O Windows 11 deixou de receber atualizações e a Microsoft não tem solução
Quando lançou a atualização 24H2 do Windows 11 a Microsoft não esperava que viesse a ter tantos problemas. Esta esteve várias semanas longe de muitos PCs por incompatibilidade. Agora, e novamente nesta versão, surge um problema e o Windows 11 deixou de receber atualizações e a Microsoft não tem solução.
Windows 11 deixou de receber atualizações
A Microsoft não teve outra alternativa senão confirmar a existência de mais um problema. É tão grave que está a alertar os utilizadores que instalam o Windows 11 através de USB ou CD. Nestes casos, estes utilizadores podem ficar sem atualizações do sistema operativo.
Especificamente, este estranho problema afeta as instalações do Windows 11 24H2 utilizando unidades físicas, como discos CD e pens USB. Este é um método muito comum para instalar ou reinstalar o Windows num computador. Na verdade, a própria Microsoft oferece as imagens de disco necessárias para realizar estas instalações, diretamente a partir do seu site.
Infelizmente, o processo de instalação do Windows 11 24H2 apresenta um problema que causa conflito com o Windows Update, o serviço dedicado ao download e instalação de atualizações. Isto é particularmente grave porque o Windows Update é responsável pelas atualizações de segurança. Os utilizadores afetados estão abertos a todo o tipo de ataques baseados em bugs descobertos a partir de agora.
Microsoft sem solução para problema do 24H2
A parte mais frustrante e irónica deste problema é que, como o Windows Update não funciona, os utilizadores afetados não poderão receber a atualização que o corrige. Assim sendo, os utilizadores que instalaram o Windows 11 24H2 ficam presos a um sistema que nunca será atualizado e que, com o passar do tempo, se tornará cada vez mais inseguro.
Segundo a Microsoft, o problema afeta os suportes de instalação criados com programas como o já referido Rufus. Afirma ainda que os suportes criados com a sua própria ferramenta, a Media Creation Tool, não foram afetados. Da mesma forma, os utilizadores que simplesmente atualizaram para o Windows 11 24H2 através do Windows Update também não têm nada a temer.
De momento, a Microsoft não tem nenhuma solução para os utilizadores afetados. A empresa afirma que trabalha numa solução, embora não possa dar mais detalhes até janeiro, quando os seus engenheiros regressam ao trabalho. Agora, a única alternativa que os utilizadores têm é reinstalar o Windows 11 24H2, desta vez utilizando a ferramenta de criação de media.
No meu caso com win 11 praticamente desde quando saiu e atualizado para a última versão, para meu espanto agora aparece-me a mensagem de que o notebook em causa não está preparadao para receber o win11
Deve ser a versão 24H2.
Vai pedir para actualizar para o Windows 12 o wIndows 11 deixou de ter suporte.
ahahahahahah
LOL, a rir muito aqui. Usem o W10 e saiam dessa coisa horrível que é o w11.
Isto!
É uma situação infeliz
Agora é complicado fazer a parte da Microsoft
Sem solução
O que fazer???
Desde que a Microsoft despediu a equipa de Q&A em 2014, que o Windows se tornou numa desgraça.
E agora os utilizadores são as cobaias para cada update.
Já tinha reparado que não aparecem atualizações nenhumas após o 24h2 a não ser aquelas de segurança.
Again, está na altura de mudar para linux. É agora, é agora LOLOL
Aqui, desde que o 24H2 foi instalado (27/11/24), já “caíram” algumas atualizações… o artigo refere: “Da mesma forma, os utilizadores que simplesmente atualizaram para o Windows 11 24H2 através do Windows Update também não têm nada a temer.” > foi a situação por aqui.
https://i.imgur.com/7pRpf0V.png
Em vez de se preocuparem com alterações estéticas, sem qualquer tipo de utilidade. Deviam-se preocupar com este tipo de situações.
Comprei um portátil com o 11 estou tão arrependida,quase quase que nem o logo!um engano já me apeteceu o vender.Tantas coisas que chateia.
Sabes que podes usar o SO que quiseres no teu portátil…
Não precisas de o vender da mesma forma que não tens de vender a tua casa se tiveres uma parede suja…
Não deves é perceber nadinha de sistemas, PC , software, hardware, etc….um conselho: aprende a escrever português (vê bem como escreves!) e muda para o Linux, talvez seja mais fácil para ti (para mim não é)!!!
A mim aparece-me a mensagem:
Obtenha a versão mais recente do Windows para se manter atualizado
A sua versão do Windows chegou ao fim do serviço
Comigo pediu nova chave. Ignorando a chave digital anterior. Mas se me der problemas, já testei o Linux Mint última versão e é razoável.
Tenho recebido atualizações cumulativas e de seguraça Aliás a última foi a 11/12/2024 e instalei com o Rufus
Não recebem atualizações, eu já estou no 12, Debian 12. E manda cumprimentos num portátil com dez anos. Bye Microshit
Sim, na semana passada tentei instalar duas ou três destros Linux, que falharam todas, num portátil com 10 anos, sim um portátil velho e muito fraco, e não consegui, no final da instalação, erro na cópia de ficheiros, descarreguei a ISO do W10 interprise lite, instalação rápida, sem falhas, sem stress, sem problemas, produto final: W10, 8gb, a funcionar que é uma maravilha. Foi apenas mais uma experiência negativa com o Linux, a MS resolve, não admira o Linux ter uma quota tão insignificante!
Tentar migrar do dia para a noite não será fácil, na realidae já ando desde 2006 a tentar e só em 2022 migrei e não a 100%.
Dizer que instalou o Windows 10 sem falhas não admira, a mioria do hardware existente é mais compatível com Windows que com Linux. No entanto também há centenas e centenas de distribuições que akguma servirá até no pc mais podre que houver. Tenho o Debian 12 num Dell i5 de 4ªgeração com 250gn de disco e 16gb de ram. Numa torre 2 x Xeon 5670 com 32gm de Ram 1,2TB de disco e uma amd RX550 está com Pop!_OS 22.04 LTS.
Na minha jornada já tive Ubuntu 6.10, Mandriva, Manjaro, Suse, Linux Mint, Arch Linux, Endless OS e até o Caixa Mágica, fora outras que não me lembro.
Na minha torre corro a pen de instalação e dou 5 ou 6 linhas de comqndos e tenho o sistema instalado, sendo só dar os toques finais.
Exige conhecimentos! O Linux não é para leigos, é o que digo a todos, quem não percebe muito de informática, se não quer ter dores de cabeça, não adira ao Linux! E um facto é que o Windows cada vez está melhor!
Tudo bem nesse aspeto, mas lembre-se que o Linux só é residual no desktop. Em servidores e até na industria do cinema existem soluções livres e opensource em filmes tais commo Avatar, filmes da pixar que recorrem a este tipo de ferramentas. Se usa ANdroid, o kernel é baseado em Linux, ATé a Tesla e a Microsoft usam Linux.
Debian 12 + KDE Plasma
Artigo alarmista só para consumo e só um ignorante fica preocupado ou convencido com o artigo… Como se a microsoft não fosse resolver o problema… É só o melhor sistema operativo do mundo.!
Updates bloqueados e a solução a ter de vir por aí… E chamas alarmista. Como será que a solução vai ser disseminada?
Terá solução não? Qualquer consegue desbloquear isso!
Nem que seja reinstalar o Windows 11, mas ninguém quer isso.
A solução irá ser disseminada pelos call centers indianos.
No meu caso, apesar de ter um HP ZBook de 2023, com recursos mais que suficientes para instalação de qualquer versão do Windows, ainda estou no 23H2. O mais caricato foi que há umas duas semanas, ao clicar no check for updates … O Windows começou a fazer o download do 24H2… E eu pensei…bolas lá vou ter instalar a versão problemática… Chegou ao fim do download… Não instalou nada. Nem com reboots nem nada, não aparece mais nada para instalar. Parece que me safei… não sei como 🙂
E reverter para actualização antiga?.
O problema vem de instalações nativas. Não tens como reverter 😉
Quiseram punir instalações em equipamentos incompatíveis ou aqueles que utilizam o Rufus?
só faço updates a frio, com update packages!
Windows 11 X-Lite Pro sempre a bombar. Leve, estável, personalizável, com o melhor desempenho e seguro!
O resto é conversa fiada!
“e seguro!” hahaha
A segurança é uma unidade de medida e não uma característica.
E falta explicar como é que este Windows é mais seguro que o oficial…
É impressão minha ou ninguém aqui entendeu a noticia.
O problema é só quem instalou windows 11 criado arravés da ferramenta rufus.
Quem usou métodos tradicionais, creator tool, iso original, é que não tem problemas.
Parece meio conveniente, até me ri quando cheguei a essa parte.
Eles nem vão ter pressa em resolver esse problema….pois querem que o pessoal use meios oficiais….
Se a atualização que deu o problema inicial já foi removida, terá q ser feita uma instalação nova de raiz do W11, o formate c:
A questão é exactamente esta :
1- Como uma versão “kitada” pois depende das modificações, consegue ser mais estável e seguro?
3- Compreender-se que seja mais leve, basta retirar “lixo” Personalizável o mesmo nada que utilitários modifiquem opções da Microsoft
4- A Microsoft, têm meios para resolver o problema, basta haver uma vesrão “24H3” ou com outro nome, ao ser instalado volta a possibilitar haver updates nativos
Obviamente que não consegue ser mais seguro.
Nem os “desenvolvedores” falam de segurança.
Mas quem não percebe nada do assunto e vive para odiar um SO do qual se tornou dependente, nada como aflorar a coisa e puxar a brasa à sua sardinha para se sentir melhor…
se isto acontecesse no Linux… era porque não prestava ahahahahah
Cada um com o seu problema.
O meu é que desde a atualização 23H2, o internet mantém-se ligado por cerca de duas horas e depois desliga por si próprio. Já testei tudo e tudo está bem. Li noutro dia na net, que o problema é precisamente a atualização 23H2 e que a 24H2 não solucionou o problema. É mesmo triste!…
Isso é estranho e não acontece a todos… wifi, cabo de rede ou ambos? É o PC ou o router?
A “Microsofre” nunca soube fazer software… Não sei qual é o espanto com estas coisas.
Após 20 anos com Debian GNU/Linux, não sei o que é um vírus, um crash, falhas de segurança são mínimas, mas cada um utiliza o que quer.
Vírus so tive o barrotes e o cavaco ainda no MS-DOS… Nada que o scan251 não resolvesse. No windows nunca tive nenhum.
Crash já tive em ambos mas honestamente, na última década não me lembro de nenhum nem em windows nem em linux.
Quanto a dizer que as falhas de segurança são mínimas é apenas tapar o sol com a peneira…
+1