O Windows 95 celebra hoje 25 anos. Quem usou?
A Microsoft tem motivos para celebrar pois hoje o seu icónico sistema operativo Windows 95 celebra 25 anos de vida.
Este foi, sem qualquer dúvida, um dos sistemas mais populares da empresa de Redmond. E juntamente com o Windows 95, a Microsoft lançou diversas ferramentas e funcionalidades que se mantém até hoje, como por exemplo o famoso Menu Iniciar.
O Windows 95 faz hoje 25 anos
Foi a 24 de agosto de 1995 que a Microsoft lançou ao mundo o Windows. Este sistema operativo, que faz então hoje 25 anos de existência, revelou-se como uma das mais marcantes versões do Windows. A sua chegada ao mercado revolucionou por completo a forma como o mundo passou a utilizar o computador.
Recorde o som de início do Win95
O Windows 95 caracteriza-se como um sistema operativo de 16/32 bits e na altura do seu lançamento, a empresa de Bill Gates fez uma estrondosa campanha de marketing que envolveu muitos milhares de dólares. O objetivo desta ação era massificar a utilização do computador doméstico.
Um milhão de cópias vendidas em apenas 4 dias
O sucesso deste sistema operativo pode medir-se em diversos factores, mas um dos mais expressivos é a compra dos consumidores.
O Windows 95 conseguiu atingir a admirável marca de 1 milhão de cópias vendidas em apenas 4 dias e em 2 anos foram vendidas 110 milhões de cópias.
Curioso será ainda dizer que esta primeira compilação do Win95 foi comercializada na versão CD, mas também num pack de 13 disquetes 3.5″.
As grandes novidades... do Menu Iniciar à Barra de Tarefas
Este sistema operativo da Microsoft trouxe várias novidades que o tornaram verdadeiramente popular entre os utilizadores. Das novidades destacam-se assim a Barra de Tarefas, ou Taskbar, e o Menu Iniciar. O Windows 95 implementou ainda a possibilidade de usar atalhos e ferramenta de pesquisas.
Outras novidades que vieram com o Win95:
- Microsoft Network
- Microsoft Exchange
- Ferramentas para fax
- Microsoft Media Player
- Ferramentas do sistema como Desfragmentador de disco, Backup, ScanDisk e Monitor do Sistema
- Reciclagem
- Pasta de Documentos
- MSN
Para além disso, o atalho para o Internet Explorer 4 era denominado de “A Internet”.
Quais os requisitos necessários para instalar o Win95?
Para que os utilizadores conseguissem instalar este saudoso sistema operativo há 25 anos, era necessário o seguinte:
- Processador 386DX (80386) ou superior
- 4 MB de memória RAM
- 50 MB de espaço no disco rígido
- Drive de disquetes
- Placa gráfica VGA ou superior
Certamente que a nostalgia tomou conta de muitos utilizadores ao recordarem certos pormenores deste sistema operativo que deixa muita saudade.
Usou o Windows 95?
Este artigo tem mais de um ano
E no CD de instalação vinha 2 videoclips também… 😀
-> Edie Brickell – Good Times – https://youtu.be/iqL1BLzn3qc
-> Weezer – Buddy Holly – https://youtu.be/kemivUKb4f4
Pois era!!!
Bem lembrado.
Ha… e ainda trazia um jogo:
Hover! – https://www.youtube.com/watch?v=JQa3OM6zBJ4
Verdade. Deve ter sido dos primeiros vídeos que vi em computador. Era também multitasking (verdadeiramente). Até aí corria tarefas, mas não era em paralelo. Era incrível na altura correr vários vídeos ao mesmo tempo (só os Amiga na altura faziam isso).
Acho que na altua a informática era mais divertida do que agora. Certamente era mais apaixonante.
Concordo
É verdade, faltou-me mencionar no meu comentário anterior. Talvez por o leitor de CD ainda ser uma coisa pouco divulgada (e cara) na altura, tenham incluído esses vídeos como forma de sensibilização dos utilizadores para as possibilidades de uma tecnologia que na altura ainda se podia considerar revolucionária.
Note-se que o Windows 95 era também disponibilizado em disquetes de 3,5″, só que nesta versão não havia estes vídeos, nem o jogo, nem algumas funcionalidades do próprio Windows. Houve sim algures em 1996 um pack promocional de uma operadora (mesmo não dizendo o nome, é óbvio quem era) com um kit de acesso à internet.
CD ? Mania dos luxos, em instalei com 13 disquetes.
Usei. Lembro-me de ter telefonado para uma loja para reservar o CD de instalação e de o ter instalado num “486” poucos dias depois de ter saído.
Algo confuso ao princípio, pois estava habituado a trabalhar no ambiente “monotarefa” do MS-DOS onde o próprio Windows 3.1 / 3.11 era apenas mais um programa que corria em cima do DOS. Mesmo assim ainda era possível arrancar com o computador em DOS (embora muito software para DOS não funcionasse), possibilidade que acabou por desaparecer com o Windows 98.
Mas sim, foi algo revolucionário, e após alguma adaptação e mesmo com os problemas inerentes a um tipo de ambiente estreante acabou por se tornar num sistema prático por permitir a execução de várias tarefas em simultâneo. Penso também que o menu “Iniciar” foi uma novidade de sucesso, tanto que quando o removeram no Windesastrows 8 aquilo foi uma confusão.
Eu consegui instalar num disco de 40mb!! 😉 E só tinha 2 mb de RAM!!!
Claro que leitor de CD’s era uma miragem…. Disquetes claro! Cópias de cópias de cópias de um amigo que conhecia alguém que tinha uma cópia do original!! Qual web qual quê!!
Foi obra!
ehehe grande falha, já está corrigido 😛 obrigada!
Andei alguns meses a recusar-se a instalar. Era old school.
Foi a primeira versão que utilizei.
Na altura tinha um Pentium 200 com 32 MB de memória RAM e 2.5 GB de disco.
Isso é de rico; eu tinha um 486 66Mhz com 8MB de RAM e 400MB de disco. E leitor de diskettes, claro!
Eu sou dos que usei todos os Windows até agora, excepto um Win 2000
Igualmente, mas alem de não ter usado o Win 2000, também não o usei o Win 7 e o Win Vista foi só num cenário de testes.
Também não usei o Windows 2000, embora tenha usado o seu antecessor que foi o Windows NT 4. Saltei o 98 SE, o Longe da Vista, o 8 e o 8.1. O mais robusto na minha opinião e que usei durante mais tempo foi o XP, isto mesmo com a ressalva de que a tecnologia não pára e estarmos comparando versões do Windows é estarmos um pouco comparando o incomparável.
win 2k foi o melhor de todos, sem margem para dúvidas, pouco divulgado em PT infelizmente.
Eu usei o windows 3.1
Bons tempos… windows como esse já não se fazem… o meu veio em disquetes… eram tantas que até tinha medo de perder alguma… 😀
Boas memorias…
Acho que ainda tenho o CD e o manual que vinha, que tinha umas 500 paginas…
Usei e fiquei na altura imprecionado, o Windows 95 era um enorme avanço em relação ao 3.11.
Multitarefa, plug and play /nalguns drivers 🙂
Para mim dos SO que mais marcou o mundo, foi o 95 e também o XP.
Tinha e tenho ainda o CD de instalação do 95, que veio já num Pentium 150Mhz, 128Mb de ram, disco de 1,29Gb.
Foi no Windows 95 que joguei Quake (sem ligação à internet), Doom……
saudades.
Quake sem net? Isso e como conduzir sem gasolina….ri me.
Lembro-me bem de um amigo ter o Win 95 e uma vez ele reinstalar o SO atravez de umas quantas disquetes e aquilo levar horas pra fazer. Depois mais tarde eu tive o meu primeiro PC com o Win 98 e já era instalado via CD. Tempos e saudades dessas aventuras arcaicas mas que dava um prazer imenso quando ao fim de umas horas o SO estava instalado e a bombar. Só posso dizer SAUDADES..!!!
Até o Windows XP levava cerca de uma hora pra formatar o disco e instalar o SO. Isto num velhinho Pentium 2.
Curioso que o Windows sempre foi bastante moroso para instalar. A situação só foi atenuada quando os computadores passaram a ser equipados com SSD como drives de sistema. No entanto instalei há dias o Windows 10 numa máquina ainda equipada com HDD e lá levou a horita da praxe…
Usei o Windows 95 OSR2
Nessa altura nem sabia o que era um computador !! Só quando um senhor ofereceu um PC Desktop à minha mãe,daqueles com um monitor dos antigos,muito grandes,e a correr o Windows XP,é que eu soube o que era a Informática.E não era propriamente novo,se me faço entender.Foi no ano de 2004,nunca me hei-de esquecer.Bons tempos,carago.Sempre fui um autodidata,sempre aprendi tudo deste “mundo”,nunca ninguém me ensinou nada.Por isso é que me auto-elogio. 🙂
X 2
Quando o hábito do ppl ware celebrar qualquer peid0 que a Apple dê é tanto…
Bons tempos quando a Microsoft inovava. Passar do MS-DOS para o Windows 3.1 e 3.11 era uma coisa, para o 95 foi completamente diferente e memorável. Findo o suporte para Win7 abandonei completamente a MS. Quando voltarem a fazer um SO decente logo se vê.
Curioso que o o 3.x e o 95/98/Millennium corriam sobre o DOS
Só depois de adotado o kernel do NT4 no Windows XP (bem tratado no Windows 2000) que começaram a pensar em abandonar o DOS como a base e só no 8 é que o DOS passa a uma aplicação como a calculadora
Software decente é somente baseado em DOS?
Até podia ser baseado na tua mãe, funcionava sem problemas e isso é que importa, a cada update do Windows 10 o pplware faz dois ou três artigos com problemas novos. Tira as tuas conclusões e depois as palas dos olhos. Além disso, umas aulas de Português, não?
Disse por acaso que apenas do XP para baixo é que era bom? não pois não? disse que os USEI. Enfim… trolls a trollar.
Mal saiu o Windows 95, comprei uma licença em disquetes e instalei no meu Pc. Fiquei bem impressionado com a facilidade da interligação em rede dos Pcs uma melhoria muito grande em relação ao Windows for Workgroups. Mas como já usava há muitos anos computadores com melhores gráficos com os da Apple ou os NeXT , não fiquei muito impressionado com as melhorias ao nível dos gráficos e modo de gestão do Windows 95.
O Menu Iniciar apareceu aqui e não no XP
Usei e fartei-me de usar.
A evolução lógica do 3.11
Muitos velhos do Restelo recusaram-se a atualizar-se mas quando viram a mais valia do 32bit meteram o rabinho entre as pernas e lá avançaram
A parte mais dolorosa era o Plug’n’Pray
O suporte USB foi outra das novidades. Já não precisávamos de reiniciar o PC para ativar um periférico ligado a quente.
O Plug and Play dava uns dias, outros nem por isso, tinha fases 🙂
Mas já era um grande avanço em comparação com o 3.11.
E então a multitarefa cavou um fosso em relação ao 3.11.
Podia estar no word ou excel e ouvir música ao mesmo tempo que navegava, sem os programas serem silenciados.
Jogava Captain Claw, Time Commando e Twinsen’s Odyssey nesse sistema. Nostalgia…
Ainda me lembro de comprar o Windows 3.1 + rato em diskettes de 5 1/4!
ja passaram 25 anos !!! já nem falo do windows 3.0 e do famoso 3.1 for workgroups que vinham em disquetes …..
O tempo passa… Meu primeiro PC Pentium 300..e um dinheirão na altura 350 contos!
O meu primeiro PC era um 386SX a 25MHz com 2MB de Ram, disco de 50 MB com monitor, rato e teclado e tenho uma vaga ideia que custou cerca de 250 contos. Fonix tou velho…
“it´s now safe turn off your computer”
desligar com botão on/off
e o modo turbo
Eu ainda vi o Windows 1.0… Mas só comecei a usar na versão 3.0. Na altura os tempos eram outros, e até as redes estavam no início. Ainda se usava Novell e o seu modelo token ring. Recordam-se dos cabos coaxiais e as chatices que aquilo dava quando faltava algum terminador? Foram tempos interessantíssimos, sem dúvida!
Velhos tempos, em que o Windows 95 mudou completamente a interface até aos dias de hoje. 😉
Windows?
Não conheço!
Sou mais do tempo do commodore 64, que posteriormente troquei por um amiga 500.
Nessa altura ainda nem o windows xuxava no dedo!
Votos CCM
Muito antes do Windows tive um Acorn BBC modelo B. CPU 6502 e 32KB de memória. Grande máquina! Era o tempo do Commodore64, aka VIC64, salvo erro. E antes disso foi mesmo ZX Spectum 48. 🙂 Muito bons tempos!
Grande máquina o A500 e posteriormente veio o A1200 e o ACD32
Muito DOS usei antes do windows. Antes do windows 95, que foi uma verdadeira revolução, o windows 3.0 ainda dava para fazer umas coisas engraçadas…
Eu queria ver os “putos” e “jovens” de agora a usar o DOS para tudo. Só linhas de comando, heheheheh
Meu começo no windows
3.11 (várias disquetes para instalar)
windows 95 ( 2 cds para instalar)
windows 97
windows 98
seguiinte
seguinte
windows 10
bons tempos
Windows 97 ?
95 não usei, foi mais a partir do 98se, tenhomuitas saudades desse tempo em que tive o primeiro PC um Pentium 2 se não estou em erro, do 98 fui para o windows 2000, me nem tentei, com tanto bug, depois xp, 7 e por ai fora…..
Mas 98se, 2000 e xp fica na lembrança…..
Eu ja vinha do ms-dos e anteriores, mas foi um grande sistema operativo. eu tive as 3 versões 95a, b e c que trazia suporte para usb nativo.
Eu usei o Windows 3.11, 95, 98 SE, Millennium ( saudades do BSOD ) :D…. XP, 7 e finalmente 10.
É sempre bom ver a evolução das coisas.
Abraço
E não foi na apresentação em palco do WIN95 que aconteceu um BSOD quando ligaram uma impressora ? eheh ou foi no win98…?
ah esqueçam! acho que foi no win98, pela funcionalidade de plug n play, ligaram uma impressora usb e deu ecrã azul, foi isso!
Tenho um Compaq Armada 1700 com o Windows 95 a funcionar impecável…
Tenho um computador antigo da linha branca assemblado em Portugal em 1996 com o Windows 95, é mais rápido a arrancar o Windows 95 do que os atuais computadores com o Windows 10 e discos não SSD.