O fim do Flash no Windows 10! Atualização remove de vez a instalação deste componente
O Flash está a morrer e são muitas as plataformas que já o removeram ou vão remover em breve. Conforme vimos durante anos, esta tecnologia trouxe muitos problemas e insegurança. Assim, há agora mais um velho aliado que termina o suporte ao flash já no final deste ano.
A Microsoft já agendou a remoção do Flash e passará a impedir que seja instalado de novo.
O princípio do fim do Flash
Será no final de 2020 que a Microsoft irá ter o Flash fora do Windows 10 e do seu browser. Este é um passo necessário e que assim acompanha o que a indústria está a preparar neste sentido. A tecnologia vai desaparecer e o esforço usado será sobretudo compensador para todos.
Com um conjunto de passos definidos anteriormente, a Microsoft iniciou agora o seu processo. Lançou uma primeira atualização que remove o Flash do Windows e que impede o utilizador de o voltar a instalar no futuro. Esta é, para já, uma atualização voluntária.
Vai desaparecer do Windows 10
É a versão KB4577586 que remove a versão do Flash que acompanha o Windows 10 de forma permanente. Não toca para já nas versões standalone e nem nas que estiverem no Edge ou noutro browser presente no sistema. Mais importante, impede que este seja novamente instalado.
O lançamento desta primeira proposta para remover o Flash tem um propósito. A Microsoft quer que os seus clientes testem o que irá acontecer no último dia do ano, precavendo problemas e situações anormais. Este é um passo sem retorno.
Atualização da Microsoft trata deste problema
Quem quiser instalar esta atualização, deverá descarregá-la e fazer o processo manual. As diferentes versões estão disponíveis no Catálogo de atualizações e o utilizador só precisa de escolher a que se adapta à sua versão do Windows 10.
Apesar de ser um passo pequeno e com um impacto reduzido, mostra bem o empenho da Microsoft neste processo. O Flash vai desaparecer e levar consigo tudo o que de menos positivo trouxe ao longo dos anos. O fim do ano está próximo e por isso é hora de preparar o que vai surgir.
Este artigo tem mais de um ano
Antes tarde do que nunca. Já deveria ter sido descontinuado e removido do Windows a muito tempo. O próximo deve ser o Java.
Apoiado. Em ambos os casos.
Java? Duvido que o JRE termine num futuro próximo, uma vez que existem inúmeras aplicações no mercado que necessitam do JVM para funcionar.
Se calhar não sabes mas a maior parte das apps para android são feitas em java.
A Google tornou o Kotlin a linguagem oficial de desenvolvimento android em 2015. Querem mesmo afastar-se do Java (por motivos legais principalmente)
Então e os sites institucionais portugueses que estão todos feitos em FLASH?? Como vamos aceder aos mesmos a partir de Janeiro? Duvido que até lá os mudem…
Podes dar o exemplo de alguns?
Portal do Empreendedor, Finanças, e-fatura…..
Nunca vi Flash no e-fatura, nem no Portal das Finanças.
na secção de consumidor não, mas na de comerciante existe.
no portal das finanças, as secções de entrega de IVA e afins estavam em flash há 2 meses, pode que entretanto tenham mudado
E então como vais enviar o SAFT no e-Fatura se é necessário o Java? Por mim podem eliminar todas as tecnologias que quiserem à vontade, a partir do momento em que tenham alternativas e não influenciem o trabalho das pessoas…
Não é Flash, mas sim Java Applets.
HTML5 ainda tem muitas fragilidades… com a grandiosa vantagem que permite correr 6740000 adware por minuto, enquanto que o flash o fazia em 40 minutos. Vantagens para a publicidade e para a recolha de biliões de biliões de dados, com a complacência do utilizador.
Vê menos canais obscuros do YouTube que isso te está a fazer mal.
Vê menos canais obscuros do YouTube que isso te está a fazer mal.
finalmente
Eu sou totalmente de acordo com o fim do flash, absolutamente nada contra. Mas remover é uma coisa agora impedir que seja instalado?! Porquê?! Agora os utilizadores não podem decidir o que instalar? !
Que mania de todas estas empresas controlarem o que o utilizador faz dentro do seu hardware.
Se o utilizador quer instalar, dispara um aviso, apresenta TOS, avisa que perde uma tonelada de coisas, que o computador pode explodir, qualquer coisa mas, por fim, o utilizador tem de poder clicar num botão ou ter que correr um comando (por mais complicado que ele seja propositadamente) que lhe permita fazer o que ele quer.
Desculpem o desabafo, isto nem me diz respeito visto não ser utilizador windows mas é sempre a mesma coisa.
O flash para além de estar mais que deprecated, é por si só uma falha de segurança enorme hoje em dia.
Já devia de ser removido e evitado a instalação há muito mais tempo.
Tenho o Windows 10 Pro x64 com a atualização de Outubro 20H2, e descarreguei atualização para remover o flash: Update for Removal of Adobe Flash Player for Windows 10 Version 1903 for x64-based systems (KB4577586), no entanto dá erro ao instalar. (The update is not applicable to your computer.)
Boa tarde pois não dá o texto não o esclarece alias deveriam dizer que eram as versoes anteriores a 20h2 esta so para a primeira metade do ano 2021
no WaY!