PCs com Windows 11 são até 2,3 vezes mais rápidos do que os com Windows 10
A Microsoft está empenhada no sucesso do Windows 11. No passo atual, afirma que os computadores com Windows 11 são até 2,3 vezes mais rápidos do que os computadores com Windows 10. Isto acontece, embora os testes utilizados neste sentido não pareçam convencer todos os especialistas.
Processo de migração para o Windows 11 continua
A Microsoft vai agora facilitar muito aos utilizadores com computadores Windows 10 obter um ano adicional de atualizações. Isto acontece desde que cumpram determinados requisitos e isso não significa que vão deixar de tentar convencer um grande grupo de utilizadores a migrar para o Windows 11.
Numa publicação intitulada “Fique seguro com o Windows 11, antes do fim do suporte para o Windows 10”, a Microsoft afirma algo muito importante. Os computadores com Windows 11 são até 2,3 vezes mais rápidos do que aqueles que executam o Windows 10.
Entre os argumentos utilizados para justificar a mudança para o Windows 11 está o desempenho, destacando que o Windows Update é agora mais rápido, mais eficiente e consome menos energia. Salientam ainda que o sistema operativo permite downloads mais rápidos, atualizações mais pequenas e melhor desempenho em tarefas como a navegação e o modo de espera.
PCs com Windows 10 não são os mais rápidos
Mas, como pode ser percebido, a afirmação é que comentam que o Windows 11 tem um desempenho 2,3 vezes melhor que o Windows 10. Isto foi baseado em diferentes testes realizados no final do ano passado, utilizando a ferramenta Procyon Office.
Utilizando esta ferramenta, compararam PCs com processadores mais antigos com o Windows 10 com dispositivos mais recentes com processadores Intel Core até à 13ª geração e Windows 11 Pro instalado. De qualquer forma, este estudo perde alguma veracidade se for tomado em conta que compararam diretamente PCs antigos com Windows 10 com PCs novos com Windows 11.
Mas, basicamente, afirma o mesmo de sempre. Quem quiser tirar o máximo partido das novas funcionalidades com tecnologia de IA e uma experiência mais rápida, deve atualizar o seu dispositivo e optar pelo Windows 11. Importa lembrar que, quem tiver o Windows 10 e quiser continuar a utilizá-lo após o fim do suporte, pode ligar uma conta Microsoft e ativar a sincronização de dados.
Utilizam o Windows 10 em hardware antigo e Windows 11 e novo hardware. Que comparativo foi esse?
Comparativos da treta!
Compre dois PC’s novos em folha com as mesmas especificações, coloque o Windows 10 com todas as actualizações em um, e o Windows 11 com todas as actualizações em outro, e compare-os…. isso é que seria um comparativo justo, mas seria pedir demais.
Na realidade o Windows 11 está cada vez mais lento, cada vez que arranca é raro não estar ali a perder tempo a actualizar qualquer coisa. As actualizações apesar das promessas de não precisar de reiniciar, não só continua a precisa de reiniciar como continua um processo lento como sempre, se não até mais lento. E sim, parece que para versões empresariais irão mesmo finalmente ter isso, mas nas versões não empresariais continua o sofrimento.
Eu tenho um PC com Intel de 8a Geração, 8 GB RAM, SSD de origem e veio com W10. Agora com W11 não só é mais rápido, como nunca deu erros e funciona bem. O dum familiar o mesmo.
É óbvio que um PC da geração da W10 tem hardware e drivers optimizados na altura para W10 e não quer dizer que com W11 tudo tenha sido adaptado; no caso de PC com W11 de origem, já vieram optimizados para ele.
Duma forma geral e assumindo que há drivers recentes para o hardware: W10 com instalação limpa vs W11 também instalação limpa, o W11 é melhor e mais optimizado.
Talvez também porque todos os que têm w11 têm também SSD e os que têm w10 ainda estão agarrados a HDD
A Microsoft acha que as pessoas comem gelados com a testa. Então comparam processadores antigos com o Windows 10 instalado e depois processadores recentes com o Windows 11 instalado e concluem que a diferença de 2,3x na performance é por causa do sistema operativo??
A sério… eles realmente acham que nós comemos gelados com a testa.
+1
É um estudo para aqueles anunciantes de televisão apresentarem ao seu público “livre-se do seu velho commputtador desactualizado com o Windows 10, e compre este novo com o Windows 11 que segundo a própria Microsoft é até 2,3 vezes mais rápido, porque espera, compre já! Por apenas….”, acredite esse público vai ouvir isso e vai acreditar e comprar. E provavelmente até é verdade, porque provavelmente virá com discos mais rápidos e em vez de demorar 3 a 5 minutos a arrancar se calhar ao fim de 30 segundos já está totalmente pronto a funcionar.
A Microsoft a tratar os utilizadores como idiotas.
Windows 10 com o mesmo CPU/Disco/RAM é mais rápido que Windows 11 e consome muitos menos RAM.
Será que são eles? Eu em todos os exemplos, mesmo no trabalho, com o W11 passou a ser tudo mais imediato do que com o W10 que traziam de origem. Uso de RAM: a RAM não está lá para ficar livre, mas sim para ser usada da melhor forma.
Um SO *deve* fazer cache das Apps mais usadas para que o utilizador tenha a melhor experiência; e também pode fazer uma cópia do SSD para que, se for preciso libertar a RAM para uma app nova, então não precisa desligar a app. Portanto, é muito melhor de 16 GB totais de RAM, se tem 12 GB RAM ocupados e 4 GB livres, do que ter 8 GB ocupados e 8 livres! Porquê? Porque o SO prevê as apps mais usadas e mete-as em “background” na memória. Logo clicas e é imediato.
Mas claro, toca logo dizer que bom é ter tudo livre…
E fizeram um teste com Linux, é que o Linux é “N” vezes mais rápido e eficiente que o Windows 11
Depende. Se activar os 1173, que é o minimo, de serviços, load em RAM, o linux é 87,4 vezes mais lento, com 40gb de RAM e 2T SSD. Mas, para quem pague 9300 euros por um PC desses, não precisa de linux.
Mas como não precisa dos ativar, o Linux é substancialmente mais rápido que o Windows 11. Já no Windows 11, o utilizador é confrontado com serviços desnecessários a correrem sem qualquer forma de os desligar de forma segura sem que tenha muitos conhecimentos sobre o SO.
Já agora tenho meu PC (a correr Linux) com muito mais do que 40GB de RAM e com bastante mais do que 2T de armazenamento e não tive que pagar um valor como esse que referes.
ps: só por curiosidade pessoal, é preciso algum curso especial para mandar essas “afirmações” aqui ou é mesmo uma vocação que tens?
Aparentemente gosta de exagerar os valores todos ao máximo.
Em vez de por exemplo “5%” escreve por exemplo “50000000000000000000000%” e por aí em diante.
“Já no Windows 11, o utilizador é confrontado com serviços desnecessários a correrem sem qualquer forma de os desligar de forma segura sem que tenha muitos conhecimentos sobre o SO”
Quais são esses serviços “desnecessários”? Prefetch, supervisão da rede e afins?
Windows 10 e preferido pelos gamers mas o pplware inventa e sensura comentarios. Cada vez piores publiquem se tem coragem!
Como é possível vocês passarem esta mentira da Microsoft… Os teste foram feitos com hardware diferente, mais antigo e pior… Todas as revistas da especialidade já acabaram com esta mentira….
Só repetimos o que a Microsoft escreveu e no final do texto temos a referência a que estes testes são falaciosos. Não estamos a pactuar com nada e estamos a fazer ver que na verdade há ali uma falha grave no testes.
A Microsoft não tem respeito nenhum pelos utizadores de PCs, quando são capazes de mentir ao descarado desta forma.
Eles não estarão a mentir, só que não estão a fazer uma comparação realmente do mesmo computtador com as mesmas especificações, mas a comparar algo com por exemplo 15 anos com algo com por exemplo 2 anos. É natural que algo com 2 anos seja muito mais rápido que algo com 15 anos… é um argumento para as pessoas se quererem ver livres de computtadores mais antigos.
Mentira.
Verdade. Tu com o Windows 10, só vês a traseira do meu Windows 11, a dizer bebé ao volante. Aparece na A1.
Não sei quem inventou esta mentira para forçar os utilizadores a migrar para o Windows 11 mas nem a deviam ter postado no Pplware.
Como diz aqui alguém famoso, 50000x mais rápido. Haja paciência.
Na empresa que trabalho, para trocar os 120 PCs com Windows 10 para o 11, levariamos uma porrada nos 5 softwares usados, porquê eles não tem ainda, uma versão do Win11.
E mais, testamos em várias máquinas, mas o problema é o Win11.
Na industria farmaceutica em que trabalho, temos 2 com problemas, o JDE Oracle e o MAPA da Policia Federal. Ambos certificados e ficarão como legados ao que tudo indica.
Mentirosos! O windows 10 e mais leve e rapido. Em jogos com windows 10 e mesmo hardware tenho 10-15fps a mais
isto
porque o meu comentario nunca aqui aparece
Tretas!! O Windows 10 é mais leve numa máquina antiga, esse foi a grande mudança do Windows 10, carrega rápido é mais leve…
Tenho 3 programas comprados de forma vitalícia que não funcionam no W11. Devo me preocupar!?
Somente se os fornecedores desses softwares decidirem que para teres acesso a uma versão compatível com Windows 11, tens que adquirir uma nova licença. Tenho vários clientes com o mesmo problema.
O Windows 11 é um consumidor nato, de recursos. Só não vê, quem não quer.
Num planeta onde os recursos são cada vez mais escassos, até é criminoso a abordagem da Microsoft e de outras empresas em relação à utilização excessiva de recursos e ao desperdício de hardware, ainda utilizavel.
PC com Windows 10, comprado em 2017. 6gb ram e 1 tera. Custo 630 euros.
PC com Windows 11, comprado em 2023, 16gb RAM e 500GB SSD. Custo 1194 euros.
Normal o segundo ser 3 vezes, mais rápido, que o primeiro, na mesma operação. Até se, ambos, tivessem o Win10, seria a mesma coisa.
Mais rápidos que com W10? cof cof
Digam antes que a maioria dos pcs com windows11 tem hardware novo e parecem mais rápidos porque ninguém mete W10 em pcs modernos. Mas na realidade não é verdade que os pcs com W11 sejam mais rápidos do que se tivessem o W10 lá instalado. Se metesse o W10 no meu pc que tem o W11 até entrava no kremlin, saía e ia ao pentágono enquanto os americanos e russos estavam entretidos com o W11 e o linux lá do kremlin, qualquercoisaovOS…LOL
Isto é como dizer um pc com windows 10 é mais rapido que um com o windows 7. Que novidade!
Agora se falassem do mesmo PC, mesmo hardware com versões de windows diferentes, aí a historia ja podia ser diferente.
Isso é mentira ? O meu pc continua com o 10 porque fiz upgrade para o 11 e o pc ficava mais lento, tanto a ligar como a ver vídeos navegar etc.
Agora a claro se compararem pcs novos com um of mais antigo não há milagres. Mas uma coisa garanto se meterem o Windows 10 num pc bom novo que já venha com o Windows 11, vão ver que vai ser mais rápido com o 10. Por isso considero esta notícia falsa, façam o teste em dual boot e dps critiquem me se tiverem razão que duvido muito
Estudos da treta, falhas perigosas que duram meses, etc.
Enfim a Microsoft a ser uma empresa de fossa séptica.
LOL! Quais testes?
Em jogos nem 1% é mais rápido no Windows 11 cheio de bugs.
O Windows 10 foi o melhor sistema operativo já feito pela Microsoft. O 11 tem sido uma nódoa.
O maior problema é que tenho um PC Portátil com Windows 10 completamente funcional e que não tem os requisitos mínimos necessários para se poder fazer um Upgrade para o Windows 11.
Não cabe na cabeça de ninguém ser obrigado a comprar um PC novo só para fazer Upgrade do SO!
Claro, e o Pai Natal foi com o Coelhinho no Comboio ao Circo.