Numa completa surpresa, Microsoft acaba com OneDrive no Windows 7, 8 e 8.1 já em 2022
Os serviços cloud têm ganho uma importância muito grande nos últimos anos. Os utilizadores abandonaram os suportes físicos e têm toda a sua informação neste alojamento na Internet.
A Microsoft tem no OneDrive a sua proposta, presente no Windows e até em outras plataformas, como o Android ou o iOS. Agora a gigante do software revelou que em breve este serviço vai deixar de funcionar em algumas versões mais antigas do seu sistema.
A união entre o Windows e o OneDrive existe há muitos anos, sendo uma peça fundamental para manter a informação guardada e sincronizada. Este serviço garante que os ficheiros do utilizador estão sincronizados e sempre acessíveis.
Agora, e numa verdadeira surpresa, a Microsoft anunciou o fim do OneDrive para o Windows 7, 8 e 8.1. Este serviço vai ser descontinuado já em 2022, tendo como data limite o dia 1 de março. A partir de 1 de janeiro as atualizações à app vão ser terminadas.
Na verdade, o que vai acontecer é o fim da sincronização entre os PCs com estas versões e o serviço na Cloud. Todos os ficheiros dos utilizadores continuam acessíveis e a poderem ser descarregados e carregados diretamente pelo browser.
A Microsoft alertou para esta situação e dá aos utilizadores uma solução que poderá funcionar para a maioria. Recomenda a todos os afetados por este fim que realizem a tão esperada e pedida atualização para o Windows 10 ou 11.
Apesar de ser algo óbvia a tentativa de forçar a atualização, a Microsoft alega outras razões para esta mudança no OneDrive. Quer focar os esforços que estas versões consomem noutras áreas de desenvolvimento, em novas plataformas e em novas propostas que quer trazer ao mercado.
Para muitos utilizadores esta poderá ser uma situação problemática. O OneDrive está integrado no Windows de forma completa e muitos usam sem saber este serviço cloud. Agora, solução é óbvia depois, sendo apontado o caminho da atualização. Resta saber quantos vão dar o passo rumo ao Windows 10 e quantos vão optar por outras propostas.
Este artigo tem mais de um ano
No caso do Windows 7, não é surpresa.
Não gosto e não uso. Uso o Google Drive e outros
Acredito que quem ainda usa esses sistemas operativos não deve ter o OneDrive ativo pelo que o impacto desta medida será reduzido.
Pelo menos é o meu palpite…
Não é surpresa nenhuma… do 8 e 8.1 já há mais de 1 ano que é referido que iria acontecer. A surpresa será no 7, mesmo assim, para aí 999999 de cada milhão de utilizadores não usa esses serviços.
Dos com que trabalho, nenhum tem destes serviços, os backups são feitos a nível interno e os perfis são locais, sem ligação ao exterior. O que fazem na web é com cada utilizador mas, não podem estar a partilhar dados entre o computador da empresa e o de casa. Para isso, usam pens ou cartões de memória.
ou login na nuvem através do browser.
Para Mim é uma boa medida e acho que devia-se estender aos restantes sistemas da Microsoft
A maioria não usa e além do programa ocupar espaço em disco há a opção através do login do Browser
Para mim ja vem tarde
Serviço MEGA oferece logo 50 GB grátis e sem grandes chatices.
Outra forma é configurar um servidor caseiro com o um Raspberry e temos a aparência do Drive, Onedrive, Dropbox ou Mega e a sincronização nas variadas formas de acesso.