Quantcast
PplWare Mobile

O Windows 11 está a obrigar cada vez mais utilizadores a usar uma conta Microsoft

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Carlos Seixas says:

    Uma coisa é o que queremos; outra é o que podemos fazer. Não conheço a legislação dos Estados Unidos, mas em Portugal não será possível fazer-se aquilo que o artigo diz ser intenção da Microsoft fazer. Com efeito, existem várias disposições legais que tornam tal impossível, algumas delas inscritas tanto na Lei sobre cláusulas contratuais gerais como na Lei sobre serviços digitais. Mas a própria Lei do Consumidor proibe este tipo de práticas. Veja o que diz o artigo 9.º, n.º 6, desta última lei:
    «Artigo 9.º
    Direito à proteção dos interesses económicos
    6 – É vedado ao fornecedor ou prestador de serviços fazer depender o fornecimento de um bem ou a prestação de um serviço da aquisição ou da prestação de um outro ou outros.».

  2. Carlos Seixas says:

    Acresce ao já explicado que a prática em causa sempre constituiria uma “coercive tie selling”, que é considerada uma prática comercial agressiva e proibida pelo artigo 11.º (d) do Decreto-Lei 57/2008, de 26 de Março e pelo artigo 9(d) na Diretiva 2005/29/CE relativa às práticas comerciais desleais das empresas face aos consumidores no mercado interno e que altera as Diretivas n.ºs 84/450/CEE, do Conselho, de 10 de setembro, 97/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de maio, 98/27/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de maio, e 2002/65/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de setembro, e o Regulamento (CE) n.º 2006/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de outubro (diretiva relativa às práticas comerciais desleais).

  3. Greg says:

    A Apple obriga a utilizar uma conta Apple e ninguém se queixa.

    • J Martins says:

      Tenho a ideia que é Android obriga a teres conta google se quiseres usar mais funcionalidades no proprio telemovel. Acho que as pessoas falam da microsoft e ficam logo de punhos no alto quando outras companhias já fazem isto há anos e a malta tem conta e cala (Apple é um excelente exemplo).

      • Rui Pedro says:

        São coisas diferentes. Podes usar um android sem conta Google tal como os iPhones.
        Aqui a Microsoft obriga-te a teres uma conta pra instalares o Windows no teu PC. Sem isso, nem sequer instalas o windows.

    • andy says:

      É possível usar o MacOS ou iOS sem um ID Apple, com certa limitação. Por exemplo, sem AppleID, não podemos fazer login na App Store, portanto, não podemos descarregar apps no iPhone, iPad ou Macbook.
      Particularmente eu tenho algumas contas criadas nos meus macbooks, sem associação ao Apple ID e trabalho sem problemas, pois utilizo aplicações que não necessita da App Store, tais como MS Office, Adobe Suite, Google Chrome, Firefox.

  4. Francisco Ramos says:

    Não me preocupo com isso, em casa uso apenas “Linux Mint”, software livre e não necessito de ter conta associada.

  5. Leitao says:

    Não estou a ver esta imposição num Domínio, como funcionaria?

  6. Rui Moritz says:

    Preciso de uma conta para tudo… qual o problema de ter uma da MS???

  7. abilio silva says:

    Estou a pensar fazer o mesmo que os chineses: desistir do windows e emigrar para linux.

    • tomazturbano says:

      PopOS e Manjaro (gnome) foram os que eu mais gostei. As coisas simplesmente funcionam.
      O melhor programa para pacote office é o Only Office.

    • Samuel MGor says:

      Experimenta o Linux Lite OS (debian) é super leve e funciona em qual PC/Portátil desde que tenha 2Gb RAM (rec.) 1.5 Ghz (rec.) e pelo menos 20 Gb de disco.

  8. Czul says:

    Perfeitamente normal. A Apple e a Google, fazem o mesmo. Nem faz sentido sem de outra forma em 2022.

    • Rui Pedro says:

      Não fazem. Podes usar Android e IOS sem teres obrigação de ter ou criar uma conta.
      Já a Microsoft obriga-te a teres uma conta para instalar o Windows.

  9. LA says:

    Se obrigação se mantiver, vai ser um SO, a deixar de usar. A Microsoft não tem de ter acesso à minha máquina e ao ficar ligado à AD da Microsoft, através da respetiva conta, eles tem acesso a tudo, o que quiserem. Se por algum motivo a AD for comprometida, os utilizadores ligados à mesma, também vão ficaram comprometidos.

    • Fusion says:

      Espero então que estejas a usar um nokia bem antigo daqueles de teclas que não tem contas, não vale agora dizeres que tens um iPhone ou um Android. Já agora tens alguma conta de mail?
      Pff deixem-se de este odio mesquinho a Microsoft, o Windows é um SO tal e qual como os outros, e nos outros ninguém se queixa.. A conta é para usar a store e guardar alguma definições do sistema, ninguém que saber do que andas a fazer…

  10. Fusion says:

    Quer ter mail? Cria conta
    Quer usar PlayStore? Cria conta
    Quer usar AppStore? Cria conta
    Quer até mesmo comentar no pplware? mail

    Mas se for o Windows? é logo artigos e isto e aquilo e mais não sei o que… que embirração com o raio do Windows porra, já não estamos nos anos 90

    • Antonio Ramos says:

      Muito bem. Concordo. Quando quis comentar aqui na pplware tive de me registar com o mail.
      O nº6 do artigo 9 não se aplica neste assunto.
      Não é preciso pagar para ter mail. Faz parte do serviço software. Não podemos andar de caro se nao colocarmos combustivel ou eletricidade.

    • Greg says:

      Cada um usa o que quer e se quiser, mas a utilização de uma conta MS, no mínimo permite reinstalações do sistema sem preocupações com chaves.
      Eu tambem tenho que ter uma conta huawei, para o relógio, uma Xiaomi para a MiBand, etc..

  11. Asdrúbal says:

    E quem não tiver Internet?

  12. abilio silva says:

    Não é só o problema da conta. É sobretudo quererem impingir o Edge nem que seja à martelada e também a Cloud. O meu Pai ensinou-me que as Nuvens só significam mau tempo. Mais tarde soube que há uma exceção que se chama Cirrus. Como não conheço nenhuma Cloud chamada Cirrus…

  13. Discovery says:

    Conta falsa como tenho no android para encher chouriços….
    Isso não dá para desligar ao instalar em modo off?

  14. iDespairing says:

    Custa a perceber o drama, penso que quase todos nos, temos uma conta Hotmail ou outlook.com que nao custam nada, mesmo que raramente usem resolve o problem.

  15. compro essa também says:

    Claro que se pensarem mesmo vão questionar muita coisa, e quanto mais forem “sabendo” talvez consigam ver a estratégia e os objetivos … controlo e muito $$$$ … por alguma coisa eles ( U.A.S. ) abriram guerra comercial a quem lhes faz o mesmo e isso quer dizer muito…não dão ponto sem nó …

  16. compro essa também says:

    Errata -U.S.A.-

    Sorry !

  17. djo says:

    Ninguém no artigo ou forum refere a gigantesta coleta de dados que existe e que esta imposição de conta vai favorecer. Porque sem conta e com a devida desativação de serviços, é muito diferente… E se eu prescindir dos “serviços associados da MS”, pretexto oficial desta mudança, tb tenho de prescindir do W11Pro? É triste mas nada que me preocupe.

  18. Antonio Santos says:

    Uma coisa é eu querer, outra coisa é tentar impor ou “forçar” a situação, devamos ter a “liberdade” de escolha, ainda bem que há sempre alternativas.

  19. falcaobranco says:

    Antes da Google quem não tinha email do hotmail?

    Eu ainda tenho o meu, apesar de já não usar á muito tempo…se isso der acesso, siga bingo…

  20. Santos says:

    Para quem quiser instalar o Windows 11 com conta local é muito simples, basta pegar a ISO do Windows 10, criar uma pen de instalação e de seguida procurar o ficheiro install.win dentro da pasta sorces e substituí-lo pelo install.win do Windows 11

    Claro que tem de ter a ISO do Windows 11 para ir á tal pasta sources busca o dito install.win para o trocar pelo do Windows 10 na pen de instalação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.