Quantcast
PplWare Mobile

Última grande atualização do Windows 10 pode estragar o SSD do seu computador

PUB

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. xoninhas says:

    Mas os SSD não são desfragmentados pelo Win10. E a build preview nem sequer refere SSD’s.

  2. Jota says:

    Que disparate! E em relação à acusação do Zuckerberg que diz que a Apple atrasa a inovação, nada?

    • Tadeu says:

      O Zuckerberg está com dor de cotovelo por ver as sua fonte de rendimentos ameaçada por a Apple dar poder às pessoas para deixarem de ser seguidas pela Facebook!

  3. Filipe says:

    Que rico vídeo a mostrar o suposto problema… O autor clicou no link para começar a manutenção. Claro que assim começa o serviço manualmente. Não estou a ver qual é o problema.

  4. Manuel da Costa says:

    O problema é o não deixar acabar a desfragmentação. O passo 6 demora 10 minutos a 1 hora, se é cancelado, fica pendente. É aqui que está o bug. Se não fizerem a desfragmentação manual e deixarem fazer automaticamente, não terão problema nenhum…

  5. Jorge Xavier says:

    Os SSDs não são desfragmentados pelo Windows 10. O que o utilitário de desfragmentação faz aos SSDs é aplicar o “TRIM”, que é coisa bem diferente…

  6. Atento says:

    Então é um falso alarme??

  7. Mike says:

    É isto que que, no Windows 10 May Update, não está a funcionar corretamente. Existe um bug que, ao não registar a ultima data execução do procedimento, o Windows a manda executar a cada arranque do pc.

    https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/validar-trim-ssd-windows-10/

  8. AJ says:

    O problema é que o sistema não regista a data correta da última otimização. Desta forma, estando agendada a otimização por padrão, o Windows 10 executa esse processo sempre que é reiniciado, frequência essa bastante acima do necessário e que pode diminuir a vida útil do SSD
    Para quem se está a deparar com este problema, existe uma alternativa mais simples que consiste em realizar o processo de forma manual, acedendo ao “Desfragmentar e Otimizar Unidade” e, em seguida, clicando em “Alterar configurações” e desativando a opção de “Executar conforme agendado (recomendado)”.

  9. agamotto says:

    Tenho update de Maio mas o status dos meus SSD estão como necessitando de optimização há 72 dias.. Aparentemente o problema não está a acontecer neste PC.

  10. abilio silva says:

    Sempre me disseram que os SSDs não são desfragmentados. Esta Microsoft já mete nojo. Depois da última actualização para o 2004 o arranque do sistema atrasou 10 s, aliás como acontece depois de cada actualização. Quando novo arrancava em 10s, agora já vai em 40s. Mas o mais grave é que a Microsoft me enviou um e-mail em termos ameaçadores dizendo que ou aceitava os termos da Microsoft: Aceitar todo o lixo que eles incluem no Windows ou então que desligasse a conta da Microsoft. Gastei 1600 € nesta máquina, que no início até funcionava muito bem e agora tenho que gramar todas estas tretas? Informo também que reverti o sistema para 30 dias atrás. No W+I não era possivel mas utilizei o velho painel de controlo e funcionou.

  11. Duarte says:

    Eu tinha esse problema, com o meu SSD, ontem fiz uma instalação nova, Maio 2020, fiz o registo, para o programa Insider, no Beta, automaticamente no Insider Beta, fez uma atualização do 20H2 compilação 19042.487.
    Muita boa atualização, e o TRIM para o SSD, já está bem. Otimiza, e vai marcando os dias apos a ultima otimização, e já não pede de novo otimização, apos ligar ou reiniciar o PC

  12. informado says:

    LOL mudem para LINUX.MÃO EXISTE DESFRAGMENTAÇÃO DE DISCOS!!!! lol O Windows é uma treta mal feita que nunca vai endireitar….

  13. Sardinha Enlatada says:

    Para a pessoa que gastou 1600€ nessa maquina, tem de usar mesmo o windows?? Para usar programas especificos ou pode usar linux e deixar de ter dores de cabeca ?

    • abilio silva says:

      Acredite que estou a trabalhar para isso. A verdade é que a Microsoft depois do “11 de Set” passou a trabalhar para a Cia, Nsa e The Five em vez de se preocupar com os clientes. Estou mesmo à procura de alternativa. Se será Linux ou outro, vou ver.

  14. Discovery says:

    Windows 2019LSTC sem updates, funciona muito bem, no PC principal. Sem espigas.

  15. flic2flac says:

    Caros,

    parece-me que o problema vai para além dos SSD. Ao ligar um disco USB de 4GB (4 partições de 1 TB; WD Elements com cerca de um mês e ~ 2.5 TB de informação distribuída por 3 partições), sucedeu o seguinte:

    – o disco ficava em modo de acesso permanente
    – motor permanentemente a funcionar
    – led indicador de atividade continuamente ligado

    A situação arrastava-se ao ponto de,
    – surgir uma mensagem de erro indicando que as localizações D:\, E:\, F:\ e G:\ (correspondente às 4 partições) não estavam acessíveis
    – após cerca de 10 minutos tudo continuava na mesma tendo que efetuar um shutdown para terminar a atividade do disco.
    – sucedeu-me o mesmo após 3 tentativas: shutdown -> ligar disco externo

    Pensei em processo de indexação (tenho-o desligado, bem como as funções de pesquisa; uso Everything) e/ou desfragmentação.
    Lembrei-me deste artigo, editei o registry como indicado, et voilá – o disco externo depois de ligado funcionou de forma perfeita!

    1. eu não verifiquei no gestor de processos, se a desfragmentação ou algum processo de indexação estariam a ocorrer
    2. apesar de os factos aqui apresentados se poderem dever a outra situação não relacionada com a atualização em causa o facto é que resultou – alívio imediato!!!

    O meu obrigado ao PPLWARE e em particular ao Pedro Simões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.