Este país vai multar os passageiros que se levantam logo após a aterragem do avião
Nas viagens de avião, há sempre uns quantos passageiros que se levantam logo após a aterragem, encetando a agitação daqueles que não veem a hora de sair da aeronave. Para evitá-lo, este país vai começar a passar multas.
Na Turquia, os passageiros que se aglomerarem no corredor do avião ou se levantarem antes de a aeronave parar estarão sujeitos a multas, conforme a informação dada pelas autoridades.
A Direção-Geral da Aviação Civil da Turquia (em inglês, DGCA) publicou um documento a descrever as novas regulamentações. Estas visam reduzir os comportamentos perigosos e perturbadores dos passageiros durante o desembarque.
Conforme a imprensa, apesar de o valor da multa não estar especificado nesse documento, a rede turca Halk TV informou que pode ser de aproximadamente 2603 liras turcas (cerca de 60 euros).
Turquia destaca o "respeito pela prioridade de desembarque"
De acordo com o diretor-geral da DGCA, Kemal Yuksek, registou-se um "aumento significativo" dos casos em que os viajantes violam os procedimentos de segurança, colocando em risco "a segurança dos passageiros e da bagagem", e interferindo na capacidade de outros viajantes saírem.
Esses casos incluem levantar-se, desatar os cintos de segurança, abrir os compartimentos superiores e obstruir o corredor enquanto a aeronave ainda está a dirigir-se à porta, bem como levantar-se ou mover-se para o corredor antes de chegar a vez da sua fila sair.
Perante este cenário, Kemal Yuksek instruiu as tripulações que chegam à Turquia para avisarem os passageiros que o não "respeito pela prioridade de desembarque dos passageiros à sua frente ou ao seu redor" resultaria numa denúncia às autoridades competentes.
As novas regras exigem que os passageiros permaneçam sentados e com o cinto de segurança até que o avião esteja completamente estacionado e a sua fila seja chamada para desembarcar.
Além disso, podem ser aplicadas multas por violações como abrir os compartimentos superiores ou tirar os cintos de segurança durante a aterragem.
Imagem: Turkiye Today
Neste artigo: aterragem, avião, passageiro, viagem
E também devia multar os que batem palmas.
Isso é dos nervos. É só parolo, não é perigoso.
Voos de 18 ou 19 horas no total como apanho normalmente nas ferias, uma pessoa chega lá com o cu tipo babuíno, queres é levantar-te o mais rapidamente possível e não te voltares a sentar nos próximos dias 🙂 🙂 🙂
Para mim é a pior parte das ferias, os voos. mas é um mal que é necessário, se as alternativas fossem assim tão rápidas o avião era a minha última escolha.
Sim a malta toda a levantar se a tirar as malas a presa a fazer pressão no corredor.
Mas estamos na Índia??
Não há civismo?
No fundo as pessoas que se levantam e vão entupir o corredor muitas vezes só ainda fazem o desembarque ser mais demorado.
Viajo 2 a 3 vezes ao ano e levanto me quando a fila chega a minha linha, quero tirar a mala tenho uma fila para tás com os apresados que já estão em pé a 10 min e se for preciso a minha mala está mais a trás porque era onde havia espaço, tenho de andar a empurrar as pessoas para conseguir tirar a mala.
As pessoas não se capacitam ou são ignorantes o suficiente para perceber que:
tanto no embarque ficar 30 min a fila em pé não vai arranjar um lugar melhor, porque os lugares são marcados.
E que no desembarque a porta não abre mais rápido por estarem em pé?
E são essas mesmas pessoas que depois de sair do avião cheios de presa ficam depois cá fora nos corredores a fazer sei lá o que no telemóvel.
Ou a andar lentamente a atrapalhar quem tem pressa de sair dali.
Dito de uma pessoa que espera sentada, mas mal sai do avião a primeira coisa que faz e sair do aeroporto em passos largos e olha a sua volta e vee os xixos espertos que estavam em pé a ficar para trás ou nas passadeiras rápidas parados em vez de se encostarem para quem tem pressa passar.
A malta que fica em pé são os hipócritas e sem noção, não são quem tem pressa e quer ser eficiente.
São os cabeças ocas que andam de avião uma vez na vida e pensam que ainda estão no bairro.
Faz férias mais próximas! Até parece que és obrigado a ires de papo para o ar para tão longe!
Quando és pobre tens de ir para onde é barato 🙂 🙂 🙂
Tailândia é 14h no máximo, ainda fui lá o ano passado.
Dubai 7h + 7h para Tailândia.
Total de 14h
As fores inteligentes e souberes aproveitar os teus dias de férias ainda entre as escalas vês o Dubai. Tens aí tempo para esticar as pernas como eu fiz.
Não me digas que para ires a Tailândia fizestes escala em Hong Kong?
É mais barato mas tu és doido, por trocos vais ficar mais horas numa lata com asas?
Mais barato que escala no Dubai , tens Turquia.
Mas já lá fui 2 vezes,não me apetecia fazer novamente escala lá porque já conhecia
Contudo, se fazes escala tens tempo para esticar as pernas, não é os 4min mais cedo que te levantas no final da viagem que faz diferença.
Quem aguenta 8h de vol aguenta mais 4 minutos.
Como se diz, podes air do bairro mas o bairro não sai de ti.
Usa a cabeça, e eu não me sinto superior a ti no que tu pensas que é eu sinto superior a tua a nível de inteligência eficiência, e não sou uma maria vão com todos tipo rebanho.
Só falta fazeres me me , quando te levantas.
Barão vermelho essa de passar 18h sentado é tanga, mesmo que faças férias para o outro lado do mundo muito dificilmente é 18h, estás a esticar te e bem nas horas.
Voos de 7/8 até 14h sim normal
Dubai 7h
México 12h
EUA 8- 14h
O Resto mais longe tem escalas.
Mas mesmo assim se achas que és tão viajado que duvido muitoooo.
Sabes que nesses voos de londa duração os aviões são mais espaçoso, normalmente nem vão a pinha.
E também deves saber ou devias mas talvez não sejas assim tão viajado, que convém levantares o cu da cadeira e ir para o corredor ou assim esticar as pernas e possível quem gosta de fazer alongamento ( sem incomodar os outros, isso é muito importante)
Muitos voos de longas viagens têm mesmo espaço “grandes” em certas partes do corredor e podes ir lá fazer isso.
Outra coisa que eu faço nesses voos longos que tem 90% das vezes bebidas incluídas, é em vez de chamar a hospedeira é ir lá a trás ou lá a frente buscar a minha bebida, assim estico as pernas e ajudo de certa forma a tripulação. Não sou um complemento inútil que depois se queixa que está muito tempo sentado.
Outra coisa quando passares no detector de metais se eficiente.
Tira logo o cinto, os brincos o relógio, assim quando chegar a tua vez é só pores tudo para dentro do tabuleiro.
Se eficiente e não um apressado sem noção.
Só chateias é os outros que estão sentados com os encontrões. Já não bastam os mijinhas.
@Ifm, volta lá a ler o que escrevi, mas sem pressa e sem a mania de superioridade e moralismos.
Eu disse no total da viagem que inclui escalas, pelos vistos és tu que nuca fizeste uma viagem transcontinental.
Nunca fiz menos de 20horas para chegar a Tailândia que é por norma a minha porta de entrada na Ásia, contado com as 3 horas de antecedência nos aeroportos à partida.
Comecei a viajar de mochila as costas em 2011, antes fazia como todos os outros 7 ou 15 dias nas Caraíbas.
Se tiveres dúvidas das minhas palavras é procurares comentários meus por aqui no Pplware e facilmente chegas a conclusão que não sou mentiroso nem sou rico como toda a gente na internet.
Mas é a minha extravagancia as viagens, tenho um carro dos mais modestos que há motas modestas, roupa da Primark, e viagens de mochila as costas pelo mundo fora, é a minha panca.
Se depois de isto tudo ainda tiveres duvidas podemos combinar um café na zona de Lisboa e tenho todo o gosto de partilhar contigo as minha aventuras de viajem e olha que já são mais de 28 a viajar e 30 países, e ouvir também as tua aventuras, aceitas o desafio?
Barão vermelho, aposto Contigo de olhos fechados que já viajei mais que tu tanto em Portugal como pelo mundo.
Claro nunca fui a brasil nem as Caraíbas nem Egiptos nem esses países que é para ficar fechado num hotel.
Sou jovem, quando for velho faço isso e quando estiver mal dê mobilidade vou para cruzeiros.
Posso dizer que 90% dos países da Europa já fui, faltando só alguns de leste mas poucos.
Conheço todas a ilhas espanholas ( todas), portuguesas falar so mesmo a ilha que não tem nada e todos os tugas pobres vão lá ( ver gaivotas vejo em praia não no meio dos calhaus)
Das américas só fui a Miami e ao México.
Sou adepto da Ásia.
África fui a Marrocos, como te disse gosto da Ásia.
Nota: aos 19anos fui 3 semanas de interrail.
Por isso sim acho que com a minha idade há muito poucas pessoas que tenha a minha bagagem de viagem.
Eu trabalho para viajar, não tenho carros caros, nem novos, não tenho casa boa.
Tenho 2 carros e 1 moto velha ( mais de 10anos), e sabes uma coisa só tenho uma dívida a casa, e é 350€ por mês.
Ganho bem a cima do 2 ordenados mínimos, agora pensa onde gasto o dinheiro.
Não não sou adepto de levar a dinheiro para a cova.
Abraço, e podemos combinar o café na mesma, de certeza que já fostes a sítios que nunca fui.
Caro Barão Vermelho, no meu caso, os voos fazem parte da magia da escapadinha. É só passar a parte mais chatinha dos raios x, mas depois, vem a magia. Sim, um apaixonado por aviação assumido. Já cheguei ao ponto de voar para uma determinada cidade portuguesa, só para poder experimentar por exemplo, o Atr, um avião a turbo hélice. São as pancas de cada um, xd. O que interessa, é que nos sintamos bem no momento em que as realizamos. Em 2022 tive a sorte de poder reservar o lounge da companhia aérea no aeroporto de Lisboa, acabou por ser um bom negócio, acho eu, pois paguei 40€ pelo acesso, reservado com antecedência, ficando assim bem mais barato do que um bilhete em executiva, com a vantagem de esperar o voo, em total relax, ouvindo boa música, comer à vontade, estar num local fresco pelo ar condicionado. O lounge deles tem também zonas silenciosas para descanso ou para trabalhar, também climatizadas. Não sei os valores agora em 2025.
@Ifm, nos “estamos” em extremos opostos, a minha filosofia de viagem é precisamente o contrário, eu da Europa apenas conheço Espanha e Polônia, e as nossas ilhas, principalmente São Miguel, é dos sítios no mundo que mais gosto de voltar, já lá estive 11 vezes, mas com te digo eu opto por fazer o contrário, ir primeiro o mais longe possível enquanto ainda tenho paciência para os longos voos e quando já estiver “farto” vou então conhecer a Europa.
Já tenho as passagens marcadas para este ano, vou no início de novembro e volto no inicio de Dezembro.
Eu tiro as minhas ferias todas de uma só vez, para poder viajar o máximo de tempo possível e como ir para a Ásia é demorado não recomendo ninguém ir menos de duas semanas, no meu caso o mínimo é que vou é 4 semanas, conheço quase todos os países do sudoeste Asiático.
Para o próximo ano ainda não sei se vou ao Japão ou a Nova Zelândia, mas é um deste dois que vai ter o prazer de receber a minha visita 🙂 :).
Se a escolha recair pela Nova Zelândia fica oficial o B@rão Vermelho já mijou em todos os continentes 🙂 :).
Vamos combinar o café, eu adoro falar de viagens, arranja lá um dia.
@Alejandro, há “malucos” para tudo 🙂 🙂 eu como sou muito encalorado o avião é quente e apertado ( e os voos regulares como faço para o outro lado do mundo são mais espaçosos) é um terror para mim, como faço viagens muito longas tomo sempre um calmante e vou praticamente o voo mais longo a dormir.
À 4 anos o meu voo da Tailândia para Monique foi no A380, ainda estavam pessoas a entrar quando adormeci só acordei a 1:00 de Monique, foi o tempo para subir as escadas do A380 para ver como era o piso superior, mas o que mais queria sentir /ver era a potência ao arranque nada.
Eu digo em tom de brincadeira os voos são um mal necessário para chegar rapidamente ao destino.
Não é perigoso, mas fazem parecer…
JL amigo, nem sempre estamos ades acordo, na verdade, nunca estamos de acordo relativamente aos carros elétricos, mas nesta, estamos 100% de acordo.
Bater palmas pós-aterragem é das coisas mais estúpidas e irritantes quando se anda de avião.
O mais irritante é ouvir bebés a chorar, as palmas são meros segundos os putos podem ir a chorar horas 🙂 🙂 🙂
«Se depois de isto tudo ainda tiveres duvidas podemos combinar um café na zona de Lisboa e tenho todo o gosto de partilhar contigo as minha aventuras de viajem e olha que já são mais de 28 a viajar e 30 países, e ouvir também as tua aventuras, aceitas o desafio?» Acredito e agradeço, mas podes fazer como eu, ponho a BIKE no carro, fraquinho, mas económico como o teu, atravesso toda a Espanha até bem ao norte, estaciono numa localidade, tudo previamente planificado, e percorro os intermináveis e belos trilhos de BTT numa natureza luxuriante no Norte de Espanha! Serra, praia, natureza, canha e vida 100% relaxada, liberdade total…. sempre com temperaturas de primavera, tudo numa bicicleta (que adoro!!!) e numa mochila com o mínimo, desapego total aos bens materiais, aos horários ….!
Eu faço parecido mas de mota, agora nos feriados de Abril e Maio fui para o Sul de Espanha até Gibraltar e voltei, e também já fiz na mesma altura em dois anos seguidos os Picos da Europa de mota, se não conheces recomendo é lindo
Também já fiz muitos Km de bicicleta, mas infelizmente sou doente crónico e a bicicleta neste momento é complicado.
As rotas que fazes de bicicleta dão para fazer de mota?
Se derem podes partilhar alguma
Abraço
* A aplaudir de pé.
É um tanto como circular numa rotunda entupida em hora de ponta. A coisa compõe-se, com certa urbanidade, sem grandes danos. A questão é entre o avião aterrar/aparecer o sinal para desapertar o cinto e as pessoas começarem a sair – passa uma eternidade. Quando as portas abrem até se sai relativamente depressa. Abram as portas mais rápido.
Para cima da pista era rápido. O problema é o autocarro, a porta para onde vai… é muito mais complexo que abrir uma porta.