Alerta urgente! Windows 11 pode bloquear se estes certificados não forem atualizados
O Windows 11 tem um novo problema no horizonte. Esta é uma situação urgente e que terá um impacto grande. A Microsoft está a alertar para a expiração dos certificados de Inicialização Segura. Para dar ainda mais importância a esta situação, destaca as implicações, quais os sistemas em risco e como os novos certificados serão implementados.
A Microsoft alertou há alguns meses para a expiração dos certificados Secure Boot, cuja data crítica se aproxima. Depois deste tempo, a empresa vem agora publicar um novo documento de suporte que oferece uma visão muito mais clara sobre o que irá acontecer em breve.
Recorde-se que o Secure Boot, lançado em 2011, atua como uma camada extra de proteção. Garante que um computador arranca apenas com firmware verificado e bootloaders fiáveis. Com o passar do tempo, esta funcionalidade tornou-se um requisito essencial no Windows 11, reforçando a estratégia da Microsoft de proteger os seus sistemas contra ameaças cada vez mais sofisticadas.
O problema é que os primeiros certificados emitidos são válidos por 15 anos e estão programados para expirar em julho de 2026. Se expirarem sem renovação, os sistemas afetados não conseguirão instalar determinadas atualizações, deixando-os expostos a riscos de segurança.
A Microsoft esclarece que aqueles que utilizam um PC doméstico com atualizações automáticas ativadas não devem preocupar-se. Isto porque os novos certificados serão implementados em segundo plano através do Windows Update, algo que deverá acontecer nos próximos dias, dentro da janela de segurança e antes dos certificados expirarem.
No entanto, os utilizadores que desativaram as atualizações automáticas podem enfrentar consequências graves. Para o Windows 10, aqueles que não desejam atualizar para o Windows 11 devem inscrever-se no Programa de Segurança Alargada. Só assim vão continuar a receber atualizações e em especial os certificados válidos.
Por outro lado, os dispositivos que já não são suportados não receberão os novos certificados, ficando completamente expostos. Este é um problema que já se mostrou em outras situações e que parece não ter uma solução no futuro.






















Ou muito me engano, acho que o dual boot com linux vai ter problemas nestes dias.
E quando os certificados expirarem, qualquer dispositivo de arranque ainda criado com certificados antigos deixa de iniciar. Isto com o Secure Boot ativado claro.
É tão urgente como qualquer correção de segurança, nao vejo a razão para especial alarme.
Isto não se aplica boot com CSM para máquinas que ainda o permitem onde o secure boot não é usado
Microsoft, a fazer de tudo para migrarem para o W11 ou pagarem…
Séria, seria se disponibilizasse já os novos certificados, mas não “alertou” que nada mais é que mais um forcing para a atualização…
Enfim…
A minha opinião vale o vale, mas o Windows (Microsoft) está cada vez mais a dar tiros nos pés, por mim já foi exterminada há algum tempo.
Por isso 200000 milhões já usam Linux, alguma das 300000000 biliões de versões.
Não sei se o meu problema tem a ver com isto, mas tinha um pc a trabalhar bem com Windows 10. Fechei-o a trabalhar bem e depois de uma semana sem trabalhar, quando o fui a ligar, nem sinal de vida.
Mais drama para forçar o povo a mudar para o W11 e estar atualizado com todo o lixo novo.
Mais vale fazerem um vírus que só ataca versões abaixo de um Windows 11 para obrigar todos a mudar do que andar com esta palhaçada de desespero.
Ele já bloqueia por tudo e por nada ocasionalmente. Solução é W10 IoT LTSC ou Linux logo…Adiar para quê? Até o bill Gates já usa linux 😉
Como sabes que o Bill Gates já usa linux? Só se for android, pois em PC com Linux duvido…
Bom truque!
Obsolescência programada na veia.
A maior vergonha e burla na História da tecnologia!
Windows 11, lol!
O Windows 10 continua a funcionar perfeitamente.
O problema não é somente o Windows, são todos os Sistemas Operativos que estejam instalados para usar secure boot. Dito isto, se tens secure boot activo num Linux, vais ter de fazer update aos certificados. Tendo em conta que os mesmos são instalados através de update a BIOS e firmware, e, muito fabricantes não dão suporte para Linux…
Exato, ou se atualiza a BIOS ou tem de se desativar o secure boot.
Se tiveres dual boot com windows, o Windows consegue instalar os certificados no secure boot e já não tens o problema dos linux.
Tarefa extremamente fácil. Os meus vizinhos estão felizes de contentes.
Posso estar errado mas acho que o certificado em questão é relativo a sistemas operativos Windows, era o que faltava a Microsoft lançar certificados para outros sistemas. Basicamente o que a Microsoft está a tentar assustar é que se tiverem o Secure Boot lIgado ele náo será compatível com o Windows apartir de uma data. Tém duas soluções:
1 – utilizam o Windows sem Secure Boot.
2 – Se Microsoft decidir que seja obrigatório o certificado nas novas versões do Windows, fazem update ao certificado ou mudam de sistema Operativo.
Esta bosta do secure boot so serve mesmo para dificultar o uso do linux nos pcs, o resto e conversa.