como podem ativar e usar a nova Sandbox do Windows 10.
Esta é uma das muitas novidades da Microsoft que foram preparadas para dar ainda mais segurança ao Windows 10. Vão isolar processos inegavelmente duvidosos e perigosos.
Com esta Sandbox os utilizadores podem aceder a sites duvidosos e testar apps de forma rápida. É uma VM do Windows 10, básica e com o mínimo. Contém apenas com o Edge e pouco mais.
Como usar a nova Sandbox do Windows 10
Após a instalação da atualização de maio de 2019, essencial para ter a Sandbox, devem garantir que têm a virtualização ativa na BIOS. Com estes elementos, estão prontos para ativar esta novidade do Windows 10.
Comecem por escrever na caixa de pesquisa do Windows 10 o termo "funcionalidades do Windows". Dai conseguem chegar à função Ativar ou desativar funcionalidades do Windows.
Uma vez nessa área do sistema operativo, devem procurar a opção Sandbox do Windows. Esta estará inativa e por isso devem carregar na caixa de seleção para a ativar.
Caso não esteja visível ou seja possível ser ativada, validem a instalação da atualização do Windows 10 e a ativação da virtualização na BIOS.
Para terminarem devem apenas carregar no botão OK e reiniciar o sistema operativo quando tal for pedido pelo sistema operativo.
Sem o reiniciar do Windows a Sandbox não irá estar disponível para utilização e nem surgirá na pesquisa do sistema operativo.
Como usar a nova Sandbox do Windows 10
Agora que esta novidade do Windows 10 está disponível, só precisam de escrever na caixa de pesquisa Sandbox para a poderem usar. Esta surgirá para execução, devendo ser escolhida.
Após alguns momentos, o suficiente para carregar a nova máquina virtual, estar estará pronta para ser usada. Recordamos que é uma cópia do Windows 10 presente no computador, mas sem qualquer app ou configuração específica.
Podem contar com o Edge e pouco mais para navegar na Internet ou para executarem uma app em que não confiem.
Será uma área em que podem testar tudo o que pretendem, com a segurança de ser uma área isolada do Windows e que não poderá transmitir dados para o sistema base.
Devem também ter presente que assim que a Sandbox for fechada todos os dados presentes vão desaparecer. Estes não vão ser guardados e nem ser pressistentes para futuro.
Esta é uma premissa de uma Sandbox e da segurança que traz para os utilizadores. Vai até mas longe e não permite qualquer transmissão de dados entre si e o sistema anfitrião.
A Sandbox do Windows 10 é provavelmente uma das maiores e melhores novidades que a Microsoft colocou na atualização de maio. Lembrem-se de a usar sempre que quiserem isolar a vossa máquina da Internet e garantir uma segurança ainda maior.
Este artigo tem mais de um ano
Na versão final não está a funcionar e apresenta o erro 0x80070002 que aparentemente está relacionado com Windows estar em PT. Alguém tem alguma forma de a pôr a funcionar na v1903? Obrigado
Tenho exatamente o mesmo problema. Dois pc’s formatados com a ultima versão e não consigo colocar a funcionar em nenhum.
Como podem ver pelas imagens não tivemos qualquer problema.
Vou validar qual a versão instalada mas os updates estavam todos tratados e sem novos para instalar
Pelo que li, é um problema reconhecido pela MS relacionado com a lingua do SO. Pelo que estava nos blogs que fui lendo dizem que vai ser lançada uma correção para este probelma nos updates cumulativos de junho/julho
Nas imagens estás a usar uma Insider Preview e não a 18362.116….
Windows Sandbox may fail to start with error code “0x80070002”
Windows Sandbox may fail to start with “ERROR_FILE_NOT_FOUND (0x80070002)” on devices in which the operating system language is changed during the update process when installing Windows 10, version 1903.
Affected platforms:
•Client: Windows 10, version 1903
Next steps: We are working on a resolution and estimate a solution will be available in late June.
Via: https://docs.microsoft.com/pt-pt/windows/release-information/status-windows-10-1903#456msgdesc
https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/1903-update-and-sandbox-error-0x80070057-the/39e95400-e4a2-40d5-9534-12179c882235
Também tenho esse problema, até que enfim alguém aqui fala disso, já fiz essa pergunta uma ou duas vezes em noticias recentes sobre a ultima atualização e ninguém dizia nada.
Então parece que temos de esperar pelas correçôes.
Mais um conceito inovador implementado em pleno século 21.
Mais uma implementaçao da ideia de Jailing, vinda dos *nixs e que foi adoptada pela primeira vez no Linux kernel 2.6 em 2008.
Ao fim de 11 anos, a novidade já velha, para quem utiliza um Distribuiçao de Linux, chega finalmente ao Windows!!
Parabéns, nem sabia que o Linux (todas as distros? Porque generalizar é bom…) tinha essa função, mas como a porcentagem de utilizadores de Windows é muito superior, importante é estar agora disponível.
Pergunta adicional offtopic: que Android 6,7 ou 8 conhecem que corra em x86 a partir duma pen usb (sem instalar num PC) ou que corra em Windows a uma boa velocidade? (Eu já experimentei várias mas são muito pesadas, Android 4 Ou 5 e com muita publicidade)
Sim em todas as Distribuiçoes de Linux, desde que usem Linux Kernel 2.6 ou superior e como já vamos na versao estavel (5.1.5) do Linux Kernel, está presente sim.
Contudo nas Distribuiçoes de Linux, utilizamos também o chroot, que é a versao mais antiga do que é uma Sandbox, mas o que agora está nos “cinemas” é Firejail, Containers, Docker, Systemd-nspawn, etc..
antes do linux já era usada em vários sistemas, unix, ibm, etc… estamos a falar basicamente do conceito de virtualização!
antes do linux já havia nos verdadeiros unixes e nos sistemas da ibm!
Isto funciona na versão Home? Não me aparece essa opção em “Activar desactivar funcionalidades do Windows”
Entretanto, para processador Intel, podemos saber se este suporta ou não instalando o Intel Processor Identification Utility – https://downloadcenter.intel.com/download/28539?v=t
Paulo, a opção não está disponível nativamente na Home, apenas na Pro, Enterprise e Education
Ehehehe, estou a ver que tenho que arranjar uma dessas…. obrigado.
E tb deve funcionar lançando uma linha de comandos com permissões de administrador digitando:
para ativar a sandbox;
setx /M MP_FORCE_USE_SANDBOX 1
para desativar a sandbox;
setx /M MP_FORCE_USE_SANDBOX 0
Só na PRO
Exprimenta assim:
Teclas Win+R
Na caixa de procura digita:
optionalfeatures
Top. Obrigado.
Mais um ótimo texto do pplware. Bem explicativo. Para quem não confia nos produtos de segurança da MS, sugiro usar o Sandboxie, software confiável e bastante eficiente. Saudações.
O trabalho é muito bom, percebe-se o esforço em desenvolver métodos para o ambiente se tornar o mais seguro possível, hoje o Windows 10 possue uma gama de recursos que por si só consegue mitigar e proteger o usuário com isolamento de processos de núcleos entre outros, excelente trabalho e se combinado com o Systen Center se torna melhor.
O problema é a tradução que fizeram, aqui no Brasil ficou Área Restrita do Windows na build 116. Na imagem deste artigo está com o nome de Sandbox do Windows, então deve ser a build 145
A versão que usa é pt-BR (116), a versão usada na imagem é uma Insider Preview pt-PT (build18875 20H1) e não a 18632.145. Idiomas diferentes, nomenclatura diferentes.
Como se diz em Portugal, Estrada da Beira não é a mesma coisa que Beira da Estrada……
Que vantagens trás em relação ao Sandboxie?
Qual a diferença dntre isto e o Toolwiz Time Freeze? Qual é a compilação final, a que acaba em .1 (18362.1) ou a que acaba em .30 (18362.30)?
O Toolwiz funciona de uma maneira diferente. Este sistema do Windows 10 parece-me mais algo do estilo do Sandboxie!
Nunca o usei. Qual a diferença?
Na verdade, isso não é Sandbox, e sim uma máquina virtual que pode ser criada pelo Virtual Box ou VMware, em qualquer sistema operacional, inclusive no Linux. Sandbox é uma janela que abre dentro do sistema operacional e isola apenas aquele programa em questão. Pode-se encontrar diversos programas que tem o recurso de Sandbox. Um deles é o Sandboxie, outro é o Firewall Comodo, sem falar no Avast, Shade Sandbox e outros mais.
A Microsoft assim a designa por alguma razão. De qualquer modo, com esta novidade dispensas qualquer software adicional e já tens tudo pronto para usares. Está integrado com o Windows e com o “selo” da empresa que o cria.
Sim, entendo Pedro. Obrigado. Um abraço.
Era muito melhor uma sandes de presunto.
aqui após o reinicio, o pc não arranca, até pensei que fosse algum tweak que tivesse mas mesmo após instalação do 0 continua na mesma.
Existem programas de terceiros, que fazem essa função sem qualquer problema. É só procurar na Internet. Estes aplicativos feitos à pressa, é o mesmo que dar uma fatia de pão (bolorento) a um pobre.
Para quem usa o windows 10 com idioma diferente do inglês a sandbox ainda não funciona!
A microsoft está consciente deste problema e irá ser resolvido ainda no mês de junho como podem ver nas notas da última atualização em https://support.microsoft.com/pt-pt/help/4503293/windows-10-update-kb4503293
A Microsoft esqueceu de informar o ano que iria liberar a correção para este problema. Foram muito otimistas ao anunciar que seria em junho ou julho. Já estamos na metade de agosto e até agora nada.
No artigo em questão, poderiam ter avisado que a Sandbox só está disponível nas versões do Windows 10 Pro ou superior… Na versão Home não é possível utilizar esse recurso!