Windows 11 irá atualizar apps e drivers do PC, e não apenas o sistema operativo
O Windows 11 tem trazido muitas mudanças em várias áreas-chave deste sistema. Esta constante inovação tem uma novidade, com a Microsoft a anunciar uma nova ferramenta que permitirá a qualquer app atualizar-se através do Windows Update, sem que tenha de se preocupar com nada. Esta já está em fase de testes.
Windows 11 irá atualizar apps e drivers
Manter o PC atualizado dá trabalho, mas o Windows 11 tornará isso muito mais fácil. No futuro, com um novo Windows Update, será capaz de atualizar apps e controladores de terceiros. O seu sucesso dependerá do número de programadores dispostos a colaborar.
A Microsoft quer simplificar isto com o que chama de Windows Update Orchestration Platform, na qual os programadores podem agora inscrever-se. De acordo com uma informação da empresa, todo o processo é realizado através de uma API. Esta permite aos programadores registar a sua app como um “fornecedor de aplicações”.
O Windows Update Orchestrator recebe atualizações para estas apps, descarrega-as e instala-as no PC dos utilizadores a uma hora que chama de “horário ecológico”. Ou seja, quando o PC não está a fazer nada, quando a ligação WiFi não está ocupada ou quando há pouca atividade.
Microsoft quer melhorar o seu processo
A Microsoft defende que este sistema evita picos de CPU e quebras de desempenho, uma vez que muitas atualizações de apps individuais não têm em conta estes fatores. Para os programadores, este sistema significa que podem esquecer o processo de atualização e evitar ter de o programar eles próprios. Basta enviar a atualização para o Orchestrator e está feito. Não se sabe se a Microsoft irá cobrar por este serviço.
Também é mais conveniente para o utilizador, porque agora estas atualizações estão todas reunidas no Windows Update do Windows 11. No entanto, muitos utilizadores preferem o controlo total sobre quando fazer o download ou querem uma atualização imediata quando disponível. As atualizações do Windows 11 não são propriamente conhecidas por isso.
A ideia é interessante, mas certamente não resolverá o problema, e a culpa não é da Microsoft . Isto não é Android: muitos programadores preferem manter o controlo total sobre como e quando o seu produto é atualizado . Mas para certas empresas de software com muitas apps profissionais, pode ser uma boa solução para simplificar o processo.
Que eu me lembro desde o 7 ou 10 actualiza drivers também.
Não era algo verdadeiramente universal. Por isso agora a Microsoft quer centralizar este processo e garantir que todos podem atualizar por ali, de forma automática e sem intervenção do utilizador.
Vai dar asneira… ha equipamentos onde isso pode acontecer e não haver problemas… mas… muitos onde um driver que o windows pensa que está desactualizado é o que funciona correctamente com o hardware… ou a meio da utilização do pc decide fazer update a bios da máquina e o utilizador que se assusta desliga que pe sa que é um virus…bem lojas de reparação como a minha agradecemos em nome da microsoft…
Por exemplo as actualizações das drivers ou BIOS da Lenovo já são há algum tempo distribuídas através do Windows Update.
Neste caso não é o Windows que decide que é necessário actualizar, é a fabricante da motherboard / PC que as disponibiliza, as mesmas passam é a chegar pelo Windows Update de forma automática sem necessidade de termos de fazer download do software da fabricante para esse efeito ou de fazer download manualmente, no caso da Lenovo as actualizações podem também ser feitas (e antes eram feitas de forma exclusiva) através da aplicação Lenovo Vantage, que é usada também para aceder a outras funcionalidades, recursos e informações do PC.
No outro dia, passaram-me a informação que até algumas actualizações de BIOS da HP já vinham pelo Windows Update.
Alguns drivers já são actualizados.
O teu português ainda não está é atualizado no Novo Acordo Ortográfico
O novo acordo ortográfico não é obrigatório (veja o caso do Crédito Agrícola que não o ado-p-tou), por isso essa atitude de polícia gramatical é arrogante, desnecessária e não solicitada.
Não é obrigatório é uma escrita válida.
Cada um escreve como quiser, da forma anterior ou posterior ao AO.
Atualização de Drivers pelo Windows já acontece. Inclusive, mesmo desabilitado no Service, ele atualiza alguns Touchpad de notebooks, o que é um inferno na Terra se vc presta assistência.
Por isso é que às vezes dá m****.
No limite a Microsoft deveria atualizar apenas, os seus produtos.
Até o nome “Windows Update”, ou “Microsoft Update” perde, a sua lógica.
O Windows 10 é mais estável.
Deveriam aproveitar esses updates para corrigir aquele bug irritante que acrescenta e troca layouts de teclados quando a língua da UI é diferente da do layout. Uso o Windows em inglês mas com layout do teclado em português.
Esse bug já vem desde o Windows 8, no 10 corrigiram mas depois no 11 voltou em força e troca de teclado a cada 5 minutos.
não é bug nenhum, deves é ter isso mal configurado.
eu também tenho esse mesmo cenário do Windows EN-US e teclado PT-PT no Win11 sem dar problemas.
Há quantos anos isto já existe no Linux???