Última grande atualização do Windows 10 pode estragar o SSD do seu computador
A Microsoft reúne, duas vezes ao ano, a sua linha de atualizações de novidades do Windows 10. A mais recente destas chegou em maio e trouxe muitas novidades importantes para os utilizadores deste sistema.
Infelizmente, como tem sido referido demasiadas vezes, não foram apenas novidades a chegar. Os problemas chegaram também e um novo foi relatado, estando a afetar os SSD instalados. O problema é: pode estragá-los de forma permanente.
Um novo problema a afetar a build 2004 do Windows 10
A mais recente falha que afeta a versão 2004 do Windows 10 está localizada no armazenamento deste sistema e pode ter sequelas permanentes. De forma ainda por descobrir, o Windows 10 está a realizar validações constantes no SSD instalado.
Este problema vem de uma falha que impede que o sistema registe quando foi a última vez que uma desfragmentação foi realizada. Assim, e da forma esperada, o sistema realiza este processo sempre que este arranca.
Pode estragar o SSD deste sistema
Como resultado, o SSD é revisto e arrumado com muito maior frequência, o que provocaria uma exigência ainda maior, completamente desnecessária. Estima-se que este esforço extra poderá levar a que os SSD sofram 30 vezes mais do que em condições normais.
A Microsoft já reconheceu este problema e lançou inclusive uma solução para esta situação, ainda que de forma limitada e apenas para alguns utilizadores. Esta foi lançada no programa Insiders e irá ser testada até que possa ser lançada para todos os utilizadores.
Uma solução antes de chegar a atualização esperada
Uma solução que pode ser usada foi, entretanto, revelada. Requer a criação de novas chaves de registo. Deve ser aberta uma janela de DOS ou PowerShell com permissões de administrador e dar os seguintes comandos.
REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction" /V Enable /T REG_SZ /D N /F REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction" /V OptimizeComplete /T REG_SZ /D No /F REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\OptimalLayout" /V EnableAutoLayout /T REG_DWORD /D 0 /F
Espera-se que a Microsoft apresente a sua solução esta semana, apesar de não existir ainda qualquer confirmação. Igualmente, a próxima patch tuesday será na semana seguinte, sendo outra altura possível para esta chegada.
Este artigo tem mais de um ano
Mas os SSD não são desfragmentados pelo Win10. E a build preview nem sequer refere SSD’s.
Num SSD, chama se TRIM, o google tem informação
Que disparate! E em relação à acusação do Zuckerberg que diz que a Apple atrasa a inovação, nada?
O Zuckerberg está com dor de cotovelo por ver as sua fonte de rendimentos ameaçada por a Apple dar poder às pessoas para deixarem de ser seguidas pela Facebook!
Que rico vídeo a mostrar o suposto problema… O autor clicou no link para começar a manutenção. Claro que assim começa o serviço manualmente. Não estou a ver qual é o problema.
O problema é o não deixar acabar a desfragmentação. O passo 6 demora 10 minutos a 1 hora, se é cancelado, fica pendente. É aqui que está o bug. Se não fizerem a desfragmentação manual e deixarem fazer automaticamente, não terão problema nenhum…
Os SSDs não são desfragmentados pelo Windows 10. O que o utilitário de desfragmentação faz aos SSDs é aplicar o “TRIM”, que é coisa bem diferente…
Então é um falso alarme??
É isto que que, no Windows 10 May Update, não está a funcionar corretamente. Existe um bug que, ao não registar a ultima data execução do procedimento, o Windows a manda executar a cada arranque do pc.
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/validar-trim-ssd-windows-10/
O problema é que o sistema não regista a data correta da última otimização. Desta forma, estando agendada a otimização por padrão, o Windows 10 executa esse processo sempre que é reiniciado, frequência essa bastante acima do necessário e que pode diminuir a vida útil do SSD
Para quem se está a deparar com este problema, existe uma alternativa mais simples que consiste em realizar o processo de forma manual, acedendo ao “Desfragmentar e Otimizar Unidade” e, em seguida, clicando em “Alterar configurações” e desativando a opção de “Executar conforme agendado (recomendado)”.
Tenho update de Maio mas o status dos meus SSD estão como necessitando de optimização há 72 dias.. Aparentemente o problema não está a acontecer neste PC.
Sempre me disseram que os SSDs não são desfragmentados. Esta Microsoft já mete nojo. Depois da última actualização para o 2004 o arranque do sistema atrasou 10 s, aliás como acontece depois de cada actualização. Quando novo arrancava em 10s, agora já vai em 40s. Mas o mais grave é que a Microsoft me enviou um e-mail em termos ameaçadores dizendo que ou aceitava os termos da Microsoft: Aceitar todo o lixo que eles incluem no Windows ou então que desligasse a conta da Microsoft. Gastei 1600 € nesta máquina, que no início até funcionava muito bem e agora tenho que gramar todas estas tretas? Informo também que reverti o sistema para 30 dias atrás. No W+I não era possivel mas utilizei o velho painel de controlo e funcionou.
Eu tinha esse problema, com o meu SSD, ontem fiz uma instalação nova, Maio 2020, fiz o registo, para o programa Insider, no Beta, automaticamente no Insider Beta, fez uma atualização do 20H2 compilação 19042.487.
Muita boa atualização, e o TRIM para o SSD, já está bem. Otimiza, e vai marcando os dias apos a ultima otimização, e já não pede de novo otimização, apos ligar ou reiniciar o PC
LOL mudem para LINUX.MÃO EXISTE DESFRAGMENTAÇÃO DE DISCOS!!!! lol O Windows é uma treta mal feita que nunca vai endireitar….
+1
Para a pessoa que gastou 1600€ nessa maquina, tem de usar mesmo o windows?? Para usar programas especificos ou pode usar linux e deixar de ter dores de cabeca ?
Acredite que estou a trabalhar para isso. A verdade é que a Microsoft depois do “11 de Set” passou a trabalhar para a Cia, Nsa e The Five em vez de se preocupar com os clientes. Estou mesmo à procura de alternativa. Se será Linux ou outro, vou ver.
Windows 2019LSTC sem updates, funciona muito bem, no PC principal. Sem espigas.
Caros,
parece-me que o problema vai para além dos SSD. Ao ligar um disco USB de 4GB (4 partições de 1 TB; WD Elements com cerca de um mês e ~ 2.5 TB de informação distribuída por 3 partições), sucedeu o seguinte:
– o disco ficava em modo de acesso permanente
– motor permanentemente a funcionar
– led indicador de atividade continuamente ligado
A situação arrastava-se ao ponto de,
– surgir uma mensagem de erro indicando que as localizações D:\, E:\, F:\ e G:\ (correspondente às 4 partições) não estavam acessíveis
– após cerca de 10 minutos tudo continuava na mesma tendo que efetuar um shutdown para terminar a atividade do disco.
– sucedeu-me o mesmo após 3 tentativas: shutdown -> ligar disco externo
Pensei em processo de indexação (tenho-o desligado, bem como as funções de pesquisa; uso Everything) e/ou desfragmentação.
Lembrei-me deste artigo, editei o registry como indicado, et voilá – o disco externo depois de ligado funcionou de forma perfeita!
1. eu não verifiquei no gestor de processos, se a desfragmentação ou algum processo de indexação estariam a ocorrer
2. apesar de os factos aqui apresentados se poderem dever a outra situação não relacionada com a atualização em causa o facto é que resultou – alívio imediato!!!
O meu obrigado ao PPLWARE e em particular ao Pedro Simões