Primeira grande atualização do Windows 11 bloqueada por problemas nas impressoras
A Microsoft tem estado debaixo de fogo com problemas com as impressoras tanto no Windows 10 como no Windows 11. Os problemas têm sido recorrentes com este elemento, em especial fruto de atualizações que a gigante do software vai lançando.
Com a primeira grande atualização do Windows 11 na rua, ainda que com uma disponibilização controlada, esperava-se que os problemas não surgissem. A verdade, segundo a própria Microsoft admitiu, é que os problemas voltaram e novamente a afetar as impressoras. Assim, esta atualização foi bloqueada num conjunto alargado de utilizadores.
Novos problemas nas impressoras no Windows 11
A forma como a Microsoft tem lançado as suas atualizações permite que a empresa controle de forma muito fina quem recebe e que em que circunstâncias isso acontece. Isso permite detectar problemas e agir de forma rápida, impedindo que estes se propaguem e atinjam muitos mais utilizadores. Já o fez antes e com a nova atualização do Windows 11 voltou a ter de o fazer.
O problema, como a própria Microsoft o admitiu, está nos sistemas que usam os drivers Universal Print Class ou Microsoft IPP Class. Nestes casos, e se problema estiver presente, os utilizadores vão conseguir usar apenas as definições padrão da impressora, não conseguindo usar as suas opções ou personalizações adicionais, como faziam antes da atualização 22H2 do Windows 11.
O Windows precisa de conectividade com a impressora para identificar todos os seus recursos. Sem conectividade, a impressora é configurada com as configurações padrão e, em alguns cenários, pode não ser atualizada quando a conectividade com esta for restaurada.
O utilizador pode ser afetado por este problema se a sua impressora não conseguir usar recursos específicos, como cores, impressão frente e verso/duplex, configurações de tamanho ou tipo de papel ou resoluções superiores a 300 x 300 dpi.
Microsoft bloqueou a atualização 22H2
Para colocar um travão imediato nesta situação, a Microsoft bloqueou de imediato a instalação desta atualização nos sistemas que usem estes drivers específicos. Da mesma forma, a empresa não recomenda a instalação manual desta atualização, sob pena de passar a estar presente o problema agora identificado.
Mesmo com a situação identificada e estando já a trabalhar numa solução para este problema, a Microsoft tem já uma possível solução para os utilizadores que estiverem a experimentar esta situação anómala. Esta vai para lá da óbvia solução de remover a atualização 22H2 do Windows 11 e que muitos se podem sentir tentados a seguir.
A forma mais simples de resolver este problema
A forma mais simples que a Microsoft recomenda para contornar o problema é a reinstalação destas impressoras. Isto fará que com que os drivers sejam novamente descarregados e reinstalados. Outra solução é remover as impressoras e aguardar que a atualização 22H2 seja instalada, tendo depois de esperar que este problema seja resolvido de forma unilateral pela gigante do software.
Este é já o terceiro problema detectado e que bloqueou a instalação da atualização do Windows 11 em algumas plataformas de hardware. Houve já problemas com o Intel Smart Sound Technology e com placas gráficas NVIDIA, que rapidamente foram bloqueados com uma simples interrupção da disponibilização da atualização.
Este artigo tem mais de um ano
Seria interessante o ppl ware ter algo como o “Simple Comment Editing” ou outro plugin que permita a edição do comentário durante um determinado período de tempo (ex.: 5 minutos), para caso após a publicação do comentário o autor do mesmo repare em algum erro, consiga ainda corrigi-lo.
Concordo.
Pois, mas das duas uma, ou o WordPress tem essa funcionalidade de borla já incluída, ou eles têm de pagar a quem lhes faça um plugin para isso.
A primeira opção não sei se existe, a segunda sei que não vai acontecer.
Aliás, a caixa dos comentários não funciona bem, mas isso são outros quinhentos.
Com a atualização perdi o acesso ao fingerprint do portátil. Não tem suporte, para já, na HP.
O meu HP dá conflito com o driver da gráfica do processador, pelo faz efeito glitch. Como a HP não lançou drivers para o windows 11, regressei ao 10.
E ainda não corrigiram o problema das impressoras no W11? Esses programadores da MS são mesmo uns gênios. Que inveja!
Estão todos á sua espera….
Faz falta alternativas viaveis e faceis ao windows já não basta os problemas normais criados pelos users para levarmos ainda com os problemas criados pelo fabricante.
Linux.
Este tipo de problemas com as impressoras no Windows 11 já começa a ser uma constante. 😐
No surface book 3, depois da atualização 22H2 fiquei com inúmeros problemas com crash constante de comunicação na rede por cabo, sem Internet, problemas com remote desktop e impressoras.
Depois de voltar para a 22H1 a vida voltou ao normal e tudo funciona normalmente.
Desisti imediatamente de fazer a atualização nas outras máquinas.
É a primeira vez que temos problemas com uma atualização MS.